[Resenha] Anjo Mecânico - Cassandra Clare

Livro: Anjo Mecânico (As Peças Infernais)
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Número de páginas: 387 
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Tessa, de 16 anos, sai de Nova York para ir ao encontro de seu irmão Nathaniel, em Londres.
Porém, ao chegar em Londres ela é recebida por duas mulheres estranhas, conhecidas como as Irmãs Sombrias. Além de manter seu irmão Nathaniel como refém em um lugar desconhecido, as duas irão obrigá-la a treinar suas habilidades, que ela nem desconfiava que possuía.

" - Sempre se deve ter cuidado com livros - disse Tessa -, e com o que está dentro deles, pois as palavras têm o poder de nos transformar.
- Não sei se algum livro já me transformou - disse Will. - Bem, há um volume que promete ensinar uma pessoa a se transformar em um rebanho de ovelhas..." (pág.79)

Quem leu minha resenha de Cidade dos Ossos (primeiro livro da série Intrumentos Mortais), percebeu que me decepcionei um pouco. Quando vi que a série As Peças Infernais - que é um prequel de Instrumentos Mortais - seria lançada por aqui, não criei muita expectativa e me surpreendi.
A história se passa na perfeitamente ambientada Londres Vitoriana. Carruagens, vestidos espalhafatosos, o céu cinzento e o Rio Tâmisa são alguns dos ingredientes que a autora usa para nos transportar ao clima de Londres, e a fórmula não poderia ter sido mais acertada.

O livro é narrado em terceira pessoa, onde inicialmente conhecemos Tessa, uma jovem orfã que carrega um anjinho mecânico no pescoço, pingente este que pertenceu a sua mãe. Ao ser obrigada a usar seus poderes de metamorfose (ela pode se transformar em qualquer pessoa), tudo o que ela mais deseja é se livrar do domínio das Irmãs Sombria, e encontrar seu irmão para viverem juntos. Porém, o seu caminho se cruza com o de dois caçadores de sombra. Will e Jem, a levam para o Instituto, uma espécie de abrigo para os caçadores de sombra. Em seu encalço encontra-se o Magistrado, homem que recrutou as irmãs sombrias e deseja casar-se com ela. Quem seria o Magistrado? Quais interesses ele teria em seus poderes?

Novamente fui fisgada pelos diálogos inteligentes e a história super bem montada de Cassandra. Parece que seu lema é criar personagens sarcásticos, porque o Will me lembra muito o Jace de Cidade dos Ossos. Algumas situações vividas entre Will e Tessa, foram praticamente idênticas as cenas vividas por Clary e Jace em CDO, e isso me irritou um pouco.
Dono de frases engraçadinhas e um temperamento um tanto explosivo, à primeira vista Will parece um mulherengo incorrígivel, porém, sua relação com o amigo Jem nos prova o contrário. Ele age como um irmão mais velho, cheio de preocupação e carinho. Seus sentimentos contraditórios me confundiram muito. Não posso dizer que me apaixonei por ele, mas também não o odiei.

Jem possui uma aparência frágil e esconde um segredo de Tessa que só é revelado no final do livro. Creio que no segundo livro da trilogia ele irá ganhar um destaque maior (torcendo por isso).
Tessa me surpreendeu! Uau. Ela não lembra em nada a Clary. Sua determinação e o amor desmedido que sente pelo irmão me conquistaram. Ela á apaixonada por livros, e em várias passagens cita o seu favorito (Um conto de duas cidades de Charles Dickens), e também alguns diálogos de outros livros. Impossível não se apaixonar por ela.

Se em Cidade dos Ossos eu senti falta de um vilão convincente e que me fizesse odiá-lo, aqui não há esse problema. O Magistrado é desprezível, embora seus verdadeiros propósitos para Tessa não sejam completamente revelados, e justamente esse clima misterioso que me fez implorar pela continuação.
O mais viciante, é que Cassandra não se contenta em montar um segredo apenas. Nesse livro existem vários pontos de interrogação, e isso nos prende a história. 

Não dá pra negar que a obra tem grandes semelhanças com Cidade dos Ossos. Em Anjo Mecânico temos o dobro da ação e em nenhum momento o livro se torna enfadonho. Clare introduz o Mundo das Sombras vagarosamente, contribuindo para que nenhum detalhe passe despercebido.
Não é preciso ter lido a série Intrumentos Mortais para iniciar a leitura de Anjo Mecânico, eu até aconselharia começar por essa trilogia. Tenho certeza que essa série irá se tornar uma das minhas queridinhas, prova que Cassandra conseguiu me surpreender (e como).

