Retrospectiva literária 2011

E 2011 está acabando, e como estou participando do Retrospectiva Literária 2011 do blog da Angélica, esse post vai ser para relembrar o que de bom eu li durante 2011:
Quero desejar desde já a todos os leitores, um feliz ano novo, que 2012 só traga coisas boas e muitas alegrias. Em 2012 a gente se vê por aqui (tô parecendo até a rede globo).

O livro infanto-juvenil que mais gostei:

 Apesar de ter sido um livro que eu reli este ano, e como foi o único do gênero, ele foi meu escolhido. O pequeno príncipe é um livro que eu releio todo ano.














A aventura que me tirou o fôlego:

 Resolvi encaixar A maldição do tigre nesta categoria, porque além de ser um romance sobrenatural, o livro teve muita aventura, que me deixou sem fôlego em diversas páginas.












 O terror que me deixou sem dormir:
 Não li nenhum terror este ano :(

O suspense mais eletrizante:

 Sem dúvida nenhuma Harlan Coben foi o nome do suspense este ano. Não conte a ninguém me deixou surpresa, porque o final foi totalmente inesperado. Halan é o mestre do suspense.













 O romance que me fez suspirar: 

Sem dúvida foi Anna e o beijo francês. A cidade palco do romance não poderia ser outra: França.
Um romance inocente, doce, e que foi sendo descoberto aos pouquinhos, sem dúvida foi marcante.











A saga que me conquistou:

Ah Patch. Nem preciso dizer muita coisa, sem dúvida Hush Hush foi a melhor saga do ano, talvez uma das melhores que eu já li em meus 26 anos.
E não é só por ser sobre anjo, é porque a autora conseguiu ser completa na sua história, adicionando: mistérios, suspense, romance e é claro: o anjo mau, mais gostoso enigmático de todas as histórias sobre anjos. 




 O clássico que me marcou:

 Persuasão, da minha autora favorita Jane Austen, foi um clássico que me marcou. Ficou em segunda lugar na minha lista de livros favoritos dela, e foi um romance diferente dos outros dois que eu havia lido.












O livro que me fez refletir:

 Quem é você, Alasca?, me trouxe vários momentos de reflexão, choro e tudo mais. Foi uma das leituras mais marcantes do ano de 2011.














O livro que me fez rir:
 Chorei de rir lendo Qual seu número?














  

O livro que me fez chorar:

 Chorei de soluçar, lendo O diário de Suzana para Nicolas. As páginas finais eu mal conseguia ler, de tantas lágrimas nos olhos. Tive que parar a leitura várias vezes para respirar um pouco e secar as lágrimas.








O melhor livro de fantasia:

Dezesseis luas foi o melhor livro do gênero fantasia/sobrenatural que eu li. Acho que o que me conquistou, foi a narração do Ethan, e porque as autoras souberam colocar ação, mistério, aventura, suspense, romance, sem a história ficar bagunçada.












 O livro que me decepcionou:

Eu esperava um lindo romance em A promessa, mas não foi exatamente isso que encontrei. O livro não é de todo ruim, só foi "demais" para a minha cabeça antiquada. Eu não posso falar mais senão eu soltaria um spoiler, mas resumindo: foi bizarro. Mas o livro tem a narrativa viciante, e eu não conseguia parar de ler. Sem dúvida um ótimo passatempo, mas só.








 O livro que me surpreendeu:

Imortal foi o livro que eu não esperava gostar tanto, e a história me conquistou desde as primeiras páginas.















A frase que não saiu da minha cabeça:

" Nunca amei você mais do que a amo nesse exato segundo. E nunca vou amar você menos do que a amo nesse exato segundo" (Ethan, em Dezesseis luas)

O(a) personagem do ano: 
Ethan (tá com a corda toda o menino rs)

O casal perfeito: 
 Ethan e Lena (Dezesseis luas)

O(a) autor(a) revelação: 

 Andrea Cremer autora de Sob a luz da lua (série Nightshade)
















O melhor livro nacional:

Ainda não te disse nada foi um romance que eu curti muito e a escrita do Maurício é viciante













  O melhor livro que li em 2011:

Não tinha como escolher só um. Os melhores foram: Um dia e Química perfeita.

  

































Li em 2011 44  livros. 

A minha meta literária para 2012 é: 150 livros

    16 comentários:

    1. NOSSA JAC !! 150 livros ??? É muito ! Muito boa sorte, espero que consiga !! Haha, eu não conseguiria, Mas então, já estou acabando de organizar o banner, e fazer o formulário, só preciso saber duas coisas: Que livro você vai dar ? E quantas pessoas vão ganhar? 1 ou duas ?
      :)

      Fernando

      http://nerdliterario.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    2. Nossa, adorei essa retrospectiva *w* li quase todos os livros que você leu, e são ótimos! Vou tentar postar no meu blog a a minha restrospectiva também :) Feliz Ano Novo, flor! Que em 2012 você tenha muita paz e livros ♥ LOL bjs, http://doceescrita.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    3. Não li muitos desses livros, mas tenho muita vontade de ler vários, como O Diário de Suzana para Nicolas, Qual seu número? e A Maldição do Tigre. Parecem ótimos. :)
      Beeeijos

      Marina Oliveira
      http://distribuindosonhos.blogspot.com

      ResponderExcluir
    4. Nossa Jac, qnto livro mara vc leu e gostou em 2011...
      Alguns da sua lista eu não li, mas O Pequeno Príncipe eu li e é daqueles livros que marcam para sempre a gente!!
      Parabéns pelos 44 livros lidos, foi uma marca bem considerável.
      Não vou me comprometer tanto quanto vc (150 livros é d+ pra mim) bem que eu queria ler mais em 2012, mas sei que não darei conta, e se acaso eu ler pelo menos uns 60 livros, já fico feliz...=)
      Um lindo fim de ano pra vc e que 2012 seja o ano das realizações para todos nós. Beijos

      ResponderExcluir
    5. Oi flor!

