[Resenha] Reencontro - Leila Krüger

Livro: Reencontro
Autora: Leila Krüger
Editora: Novo Século
Número de páginas: 496
Classificação: 5/5 (favorito)

Sinopse: "Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos, vai roubando o ar.” Ana Luiza vai perdendo seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. "O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem... Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino? Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão? Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar.

Minha opinião:
Desde a primeira vez que vi essa capa, fiquei fascinada, pois remete a minha adolescência, sempre com meu All Star surrado e meu discman (era febre na minha época) tocando minhas bandas de rock preferidas.
A expectativa já era grande para ler o livro, e assim que iniciei a leitura, a história me fisgou por completo.
Em 496 páginas, mergulhei na vida de Ana Luiza. Sorri, chorei, me emocionei, me arrepiei e no final ficou aquele sentimento: que pena que o livro acabou.

O livro é narrado em terceira pessoa, sob a perspectiva de Ana Luiza, uma jovem de 23 anos, estudante de Odontologia, que coleciona decepções em sua vida: o distanciamento de seus pais, o término de namoros, a traição de uma amiga.
Ana Luiza deixou de acreditar em seus sonhos e seu futuro, achando que nunca iria se recuperar das grandes dores que sofreu na vida. Cada vez mais entregue as drogas e a bebida, Ana Luiza se fecha em seu mundo, e se entrega a solidão. Mais o destino parece lhe sorrir, uma vez que ela conhece um rapaz disposto a enxergá-la do jeito que ela é, dentro do seu coração. Assim Rafa entra em sua vida, e tenta fazê-la voltar a sorrir. Mas o caminho para o reencontro com seu "eu", pode não ser tão fácil quanto parece.

"Foi então que da minha infinita tristeza aconteceu você" (Vinícius de Moraes)

Aos poucos o leitor é apresentado ao mundo de Ana, uma jovem complexa, por vezes tácita, e desacreditada com a vida . A vida de Ana, contrasta drasticamente com a de Rafael. O jovem de olhos caramelados, é cheio de vida, tem muita fé e acredita até o fim em seus sonhos.

" Sonhar...transcende a vida. As impossibilidades; É um tipo de libertação. Tudo nos prende, menos um sonho...Um sonho só precisa de um coração pra existir. E só de um coração que acredita para acontecer." (pág.206)

 Apesar de ser uma amizade improvável, o carinho de Rafa por Ana acontece de forma gradual. Nada acontece de forma súbita, nada soa clichê e o romance dos dois é algo completamente tangível.

"E desde quando a gente merece amor, meu amor? A gente aceita - ele a beijou - Hoje aconteceu uma coisa que parecia impossível.
- O quê? 
- Tu ficaste mais linda. Nunca tinha te visto tão linda. Nem achava possível uma mulher tão linda. É sério! Eu até acho que tu és...marciana...coisa assim..." (pág. 469)

Leila possui uma narrativa encantadora, convincente e por vezes poética. Mesmo o livro sendo narrado em terceira pessoa, os sentimentos dos personagens são expressos perfeitamente.
A história se passa em Porto Alegre. Os lugares e paisagens são narrados com riqueza de detalhes, que muitas vezes me vi transportada para a cidade gaúcha. Outra coisa que me chamou atenção, foi o uso de vocábulos locais, utilizado nos diálogos. O uso do pronome "tu" ao invés de "você" me deu a impressão que eu estava em Porto Alegre, tomando um chimarrão e ouvindo o "sotaque" gaúcho dos personagens. Eu achava fofo quando o Rafa chamava a Ana de guria.
No final da leitura, parecia que eu era uma amiga íntima da Ana e do Rafael. Gosto de livros que me fazem "entrar" na mente e vida dos personagens.

