[Resenha] Sangue quente - Issac Marion

Livro: Sangue quente
Autor: Isaac Marion
Editora: Leya
Número de páginas: 252
Classificação: 5/5 (favorito)

Sinopse: R é um jovem vivendo uma crise existencial - ele é um zumbi. Perambula por uma América destruída pela guerra, colapso social e a fome voraz de seus companheiros mortos-vivos, mas ele busca mais do que sangue e cérebros. Ele consegue pronunciar apenas algumas sílabas, mas ele é profundo, cheio de pensamentos e saudade. Não tem recordações, nem identidade, nem pulso, mas ele tem sonhos. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a "vida" de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos-vivos, e talvez o mundo inteiro. Assustador, engraçado e surpreendentemente comovente, Sangue Quente fala sobre estar vivo, estando morto, e a tênue linha que os separa.

Minha opinião:
Meu primeiro contato com o mundo dos zumbis, foi no filme Noite dos mortos-vivos.Logo após eu descobri o jogo Residente Evil (meu preferido) e nunca mais deixei o mundo dos mortos-vivos. Nunca tive medo dos zumbis, e da infância até hoje a simpatia por eles só aumentou. Daí o leitor se pergunta: é possível gostar dessas criaturas feias e sem vida? Yes meu povo, se você não era simpatizante da causa dos loucos por cééérebrooo, Isaac Marion fará você se apaixonar por eles!

"Estou morto, mas isso não é tão ruim. Aprendi a conviver com isso. Desculpe não me apresentar da forma correta, mas não tenho mais um nome. Dificilmente algum de nós tem um. Nós os perdemos como perdemos chave de carro, os esquecemos como esquecemos de alguns aniversários. O meu talvez começasse com R, mas isso é tudo que eu sei. Engraçado porque quando eu era vivo, sempre me esquecia do nome das outras pessoas. Meu amigo M diz que a ironia de ser um zumbi é que tudo é engraçado, mas você não consegue rir, pois seus lábios apodreceram." (pág. 13)

O livro é narrado em primeira pessoa por R, um zumbi triste e solitário que vive no aeroporto abandonado. R e seu amigo M, são diferentes da maioria dos zumbis que os cercam: eles conseguem se comunicar atráves de poucas palavras. R tenta se lembrar do seu passado, de como se tornou um zumbi, ou quem foi antes que a grande praga atingisse a América, mas não lhe restam muitas memórias.
R ainda está em estágio inicial de decomposição. O interessante é que o autor criou uma "hierarquia" para os zumbis: os anciãos, chamados de ossudos (que só tem praticamente esqueleto e alguns vestígios de carne) mandam no pedaço, e os carnudos (assim como R) além de saírem para se alimentar, trazem alguns restos para os ossudos, as crianças e aqueles zumbis que não podem sair para procurar comida. Tem até casamento e sexo entre eles (nem queira imaginar como a coisa é feita...rs)

R, seu amigo M e outros zumbis, saem em busca de comida (isso mesmo que você está pensando: céérebro). Eles não sabem porque sentem necessidade de se alimentar de pessoas (Vivos como eles chamam), apenas o fazem por ser de sua natureza. Quando eles se alimentam do cérebro, revivem alguns flashes de memórias da vida de sua vítima.

" Quando o mundo inteiro é construído com horror e morte, quando a existência é um estado constante de pânico, é difícil ficar preocupado com uma coisa só. Os medos específicos se tornaram irrelevantes. Nós os substituímos por um cobertor sufocante muito pior." (pág.48)

Em uma de suas incursões a cidade para se alimentar, R ataca um garoto adolescente e assim que come o seu cérebro, começa a reviver todas as memórias dele. Não apenas quem ele foi, mas cada momento de sua vida desde a infância, e percebe que a menina que ele estava protegendo antes de ser atacado, era sua namorada Julie. Tomado de um instinto protetor pela vida da garota, R impede que os outros zumbis famintos se aproximem dela, e a leva para o aeroporto, para o avião que ele usa como casa.
Chegando no aeroporto Julie se indaga como R pode saber seu nome, e o porquê dele ser tão diferente dos outros zumbis.

