[Resenha] Antes que eu vá - Lauren Oliver

Livro: Antes que eu vá
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 356
Classificação: 5/5

Sinopse: Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

Minha opinião:
Eu não sabia o que esperar da leitura desse livro, pois achava que seria repetitivo a protagonista contar sua morte várias vezes. E como fã da série Supernatural, eu logo assimilei o livro, com o episódio "Mistery Spot", no qual Dean e Sam revivem o mesmo dia várias vezes (e o Dean morre várias vezes) e é muito hilário. Mas no livro não tem nada de engraçado, pelo contrário, é angustiante acompanhar os esforços de Sam para tentar fazer tudo diferente, antes de morrer.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Sam, uma adolescente que tem tudo, mas que ao morrer, percebe que nunca esteve tão solitária em toda sua vida.O tema principal abordado é o bullying, e a consequência desastrosa que as vítimas sofrem.
É difícil gostar de Sam ou de suas amigas logo no início, confesso que cada vez que ela morria eu ficava feliz, e achei que seria difícil sentir pena, ou realmente gostar da personagem.

Sam, tem 17 anos, e um namorado que todas as meninas de sua escola sonham ter, além de ter amigas populares, bonitas e que adoram se divertir em sua companhia. Mas ao morrer, Sam descobre que as consequências do bullying, para as vítimas, podem ser fatais e desastrosas. E assim Sam ganhe uma chance de reviver seu último dia mais de uma vez, tendo a oportunidade de mudar os acontecimentos que culminam em sua morte. 

"Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs… Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo. Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez." (pág.205)

Eu me apaixonei pela escrita de Lauren. Ela aborda um tema tão discutido, de uma forma leve, sem parecer forçada, que nunca soa como filosofia barata. O livro traz uma reflexão profunda, sobre como as escolhas que tomamos, podem vir a mudar a vida de outra pessoa, e faz o leitor ficar pensando por horas após a leitura.
Se no começo você sente uma raiva e antipatia total pela personagem, no final você se pega aos prantos, por ver o quanto Sam amadureceu a cada nova chance em que ela tenta fazer tudo diferente, e sente pena por ela descobrir tarde demais, que suas ações poderiam modificar muitas coisas ao redor.

"Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha." (pág.261)

7 comentários:

  1. aahhh, parece que o livro é bom mesmo!!!

    Me lembra um pouco o filme "Efeito borboleta", sabe??

    Mas fiquei com vontade de ler!

    Bjoos!!!


    livrosechocolates.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    a historia parece ótima e Sam parece aquela personagem que vale apena acompanhar!! Parece um ótimo livro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi chará! huaha

    Eu confesso que sou LOUCA par ler esse livro! E a cada resenha que leio a vontade só aumenta!
    Acho que não terei a oportunidade de lê-lo este ano, mas ano que vem com certeza vou lê-lo! *-*

    Beijos

    Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha. Acho que mesmo sem ter lido o livro ainda - quero ler, com certeza - ele já me fez parar para pensar em tanta coisa na minha vida, que imagino como seria depois de compreender realmente a mensagem que objetiva passar.
    Preciso dele urgente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu tô com muita vontade de ler esse livro, é uma das minhas metas para as férias.
    Parece ser aqueles livros que você chora e sofre muito, afinal tentar reparar seus erros antes de morrer não deve ser fácil.

    Bjs
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu vi esse livro algumas vezes, até li uma resenha, mas não lembrava sobre o que era. Agora eu não sei o que eu acho sobre '-'
    Não me dá vontade de sair correndo e comprar, mas eu leria se tivesse a orpotunidade

    ResponderExcluir
  7. Oie..estou lendo esse livro no momento e senti a mesma coisa que vc. No começo do livro tinha uma antipatia por Sam e agora tô com pena dela e não quero que morra :(
    O livro me lembra mto a série Pretty litlle liars por causa do grupo de amigas e tal.. lindsay seria a alison rs.
    bjss

    http://serieslivroseafins.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...