[Resenha e sorteio] O Atlas Esmeralda - John Stephens

Livro: O Atlas Esmeralda - Os livros do Princípio Parte 1
Autor: John Stephens
Editora: Suma de letras
Número de páginas: 294
Classificação: 5/5

Sinopse: Há dez anos, numa noite de inverno, os irmãos Kate, Michael e Emma foram tirados de suas camas às pressas, perseguidos por criaturas estranhas e levados para longe de seus pais, os quais nunca mais viram. Desde então, os três passaram todo esse tempo vivendo em vários orfanatos sem saber o que de fato aconteceu naquela noite. Kate, a mais velha, é a única que tem lembranças dos pais, a quem jurou proteger seus irmãos a todo custo até que a família estivesse reunida novamente; Michael, o do meio, adora o mundo dos livros e histórias de magia e é sempre alvo de implicância dos garotos mais velhos; e Emma, a mais nova, é uma verdadeira encrenqueira, mas de grande coração. Quando chegam a uma mansão abandonada, os irmãos encontram um atlas encantado que os faz viajar no tempo e os leva para uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras e uma condessa que é a fonte de todo o Mal. Assim, as crianças que apenas buscavam o paradeiro de seus pais acabam tendo que salvar o mundo.




Minha opinião:
Fiz as pazes com a literatura fantástica, graças ao livro O Atlas Esmeralda. A capa é lindíssima, assim como o verso, e me encantaram à primeira vista.
Para quem não sabe, o autor John Stephens é produtor-executivo da série Gossip Girl, e autor de vários episódios de The O.C e Gilmore Girls e O atlas esmeralda é seu livro de estreia.
O livro é recheado de aventura, vilões, mistério e muito humor, o que torna a narrativa ágil e envolvente.

O livro é narrado em terceira pessoa e conta a história de 3 crianças que foram deixadas pelos pais em um orfanato. Kate, a irmã mais velha, tinha apenas 4 anos, e possui poucas lembranças dos pais. A única coisa que ela se lembra com clareza, é do pedido feito pela mãe, na manhã de natal em que foi tirada de sua casa: ela deveria cuidar de seus irmãos Michael e Emma, de 2 e 1 ano respectivamente.
Após um incêndio que destruiu o orfanato St. Mary, onde eles viviam, os irmãos precisaram se acostumar com as mudanças constantes de orfanato, pois era difícil encontrar uma família que quisesse adotar as 3 crianças juntas.

10 anos se passaram, e eles viviam no Lar Edgar Allan Poe para Órfãos Incorrigíveis e Desamparados dirigido pela Sra. Crumley, quando uma senhora manifestou o desejo de adotar os três. Após uma entrevista desastrosa, Crumley decide mandá-los para bem longe de seu orfanato. Os irmãos são enviados para o orfanato do Dr. Stanislaus Pym, na estranha cidade de Cambridge Fall e mal poderiam imaginar as aventuras que os aguardavam.

Após encontrar um estranho livro com a capa verde esmeralda, eles são transportados para o passado através de uma foto colocada sobre as páginas do livro. Lutando contra Morum Cadi, lobos e Salmac-tar (um tipo de fera que não tinha olhos e imensas orelhas como as de um morcego), os três irmão precisarão deter a Condessa, uma estranha "adolescente" que aprisiona várias crianças em sua casa e desvendar o mistério do Atlas.

O que me mais me conquistou no livro, foi o fato do autor conseguir expressar os sentimentos dos personagens, mesmo o texto sendo narrado em terceira pessoa. Kate, a irmã mais velha de 14 anos, é super protetora em relação aos irmãos, e acredita que um dia seus pais virão buscá-los, para reunir a família novamente. Michael de 12 anos, é um nerd muito engraçado, apaixonado por anões e com uma opinião bastante convicta sobre os elfos . Sua paixão teve início quando ele pegou o livro O Compêndio do Anão, que foi dado de presente ao pai, pela sua mãe. Emma, a irmã caçula de 11 anos, é a mais brava dos três, e é uma figurinha. Apesar de aparentar ser um tantinho mimada, ela sempre soube se defender e também defendia o irmão, quando surgia alguém implicando com ele , especialmente por causa do sobrenome estranho: P (somente a letra).