31 comentários:

  1. Adorei a resenha! Ainda não li nada de Cassandra mas com certeza quero conferir esse livro!

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nem preciso dizer que estou quicando de vontade de ler Anjo Mecânico, né? Adorei a resenha, ainda não vi muitas por aí, então tá sendo legal ver as opiniões que estão surgindo até agora *-*

    E a capa é perfeita, assim como as de Instrumentos Mortais!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler essa série, já estou bem atrasadinha, já! HAUHA. Sempre vejo comentários bons; adorei sua resenha ^^

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque!
    Eu não queria ler a resenha, assim como não quis ler a de "Cidade dos Ossos", mas não resisti! haha
    Bom, é a primeira resenha que leio de "Anjo Mecânico" e acho que vou ter que torrar o meu din din acabando de comprar a coleção de "Instrumentos Mortais" para começar com essa série! rs
    Adorei a resenha. Você conseguiu me deixar curiosa e destacou diversos pontos do livro, mas sem deixar os spoilers passarem! ^^

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal. Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro. A capa é maravilhosa e o enredo parece ser bom, pelo que você escreveu. Livros narrados em terceira pessoa não me agradam muito não, mas esse parece valer a pena. Adorei
    Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sinopse, já tinha lido sobre o livro, e confesso que não restei atenção.
    Não conheço a narrativa da Cassandra, mas sua resenha é interessante, vc escreveu sobre pontos que me prendem muito numa leitura.
    Como minha lista de livros está enorme vou demorar um pouco para adquirir esse, mas quero ler, afinal a protagonista ama os livros e isso me cativou em sua resenha.
    Beijinhos Jacque.
    Vivi
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2012/05/amigos-do-blog.html

    ResponderExcluir
  7. Eu li os livros de Instrumentos Mortais e gostei bastante até (apesar de no terceiro a Clary me irritar muito). Mas a minha sensação com a Cassandra Clare é que foi o suficiente pra mim, não tenho mais muita vontade de ler nada dela. Quem sabe isso muda no futuro HUAH

    ResponderExcluir
  8. Preciso me atualizar e ler essa série. Gostei muito da sua resenha. Enquanto a estória eu ainda não conhecia, achei muito interessante o enredo e pela maneira da escrita da autora, assim que eu tiver uma oportunidade irei ler esse livro, mas antes o primeiro da série xD

    Abraços
    Caique Fortunato
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque
    Curti muito a resenha,
    ainda não li nada da Cassandra,
    esperendo meu livro de Cidade dos Ossos chegar +_+
    O livro realmente parece ser muito bom.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Bela Resenha Jac.
    Não nada da autora, estou com muita vontade de ler esse livros, fiquei muito feliz em saber que é um livro que não tem nada de seres(vampiros etc) é a primeira resenha que leio do livro e me surpreendeu mesmo.
    Beijo
    Bruh-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  11. Oi, jacque!
    NHAIN, não vejo a hora do meu livro chegar *-----------*

    tô muito curiosa pra ler, e acho que essa questão da história se passar na era Vitoriana me anima mais ainda :D

    E ainda bem que não precisa ver CdO, porque eue não li hahahaha

    beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jack!
    Não sei se eu leria Anjo Mecânico agora. Gostei bastante de Cidade dos Ossos e esse livro é praticamente a mesma coisa. Gosto bastante da Escrita da Cassadra, mas dois livros iguais não rola pra mim. Quem sabe mais pra frente eu acabe cedendo.rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Jacque!
    Nunca li livros da Cassandra Clare, mas vejo mesmo que muitos gostam dela. As vezes elevamos muito as expectativas quanto aos livros e acabamos nos decepcionando.
    Ainda bem que este livro foi exatamente o contrário para você do que aconteceu com CDO. Gostei muito de saber que este é melhor, talvez comece mesmo por ele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi ..

    Eu vou começar a ler essa série em breve. Parece ser tão boa *----*.
    É bom saber que não precisa ler a outra série para poder ler essa. Fico até mais tranquilo, rs.

    Ótima resenha!