"Quero fazer algo impossível. Algo surpreendente e nunca visto antes. Quero tirar a poeira da Nave Espacial e levar Julie para a Lua, colonizar o lugar, ou navegar em um navio afundado até uma ilha distante onde ninguém reclamaria da gente, ou então apenas aproveitar a magia que me leva para dentro do cérebro dos Vivos e trazer Julie para o meu, porque é acolhedor aqui, é silencioso e adorável, e aqui dentro não somos uma justaposição absurda, somos apenas perfeitos." (pág. 81)

R guarda um pedacinho do cérebro de Perry, para tentar ter acesso as suas memórias mais algumas vezes, e assim os pensamentos dele e de Perry se fundem.
Julie precisa voltar ao estádio, onde os Vivos vivem e se isolam do restante do mundo. Mas R está determinado a segui-la e mantê-la protegida custe o que custar. 

O livro é surpreendente, o romance não soa meloso em nenhum momento e a trama é recheada de ação e doses de terror na medida certa. Apesar de ser uma combinação improvável, o envolvimento de Julie com R é gradual e convincente. Mas não espere declarações de amor e doses açucaradas de romantismo, o relacionamento dos dois é baseado em gestos e atitudes, e é impossível não se apaixonar por R, ou admirar o seu esforço em mudar e se tornar mais "humano".
Julie é uma mocinha atípica: fala palavrão, é destemida, decidida e impulsiva. R é sensível, introspectivo e apaixonado por Frank Sinatra, e se não fosse o corpo cinzento em decomposição e seus "hábitos" alimentares, ninguém diria que ele é um zumbi.

Em algumas partes eu senti falta de esclarecimento, como o surgimento da praga e como os zumbis foram infectados, mas essa parte achei que Isaac quis deixar por conta da imaginação do leitor.
Quer se apaixonar por um zumbi? leia Sangue Quente e desfrute de um enredo inédito e inovador.
O filme foi adaptado para o cinema pela Summit com Nicholas Hoult no papel de R, e Teresa Palmer como Julie, e chega em agosto desse ano nos EUA (aqui sem previsão). O pôster principal causou a maior polêmica, por ser comparado ao filme produzido pelo mesmo estúdio: Crepúsculo. Eu gostei da escolha dos atores e estou ansiosa para conferir meu R nas telonas.

 

Não é bonitinho gente?



Nicholas sem a maquiagem, cute *_*

30 comentários:

  1. Adoro! Nossa sua resenha ficou D+, faz qualquer um querer ler o livro menina! Gosto de livros e filmes assim... Vou levar com certeza para minha listinha! Bela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai que medo, Ai que medo.
    Sério estou com muito medo desse livro, se ele estragar os meus zumbis que tanto amo eu vou ter um treco.
    Mas sua resenha ficou boa, Acho que a minha impressão do filme foi o que me deixou com medo do livro, achei meio crepusculado hahaha

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  3. AMOOOOOOOOOOOO esse livro!! MARAVILHOSO! Um dos melhores que li em 2011. Fico curiosa pra ver o filme e aquele monte de zumbi grunhindo. Adorei a resenha, flor! :D

    ResponderExcluir
  4. eu quero muito ler esse livro. Desde que que soube que ele iria virar filme e só de ver esse poster polemico eu já fiquei meio balançada mas a história é que chama a atenção mesmo. Poxa, pra quem v~e the walking dead isso vai ser o terror, fico imaginando aqueles zumbis da série se apaixonando...?! WTF? xD muito doido! Mas o livro é bem interessante mesmo e nada a ver com crepúsculo...porque todo mundo fala isso heim? Agora tudo tem a ver com crepúsculo meu pai do céu! Afê ¬¬ espero pelo filme né...

    ResponderExcluir
  5. Oi Jack!

    Nunca vi um zumbi tão lindo... rsrs Adorei! Gostei mais do ator caracterizado como R do que normal... rsrs

    Já não é de hoje que eu tenho vontade de ler esse livro, e a cada resenha que leio tenho mais vontade ainda! Gostei muito da tua resenha, adorei os quotes!

    Beijos!

