[Resenha] Todas as estrelas do céu - Enderson Rafael

Livro: Todas as estrelas do céu
Autor: Enderson Rafael
Editora: Novas Idéias
Número de páginas: 159
Classificação: 3/5

Sinopse: Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro? Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média , ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que se passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, sociedade e sua própria consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente. 



Minha opinião:
Todas as estrelas do céu é o primeiro romance de Enderson Rafael - que o escreveu aos 19 anos - e foi lançado 10 anos após.
 
Leandro foi adotado quando ainda era um bebê por Lúcia, sua mãe. Alguns anos depois, Lúcia teve uma filha - chamada Caroline - e os irmãos foram criados juntos.
Já adolescentes, os irmãos passam a se sentir desconfortáveis na presença um do outro: Leandro parecia ter muito ciúme de Carol, e Carol - que tinha em seu irmão um confidente - pressente que talvez, o ciúme de Leandro, não seja um mero cuidado de irmão mais velho.
Sem saber como lidar com a paixão que ambos sentem um pelo outro, Leandro e Carol terão que lutar contra os preconceitos da própria família e abrir mão de muita coisa para ficarem juntos.
- Sabe, maninha, você é a garota mais linda e especial que eu já conheci, e eu não vou deixar que você sofra mais, não... Eu te amo, tá?!" (pág.22)
O livro é narrado em terceira pessoa, e este foi maior o motivo de ter classificado como bom. Explico: quando comecei a ler, senti falta do fator "emoção". Talvez se o livro fosse narrado por um dos irmãos, eu teria conseguido criar uma conexão maior com os personagens e a história, coisa que não aconteceu.
Enderson transmitiu um toque de "leveza" ao tema e ao romance, que tornaram a leitura mais apaixonante.
Eu senti bastante convicção do amor de Leandro pela irmã, mas o contrário deixou a desejar. Achei que Caroline se apaixonou instantaneamente, quando o irmão já vinha nutrindo um carinho e sentimento diferente por ela há um bom tempo.
Talvez pela pouca quantidade de páginas - 159 apenas - eu tenha sentido que a história foi um pouco corrida em certo ponto.
A reação dos pais de Leandro e Caroline foi um pouco apática no início, mas com o tempo o pai se tornou bastante severo e eu até diria que ele se comportou estupidamente, quando o assunto exigia uma maior compreensão e especialmente muito diálogo com os filhos.
O final foi surpreendente, e gostei do desfecho que o autor deu ao livro.
A diagramação conferiu um brilho especial ao livro. Cada início de capítulo traz uma constelação diferente e o seu respectivo nome. As páginas são brancas, e não encontrei nenhum erro de português ou digitação.

30 comentários:

  1. Parece ser bem legal, um tema no minimo um pouco diferente, porque é difícil aceitar esse amor entre irmãos mesmo que não seja de sangue. A narração depende do livro né? porque tem livros que eu não consigo imaginar sendo em primeira pessoa, adorei a sua resenha Jacque.
    beijos Lu.

    ResponderExcluir
  2. Porque é que eu acho que já vi uma história parecida em alguma novela? rs
    Fiquei curiosa para ler e concordo com você, certos livros precisam ser escritos em primeira pessoa para que o leitor sinta os sentimentos dos personagens.

    Beijão
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O livro parece mesmo bom, mas o tema é bastante ousado, não? Ótimos os aspectos que você citou, acho que pegou o mais importante para a história. Também li um livro que pareceu meio corrido, me senti meio frustrada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já li muitas resenhas do livro, mas acho que a sua foi umas das primeiras que falam sobre alguns pontos negativos no livro. Bem, a obra me interessa e muito e amei a resenha.

    Abraços, Joshua

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque.
    Acho que já tinha lido a sinopse deste livro em algum lugar. Mais é a primeira vez que leio uma resenha. Histórias assim me deixa emocionada. Sua resenha foi clara e sincera. Gostei muito.
    Concordo com você, quando a história é narrada pelo próprio personagem, a emoção fica mais clara e fluí melhor.
    Abraços...

    http://pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É uma história curiosa, mas sei lá, como os pais da garota do livro, fiquei meio apática com a sinopse.Sua resenha sincera e direta até me animou um pouco, mas não foi aquele "tchan" entende?
    Mesmo assim, se o livro cair em minhas mão vou me lembrar de sua dica e ler.
    Pois um livro nas minhas mãos não passa impune :)

    Beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  7. Gostei do livro!
    O livro parece ser fofo e tal, mas não sei se leria :)

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto esse livro pelos blogs mas nunca uma resenha mesmo...Ele parece ser bom e eu já tinha gostado da sinopse, lendo a resenha acrescentou uns pontos extras. Parece bom, mas será que é? Hum....

