[Resenha] Um lugar escuro - Leonardo Zegur

Livro: Um lugar escuro
Autor: Leonardo Zegur
Editora: Multifoco
Número de páginas: 197
Classificação: 5/5

Sinopse: Personagem tão comum, sujeito de classe média, sem virtudes, sem nem nada deu origem a tal tragédia. não é loiro, nem bonito, nem seus olhos são azuis, o seu trejeito e sua voz, a feiura fazem jus. Não namora, nem badala, sua vida é uma inédia, já de menino era feio, motivo alheio de comédia. Deixou que se fosse a vida, que passasse a infância, julgou que sendo moço deixaria a ignorância. Mas seus dias se esticaram e o desgosto não cedeu, continuou sendo a comédia, miserável qual plebeu. Foi zombado e humilhado com ardor e grande instância, se fosse ter com as mulheres era tratado com arrogância. Mas cansado de sofrer fez valer o seu respeito, nunca foi de mala ré, nem tão pouco homem suspeito. Mas seus rivais irão pagar pelo mal que lhe fizeram, pelo bullying na escola, pela aflição que lhe impuseram. Nunca quis ferir ninguém, antes disto ser aceito, mas a vida lhe ensinou que não se mata o preconceito. // Um Lugar Escuro é o livro de romance psicológico naturalista do autor Leonardo Zegur. O subtítulo é: baseado em uma história real. A história traz temas como bullying, descriminação e preconceito. Sua primeira edição foi em 08 de outubro de 2011 pela Editora Multifoco, no Rio de Janeiro, Brasil. 

Minha opinião:
Um lugar escuro foi uma leitura surpreendente. O autor conseguiu abordar o tema: bullying, de uma forma totalmente diferente da qual estou acostumada a ler.

O livro é narrado em primeira pessoa, por um personagem masculino, cansado de sofrer com a tirania do belo. O personagem em questão não tem nome, mas isso não faz a menor diferença, quando tudo o que o leitor deseja é descobrir avidamente o que acontecerá com ele nas próximas páginas.
O livro não possui muitos diálogos, mas a narração transcorre com tanta rapidez, que eu nem senti falta.
Um lugar escuro é um verdadeiro thriller psicológico, que fará o leitor ficar vidrado na mente do personagem até a última página.
O personagem principal resolve se "vingar" das pessoas que o fizeram sofrer quando ainda era uma criança, trazendo a tona toda a sua problemática atual. Ele usa o descaso e o sofrimento com o qual teve que lidar na infância e adolescência, para justificar sua ira contra aqueles que "se acham" perfeitos e desprezam o outro só por ser diferente e não possuir o mesmo tom de pele alvo, ou por não possuir uma beleza exterior que alcance os seus padrões.
Em muitos momentos ele soa como frio, calculista, psicopata, e em outros como um jovem inteligente que não teve oportunidades na vida e só busca o seu espaço na sociedade.

"A preferência é uma manifestação de distinção, que não necessariamente represente algo irrefutável, ao passo que o preconceito sim, muitas vezes impossibilita uma escolha distinta daquela permitida por ele mesmo" (pág.28)

O protagonista conhece Ludmila, em sua tentativa de se esconder na favela. Ludmila é uma moça humilde e simples, e aos poucos se afeiçoa a ele. Disposta a permanecer ao lado dele, até nos momentos mais difíceis, Ludmila o apóia e tenta demonstrar o quanto ele é especial para ela. Mas talvez ele não perceba a tempo para mudar a sua situação.
Um lugar escuro é uma crítica muito bem construída contra a sociedade tirana, que favorece os mais abastados e se esquece daqueles que não possuem escolha.
Leonardo traz um relato visceral e um retrato real, não só da cidade do Rio de Janeiro, mas de tantas outras cidades, que sofrem com a "vista grossa" das autoridades para muitos problemas emergentes.
Além do bullying, o livro aborda questões como a venda de remédios tarja preta sem receitas, o monopólio de algumas prestadoras de serviço, o descaso e a precariedade dos transportes públicos, exclusão social, preconceito, violência e outros assuntos, com uma linguagem clara e objetiva.
Os meus sentimentos para com o personagem principal, durante a leitura do livro foram variados e intensos: senti pena, raiva, choque, tristeza, inconformidade.
"(...)Eram todos iguais, tinham no rosto a face estigmatizada pela tirania do belo, essa entidade invisível que paira por toda a sociedade e que nos invade desde pequenos através da aprendizagem social que salienta a apreensão de conhecimento por observação do comportamento dos demais." (pág.36)
Ao terminar a leitura, o personagem principal e seus dilemas, permanecem um bom tempo na mente do leitor.
Se você quer uma leitura inesquecível , Um lugar escuro é o livro recomendado.
Quero agradecer ao autor a oportunidade de ler o exemplar.