"- No Compêndio do Anão - começou Michael - G.G. Greenleaf escreve que os anões eram grandes construtores de represas. Não eram como os elfos. Esses só queriam construir salões de beleza.
Emma gemeu e disse que ela e Kate não queriam ouvir falar de anões.
- Vamos morrer daqui a pouco. Não tortura a gente ainda mais." (pág.45)

A união dos irmãos, e as ocasionais briguinhas, conferiram veracidade a história, e me fizeram voltar no tempo, e relembrar a infância com minhas irmãs (especialmente as brigas rs).

"- Aposto que o velho de quem a Condessa estava falando era o Dr. Pym. Você não viu, Michael. Ele é mesmo um mago.
- Sério?! Ele fez alguma mágica?
- Bem, eu e a Kate fomos atrás dele e vimos ele fazer o fogo aparecer do nada, não foi, Kate? E acho que ele tem um cachimbo mágico.
- Que tipo de cachimbo?
- Como é que eu vou saber? Do tipo mágico, seu bobão.
- Quer dizer, do tipo que você fuma ou do tipo que você usa para soprar?
- Ué, o tipo que se fuma. Será que ir pro passado faz todo mundo ficar burro?" (pág.99)

A história é recheada de ação, e um mistério que perdura até a última página e me deixou ansiosa pela continuação.
John conseguiu ousar, e inovar no gênero fantasia, mas o leitor perceberá referências clássicas, de vários autores do mundo fantástico (J.K. Rowling, J.R.R. Tolkien), o que tornou a obra ainda mais instigante, na minha opinião.
O livro não possui nenhum erro de digitação, e a diagramação do início de cada capítulo, traz uma figura que condiz com o que será apresentado a seguir. As páginas são brancas, e a letra é bastante confortável para a leitura.
Apesar de ser uma leitura infanto-juvenil, O Atlas Esmeralda tem ingredientes para conquistar leitores de todas as idades: uma narrativa graciosa, personagens marcantes e muitos mistérios que farão o leitor ficar vidrado até a última página.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em parceria com a Editora Suma de letras, o My book lit sorteará um exemplar de O atlas esmeralda.

 Regras básicas

1- Deixar um comentário neste post (pode ser algo elaborado ou um simples "participando")
2- Preencher o formulário, de acordo com a solicitação.


a Rafflecopter giveaway

Image and video hosting by TinyPic

75 comentários:

  1. Não é segredo que eu sou uma fã de literatura fantástica, melhor genero ever, quero muito ler esse livro e se eu nào ganhar em promoção alguma vou comprar sem sombras de dúvida, adorei a sua resenha, sempre bem escritas.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  2. Peguei dor - é, dor mesmo, porque fico super triste toda vez que vejo uma resenha desse livro - só de olhar para a capa de O atlas Esmeralda. Esse foi o 1º livro que ganhei, eu fiquei super empolgada e doida pra ler e adivinha? Ele nunca chegou. Maldade isso... Fiquei pirada pra ler esse livro e agora só de ver me dá tristeza. Não vou mais com a cara da Suma ¬¬
    Tenho que dizer que a resenha me deixou com mais vontade de ler ainda? D=

    ResponderExcluir
  3. Adoro a capa e parece ser uma boa aventura. Estou ansiosa pra ler e espero poder ganhá-lo na promoção *-*

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa para ler, amo literatura fantástica e de fantasia, então estou torcendo para ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu queria muito ler ele mais o preço dele estava um pouco salgado e como eu tenho que economizar deixei ele para próxima, mas depois de ler sua resenha e ter a promoção deixa eu ir correndo participar!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa quero tanto ler esse livro *-*
    Participando ;D

    ResponderExcluir
  8. Tenho que concordar com você Jac, a capa é linda!
    O livro deve ser ótimo mesmo!
    Parabéns a Editora pelo belo trabalho!