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Resenha muito boa, e que contribuiu para que me convencer a ler esta série. Estava dividido em opiniões positivas e negativas quanto a primeira série, Instrumentos Mortais, e decidi que deixaria o tempo passar. Com essa nova série, achei a história mais interessante que a original, e estou louco pra ler ela agora!!!

    Abraços, Joshua

    ResponderExcluir
  16. Oi Jack,

    adoro as historias da Cassandra e amo Os Instrumentos Mortais! Estou louca para ler Anjo Mecânico, principalmente por ele ser ambientado na Londres Vitoriana!!

    Adorei sua resenha!! Agora estou muito mais louca por esse livro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Jaque!
    Adorei a resenha,estou louca para ler Anjo Mecânico e fico feliz em saber que ele não é enfadonho em momento algum.

    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Parece um suspense bem interessante.
    Boas dicas e resenhas viu

    Hey deixa um comment lá no meu?
    www.luliskd.blogspot.com

    (E se ainda não segue, dá uma seguida lá *-* )

    ResponderExcluir
  19. Em breve lerei essa saga! Parece ser ótima! Até agora o livro nao chegou! rsrs Irei te enviar um outro endereço, pois, o meu está dando uns problemas...ook?
    bjao

    ResponderExcluir
  20. Ai, e agora? Leio esse ou CDO? O problema todo é que eu tenho até Cidade de Vidro, mas e esperar sair os outros desse ai? Ai... que indecisão... >.<

    ResponderExcluir
  21. Eu acho que essa semelhança entre personagens e serem sempre sarcásticos seja porque ela (Cassandra) é um 'pouco' fã de animes e isso é o que não falta em alguns gêneros o/ <-- Sei lá, xD isso é só uma teoria minha ^-^

    Cara, eu vi esse livro e não acreditei que ele fosse bom ~.~, sério. Mas acredito em seus elogios, ainda mais depois de Sangue Quente (R. *---*)

    Bjs
    http://emporiodastentativas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Gêmula!!!! Pena que vc colocou a resenha hoje!! Fiquei na dúvida se comprava esse ou não ontem e acabei optando por não! Que droga! =(
    Vou ver se marido me dá! hehehe
    Excelente resenha !
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  23. Tava doida pra ler alguma resenha desse livro, eu só ci CDO e até que gostei viu, mas não lembro muita coisa já que li faz tempo, essa nova série, que tem a ver com a outra, me interessou, mas pensei que teria que ler CDO e os outros livros, mas não *O* Claro que me interessei mais ainda por esse livro depois de ler sua resenha, quero conhecer Will, acho que vou ter uma relação de ódio e amor com ele viu. hahaha'

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Jaqueline,

    Gostei muito da sua resenha e me despertou muito interesse pelo livro, gostei muito dessa capa também, fiquei contente em saber que sua irmã ganhou um livro no meu blog, espero que ela me enviae uma foto para publicar no blog....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Amei a sua resenha, e ela me deixou louca por esse livro, eu tenho muito vontade de ler Cidade dos Ossos, mas confesso que este livro chamou ainda mais a minha atenção, mas pensei que que precisaria ler Cidade dos Ossos primeiro(o que na verdade não seria muito ruim), é muito bom saber que não é necessário, estou louca para ler este livro *-*.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Jac *--* Eu fiquei sem vontade de ler a outra série dela, mas agora acho que vou ter coragem de ler essa.. você disse que é mais envolvente, tem mais aventura. e não quero livro parado :/
    É bom saber que não tem problema começar por essa a série sem ter que ler a primeira, pois eu não estou a fim.
    A resenha está ótima *--* Gostei da história, e parece ser mais bem explicada ! Quero ler :)
    Bjão

    Fernando

    http://nerdliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Jack, fiquei feliz em ler sua resenha, e feliz tb por que o livro foi diferente para vc do que foi instrumentos mortais... Ja vou coloca-lo na minha lista de futuras compras... ^^

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha, tenho muita curiosidade de ler o livro!
    Beijão

    ResponderExcluir
  29. Nunca li nada da Cassandra, mas esse livro me interessou. Deve ser chato ler um livro de uma autora e lembrar de outro dela, acho isso bem chatinho. Uma personagem que adora livros, ai que fofa ^^
    Gostei da passagem do livro =D

    Bianca
    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...