[Resenha] As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky

Livro: As vantagens de ser invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Número de páginas: 223
Classificação: 5/5 (favorito)


Minha opinião:

Stephen Chbosky é graduado em roteiro pela University of Southern California. Seu primeiro filme, The four corners of nowhere, estreou em 1995, no Sundance Film Festival e depois ganhou menção honrosa de melhor filme no Chicago Undergrown Film Festival. As vantagens de ser invisível é seu primeiro romance. O livro já possui uma adaptação cinematográfica, com previsão de estreia para o segundo semestre de 2012. O elenco conta com Logan Lerman, Emma Watson, Nina Dobrev, Mae Whitman, Ezra Miller, Landon Pigg e Dylan McDermott.

Por meio de cartas escritas a um desconhecido, Charlie de 16 anos, narra suas experiências a respeito da escola, primeiro amor, festas, amigos, as vontade de se sentir infinito, os dramas familiares e suas angústias.
" Depois Patrick apontou para mim e disse uma coisa ao Bob:
- Ele é uma figura, né?
Bob concordou.Patrick depois disse alguma coisa que acho que nunca vou esquecer.
- Ele é invisível."
Neste romance epistolar, acompanhamos a vida de Charlie e a intensa montanha-russa que são os seus sentimentos. Mais intímas que um diário, as cartas expõem a fragilidade de um garoto que queria sentir-se "infinito". Mesclando relatos cômicos, angustiantes e verdadeiramente tocantes, Charlie exterioriza seus medos e dúvidas com ingenuidade, pureza e eu diria até de forma infantil.
A narrativa é de uma simplicidade surpreendente, mas ao mesmo tempo se torna complexa por abordar assuntos com uma forte carga dramática. O livro poderá chocar a maioria dos leitores, mas também nos leva à uma intensa comoção.

Durante toda a leitura eu me perguntava qual era o problema de Charlie, e o motivo para ele agir como se fosse uma criança de 10 anos de idade. Ao longo das cartas, os meus sentimentos por ele foram variados: senti raiva, pena, carinho, tristeza, alegria. Mas nada poderia me preparar para o baque que sofri ao ler as duas últimas cartas. Não imaginava que a leitura deste livro iria me surpreender tanto e mexer comigo de um jeito inexplicável.
Reli as últimas cartas 5 vezes antes de escrever essa resenha e ainda assim faltam palavras para descrever os sentimentos pós-leitura. As vantagens de ser invisível foi sem dúvida o livro mais intenso que li esse ano, e virou meu favorito.

Atordoante, cruel, realístico, este é um livro que eu indicaria para todos os leitores que desejam ter uma experiência única. Como detalhar muito a história faria o livro perder a graça, deixo alguns quotes que marcaram muito durante a leitura:

 “Sam batucava com as mãos no volante. Patrick colocou o braço para fora do carro e fazia ondas no ar. E eu fiquei sentado entre os dois. Depois que a música terminou, eu disse uma coisa.
“Eu me sinto infinito.”
  "Não há nada como a respiração profunda depois de dar uma gargalhada. Nada no mundo se compara à barriga dolorida pelas razões certas. E essa era ótima."
 "Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."

28 comentários:

  1. Oi, gêmula. Fiquei curiosa para ler As Vantagens de Ser Invisível desde o dia em que a gente se viu e você me contou dele, mas sua resenha só piorou a coisa rs. Adoro levar esses sustos, adoro perceber que estava errada o tempo todo e que o motivo por trás de tudo é bom. Será que vou chorar? Talvez rs Sou uma manteiga derretida. Adorei os quotes mas esse último me ganhou. Quero, quero, quero.
    Beijos,
    Kim.

    ResponderExcluir
  2. Tô querendo ler agora esse livro, rs. Parece ser interessante, e pela sua breve resenha - que não deixou de ser maravilhosa - agora fiquei ansioso pra ler, e talvez eu até compre. Achei engraçada a capa, pelo que vi, tem sim uma pessoa invisível ali no canto, rsrs.

    Abraços, Joshua

    ResponderExcluir
  3. Fiquei interessada por essa história. Gosto de liros que abordam temas um pouco peculiares e se mostram ser únicos na narrativa e na intensidade. Fiquei com vontade de ler :) Uma pena é que a Bienal torrou meu salário todo, agora, só no mês que vem para poder comprar hehe.

    Um abraço!
    @ninanoespelho
    http://ninanoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas me surpreendi bastante
    E imagino que deve ser uma linda estoria
    Fiquei com contade de ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    É primeira vez que vejo este livro, e gostei do assunto.
    O livro parece ser bom e sua resenha me deixou com vontade de ler!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jacqueline Braga!
    Não conhecia esse livro - e agora estou louca para lê-lo!
    O romance parece ser muito, mais muito interessante!
    Gostei da resenha. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Jac, comprei esse livro esses dias! Estou LOUCA pra ler! Espero poder fazer isso em breve! Fiquei mega feliz de ler essa resenha mega animadora! Espero gostar dele tanto quanto você!