15 comentários:

  1. Realmente é um thriller psicológico muito bom, eu o li e gostei muito. sua resenha está ótima, bju

    ResponderExcluir
  2. Eu não ia achar que o livro fosse do meu tipo se não tivesse lido essa sua resenha, a apa dele nunca me chamou a atenção, e apesar de não ter muitos dialogos, algo que adoro, acho que leria sim ele, thriller psicologico é sempre interessante.

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  3. oii
    nunca tinha lido nenhuma resenha sobre o livro e gostei bastante, esse é um tema muito polêmico que deve ter resultado em um livro muito bom.
    gostei muito da resenha e quando tiver oportunidade quero ler esse livro.

    beijos
    Magia Literária

    ResponderExcluir
  4. Oii Jacqueline!
    Ainda não conhecia o livro, mas pelos temas abordados pelo autor da pra perceber que o livro é de surpreender qualquer um.
    Bjs

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Fiquei muito curiosa para ler! Gostei D+ da sua resenha. Você falou do livro de uma forma que deixa a gente super assim: Querendo o livro.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Nossa a curiosidade bateu forte agora, fiquei com muita vontade de ler, mas por enquanto não vou compra-lo já que vai ser um livro assim de cada vez.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fã de livros sem diálogos e com personagem sem nome mas esse parece ser bem interessante.

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Passando para dizer que tem selinho pra vocês lá no blog: http://pollymomentos.blogspot.com/2012/01/mimo-recebido.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Jack!
    Sério, preciso parar de visitar o seu blog ou vou acabar fazendo uma listinha de todos os livros que você resenha para comprar.rs
    Não conhecia esse livro, mas fiquei com muita vontade de ler. Fico mais feliz ainda por saber que é nacional!!! =D
    Amei a resenha e preciso do livro já!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. achei o livro lindíssimo e muito interessante, adorei a resenha. beijos

    ResponderExcluir
  11. Tb tenho parceria com o autor, li o livro e me impressionei bastante, esse livro é um soco no estômago.
    Nos faz pensar profundamente sobre coisas que as vzs preferimos deixar de lado.
    Adorei sua resenha, muito motivadora.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/01/resenha-os-sete.html

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    já li algumas resenhas desse livro e todas falam super bem dele!! Afinal não é todo dia que vemos um livro que consegue cativar o leitor e abordar temas mais sérios como bullying, violência e etc...

    Adorei a resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Essa é a segunda resenha que leio de Um Lugar Escuro e se a primeira já me deixou com vontade de ler o livro agora essa vontade aumentou mais ainda!
    Em ambas vinha a tona essa coisa do livro ser sensacional, diferente de tudo já visto no estilo!! Quero MUITOOO ler!

    O Livreiro Maluco
    http://www.livreiromaluco.com/

    ResponderExcluir
  14. Oiee
    Ah já vi ele na estante la no skoob de alguns amigos mais nunca tive aquela vontade de ler sabe?
    Agora vi que esse livro deve ser ótimo, lendo sua resenha eu confesso que fiquei com vontade de ler *-*

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  15. Excluir






    Recomendo a todos , pois o drama do personagem aumenta os limites de nosso poder de crítica e nos faz refletir nos sentimentos que podemos causar positivamente ou não nas pessoas que "entram" na bagagem de nossa convivência, causando uma melhora na visão de nossos ideais,e com a dor do outro, sem contar seu conteúdo altamente intrigante (em todos os capítulos) sendo um grande convite e exercício à nossa imaginação. Parabéns e até a próxima criação! Duvido que alguém se arrependa desta leitura totalmente envolvente e cheia de suspense!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...