[Resenha] A promessa - Richard Paul Evans

Livro: A promessa
Autor: Richard Paul Evans
Editora: Lua de papel
Número de páginas: 276
Classificação: 3/5

Sinopse: Ela havia perdido todas as esperanças... e encontrou um homem que cumpre suas promessas...
Beth Cardall tem um segredo. Durante dezoito anos, ela não teve escolha senão guardá-lo para si, mas, na véspera do Natal de 2008, tudo isso está prestes a mudar.
Para Beth, 1989 foi um ano marcado pela tragédia. Sua vida estava desmoronando: sua filha de seis anos, Charlotte, sofria de uma doença misteriosa; seu casamento transformou-se de uma relação aparentemente feliz e carinhosa em algo repleto de traição e sofrimento; seu trabalho estava por um fio e ela perdera totalmente a capacidade para confiar, ter esperanças e acreditar em si mesma.
Até que, um dia extremamente frio, após atravessar uma nevasca até a loja de conveniência mais próxima, Beth encontra Matthew, um homem misterioso e encantador, que mudaria de uma só vez o curso de sua vida.

Minha opinião:
A promessa foi um livro que eu comprei pela capa, que é linda demais e pelo precinho convidativo. Não tinha lido nenhuma resenha antes de comprar, e esperava um romance bem água com açúcar (que eu adoro)  mas me enganei redondamente.
O livro é romance sim, mas também é ficção! Comecei a ler na noite de natal e não conseguia largar, pois a trama gira em torno do segredo que a protagonista Beth Cardall, tem guardado para si durante 18 anos.
A leitura flui rapidamente, os capítulos são curtos e envolventes, mas o desfecho me desagradou e muito.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Beth que nos conta os acontecimentos de sua vida em 1989. Beth parece ter uma vida perfeita: um casamento estável, um esposo amável, uma linda filha de 6 anos e um emprego em uma lavanderia, onde ela trabalha ao lado de sua melhor amiga. Mas quando sua filha adoece e ela descobre o segredo de seu marido, sua vida desmorona em segundos. Beth passa a desacreditar no amor e em si mesma. No dia de natal ela vai até uma loja de conveniência, e conhece um misterioso homem: Matthew, que irá mudar sua vida para sempre.

"A vida é um castelo de cartas, equilibrado sobre uma gangorra, precariamente assentada sobre uma montanha-russa. A única coisa que deveria nos surpreender em nossas surpresas é o fato de nos surpreendermos com elas." (pág. 39)

 A partir daí, o livro se torna ainda mais instigante e misterioso, porque até a parte final, não sabemos se Matthew é bom ou mau. E como ele poderia saber tantas coisas a respeito de Beth, sem nunca ter conversado com ela antes?
Cada início de capítulo, vem com frases e fragmentos do diário que Beth escreveu, e essa foi a parte que mais me agradou no livro, porque assim o leitor tem acesso as memórias de Beth, e fica mais fácil compreender os sentimentos da personagem.
"Não sei o que pensar. Matthew não apenas mudou o tabuleiro, ele alterou as peças, os dados e as regras. Na verdade, ele transformou o jogo inteiro." (pág. 196)

No final, temos uma passagem de 18 anos, que é quando Beth revelará sobre seu segredo para a família.
O livro tomou um curso inesperado para mim. Eu não consegui me envolver com o romance que Richard criou, apesar de ter achado uma boa leitura em si. O desfecho foi mal explicado, e eu senti falta de alguns esclarecimentos a cerca do aparecimento de Matthew. Não posso falar porque o livro me desagradou, senão estaria contando o final, mas posso dizer que achei bizarro. Não sei se sou bastante careta, ou talvez seja porque o tempo todo eu fiquei me perguntando se isso tivesse acontecido comigo.
A narração como eu disse flui agradavelmente, e se não fosse por isso talvez eu tivesse abandonado o livro. Richard sabe transcrever perfeitamente os sentimentos femininos, e a leitura nunca se torna maçante, o que rendeu as três estrelinhas de classificação. Este é o tipo de livro que só lendo para tirar suas próprias conclusões. Se eu recomendaria? Sim, mas deixo uma dica: abra a mente e livre-se dos preconceitos antes de ler.

24 comentários:

  1. Eu só vou ler se alguém me contar o final, fiquei curiosa, e vi bastante opiniões negativas quanto ao livro,não sei se quero ler, mas gostei da sua resenha, foi uma das mais sinceras sobre o livro que li até agora.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  2. Eu não me animei muito com a resenha, sei lá o livro não me pareceu um livro do qual eu vou gostar :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. Não gostei muito do livro, já tinha ouvido falar dele.. mas a sua resenha ficou bem legal!

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A capa é perfeita! Mais parece que a leitura não é tão boa. rsrsrsrsrs
    Quem sabe me arrisco! *.*
    Abraços Querida!

    ResponderExcluir
  5. após ler sua resenha eu acho que encararia o livro assim como vc por causa do segrego para descobrir o que ela tanto esconde. Vou coloca-lo na minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A princípio também encarei o livro como um super romance mel, doce, doce. Tua resenha me fez mudar completamente de ideia, haha.