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante.
    Assim com a Luana disse um assunto um tanto diferente néah?!
    Me interessei bastante. Adorei sua sinceridade, ao falar que o livros não te agradou em certo ponto, é disso que o autor necessita de sinceridade por parte de quem lê o seu trabalho.
    Parabéns :)

    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li este livro, mas já li outra resenhas dele. Mas agora lendo a sua fiquei louca para ler, kkk
    Os nossos escritores estão muito bons mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque, achei suas observações ótimas! Realmente quando a narrativa acontece em 1° pessoa, acaba se tornando muito mais fácil se envolver com a estória como um todo. Eu vou dizer que achei o contexto do livro bem diferente e que isso me despertou curiosidade, além da sua opinião de que o final foi surpreendente!

    Achei muito bacana o detalhe das constelações, espero poder ler!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  12. Huuum o livro é interessante Jaque.
    Mas não parece o meu estilo amiga =/

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser interessante. O tema é bem diferente, talvez até um pouco polêmico, pois mesmo não sendo irmãos de sangue, ainda sim foram criados como tal. Me interessei em lê-lo só pra ver como termina =D

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha lido uma resenha desse livro e agora minha vontade de ler só aumentou! Não sei pq, mas eu amei a capa do livro :))

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jack!
    Eu sempre quis ler esse livro. Uma pena mesmo que seja narrado em terceira pessoa, poderia ter sido intercalado entre os dois irmãos apaixonados.
    Ainda assim, esse livro vai continuar aqui na minha listinha de "querências".rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Já faz um tempinho que eu venho querendo ler esse livro, mas ando com um pé atrás. A história parece ser muito interessante, mas também prefiro quando é narrada por um dos personagens (ou alternando entre eles). E ele é tão fininho! A gente está acostumada à todos esses livros enormes, ai quando pega um fininho assim até parece estranho ;)

    Beijitos

    ResponderExcluir
  17. Oi Jac!
    Eu nunca ouvi falar nesse livro, parece bom mas não sei se me arrisco a ler principalmente por serem irmãos, tá certo não é de sangue mas mesmo assim..rsrs..vc tb mencionou que sentiu falta do fator emoção...e não me animo quando vou ler já sabendo que não vou me conectar com a estória.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente eu ainda não tive oportunidade de ler este livro
    Mas vontade é o que não falta, pois sempre falam super bem
    Além do autor ser super simpático

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Sempre tive curiosidade por esse livro, mas ainda não tirei um tempo pra lê-lo. Achei muito interessante a história de dois irmãos adotivos se apaixonarem, mas eu também sentiria falta da emoção de que você falou. Adoro livros narrados em primeira pessoa porque nos dá esse sentimento. Fiquei curiosa pelo desfecho! *-*
    Muito boa a sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Jac, sua linda, que emoção você ser a primeira a concordar comigo *-* rs. Eu sempre achei que faltou o toque especial da emoção, o tipo de coisa que faz você se sentir dentro do livro, mas nunca poderei dizer que o livro é ruim. Também senti que o Leandro amava mais a Carol que o contrário. Sua resenha descreveu exatamento o que achei, o que senti. Adorei! *-*
    Beijão.

    ResponderExcluir
  21. Oie flor, já tinha visto esse livro, mas até então não tinha parado para está lendo a respeito.
    mais eis me aqui depois de ler tua resenha deu vontade de está lendo o livro e já vai para minha lista de desejado no skoob.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Fiquei super interessado nesse livro!
    E depois de ler a sua resenha, aumentou ainda mais a curiosidade!
    Amei a resenha.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Ah, Jack!
    Gostei tanto da resenha^^

    Mas não gostei da temática do livro xPP
    Sei lá, me incomodou! Eles são irmãos, afinal de contas.

    Fazer um romance onde isso seria ignorado simplesmente porque um é adotivo, acho que desmerece a adoção em si.

    Sei lá!
    xPP


    Bjooos!!
    livrosechocolates.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Ahhh,sorteia logo O Temor do Sábio!! hahahahah

    ResponderExcluir
  25. Boa noite,

    Não conhecia o livro, achei bastante interessante, levanta um assunto polemico, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Gostei bastante da sua resenha. Estou com o livro aqui pra resenhar e tenho muita curiosidade pela história tratada.
    Confesso que às vezes prefiro a narração em 1ª pessoa, viu? Dá uma impressão de mais intimidade com o personagem, não sei...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  27. Confessa: você não gostou do livro pq ele é pequeno... HAHAHAHAHA
    Não gostaria tb. Achei a sinopse fraca!
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  28. "Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro? Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média , ele adotado, ela filha biológica do casal..." <- Isso me lembrou uma certa novela xD

    Sério, não curti a sinopse e a sua resenha, mesmo que legal, não me fez querer o livro. Não gosto dessas historia de irmão que se gostam, mesmo que não tenham laço sanguíneos!

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Nossa, sempre que eu leio uma resenha desse livro eu fico com mais vontade de lê-lo!

    A história me lembra um pouco com a do livro Amor no Ninho, mas essa me parece ser bem melhor!!

    Beijão.
    centralperkandbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...