[Resenha] O diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

Livro: O diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Paterson
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 222
Classificação: 5/5 (favorito)

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.

Minha opinião:
Eu mal tinha lido a sinopse quando comprei este livro. Nunca havia lido nada do autor, e estava curiosa para saber o porque do livro figurar em 1° lugar na lista do New York Times. Eu tinha imaginado que o tal diário, seria de uma mulher para um homem, um romance bem açucarado, daqueles de fazer suspirar, mas logo no início ficou claro que o diário na verdade era de uma mãe para seu filho, e foi aí que me apaixonei pelo livro e não consegui largar. Li o livro em apenas duas horas e preciso falar escrever em voz alta: James, você é O CARA!!

Difícil começar a resenha de um livro que me marcou profundamente. Talvez eu tenha me identificado tanto, porque eu também escrevo um diário para o meu filho (Bryan Lucas), e todos os sentimentos de mãe que o autor consegue com maestria transmitir no livro, são os mesmos que eu sinto por meu filho.

O começo do livro é narrado em terceira pessoa. Katie Wilkinson é uma jovem editora, que sofre com o rompimento de seu namoro com o poeta Matt Harrison. Sem entender o porque de ter sido abandonada por seu amor, Kate está prestes a encontrar as resposta para o término do relacionamento, através de um diário. Ela encontra em sua porta um pequeno caderno entitulado de: "Diário de Suzana para Nicolas" e com ele um bilhete de Matt, dizendo que o diário seria a explicação de tudo. Ao folhear o diário, Kate descobre que Matt tem uma mulher e um filho e começa a achar as respostas para todas suas perguntas.

As partes do diário, que é narrado por Suzana, se intercala com a narração em terceira pessoa, contando a reação de Kate a cada momento.
O autor vai tecendo a narrativa, com um toque mistério e momentos de muita tensão. Foi super difícil ler várias partes, porque o livro me levou a chorar copiosamente, e a cada página o nó na garganta era ainda maior.

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez." (pág.23)

A estória é simples, ágil, original e o autor consegue transmitir lições ao longo da leitura que emocionam qualquer pessoa. Foi difícil ler o final, é difícil até agora quando eu me lembro, este com certeza foi o livro mais triste que li este ano. Quero muito ler outros títulos do autor.
É uma leitura que com toda certeza você deve ler!

4 comentários:

  1. Meninaaa, todo mundo fala super bem desse livro!!
    A editora Arqueiro já enviou o meu! \o/ Mas ainda não o li... :s
    Até agora li dois livros do autor, mas não gostei muito de nenhum.
    Só que este, parece ser especial e marcante! Não vejo a hora de lê-lo!

    Bjooo!

    Obs: o seu blog pode ser novo, mas é muitoo bom! E é isso o que importa! :D

    ResponderExcluir
  2. Eu já me encontrava meio apaixonada e querendo ler esse livro. Aí vem você com essa resenha e o que eu faço? Corro para a próxima livraria? haha
    Fiquei mais curiosa do que já estava. Adoro livros marcantes!

    Beijão
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito bacana a sua resenha. Estou seguindo o blogue e parabéns pelo excelente conteúdo e design.

    Grande abraço

    weboysforlife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu PRECISO desse livro. Cada resenha que leio dele me dá mais certeza de que não vou me arrepender de ler.
    Sempre ouvi elogiarem James Patterson, mas acho que esse livro ele se superou.

    Beijos
    @LeitoraIncomum

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...