    Beijos,
    Amanda — Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  8. Eu já queria ler esse livro a algum tempo, desde que eu descobri o elenco do filme e vi que o Logan Lerman tava nele HAUSHAUSH (adoro o Logan <3) dai fiquei curiosa pelo livro, porque acho que ler o livro primeiro e ver o filme depois é melhor, mas nunca foi uma coisa muito urgente, mas depois dessa resenha Jac eu PRECISO desse livro aqui, adoro esse tipo de livro, cheio de surpresas e emoções *-* queeero demais kkkkk amei a resenha (: Ah, e se você curte rock você é das minhas kkkkkkkkk adorei saber

    Agente já postou resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  9. Caramba, nunca ouvi falar nesse livro, mas sua opinião sobre ele conseguiu mexer comigo. Gosto de enredos assim impactantes... Não digo que irei ler com certeza, pq tenho tanto livro na lista de desejados... Mas com certeza é uma leitura que, se um dia eu tiver oportunidade, farei sem dúvidas!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro!
    Mas agora eu preciso muito ler ele, parece que o romance é bom!
    Ah, eu sei que é chato pedir isso, eu estou te seguindo, você poderia me seguir, o blog é novo...
    Obrigada!

    x Ellen

    ResponderExcluir
  11. Oi Jaque,
    Com tantos elogios assim , vou ter que ler esse livro.
    Resenha ótima, como sempre! =D
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Jaque,
    Muito boa a sua resenha, fiquei com vontade de ler o livro e espero em breve ver o filme.

    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jacque!
    Eu já tinha ouvido falar do livro, mas nunca tinha lido nenhuma resenha, e me interessou bastante :D

    Gosto de histórias mais focadas em personagens do que com um plot mirabolante, porque gosto de acompanhar a personalidade e o desenvolvimento dele, e acho que esse livro é mais puxado pra esse lado.

    Adorei os quotes, principalmente o último ^^

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  14. Olá! :)

    Não conhecia esse livro, mas adorei o que li aqui! Tão impactante, né?!
    Parabéns pela sua resenha... Você abordou vários pontos, muito bem!


    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  15. Olá, bom dia!! Amei sua resenha! Creio que seja bem o estilo de leitura que curto e vc conseguiu mesmo passar a emoção da leitura em suas palavras :)
    Parabens pelo blog, tudo muito bonito e organizado!
    Beijos, bom final de semana =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  16. Ai Jacque, as vezes eu penso que só posso ler resenhas de livros que você não gostou, porque eu fico com uma vontade insana de comprar tudo o que você lê, já ouvi falar desse livro, mas não imaginava que era tão tocante, está indo para a minha lista de desejados.

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  17. Amei a resenha! Esses livros que nos fazem ter uma série de sentimentos em relação aos personagens são os que acabam ficando marcados para sempre em nossa memória. Fiquei curiosa agora.
    bjo

    ResponderExcluir
  18. Nossa fiquei muito curiosa com esse livro e meio com medo de ler e ser muito triste... quero spoiler rsrsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  19. Adoro adoro livros intensos, únicos e marcantes. (ha e adaptações com o Logan Lerman *--* que não seja PJ), fiquei suuper curiosa, Jac! definitivamente irei ler o livro.

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bom?
    Como é bom fazer uma resenha de um livro assim, gostaria muito de ler ele também, pena que não tenho, mas fico degustando ele pela sua resenha.
    Sim, resenha maravilhosa.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Puxa eu não conhecia esse livro, olhando a capa ningu´wm imagina que dentro contém tanta coisa impactante ao leitor, gostei muito da sua resenha e a forma que vc abordou o personagem Charlie, vai virar filme...já é uma ótima dica pra mim.
    rsrs

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Puxa eu não conhecia esse livro, olhando a capa ningu´wm imagina que dentro contém tanta coisa impactante ao leitor, gostei muito da sua resenha e a forma que vc abordou o personagem Charlie, vai virar filme...já é uma ótima dica pra mim.
    rsrs

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Esse livro é tão bom assim mesmo? mimimi :( e eu aqui nem dei bola pra ele, achei que era bobinho e tal. Diacho, tenho que parar de julgar livro sem ler resenha ¬¬ Mas agora me deixou intrigada. Ah se me deixou! Menina, isso é maldade tá bom! xD ai ai, fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Parece ser um livro bem interessante.
    Espero poder lê-lo um dia.
    Amei a resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  25. -ooooi!
    Nossa, quando vi a capa, recarreguei a página, pensei que a imagem não tinha acabado de ser "revelada". kkk' Muito estranho, parece que ta faltando algo. =S

    Legal a resenha e o blog! Faz um tempinho que não visito os blogs! Ta uma correria só! ;D

    Beijos, Felipe
    Enquanto isso, na estante...

    ResponderExcluir
  26. Oi Jac!
    Poxa, não conhecia esse livro, mas fiquei muito, muito curiosa para saber quais os relatos que estão nas duas últimas cartas.
    Pelo o que tu falou é um livro bem intenso mesmo, e fiquei super interessada nele.
    Parabéns pela resenha!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  27. Jac, me identifiquei muito com o personagem.. sei lá.. sempre estou feliz, mas às vezes triste.. tem hora que sorrio pra disfarçar minha tristeza.. FOi isso que pensei do personagem quando lia resenha, n~/ao sei se é assim também.. MAs de qualquer jeito quero ler o livro.. ando lendo muita fantasia, quero algo mais real. Acho que esse livro vai ser perfeito *--* Adorei a resenha, linda !
    Bjão :)

    Fernando

    http://nerdliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Não tinha ainda conhecido esse livro, mas achei uma estória muito interessante, e adorei a capa e o titulo tb, me deixou muito interessada! :]

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...