[Resenha] A última carta de amor - Jojo Moyes

Livro: A última carta de amor
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 378
Classificação: 4/5

Minha opinião:

Jojo Moyes estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent por dez anos. Publicou seu primeiro livro em 2002, e desde então dedica-se integralmente à carreira de escritora.

Após um acidente de carro, Jennifer Stirling perde a memória e não consegue de lembrar de que é casada. Sua mãe e o próprio marido, se recusam a responder as perguntas sobre o acidente.
Resignada a conviver com um homem que lhe parece "estranho", Jennifer volta para sua casa, tentando recuperar a memória ou fragmentos da vida que possuía antes do acidente.
Procurando resgatar algum vestígio da "antiga" Jennifer, decide então arrumar seu armário e acaba encontrando algumas cartas de amor endereçadas a ela, assinada apenas por "B". Ao ler as cartas, percebe que antes do acidente estava vivendo um relacionamento fora do casamento, e parecia disposta a largar tudo pelo amante.

43 anos após, a jornalista Ellie Haworth encontra no arquivo do jornal onde trabalha, uma carta endereçada a Jennifer. Comovida com a carta de amor escrita por "B" , torna-se então obcecada em descobrir quem seriam os protagonistas da história, e imagina se a mesma teve um final feliz.
" Quando você me olhava com aqueles olhos ilimitados, deliquescentes, eu me perguntava o que você podia ver em mim. Agora sei que isso é uma visão tola do amor. Você e eu não podíamos deixar de nos amar, assim como a Terra não pode parar de girar em torno do sol" (pág. 128)

Quando vi que este livro seria lançado fiquei toda animada com a capa, mas não tanto com a sinopse. Explico: não curto ler histórias com adultério. Sou casada e não consigo imaginar como um romance fora do casamento pode ser feliz. Mesmo que tenha felicidade entre os amantes, fico pensando na infelicidade do traído. Mas o livro é muito mais do que isso. Intenso seria a palavra certa para o descrever. Deixei de lado meus conceitos e me entreguei a história muito bem montada por Jojo Moyes.
No começo, temos o foco na vida de Ellie, uma jornalista prestes a completar 32 anos que vive um relacionamento com um homem casado. Ela sempre colocou a carreira antes do plano: marido-filhos e o caso com John parece satisfazê-la. Mas quando encontra aquela que seria a última carta de amor de um homem para a sua amante, Ellie começa a questionar sua vida sentimental. Será que John a ama? Ele largaria sua esposa por ela? Qual seria o futuro para o relacionamento deles?

Após, voltamos quase 50 anos no tempo e conhecemos a história de Jennifer. O capítulo nem sempre começa situando em que ano estamos, porém, é possível compreender perfeitamente qual época está sendo abordada. O livro é dividido em três partes, e na última parte é quando a vida das duas mulheres se cruzam.
Jojo conduz magistralmente esse romance de amor pelos tempos, conectando uma história a outra, de forma que a todo tempo faz o leitor imaginar um final, para logo depois surpreendê-lo com uma reviravolta.
Ao mesclar ficção com realidade - como a crise do Congo, o machismo dos anos 60 e a abominação com a qual o divórcio era visto - Moyes traça um cenário perfeitamente agradável, onde ficamos presos nas garras desse incrível e grandioso romance.

Todos os personagens possuem uma personalidade bem delineada. Particulamente, me afeiçoei a Yvonne, amiga de Jennifer, que era muito leal e direta e não hesitava em dar conselhos sinceros.
Algumas atitudes de Jennifer me irritaram bastante, e por isso não classifiquei o livro com 5 estrelas. A personagem me pareceu um jovem completamente perdida, que precisou casar com o rico empresário para manter um padrão de vida que seus pais consideravam "adequado". Não posso entrar em detalhes para não entregar a história, mas senti que ela foi fria e cruel em várias vezes com os sentimentos do amante e do marido. Seu envolvimento com o amante me pareceu instantâneo, mas em se tratando de uma mulher casada, a rapidez com a qual o amor deles evoluiu se tornou justificável. As cartas que ele escreve são apaixonantes, esfuziantes e repletas de um sentimentalismo que raramente vemos os homens expondo.