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca li um livro sobre zumbis, não curto muito livro de terror, mas... pra tudo tem uma primeira vez na vida neh. Eu já vi alguns filmes de zumbis e em todos, eles não são capazes de pensar ou se organizar. Esse livro foge um pouco disto neh? Ah! O ator que escolheram para fazer o filme é muito fofo!

    Bjinho,
    pirigueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro logo quando lançou. Adorei!!
    Foi o primeiro livro de zumbi que eu gostei! rs
    A sua resenha tá ótima e é tudo isso mesmo!!!
    R é tudo de bom, não vejo a hora de ver o filme!!!

    Bjkassssss

    ResponderExcluir
  8. Nossa,que zumbi delícia esse,hein..rsss!
    Brincadeiras à parte,esse livro não faz muito o meu estilo,talvez por esse motivo ele não me atraia.Mas,parabenizo sua resenha.Muito bem escrita e elaborada.
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  9. O ator que faz o Zumbi é lindo sem maquiagem, senti medinho dele maquiado hahahaha
    Nossa Jacque, não curto livros de zumbi, mas fique intensamente curiosa com esse viu?
    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  10. Nunca tive muito interesse neste livro mas agora fiquei doidinha pra ler *-* Adorei as fotos!

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Por esse R aí do filme, eu esqueceria que ele é ''morto''! kkkkkk
    Achei fofinho o fato de um zumbi ser introspectivo e triste.
    E Jac, eu juro que não fazia ideia que esse livro falava sobre zumbis. Sempre via ele em promoção no sub, mas achava que se tratava de um suspense com ação, nunca uma história sobre zumbis. rs
    Se eu fiquei curiosa? Quero ler agora! rs

    Beijos
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Aaaah, então é esse o tal do filme no qual um zumbi se apaixona por uma mortal!
    Tem tanta gente sem expectativas nenhuma pra ele...
    Mas gostei tanto da sua resenha que vou até acrescentá-lo em minha lista de leituras.
    Amei.
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Esse é um dos livros que tenho "atrasados" em casa. Faz tempo que estou curiosa para ler, parece ser uma boa história, mas eu não me agrado muito com zumbis não ;x. O R escolhido para o filme é mesmo uma gracinha ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Jack, tudo bom?
    Adorei a resenha!!!!!!!!!!! Sinceramente eu gostei e muito da história; é bem diferente, claro, usar zumbis como personagens principais, é bem ousado; mas eu gostei bastante e estou super curiosa para ler! Além disso, nem sabia que ia ser adaptado para o cinema, ainda mais com esse ator!! hahaha Adorei!!! Beijão!!

    nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha, parabéns!! Também adorei o livro, foi uma ótima leitura! Simplesmente fiquei surpreendida com a criatividade do autor em abordar os zumbis de forma tão diferente das que eu já tinha tido contato! E é pura verdade dizer que é um romance, mas nem um pouco meloso! Eu achei até meio filosófico! hehe

    até mais!

    Prólogo da Leitura
    http://prologodaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Ahhhh, mas eu PRECISO desse livro agora, menina, essa resenha me enfeitiçou geral, saí do meio dela, pra ir conferir se tem ele pra comprar no submarino, pois quero ler, adoro livros assim, e sou "xonada" por zumbis tb, depois de meus amados vampiros ,lógico.
    Adorei a sinopse do livro, e tb sua resenha, claro, que me deixou inspiradona para ler ... isso é maldade, minha lista de livros para ler está quilométrica =/

    Beijão coleguinha blogueira, arrasou nessa dica e resenha *.*

    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/01/entrevista-ruta-sepetys-vida-em-tons-de.html

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog e pela parceria com a Intrínseca!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  18. confesso que achei a ideia meio tosca quando soube do filme. poxa, como assim romance com um ser cujo corpo está em decomposição? ahahhaha mas pelo que vc falou, parece ser legal. vou dar uma olhada :)
    :***

    ResponderExcluir
  19. Seeensacional a sua resenha, sério! Até hoje só li um livro sobre zumbis, o "Louras Zumbis". Acho bem interessante, me chama tanto atenção quanto livros sobre anjos.
    Vou logo providenciar o livro pra mim, gostei muito do enredo. E também esperar ansiosamente pelo filme, o Nicholas é demais! hahaha

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada sobre Zumbis e, pra falar a verdade é o tipo de genero que não me agrada muito hehehe

    Mas, acho que o filme quero assistir!

