[Resenha] Tudo por mudar - Jonathan Tropper

Livro: Tudo pode mudar
Autor: Jonathan Tropper
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 281

Classificação: 5/5


Minha opinião:

Jonathan Tropper é autor de 5 romances, entre eles Como falar com um viúvo e Plano B. Tudo pode mudar teve seus direitos negociados com a Sony Pictures.  

Aos 32 anos, Zachary King parece ter a sorte a seu favor. Possui um emprego estável (embora seja um tanto enfadonho), mora em um luxuoso apartamento que divide com um amigo milionário (fissurado em televisão) e está noivo de uma jovem inteligente e muito sensual.

Mas seu mundo começa a virar de cabeça para baixo quando ele encontra sangue em sua urina. Obcecado com a possibilidade de estar com câncer, ele procura um médico para investigar a causa do sangramento. Como se não bastasse toda a preocupação com sua saúde, seu pai - um homem inconsequente e viciado em viagra - reaparece após 20 anos de ausência, querendo reparar os erros do passado.

" - Está tudo bem?
- Hum - é a resposta.
Jamais, em nenhuma circunstância, você quer ouvir seu médico dizer "Hum". "Hum" é o jargão médico para "Puta que pariu". (pág. 37)

Tudo por mudar é um livro que aborda de modo descontraído, as dúvidas de um homem que parece ter sua vida caminhando sob os trilhos da perfeição. Mas, ante a possibilidade de uma terrível doença, ele começa a questionar o rumo que sua vida está levando.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Zachary, que aos 12 anos precisou lidar com a escandalosa separação dos pais, e passou a ser o pilar de sustentação para seus irmãos mais novos: Matt e Pete. O que ele menos queria era se tornar um retrato do pai, que traia sua mãe constantemente, porém, quando Norm bate na porta de sua casa - após longos anos de ausência - a princípio Zack não aceita a presença do pai, mas acaba sendo influenciado pelo seu comportamento e sua vida se torna um verdadeiro caos. Amedrontado com o futuro noivado e assombrado pelas lembranças de Rael - seu melhor amigo morto em um acidente de carro - ele ainda precisa lidar com a estranha atração por Tamara, viúva de Rael.

O ponto alto do livro são os personagens, excêntricos em sua essência (especialmente Norm, que vivia exibindo sua ereção por todos os lugares onde passava), e humanos em suas intenções. As confusões que Norm, Zack e seu amigo milionário Jed se metem, seriam cômicas se não fossem trágicas. Durante toda a leitura eu falava: esse livro daria um ótimo filme (antes de saber que o mesmo já tinha seus direitos comprados).

Com uma narrativa ágil e divertida, o autor aborda as tragédias na vida do protagonista de forma leve e descontraída. Tiveram partes que me fizeram chorar de tanto rir e outras que me emocionaram profundamente. O interessante foi acompanhar a visão de um homem sobre o amor, família e a amizade. Com personagens bem construídos e uma premissa inovadora e irreverente, o autor nos leva a refletir que: nunca é tarde demais para tomar decisões que afetem radicalmente o curso da nossa vida, mesmo que a curto prazo isto não pareça ser uma boa ideia.

32 comentários:

  1. Oi, Jack!
    Tem livros que realmente nos fazem pensar durante toda a leitura que daria um ótimo filme, né? Confesso que logo de cara esse livro não me conquistou, mas depois de ver tantas resenhas positivas estou começando a dar o braço a torcer e quase colocando ele na minha lista de leituras!
    Quero saber o que acontece com ele, se realmente era câncer.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nunca imaginava olhando para capa do livro, que ele tratava de um assunto tão sério! Fiquei curiosa para saber o desenrolar da história, acho que quero ler o livro!

    Beijokas amiga!
    PS: Já consigo enviar o livro?

    ResponderExcluir
  3. Gente! Como não tenho costume de ler sinopses, apenas resenhas, nunca que iria pensar que esse livro pudesse falar sobre esse assunto. Ele parecia com um livro de auto-ajuda (na minha mente, rs), e agora só fiquei com vontade de ler, ainda mais depois de saber que você riu bastante em alguns momentos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu to pirada por esse livro.A primeira vez que li sua sinopse me encantei logo de cara.To tentando comprá-lo,mas ainda não deu.
    Amei a resenha e tenho certeza que vou amar o livro!
    Bjs
    1Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  5. haha, eu adoro livros nesse estilo. Pela capa, não daria nada, mas eu amei a sinopse! A resenha me faz ter ainda mais vontade de ler, acho que estou precisando de umas boas risadas ;D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Jack!

    A sua resenha me mostrou que esse livro é bem legal! Pois tem igredientes que eu adoro! E ainda vai virar um filme! Adoro imaginar tudo na minha cabeça e depois só ver isso.... acho bem legal! Espero que a adaptação seja fiel!rs

    Um beijo!
    Marcelle - http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Jaque!
    Sinceramente nunca tive muita curiosidade em relação a este livro, acho que por geralmente não achar os livros tão engraçados quanto a maioria acha. Mas agora estou começando a repensar isso, mesmo que não me leve a chorar de rir, pelo menos é algo descontraído e leve.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jack, adorei a resenha! Não tinha lido nenhuma sobre esse livro, e a capa+sinopse não tinham me chamado tanto a atenção. Sua resenha me revelou que o livro parece ser bem diferente do que eu imaginava, e adorei o fato que você disse que te fez rir. Adoro quando os livros causam esse efeito! rsrsrs É bem provável que eu o leia, eu que antes não tinha nenhuma vontadezinha de lê-lo agora, estou mega curiosa.
    Adorei! E sua resenha conseguiu passar as infos necessárias + sua impressão =]
    Beijos

    Nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    já tinha lido uma resenha positiva desse livro, agora com sua resenha tenho certeza que é bom mesmo.
    Muito divertido.