    P/S: Flor, você não acha melhor troca o banner? Como você está participando do BT é melhor colocar o banner do BT, o que acha?

    http://ericaplopes.blogspot.com/2012/02/londres-1-book-tour.html

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque!

    A sua resenha ficou muitooo legal!
    Faz tempo que estou com esse livro, mas estava desanimada para lê-lo.
    Agora, você em empolgou!! :D
    A história parece ser bem legal! :)

    Bjooo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque!

    Eu to querendo ler esse livro desde que foi lançado. Muitos amigos tem a mesma opinião que você e isso faz com que minha curiosidade em relação a ele aumente ainda mais.
    E eu não sabia que o autor era produtor de GG e The O.C.! Que legal! *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Sempre via essa capa nos blogs, como dicas de leitura, pela sinopse já tinha vontade de ler, mas agora, lendo sua resenha, eu realmente quero esse livro, é bem o estilo de literatura fantástica que eu adoro.
    Parabéns, seu jeito e resenhas me conquistando sempre \o
    E claro... estou participando da promoção *.*

    Beijinhos da Vivi do Razão e Resenhas .

    ResponderExcluir
  12. Miga, sobre o banner sem problemas rs
    Isso acontece mesmo ^^

    Obrigada por trocar!

    Beijokas e ótimo final de semana:)

    ResponderExcluir
  13. tô com muuuita vontade d eler esse livro, já li várias resenhas sobre o livro e o seu me deixou mais ansiosa!!

    ResponderExcluir
  14. Fiquei super curiosa pra ler esse livro, principalmente depois de ler esta resenha. Vai entrar na minha lista de leitura, e espero ter a sorte de ganhar o livro no sorteio.. :). Abraços

    ResponderExcluir
  15. Parece ser uma estória bem interessante!
    Amei a resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Parece ser uma estória bem interessante!
    Amei a resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. ooi (:
    Parece ser bom esse livro, mas isso de parte 1 me desanima (só não em desanima quando todas as partes estão lançadas já K) , porque o livro sempre acaba na melhor parte,é. KKKKKKKKKKKKKKKK
    Amor, pode me dar umas dicas de como conseguir parcerias com editoras? Estou muito afim e tal, mas não sei pra quem pedir, como pedir e como funciona KKKKK Obrigada :D
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Adorei sua resenha!!
    Vou participar!!

    Bjinhs

    ResponderExcluir
  19. Boa resenha, parece ser um bom livro. Tomara que ganhe

    ResponderExcluir
  20. Sou fan de literatura fantástica, é claro que quero participar do sorteio ;D

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Jacque,

    Quero muito ler esse livro, gostei muito da sua resenha, parabéns e obrigado por visitar o blog, mas vc ñ esta aparecendo como seguidora, mas já estou seguindo aqui e participando da promo.

    Tem 4 promos lá no blog, participe...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Amo literatura fantástica e sua resenha só me deixou MAIS curiosa ainda pra ler o livro, amiga!! Adoro livros assim... :)))

    Eu queroooooo!!! Boa sorte pra mim! :P

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. Amiga, ótima resenha, adorei, e só de vc ter falado que o autor é ex produtor de gossip e fez alguns dos episódios de the oc, ja ganhou super pontos comigo... então super particiapando!!!!

    Tem selinho pra vc no blog...
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá, Jac!

    É claro que não vou deixar um simples "participando". Sua resenha merece muito mais, flor!

    Como você, nutri certo preconceito para com O Atlas Esmeralda. À primeira vista, parece uma história comum, sem grandes atrativos. Mas, como você falou, julgar o livro só por isso é um grande equívoco.

    Após ler tantas resenhas positivas, fiquei com muita vontade de ler O Atlas (ah, se ganhasse o sorteio!).