      Adorei os livros que citou aqui! Concordo muito quando colocou "Dezesseis Luas" como melhor livro de fantasia, também AMEI o livro! E "Um Dia" também foi, com certeza, um dos melhores livros que li esse ano! *-* Quero MUITO ler "Química Perfeita" já vi algumas pessoas elogiando e preciso muito desse livro! "Anna e o beijo Francês" infelizmente entraria na minha lista de decepções junto com "Morte e vida de Charlie St. Cloud" x__x foram os piores que li esse ano.

      Adorei o post, flor! E te desejo um 2012 LINDO! Cheio de paz, amor, saúde, determinação!

      Beijos,
      Amanda
      Lendo&Comentando
      ^_^

      ResponderExcluir
    6. 150 livros, ambicioso, mas acho que vale a pena né? Eu espero superar bem os meus 80, mas sem metas, não gosto muito, ainda mais com a faculdade.
      Quantos livros que eu quero ler, na verdade desses eu só li dois, eu obvio que achei ótimos, O pequeno príncipe, é um caso a parte, porque eu não achei ele só ótimo, eu tenho um objetivo para ele. Comprar a versão em francês original, mas me falta dinheiro, haha.
      Feliz Ano Novo Jacque (:

      ResponderExcluir
    7. 150 livros? Meu Deus rs
      Minha meta é de 50 >.<

      O pequeno príncipe é lindo, lindo e lindo s2

      Gostaria de ler Ainda não te disse nada, mas acho que a capa não chama atenção do leitor.

      Bianca
      Um Universo Fantástico
      http://umuniversofantastico.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    8. Oii Jacque!

      Nossa, 150 livros? Que gulosa!! :p
      Eu não vou conseguir ler muito em 2012... a coisa vai estar corrida por aqui.

      Adorei as suas escolhas! Temos o gosto bem parecido! :)
      Vários dos que você citou estão aqui na minha fila de leitura.
      O Pequeno Príncipe é fofo demais!!
      Também estou doida para ler "A maldição do tigre"!
      O livro do Harlan Coben também foi a minha escolha. :D
      E ando doida para ler "O diário de Suzana para Nicolas". Assim que eu terminar de ler "Marina", vou pegá-lo. :)

      Agora você me convenceu! Vou colocar "Um Dia" na minha meta literária. :)

      Obrigada por ter participado da Retrospectiva!
      Adorei ter conhecido você neste ano!
      Espero que a gente continue no blog uma da outra em 2012!! \o/

      Um feliz Ano Novo para você e sua família!
      Um super beijo para o seu filhote fofo!!!

      ResponderExcluir
    9. Eu tbm amei dezesseis luas Ethan é um garoto decidido que sabe o que quer

      ResponderExcluir
    10. Que bacana. Vários desses livros eu não li, mas agora fiquei com vontade de ler Dezesseis Luas *-*
      150 livros? OMG! Se eu conseguir 50 já fico feliz hehe
      Feliz ano novo o/
      Bjo

      ResponderExcluir
    11. De todos esses o único que li foi O Pequeno Príncipe. Dos que eu li esse ano o que mais gostei foi A Hospedeira. Mas já comprei alguns dessa sua lista e devo ler em 2012.
      Não tenho tempo de ler 150 livros em um ano (é muita coisa), mas acho que uns 50 eu consigo =P.
      Uma boa passagem de ano pra vc, tudo de melhor em 2012. Bjinho...

      pirigueteliteraria.blogspot.com

      ResponderExcluir
    12. Oi,

      Obrigada por passar lá no blog!!

      Também li Dezesseis Luas e amei!! Só espero que Dezessete Luas também seja bom!

      Feliz 2012!! Que o blog continue com muito sucesso nesse novo ano!!

      E que você consiga ler todos os 150 livros!!

      Bjs

      ResponderExcluir
    13. Hola Fernanda magnífico espacio el tuyo,
      que tengas un feliz año 2012,
      si te gusta la poesía te invito a mis espacios.
      un abrazo.

      ResponderExcluir
    14. Olá! Amei a ideia da retrospectiva e fiz a minha também. Se quiser dar uma olhada: http://www.daniela-meucantinholiterario.blogspot.com/
      Beijinhos =)

      ResponderExcluir
    15. oi, muito interessante sua lista e por incrível que pareça tivemos algumas escolhas parecidas, como a aventura que lhe tirou o folego e o clássico do ano.
      Ah, de fato você é audaciosa, 150 livros não é para qualquer um...
      estrela-black.blogspot.com

      ResponderExcluir

    Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...