[Resenha] Destino - Ally Condie

Livro: Destino (série Matched livro #1)
Autora: Ally Condie
Editora: Suma de letras
Número de páginas: 240

Classificação: 5/5


Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Minha opinião: 
Destino foi uma série que conheci através de resenhas, e logo que li a primeira, decidi que ele entraria para a listinha de compras. Assim que o livro chegou, o que me encorajou a passá-lo na frente da lista de leituras, foi o fato de ter poucas páginas (não que eu seja preguiçosa, pelo contrário, gosto de livros grossos, mas eu queria uma leitura leve para o fim de semana) e eu praticamente devorei o livro em 1 dia só.

Destino nos apresenta um sociedade diferente, um lugar onde todos são "controlados" por essa Sociedade. O que você come, veste, onde você mora, onde você trabalha, com quem você se casa e até o dia da sua morte, tudo isso é decidido pela Sociedade.
Cassia acaba de completar 17 anos, e no dia do seu aniversário, é realizado o Banquete do Par, o jantar oficial, no qual será anunciado o nome de seu companheiro.
Quando Cassia vê na tela o rosto do seu amigo Xander, pensa em como é sortuda, por já conhecer seu par, e por terem sido melhores amigos desde a infância, diferente das outras meninas, que geralmente só irão conhecer seus pares, através de uma tela, e obter informações sobre eles através de um microcartão. 

Mas estava tudo bom demais para ser verdade: ao chegar em casa, Cassia decide ver o microcartão, afim de saber um pouco mais sobre seu par, mas assim que a foto de Xander aparece, logo se apaga, e um outro rosto aparece na tela, um rosto diferente, mas que também é conhecido por Cassia: o rosto de Ky.
A partir desse dia, Cassia passará a questionar a Sociedade, e terá uma dúvida em sua mente: escolher entre seu amigo de infância Xander, e o sensível Ky.

Eu me amarro em ficção, e se essa ficção vier junto com um romance bem trabalhado, melhor ainda.
No começo eu achei a Cassia uma personagem robô: fazendo tudo o que a Sociedade mandava, sem questionar nada, mas depois que ela passa a conviver com Ky, passei a sentir simpatia pela personagem, pelo seu jeito dela se importar não só com o Ky, mas com o que aconteceu no passado dele, e é justamente este passado que te faz querer saber mais e mais, e quando acabei o livro fiquei com um ponto de interrogação maior do que no começo do livro, e doida pela continuação.

A ideia da Sociedade foi totalmente inovadora, pelo menos para mim, que nunca havia lido um livro com esse tema. A narrativa da Ally, em primeira pessoa, é extremamente poética e viciante. O romance é algo trabalhado ao longo do livro, e mesmo que o livro seja curto, a autora consegue transmitir de forma suave, os motivos que levaram Cassia a se apaixonar por Ky. O tema distópico é abordado de forma simples, e todas as regras e ideias da Sociedade são apresentados de forma parcial neste volume.
Os personagens secundários, como o avô de Cassia, sua mãe e seu pai, também são cativantes, embora eu tenha achado que faltou uma profundidade acerca de alguns sentimentos e acontecimentos, o que eu creio, será revelado no próximo livro da trilogia.O final me deixou sem fôlego, e implorando pela continuação (Crossed) que ainda não tem data de lançamento no Brasil.
"É uma das razões porque preciso de Ky, percebo. Quando estou com ele, eu sinto."

Em suma, o livro é mais como uma introdução a Sociedade, e espero que o próximo volume tenha mais ação e explicação a cerca da Sociedade em si.
Super recomendado para quem é fã do gênero ficção, com pitadas de romance.

13 comentários:

  1. Então, vi blogueiros falando que esse livro era ótimo, outras dizendo que ele era péssimo e que é uma distopia mal construída! Ainda não decidi se vou ler esse livro ou não, estou cansada de ter séries ruins e se eu começo uma coleção vou terminá-la de umka forma ou de outra, então eu decidi que vou esperar a resenha do segundo livro de algumas pessoas e assim vou me decidindo!!

    Adorei a resenha...
    Beijos
    Jessie

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse livro, ao contrário da maioria eu acho bem construído e elaborado.
    Sua resenha ficou ótima, e também estou ansiosa por Crossed!!

    Beijos :)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  3. Resenha perfeita. Consegui captar muito bem a essência do livro e, sem dúvida, vai já sair da minha wishlist diretinho para a minha prateleira! :)

    Beijocas,

    Lu (do blog de Equinócio)

    ResponderExcluir
  4. Esse é um livro que já está na lista de desejados desde que foi lançado, e acabo nunca comprando :(
    A história parece muito boa, adoro romances distópicos, e esse parece valer a pena ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque!
    Adorei a sua resenha de "Destino".
    Faz tempo que estou com o e-book aqui, mas sempre vou deixando para depois.
    Agora você me deixou doida para lê-lo!!!

    Obrigada por participar da Retrospectiva Literária 2011! \o/
    O seu blog já está lá na lista.

    Bjss!! Bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jacque!
    Já vi várias resenhas desse livro, inclusive o booktrailer dele e estou loooouca para lê-lo! Já pedi pra minha mãe umas 27389472893 vezes mas ela não quer me dar, falou que eu já tenho muito livro pra ler :( não vejo a hora de acabar com a pilha deles aqui em casa pra ela nao me falar mais isso! Haahaha Sua resenha só me deixou com mais vontade do que eu já estava antes para lê-lo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Já vi tanta resenha desse livro por aí, e todas falando super bem dele. :)
    E vejo que também te entusiasmou! Então... deve ser bom mesmo.
    Vou ter que comprar LOGO. *-*

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. esses livros de introdução andam me incomodando um pouco... =x
    mas confesso que tenho vontade de ler.
    beijos
    boa sexta

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque! :D
    Ahh, já tive muuita vontade de ler esse livro, mas sempre acabo esquecendo dele. Y.Y Eu ganhei ele em um sorteio uma vez, mas nunca chegou aqui. Y.Y HAHA'
    Sua resenha me trouxe ele a memória!
    Adoro uma distopia. *-*
    Vou colocá-lo na minha lista mais acessível para eu me lembrar dele futuramente!

    Bjuu' ^^
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. é um livro que eu pretendo ler em breve, mas com tantos livros na minha listinha, as vezes se torna um pouco difícil, lendo algumas resenhas como a sua, eu posso já sentir que esse livro sutilmente critica a nossa sociedade, me interessei bastante acho, que vou ter que fazer ele subir algumas posições na minha lista.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  11. A capa desse livro é muito diferente!
    Não tenho muita curiosidade de ler ele não. rsrsrsrsrs

    Abraços...

    ResponderExcluir
  12. Engraçado que esse livro é um que eu nem gostei tanto e até acho que, no meio de tanta coisa boa por aí, não seria a primeira opção. Só que eu sempre acabo lembrando dele.

    Como você disse, a sociedade e o romance não são tratados com profundidade, mas já servem pra um monte de discussão. No aspecto "refletir a vida", esse livro é um dos melhores.

    Espero que nos próximos melhore.

    ResponderExcluir
  13. Eu também gostei muito do livro! Mas claro, o que me chamou atenção foi a capa, que é linda! xD

    Também senti falta de detalhes quanto a sociedade em si, mas amei a Cassia e a forma como ela e o Ky se relacionam. Quero MUITO Crossed, o final de Destino foi muito instigante!

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...