    Bem, parabéns pela resenha. Muito bem escrita. Só chamo sua atenção para um detalhe: lembre-se de colocar o nome dos livros em maiúsculo (pelo menos o primeiro), linda! Você sabe bem mais do que eu como isso é levado em conta pelos leitores e pelas editoras. ;)

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Jacque!
    Eu simplesmente ADORO literatura fantástica. Então tenho certeza que irei amar esse livro.
    Já vi bastante critica negativa em relação a O Atlas Esmeralda, mas mesmo assim tenho curiosidade. Quero ter minha opinião sabe? rs

    E é lógico, estou participando!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  26. Parece ser bem legal!!!A capa é realmente linda...Bjo!!!

    ResponderExcluir
  27. Parece ser um livro interessante, pela sinopse achei bem parecido com as Crônicas de Nárnia. O único problema neste tipo de leitura é a falta de romance (que eu adoro), mas como você disse que não sentiu falta disto nele, quem sabe não eh?

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  28. Parece ser um livro bem interessante!

    Participando!

    ResponderExcluir
  29. Quero muito esse livro. Participando!

    ResponderExcluir
  30. Jacque, sempre achei que esse livro tivesse uma pegada mais infantil, porque a capa apesar de linda me transmitiu isso. Mas olha, sua resenha está bem esclarecedora, e eu ri aqui com os quotes. Apesar da minha lista de leituras estar enorme, gostei desse e com certeza vou adicioná-lo.
    Parabéns flor, curti super a forma como tu expôs teu ponto de vista.
    Vou participar do sorteio 0/

    Beijinhos :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  31. Olá, recebi o seu convite de participação nas promoções e aqui estou. Muito bom o seu blog!
    Meus blogs,
    http://negativeuniverse.blogspot.com/
    http://diariodozezu.blogspot.com/
    Estes dois primeiros eu administro diretamente.
    http://clubnovosautores.blogspot.com/
    Do último sou Aux.Administrativo.
    Abraço
    J.C.Hesse

    ResponderExcluir
  32. Estou participando! Espero que ganhe!!! rsrs Estou louco de vontade de lê-lo!

    bjaooo

    http://olhosleem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Quero muito ganhar!! Participando!!

    ResponderExcluir
  34. Resenha ótima, e esse livro me desperta sim a atenção :D Gosto de literatura fantástica e amo o genero que mistura ação e aventura.

    Abraços, Joshua - Segue lá o meu blog por favor que eu sigo o seu, pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Estou doida para ler este livro.
    Parece ser uma ótima história!
    Participando da promoção!!

    ResponderExcluir
  36. Só pela capa já se vê q é uma aventura e tanto! Quero muuuuuuito ler este livro!
    Participando e torcendo mto!!!
    Bjs

    @RoseFuri

    ResponderExcluir
  37. Oi Jacque,

    Ah eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que fiquei com muito vontade de ler ^^
    Vou participar da promo pois adorei sua resenha


    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  38. Jac *-*
    ADorei a reseha, escutou muito coisas boa sobre esse livro.
    Quero muiito ;D
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  39. Aí, Jacque, desde aquele dia que você conversou comigo sobre esse livro, eu fiquei fissurado nele! É eu ver essa capa estilosa que eu começo a pensar "beleza, preciso desse livro!" uaheuhaeuhae
    E, como sempre, ótimos quotes (esses foram grandinhos dessa vez auheuhae)

    Mas é claro que eu vou participar!
    Torcendo aqui xD

    ResponderExcluir
  40. Conheço algumas resenhas do livro que sempre fico com vontade de ler.
    A capa já um convite e a história concretiza isso: parece ser muito bom!

    Parabéns pela promoção!

    Papos literários
    http://paposliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Participando com esperança!

    ResponderExcluir
  42. Eu comprei esse livro no domingo *-*
    Ainda não li por isso nem li sua resenha. Então Jacqueline eu estou gravida de 5 messes quase 6 *-* O nome dela vai ser Melissa ou Genevive *-* Meu marido quer Melissa e eu Genevive acho um nome tão forte.eU TAMBÉM QUERO TER 2 OU MAIS FILHOS.HUAHAUHAUA Está pensando em dar uma amiguinha ou amiguinho pro seu filho Bryan logo?