Ellie foi a personagem que eu mais me identifiquei durante a leitura, e também a que mais amadureceu ao longo da história. Ela tenta salvar sua carreira e conseguir uma boa matéria para não perder o emprego, e vive tentando decifrar as mensagens que seu amante envia, procurando algum significado por trás das palavras abreviadas. Foi interessante observar o contraste das duas épocas: onde em 1960 existia o romantismo das cartas e o uso de palavras mais rebuscadas para expressar o sentimento do amante; e em 2003 os simples torpedos com mensagens curtas e sem qualquer emoção, enviados a Ellie.
Mesmo sendo narrado em terceira pessoa, o livro consegue transmitir muita emoção. Os encontros e desencontros dos personagens fizeram meu coração bater mais forte.

No início de cada capítulo há um trecho de uma última carta, torpedo ou e-mail verídicos, que destaca o modo repentino e brusco com o qual as pessoas terminam seus relacionamentos hoje em dia. O desfecho foi totalmente inimaginável , e embora não tenha chorado, me arrepiei inteira conforme a história encaminhava-se para o seu final.
A última carta de amor foi um romance intrigante e inquietante, que me deixou acordada madrugada adentro para saber o que aconteceria com os "amantes desafortunados". Totalmente recomendado.

33 comentários:

  1. Oi, Jack!
    Primeiramente, parabéns pelos 1000 seguidores!!! \o/ Adoro ver o quanto o My Book Lit cresce a cada dia.
    Sobre o livro, eu gostei bastante dele pela sua resenha, mas tenho quase certeza de que ao ler não me empolgaria tanto assim. Acho que simplesmente não estou muito no clima para tanto drama sentimental.rs A capa realmente foi muito bem escolhida. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sabe, eu tbm fiquei empolgada, por q adorei a capa, é muito linda! Mas a sinopse não me agradou. Semana passada eu quase ganhei ele de aniver e como podia escolher, acabei escolhendo outro, pois fiquei com receio!
    Mas adorei sua resenha e se ganhasse ele eu daria uma chance!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaque!!!
    Fiquei muito feliz ao ler sua resenha!!! Acabei de comprar esse livro e queria uma opinião sincera sobre ele. Que bom que vc gostou... kkkkk Fico mais tranquila, pois apesar de ter gostado da sinopse, estava com um pouco de receio de ser meio dramalhão demais ou novela mexicana...
    Parabéns pela resenha e pelos 1000 seguidores!!!
    Bjs!
    Paulinha
    http://memyshelfandmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jack
    Adorei a resenha do livro. Apesar de não gostar desse estilo de história fiquei intrigada querendo saber mais sobre os amantes.
    E parabéns pelos 1000 seguidores \o/
    bjos
    Brúh

    ResponderExcluir
  5. Não sei se quero ler, pois não sabia que tinha traição e tal e assim como vc, tenho um relacionamente e gosto de ver um relacionamento direito, em livros que leio '-'

    ResponderExcluir
  6. Também fiquei encantada com essa capa, ficou muito linda!!! Quando li a sinopse, achei que o livro fosse parecido com "Para Sempre", por causa do acidente e da perda de memória... mas parece ser uma história bem diferente. Adorei sua resenha e fiquei curiosa em relação ao desenrolar da história.
    Parabéns pelos 1000 seguidores! =D

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  7. Hey Jacque-linda!

    Também tenho um pouco de aversão a romances fora do casamento. É uma coisa tão triste, quando eu leio livros assim, (eu ia citar o nome de uma autora, mas seria spoiler) me da uma revolta, tenho vontade de largar o livro, mas aí vem o autor e conduz a história para outro rumo e eu acabo gostando. rs
    Assim que vi que a Intrínseca ia lançar esse livro, ele foi para a lista de desejadinhos,mesmo eu não tendo lido a sinopse (fiquei sabendo do que se tratava o livro pela sua resenha) a capa me chamou muito a atenção.

    Beijos e parabéns pelos 100 seguidores! *o*

    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, sua resenha foi bem explicativa, eu tinha uma percepção pela sinopse e td mudou lendo sua resenha, parece ser um bom livro, mais eu não o compraria..

    Beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi

    Quando eu vi divulgações deste livro, achei a capa legal.Por parecer que aborda sobre cartas, até fiquei interessada. Essas histórias que abordem adultério são complicadas mesmo.Acho bom quando vemos esse amadurecimento de uma personagem.As vezes não choramos, mas impossível não ficamos tocadas e arrepiadas com a história..Bem legal.