    Jean Almeida
    http://1livromecontou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa hen eu já tinha visto esse livro em alguns sites, mas ainda não tinha lido a resenha, realmente a capa é linda, mas acho que essa leitura eu nao iria gostar muito...

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  8. O livro não me chamou muito a atenção, nem pela sinopse e nem pela capa... Até metade da sua resenha eu fiquei até um pouco curiosa para saber o que aconteceria, mas você disse que não tem muitas explicações sobre o aparecimento de uma personagem e também que o final é bizarro.. e daí já viu, né. Não sei se vou ler esse livro tão cedo ou se lerei futuramente.

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Juro que continuo ainda muito curioso para ler este livro.
    Já li resenhas negativas e positivas e mesmo assim, aumenta mais ainda minha curiosidade para lê-lo.
    Gostei da resenha.

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Quando vi esse livro, e li a sinopse pensei na hora em Nicholas Sparks. Como amo ele, pensei que não poderia ser diferente com esse livro. Não li ainda, e tenho um grande interesse em ler. Ainda mais depois de ler sua resenha. Mesmo com a sua opinião 'não-tão-animada-assim' do final do livro, me despertou um certo interesse em conferir no que vai dar tudo isso. Com certeza estarei buscando ler esse livro!

    Ótima resenha viu, parabéns.
    http://bestherapy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Depois de ler tua resenha e saber tua opinião fiquei sem nenhuma vontade de ler o livro, mas depois, fiquei muito curiosa para saber sobre esse tal final bizarro, quando der vou ler, pois isso despertou minha curiosidade.

    Beijão!!!
    Magia Literária

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque!
    Pela capa eu compraria o livro, achava até que era tipo um romance à la Nicholas Sparks.
    Não fiquei muito curiosa quanto ao livro não... mas se aparece a oportunidade eu leria. rs

    Beijos
    Mania Literária

    ResponderExcluir
  13. ai... jura? Eu também estava afim de comprar esse livro só pela capa - e pelo preço, já que tava em promoção. Vou deixar pra comprar outro que eu queira então, leio esse quando puder pegar emprestado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oii!!
    Minha amiga está com esse livro para ler, a capa realmente é muito linda! *--*
    Parece ser daqueles livros cheio de misterios, que te deixa super ansiosa para chega ao fim!
    Você falou que temos que deixar a mente livre de preconceitos para ler, agora fiquei curiosa!
    Bjs

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  15. Oii!!
    Minha amiga está com esse livro para ler, a capa realmente é muito linda! *--*
    Parece ser daqueles livros cheio de misterios, que te deixa super ansiosa para chega ao fim!
    Você falou que temos que deixar a mente livre de preconceitos para ler, agora fiquei curiosa!
    Bjs

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha. O livro parece ser muito bom. Apesar de ter lido algumas resenhas meio negativas sobre ele.
    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Está rolando uma promoção bem legal lá no blog! Confere lá: http://laisdoce.blogspot.com/2012/01/promocao.html

    ResponderExcluir
  18. Nunca li um livro do autor e... depois da sua resenha esse a promessa é com certeza o que eu não vou ler haha.
    Adorei a sua sinceridade com o livro, é por isso que adoro vir aqui e te acompanhar.

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro romance água com açúcar tb, sempre vejo esse livro em promoção no submarino, mas sei lá, coloquei outros na frente e não comprei, lendo sua resenha na minha próxima comprar vou incluí-lo. Vc escreveu tão bem que me animou *.*

    Beijinhos

    Nem preciso ficar aqui dizendo que a NC está arrasando com esses lançamentos, eu quero muito ler Questões do Coração, que eu infelizmente não li ainda, e agora preciso ler este tb, pq gosto muito do estilo da Emily. ótima postagem de divulgação.

    Beijos
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/02/resenha-vida-em-tons-de-cinza.html

    ResponderExcluir
  20. deixa eu tentar adivinhar: esse cara charmosão é o diabo e ela vende a alma pra ele?
    *fail* ahahha
    enfim, me parece interessante. darei uma olhada :)

    ResponderExcluir
  21. De fato a capa é maravilhosa eu tbm compraria se fosse por ela! Gostei mto da resenha, achei interessante como você descreveu o livro e parece que é uma leitura legal, fique intrigada com o final e um pouco decepcionada (mesmo sem ler o livro) porque vc não gostou mto do desfecho e acho q os desfechos são super importantes para justificar tudo, não conhecia o livro e justamente pelo suspense deste final ai q eu vou anotar o nome do livro para quem sabe ler!
    Um bjo FRAN

    ResponderExcluir
  22. Arrasou na resenha, gata. Pela capa, eu não daria nada pela livro, sério mesmo. Acho cafoninha. HAHAHAHA :P Mas aí você falou do final bizarro e que passou o Natal lendo... Agora tô curiosa! Culpa sua! Hahahaha
    Beijos, linda!

    ResponderExcluir
  23. Já ouvi falar desse livro. Parece ser muito bom! ;D

    ResponderExcluir
  24. Eu já tinha visto esse livro, mas a capa não é das que me agrada muito não. Fiquei curiosa pra ver como é esse final e saber o que eu vou achar HUAH

    Se o preço é convidativo, acho que posso arriscar.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...