    ResponderExcluir
  43. Participando!! Boa sorte ai pessoal ;D
    Jennifer Farias

    ResponderExcluir
  44. Minha primeira impressão do livro foi: Não leio isso nem a pau, a capa não me passa uma imagem legal. Mas depois de ler tantas resenhas @.@
    #EuQuerooooo

    E Jack... Eu não sabia que o autor do livro era produtor-executivo da série Gossip Girl... Já é uma boa propaganda para comprar ~.~

    Bjs \o\

    ResponderExcluir
  45. Virginia de Oliveira4 de março de 2012 14:23

    Participando!!!

    ResponderExcluir
  46. participando!!! e aliás....Adorei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  47. Adorei a resenha, to louca por esse livro! Já to participando do sorteio, bjs

    ResponderExcluir
  48. A propósito, comentei aqui: http://mybooklit.blogspot.com/2011/12/resenha-asas-aprilynne-pike.html

    Diz que vale dois pontos, mas não dá pra colocar no rafflecopter! :X

    ResponderExcluir
  49. Tenho muita vontade de ler O Atlas Esmeralda. Parece uma história muito interessante.

    Participando.

    Beijos!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  50. Boa resenha,me fez querer mas ainda este livro rsrsrs.Participando.
    BJS

    ResponderExcluir
  51. Participando! Esse livro parece tudo de bom!

    Bjs

    ResponderExcluir
  52. Oioioioioi.

    Preciso mesmo dizer que adorei a promoção? Okay então: ADOREEEEEEEEI A PROMOÇÃO *-*
    HAEUHUAHEUHAUEHUAHE'
    Estou louca para ler esse livro e quero muito ganhar. Só não comprei ainda porque a grana está em falta ''/

    Beeeijocas ;*

    ResponderExcluir
  53. Oie,
    é a primeira vez que li sobre esse livro e me interessou e óOh, eu aqui |õ Participando uhuullLLL

    Acho que participar de promoção de blog virou um vício para mim parece loteria, participo, participo mais nunca ganho heheheh
    mais vou tentar a sorte novamente
    Bjs
    http://mahzinhasantana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  54. Esse é um dos poucos livros recentes que me atraíram. E parece que não só eu... Vou tentar achar meu Atlas Esmeralda por aqui. Chances mínimas... Mas vai que...

    Vai que... já comecei errando! Agora sim, concorrendo!

    ResponderExcluir
  55. Fiquei interessadíssima em ler. Já tinha visto a sinopse mas não tinha lido uma resenha. Bem, fiquei meio confusa, na sinopse diz que eles foram tirados de suas camas e perseguidos por criaturas estranhas e tiradas de seus pais. Na sua resenha você disse que as crianças foram deixadas em um orfanato pelos pais. Fiquei confusa.

    De qualquer forma, quero muito ganhar pra poder entender a história toda. Irei divulgar no meu blog que criei a pouco tempo. Parabéns e participando da promoção!

    ResponderExcluir
  56. Oba! Literatura fantástica é o meu gênero preferido de leitura *-* participando aqui pra tentar a sorte... vai que né? :D

    ResponderExcluir
  57. Lindoooooooooooo, quero muito esse livro, ainda bem que cheguei a tempo de participar do sorteio. Que bom saber que fez as pazes com a lit. fantástica.

    bjks
    Samantha

    ResponderExcluir
  58. Adoro literatura fantástica, quero muito ler esse livro, a capa é linda, estou participando e torcendo

    ResponderExcluir
  59. Adorei sua resenha, tô louca por esse livro há muito tempo.
    A capa é linda, deve ser uma ótima aventura. Quero ler!!

    Participando!
    @nann_da

    ResponderExcluir
  60. Participando, nem estava com vontade de ler o livro, mas a sua resenha... Incrível!

    ResponderExcluir
  61. Priscila Caratchuk14 de março de 2012 11:30

    Sua resenha me deixou muito curiosa para ler o livro!!!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...