    Beijos :

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha...Como sempre né?!
    Parece ser um livro muito bom, não seria uma leitura que eu pegaria para ler, mais se eu ganhasse não iria negar a leitura
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  11. Esse livor acabou me lembrando, um pouco, o filme "Cartas para Julieta". Mas acho que não iria trás dessa obra... Ela não chamou muito minha atenção >.<
    Acho que é o estilo da historia '-', já fiquei um pouco 'enchida' com ele @.@

    Mas a capa do livro ta linda xD. Se eu fosse comprar seria só por caus adela... Serio, tenho uma tara de comprar livros pela capa xD

    E parabéns pelos 1000 seguidores *---*. Espero que o blogger continue crescendo: "Para o infinito e além o/"

    #apanha
    Bjs
    Empório das Tentativas

    ResponderExcluir
  12. Ei, sabe que eu também me empolguei totalmente com essa capa, mas nem tinha me dado o trabalho de ler a sinopse? ;x hehe, e apesar de também odiar quando uma história envolve adultério, algumas ainda podem ser boas mesmo assim. Adorei a resenha e fiquei com ainda mais vontade de ler o livro.

    Um beijão

    ResponderExcluir
  13. Oi Jacque!
    Eu sou bem careta em relação ao adultério, acho que NADA justifica, se a relação está ruim, melhor terminar antes de qualquer coisa. Mas, mesmo assim quero ler muito este livro. Sua resenha me deixou bastante curiosa rs.
    Parabéns pelos 1000 seguidores, você merece muito mais!

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelos 1.000 seguidores \o/ vc merece flor!
    com relação ao livro, ainda estou em dúvida se o compro ou não. Assim como vc, esse tema adultério me desagrada um pouco. Mas pelo que vi na sua resenha tem mto de descoberta pessoal tbm, de aprendizado.
    E o fato de os personagens serem bem delineados me chama a atenção para ler.
    Mas a sinopse não me chamou mto a atenção. Mesmo assim darei uma chance ao livro, pq gostei da sua resenha hehehe
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Jacque,
    Ah também fiquei bastante animada com a capa do livro, mas a sinopse me desanimou, pelo motivo.
    Ah mais como sua resenha me deixou um tanto curiosa, vou coloca-lo em minha lista, dessa forma a Intrísica vai me levar a falência viu rs
    Adorei sua resenha.
    Beijos Boa semana ^^

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Quero muito ler este livro. Parece ser ótimo. E sua resenha me deixou com água na boca! rsrs
    Parabéns pela resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Jacque! :D

    Ah, até que parece ser bom hahaha tava com medo de que fosse ruim, mas me empolguei com a sua resenha :P

    Também não suporto adultério, mas não vamos julgar ninguém, né? Vamos deixar a mulher contar a historia dela hahaha

    Fiquei curiosa com as epígrafes agora *-* Adoro epígrafes, ficava doida com as de Delírio hahahah

    Sua resenha ficou incrível, com sempre :D

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Jaque,
    Que demais a sua resenha!
    Já me arrepiei lendo a sua resenha, imagina lendo o livro!
    Parece ser uma história muito interessante e vou colocar na minha lista de leitura.

    ps: tem resenha nova lá no blog :)
    http://www.escutaessa.blogspot.com.br/2012/04/resenha-livro-o-homem-dos-olhos-de-aco.html

    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  19. Esse livro já entrou pra minha lista "No meu aniversário". Só tenho que arrumar dinheiro agora xD pobreza...mas nossa, adorei umas coisinhas e detalhes que li aqui agora. Tenho certeza que vou amar esse livro. De cara eu já amei, olha essa capa! O titulo então....vishi, tenho que ter o meu logo ou vou ter um treco! Muito desejado *-*

    ResponderExcluir
  20. Esse livro já entrou pra minha lista "No meu aniversário". Só tenho que arrumar dinheiro agora xD pobreza...mas nossa, adorei umas coisinhas e detalhes que li aqui agora. Tenho certeza que vou amar esse livro. De cara eu já amei, olha essa capa! O titulo então....vishi, tenho que ter o meu logo ou vou ter um treco! Muito desejado *-*

    ResponderExcluir
  21. Aiin, ainda não estou completamente convencida de ler esse livro. Acho a capa linda, mas não é meu estilo.

    Quem sabe mais tarde (beeem mais tarde) isso mude.