    Lucas / Era uma vez....

    ResponderExcluir
  10. Acho que esse livro deve ser muito legal. Quando foi lançado, não dava nada por ele, mas depois vendo as resenhas acabei me interessando!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  11. Estava na dúvida se pedia ou não esse livro para a Arqueiro e, após ler sua resenha Jacque, TENHO que pedir!
    Interessante um protagonista masculino e que fale de amor, amizade e família!
    Ótima resenha gêmula!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque,
    Menina geralmente os livros me chamam atenção primeiro pela capa, mas esse não pensei muito sobre ele não rs.
    Agora que li a segunda resenha do livro vi que é bem mais que eu imaginei.
    Gostem da mensagem que demos refletir ^^
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    A capa deste livro sempre me chamou atenção, mas eu não sabia do que se tratava o livro!
    Adorei sua resenha e achei a história interessante e diferente!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tá ai uma capa que por si só ja faz a gente querer comprar o livro *---*

    Gostei muito da sua resenha do livro e estou colocando ele na minha listinha de "desejados" xD. Estou precisando de algum livro que não seja tão "literatura fantástica".

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro, mas gostei da história, parece bem envolvente. Na ficção, sempre que alguém descobre que está doente resolve mudar completamente seu estilo de vida, nunca vi isso na vida real... O fato de o livro tê-la feito rir contou pontos a favor dele em meu critério, pois significa que ele não é tão dramático, coisa que não curto muito.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro
    E ele tem uma tematica bem interessante, uma estoria que poderia muito bem estar sendo vivida por qualquer um!

    Seguindo aqui *

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Pronto, lá vou eu ficar pobre de novo!
    Adoro livros assim, leves e descontraídos, mas que não são uma coisa sem propósito. Principalmente porque ando atrás de umas boas risadas.
    Mais um para a lista!

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha visto esse livro! O livro me conquistou de cara pela capa. Como você deu nota máxima deve ser excelente.

    Beijos!

    http://stormofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Estou conhecendo cada livro viu... Esse parece super interessante!!! parece engraçado e reflexivo* Vou solicitar este livro com a Editora com certeza. Adorei a resenha amiga :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Não tinha ouvido falar nesse livro, mas pela resenha parece ser bem interessante. Não sou muito fã de histórias narradas em primeira pessoa, mas isso sempre depende muito do livro. Acho que o livro não me cativaria À primeira vista se encontrasse em alguma livraria, mas parece ser muito bom! :)

    Um abraço!
    http://ninanoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Eu estou com este livro aqui, que eu recebi da Editora Arqueiro. Sua resenha me deixou mais ansioso para lê-lo.
    Amei a resenha!
    Grande Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Que pessoa de ma sorte não?? Pois eu ia adorar ler esse livro, um mone de gente (como você) fala super bem dele e eu aqui querendo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Jacque, eu to doida pra ler esse livro, você não tem noção! Ele parece ser super divertido.
    Eu imagino o Zach como sendo praticamente um neurótico quando descobre a doença! HAHAHA
    Parabéns pela resenha!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  24. Oi amiga, gostei muito da resenha, mais nao é meu tipo de livro, este eu nao compraria!!

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia esse livro, não sabia da existência dele D: E que pecado viu, depois de ler sua resenha, acho que me interessaria e muito em pegar esse livro de parceria com a Arqueiro e lê-lo, é bem diferente, não costumo ler livros assim, tratando da doença do Zack, de problemas familiares, de neuroses e de uma forma divertida!
    Seria boa essa leitura eu acho, vou atrás de ler esse livro com certeza ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  26. Nunca tinha me interessado muito por este livro, mas também nunca tinha lido a sinopse e só achava a capa bonita haha, mas a sua resenha me deixou bem animada, estou louca para ler este livro agora, parece ser muito bom.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Minha nossa, já fiquei rindo feito uma pateta só com o quote AHAHAHHAHA. Eu quero!
    Parabéns pela resenha, Jac.
    Beijos,
    Kim.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Jacque!

    Esse livro parece ser bem legal, tinha me interessado por ele quando vi o release e, agora com sua resenha, me interessei mais ainda hahaha

    Adoro livros descontraídos, e só pelo quote já dá pra ver que dá pra rir bastante *-*

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  29. Olá :)

    Não sei exatamente o porquê, mas tem algo nesse livro que me lembra muito a história de "Um Mundo Brilhante". E não é exatamente o gênero que mais me agrada, mas ok.
    Nunca tinha lido uma resenha dele e, pela sua, deu para notar que deve ser definitivamente divertido, descontraído. Acho que ainda o imagino mais como um filme do que como um livro. haha

    Beijo!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  30. Ri muito com o trecho selecionado. Eu curto histórias com personagens excêntricos. Divertido.
    bjo

    ResponderExcluir
  31. Não tem jeito com vc ...aiaiai
    Sempre que posta resenha desses livros mais alegres vc coloca trechos que vão deixar a gente justamente doidos pelo livro .
    Fiquei muito curiosa a respeito desse e se tiver oportunidade vou ler sim.
    Beijos e amei a resenha, nem preciso falar né?

    Vivi

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...