    Nicholas é mais cute sem maquiagem ;)

    Beijoss

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada sobre Zumbis e, pra falar a verdade é o tipo de genero que não me agrada muito hehehe

    Mas, acho que o filme quero assistir!

    Nicholas é mais cute sem maquiagem ;)

    Beijoss

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha! Estou louca por esse livro e nunca fui fã de zumbis... acho que fiquei fã agora! *-*
    Mal posso esperar pelo filme.
    Beijocas,

    Lu
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha, agora entendi toda a sua ansiedade para ler esse livro, quero ler também, quer me dar de presente???
    Achei o zumbi muito bonitinho, bonito até demais, para um zumbi no filme, me desculpe mas eu não consigo imaginar um zumbi tão lindo.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  24. Oi Jack!
    Eu tenho muito receio de ler esse livro. Sei lá...um zumbi e uma humana?!? A primeira vista eu rejeitaria totalmente o livro, mas já vi tantos comentários positivos que acabo ficando curiosa.
    E como assim o meu eterno Tony do seriado Skins vai fazer o papel do Zumbi??? Admito que vou ver só por causa dele com aquele sotaque britânico perfeito!rs
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  25. ah *-* Sangue Quente é muito bom mesmo! O problema das pessoas que criticam é a propaganda da história: "um zumbi que...". Mas, na verdade, o livro é sobre ele deixando de ser zumbi e virando mais humano, então é lógico que ele vai fazer coisas que zumbis não fazem.

    comigo já foi diferente, eu tinha muito medo de zumbi, mas mais porque eu não conhecia (ou os jogos de Resident Evil na infância...). Mas eu sempre adorei a história de RE e quando eu descobri que os zumbis não davam medo foi só felicidade. HUAHA

    agora, o filme... essa primeira imagem que saiu foi uma desgraça. só recuperei um pouco de fé depois de ver o próprio Isaac Marion falando

    -já leu apocalipse z? é muito bom também
    antes de perguntar fui ver se você já não tinha feito resenha, adorei aquela página. simples e organizada, ideal :)

    ResponderExcluir
  26. Adorei a resenha! Tinha ouvido falar muito do título, mas ainda não tinha parado para ver do que se tratava. E que coisa diferente! Fiquei aqui imaginando tudo o que você disse e meu céerebroo simplesmente não conseguia acompanhar a ideia. Agora eu vou ter que ler! *o*

    ResponderExcluir
  27. Tá aqui um livro em que você ver que um romance meio que "anormal" pode acontecer, já que o autor explica essa coisinha de memoria :P

    Gostei da sua resenha, me deu muita vontade de ler e olha que não sou muito chegada a zumbis, prefiro meus vampiros *---*

    bjs
    C.Rios

    ResponderExcluir
  28. Achei que a leitura fácil tornou o livro agradável, mas achei toda essa história de obter as memórias do cérebro comido muito surreal, mas estamos falando de zumbis, então ok. E a parte dos ossudos ficou mal esclarecida, afinal, quem são estes benditos? Seriam eles os Volturi na versão zumbi? Só me interessei mesmo pq soube que Nicholas Hoult iria protagonizar e gosto muito de zumbis, e foi por isto que encarei o livro. Na minha opinião, quis pegar a onda de Crepúsculo.. Mas ainda assim, o autor soube conduzir sua história e prender o leitor mesmo com um enredo bem "atípico", digamos assim..

    ResponderExcluir
  29. E AGORA "CREPUSCULARAM" OS ZUMBIS #bichiceModeON ¬¬

    ResponderExcluir
  30. Aii eu sou apaixonada pelo R e a escrita do autor Isaac Marion. Não fiquei nem um pouco com preconceito por ele ter alterado os padrões de como conhecemos os zumbis, pelo contrário achei ele um gênio por tal feito! Achei hilário as cenas do casamento e do sexo também hahaaha
    A mesma nota aqui, 5 estrelas e favorito também ♥

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...