Reencontro trouxe uma avalanche de sentimentos e lembranças, através de muitas referências musicais citadas, como: Guns N'Roses, Bon Jovi, Scorpions, Metallica, Lenny Kravitz entre outros, que passei a minha adolescência ouvindo. Cada início de capítulo, traz citações de escritores como: Clarice Linspector, Mário Quintana, Érico Veríssimo, Cecília Meireles e outros. E também trechos de músicas, das bandas que citei.

O livro acaba de modo inesperado. Quando o leitor pensa que conhece toda a história, Leila surpreende e acrescenta fatos que tornam a trama ainda mais apaixonante.
Uma história de superação, perdas, reencontros, fé. Não será só mais um livro na estante do leitor, e sim uma história que traz uma lição inesquecível. Um livro inesquecível, assim eu classifico Reencontro.
Um dos melhores livros que já li. Um livro que despertou um turbilhão de ideias, memórias, sentimentos, e com certeza ficará gravado em minha mente por muito tempo.
Se você ainda duvida do talento dos nossos autores nacionais, leia Reencontro e se deixe surpreender.

27 comentários:

  1. Oi Jack!
    Reencontro já tinha me fisgado só pela capa, agora com a sua resenha eu fiquei completamente louca aqui!rs Sério que ele a chama de "guria"? Já me apaixonei!hahahaah
    Tomei um susto quando entrei aqui e vi o layout estava diferente. Adorei a nova cara do blog! =D
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga.
    E... okay, você conseguiu mais uma vez me convencer a ler um livro. Eu já tinha gostado da capa mas não pude participar do Book tour, agora vou ter que acabar comprando porque... ele parece super minha cara, afinal a protagonista tem o meu nome ;D
    Sem falar das bandas que são as minhas preferidas.
    Muito boa a resenha, me impressionei, não imaginava que o livro era assim.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei a resenha, e fiquei muiiiiiito curiosa quanto ao livro, mas não é o tipo de livro que estou procurando ler no momento, mas com certeza o nome estará guardado; :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  4. Linda resenha Jac!

    Estou doidinha para lê-lo logo, o livro parece ser ótimo! Ja vi ótimas resenhas dele!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Oi, gêmula! :P

    O livro parece ser bacana, mas mesmo passando em Porto Alegre e fazer sentido, a questão do 'tu' e 'guria' não rola pra mim... E não sei explicar o porquê. rs

    Gostei os inserts que vc colocou ao longo da resenha e do modo como deixou transparecer suas emoções ao ler o livro.

    Parabéns!!!

    Beijooos

    Gleice
    @MPessoais
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    tenho visto muitos comentários sobre este livro!
    A capa dele me deixa muito curiosa e agora com sua resenha me despertou mais vontade de ler!
    Adorei sua resenha!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ei Jacque, adorei a resenha. Eu tinha gostado da capa do livro e da sinopse, mas não tinha acreditado que seria uma história tão boa. Amei tudo o que você disse e fiquei louca para ler. Ainda mais com esse sotaque do Rafa, adoro o jeito de falar aqui do sul ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Cassilda!!! Me deu vontade de ler! Ah não, odeio/ adoro quando isso acontece, de eu ler uma resenha e ter vontade de ler mas esse livro fica um pouquiiiiinho dificil pra eu conseguir....hum...Tenho que arranjar esse livro! Eu quero!!!

    ResponderExcluir
  9. Tenho visto muitos elogios a respeito desse livro, estou muito curiosa... Sua resenha ficou ótima (como sempre) me deu ainda mais vontade de lê-lo. Lembro do All Star na minha época de adolescência também, todos usavam (menos eu).

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito ler, me apaixonei somente pela capa, nem sabia a sinopse, agora lendo a sua resenha, tenho certeza que foi amor a primeiro vista :)
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha. Fiquei com mais vontade ainda de ler o livro.

    Adorei a cara nova do blog.


    Beijos!!