    Ótima resenha ;D
    Beijitos

    ResponderExcluir
  22. No começo da resenha eu lembrei de Para Sempre que a Novo Conceito lançou a pouco tempo e me lembro de achar que talvez por ser uma história real acabou faltando aquela uma doce de romance entre o casal. Acho que este livro vai ser ainda mais emocionante.
    Adoro quando a história se passa em dois tempos e fiquei mega curiosa pra saber o que vai acontecer com os casais.
    Este vai ficar em primeiro lugar na listinha de compras junto com O Substituto!
    Adorei a resenha ;)

    Beijos

    Tati
    Coração Literário

    ResponderExcluir
  23. Não dava nada pelo livro, nada mesmo. Fiquei curiosa com essa resenha (Jac, que resenha ótima!), mais ainda não estou totalmente empolgada. Acho que estou começando a conhecer a famosa ressaca literária.
    Parabéns pelos seguidores, gêmula.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Eu tinha lido sobre ele livro,mas não sabia muito bem do que se tratava, achei muito interessante, com certeza sua resenha me despertou interesse por ele, não me identifico com histórias de traição e casamento, mas acredito que o livro vai além disso né.

    Enfim, entrou pra minha lista de desejados ><
    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  25. Oi Jacque,
    que resenha perfeita! *_*
    A capa é mt bonita mesmo e a sinopse intrigante. Mas parece ser muito bom de ler.
    Parabéns pelo os 1.000 seguidores!
    Muito mais sucesso!

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  26. Quando vi a capa desse livro imaginei uma história completamente diferente e fiquei surpresa ao ler sua resenha, pois eu ainda não tinha lido a sinopse do livro.
    Também não gosto de história que envolva adultério. Não sou casada mas namoro e muito antes de começar a namorar eu já achava ridículo as pessoas traírem. Qual a dificuldade em terminar um relacionamento, ser honesto com o parceiro e com você mesmo e ir em busca daquilo que está faltando? Enfim, já estou mudando completamente de assunto =p heheh
    Fiquei curiosa para saber o que acontece com Ellie e Jennifer! Mais um livro pra minha lista heheh

    ResponderExcluir
  27. Jack, só para aumentar minha vontade pela leitura desse livro hein??' Como você consegue.....hehehehe

    muito bem estruturada, e a capa deve ser linda mesmo

    bjos

    Philip Rangel
    Entrando numa Fria

    ResponderExcluir
  28. Adorável sua resenha, adoro quando as pessoas se despem de seus conceitos e se dispõem a ler ou conhecer coisas que não tinham muito afinidade.Resenha primorosa como sempre, que me deixou com vontade imensa de ler o livro, pois eu amo um romance assim, fora dos alicerces gerais .
    Desculpa meu sumiço, e obrigada por não abandonar as visitas lá no meu blog, andei meio deprimida, meio distante e preferi me afastar, odeio vir pra net com problemas pessoais,mas voltei, e adorei essa dica de leitura.
    Beijos. Vivi

    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2012/04/resenha-maldicao-do-lobisomem.html

    ResponderExcluir
  29. Oi Jacque!
    Como te disse no twitter estava louca para ler uma resenha desse livro, já que ele sempre me chamou atenção e nuncatinha visto nenhuma.
    Acho que também não vou simpatizar tanto com Jennifer: não gosto muito de personagens com essa personalidade.
    Espero que eu goste do livro também!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Ah so avisando :D Eu te recomendei a um meme lá no meu blog. Não se se poderá responder as perguntas, mas seria muito legal se sim :D

    http://travelingamongworlds.blogspot.com.br/2012/05/perguntas-e-respostas.html

    ResponderExcluir
  31. Oi*
    Vi este livro esses dias na livraria, e confesso que essa capa me chamou à atenção...
    Depois que li sua resenha acho que vou gostar da leitura do mesmo.
    Bela resenha!
    Beijos

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Jacque! :)
    Achei a capa muito linda e fiquei bem animada para ler o livro, mas quando li a sinopse, minha animação se dissipou... Esperava algo totalmente diferente.
    Mas confesso, ao ler a sua resenha - que à propósito, está incrível! - fiquei curiosa, mesmo não tendo uma temática que eu goste, acho que vale a pena lê-lo. Enfim, a sua resenha me convenceu, um dia eu o lerei. :)

    Beijocas.
    www.artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. JAc JAc JAc !! Parabéns linda !! 1000 seguidores \o/ você merece <3
    Eu não não sabia que você não curtia livros com traição e etc.. mas é o correto, onde já se viu né ? Sahush
    Mas sério, deve realmente ser um livro intenso cheio de emoção. MAs acho que me decepcionei em relação ao livro, por que não gosto dessas reviravoltas de tempo, votar 50 anos, depois avançar os mesmos.. por outro lado, você disse que os personagens são bem construídos, e isso me atrai !
    Bem, como sempre a sua resenha está ótima ! MAs não tenho mais certeza se quero ler o livro.. quem sabe meu conceito não mude co o tempo :D hehe
    Parabéns linda !

    Fernando


    http://nerdliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...