    @carissinha
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  12. Aai que triste! Mulher, do jeito que eu tô depressiva, ou esse livro me dá um "up" ou me faz me jogar do meio fio aqui de casa, hehehe!
    Mas adorei a resenha, muito legal! A gente tem esse costume de colecionar momentos ruins e guardá-los no coração né? Eu pelo menos sou muito rancorosa e agora que estou aprendendo a me livrar desse sentimento tão ruim... :x

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Que resenha linda Jaque!
    A capa desse livro é linda e é a primeira resenha que leio. Fiquei encantada! Certamente lerei assim que puder!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Hey!

    adorei a sua resenha e concordo com a maior parte do que disse, esse livro é incrível :D

    Acho a capa maravilhosa, esse all star surrado na capa, adorei *-*

    Bjão;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho vontade de ler este livro.
    Realmente, parece ser muito bom.
    Parabéns pela resenha!

    Post novo, se puder ler e comentar:
    http://senta.la/c581

    ResponderExcluir
  16. Olá! Quanto tempo *O* E que layout lindo, amei!!! Hm, gostei da resenha, parabéns. E fiquei com vontade de ler o livro desde que vi a capa dele haha E com essa resenha, aumentou minha expectativa :) Beijos http://doceescrita.blogspot.com x

    ResponderExcluir
  17. Hey perua!
    Desde que a Leila lançou o livro sou doida pra ler. O livro parece ser muito encantador e acho bacana quando o autor coloca nos personagens características de determinada Região do País, como como sitou o uso de ''tu'' e ''guria''. rs

    Achei engraçado você falar do Discman... sabe eu tenho um e ele ainda funciona. haha

    Beijão!
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Jac, que linda a capa, e quero ler esse livro, pois tua resenha ficou ótima e por que se passa em POA, adorei quando tu disse que se sentiu tomando um chimarrão e ouvindo o sotaque.
    E essas passagens de bandas que adoro, ahh, quero esse livro!!!

    beijãoo
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  19. Oi Jacque!
    A primeira impressão que eu tenho desse livro é que a capa é linda! O All Star da capa é bem parecido com o meu. Então eu penso que o livro é "meu". ASUHAHSUAHSUA
    Mas nossa, que legal que você gostou tanto! Eu realmente fiquei com medo de ser só um daqueles livros que só tem a capa bonita! :D
    Com certeza lerei.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  20. Que capa linda! Adorei a resenha que você fez sobre o livro, aposto que ele deve ser otimo mesmo. Quero ler! Tem eBook dele pra me passar?

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  21. Agora entendi o que você quis dizer com o melhor livro do ano até agora, parece ser extremamente maravilhoso esse livro, gosto de livros que saem do clichê e do amor a primeira vista, muito boa a sua resenha Jacque, fique morrendo de vontade de ler o livro.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  22. Ótima Resenha!
    Gosto de histórias assim, mas não sou muito fã de, no final, as coisas mudarem de rumo.
    Abraços,
    Denir.

    ResponderExcluir
  23. Meus olhos já brilharam quando vi a menção a Bon Jovi *-* Já li algumas resenhas muito boas desse livro, mas acho que a sua foi a primeira que falou mais sobre as referências musicais, viu? Muito legal!

    Quero ler, só não sei quando isso acontecerá. Adorei os quotes que vc selecionou!

    E ah, estou louca ou vc mudou o lay? Era outro, né? hauhauhauhuahaa Mas esse tb está lindo!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  24. Posso afirmar sem medo que esse é o melhor livro que já li. É difícil descrever esse livro, ele mexe muito com as pessoas. Gostei bastante da sua resenha.

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Ai, eu fico com o pé atrás de ler esse tipo de livro. Eu até quero, mas eu choooro. Gelatina mole, eu. ;P

    Já ouvi falar super bem de Reencontro, quem sabe um dia eu leio.

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  26. Amei esse livro tanto quanto você Jacque. Foi o melhor do ano, despertou todos os sentimentos que eu não esperava.
    A escrita da Leila é envolvente e surpreendente.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  27. Este livro é muito bom, adorei ter participado do book tour dele. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...