[Resenha] @mor - Daniel Glattauer

Livro: @mor
Autor: Daniel Glatteur
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 184
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Em um e-mail enviado por engano, para cancelar a assinatura de uma revista, Emmi Rothner conhece Leo Leike. Assim tem início um relacionamento virtual intenso, que irá despertar as mais diversas emoções e reações em ambos.
" Leo, penso o tempo todo em você. Você ocupa alguns milímetros quadrados do meu cérebro (ou do meu cerebelo, da minha hipófise, não faço ideia de onde seja quando se pensa em alguém como você.) Você de fato acampou sua tenda lá. Eu não sei se você é como aquele que escreve. Mas se você for apenas uma parte daquele que escreve, então você já é alguém muito especial." (pág.86)
 Este livro foi uma grata surpresa. Comecei a ler de madrugada, e não conseguia mais largar. É viciante!!
 A história toda se desenrola através de e-mails trocados por Leo e Emmi, sem que ambos saibam como o outro é fisicamente. Emmi possui um casamento estável, e Leo acabou de sair de um relacionamento conturbado, porém, isso não impede que eles queiram levar o relacionamento virtual para "algo a mais". Só que marcar um encontro pode acabar com a expectativa que ambos possuem. O leitor acaba criando a mesma expectativa, imaginando como eles seriam e o que aconteceria nesse encontro.

O genial é que o autor consegue construir os e-mails sem usar o famoso "Internetês", nos poupando da linguagem virtual onde a maioria das palavras são abreviadas. O autor abusa da criatividade e de muita inteligência para montar as mensagens.
Os e-mails são recheados de sarcasmo (especialmente os da Emmi), humor e desabafos. Muitos deles contém apenas uma frase, de maneira que tudo fica subentendido, enquanto outros possuem linhas e mais linhas que revelam a personalidade dos personagens, bem como alguns detalhes de suas vidas.
" Não, Emmi, você não é uma qualquer. Se alguém não é uma qualquer, esse alguém é você. E não o é de forma alguma para mim. Para mim, você é como uma segunda voz dentro de mim, que me acompanha durante o dia a dia. Você fez do meu monólogo interior um diálogo. Você enriquece minha vida interior. (...)
Emmi, eu simplesmente tenho medo de perder a minha "segunda voz". Eu quero mantê-la. Quero lidar cuidadosamente com ela. Ela se tornou imprescindível pra mim." (pág. 68 e 69)
Apesar de Emmi ser casada, Glattauer não aborda a traição de uma forma vulgar. Até porque nem sei se classificaria a dependência em se corresponder com o Leo como traição, pois em todo o momento ela faz questão de frisar que tem um casamento feliz, mesmo que não entre em detalhes sobre sua vida conjugal. O grande X da questão é imaginar se eles estariam dizendo realmente toda a verdade.
O jeito como Leo escreve quando está bêbado rendem boas risadas. Ele consegue ser ao mesmo tempo doce, rude e pragmático. Creio que ele tenha sido bem mais "transparente" em relação aos seus sentimentos, do que a Emmi.

Cada segundo que antecedia a resposta de um e-mail, fazia meu coração bater mais forte, como se eu tivesse que pensar em uma resposta. Foi aflitivo, mas de um jeito maravilhoso.
Em nenhum momento a leitura se torna cansativa. Cada e-mail é extremamente necessário para a construção da história. O jeito como o livro termina é de querer pular no pescoço do autor. O bom é saber que a suma irá lançar ainda este ano o segundo, e último livro. Vou roer as minhas unhas até lá.

30 comentários:

  1. Oi, Jack!
    Pronto, agora já era. Preciso desse livro de qualquer jeito.hahahah
    Adoro livros com e-mails ou cartas, fico ansiosa sempre querendo mais a cada página. Uma pena a Emmi ser casada, poderia surgir um romance bem legal entre os dois.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. OI, Jacque! \o/

    Tõ vendo o pessoal falar bastante desse livro, mas é a primeira resenha que eu vejo :D

    Curti bastante a ideia, não tinha ideia do que se tratava ^^ E bem legal ele não usar o "internetês", porque acho que esse tipo de linguagem estraga qualquer texto, até mesmo e-mails hahahaha ><"

    Adorei a resenha! \o/

    beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!

    Vi esse livro na livraria outro e pensei em comprar, mas mudei de idéia. Parece ser uma história muito bem elaborada, gostei de saber que não tem muito da linguagem da internet porque sempre acho que isso torna um livro chato de ler ;/

    Talvez eu dê uma chance á ele...

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Ah tem uma continuação? shaushau
    Esses autores deveriam ter cuidado ao sair na rua!

    To pensando se leio ou não esse livro. Gosto de coisas assim, com emails e tal, mas ainda não sei.

    beijitos Jac linda

    ResponderExcluir
  5. Oi Jac, tudo bem?
    Meu Deus, sempre leio somente elogios quanto a esse livro, e já esta quase virando questão de honra ler esse livro rsrsr. Gosto de romances epistolares, e esse parece que se tornou um dos favoritos de muitos no momento. Abraços
    Amanda

    ResponderExcluir
  6. Háaaa eu queria mais resenha!!
    Acabou tão rapido, fiquei aqui curiosa amiga!! faz isso não poo... hummm ja até imagino o final!! hehehe

    beijoss
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque!
    Confesso que não estava muito curiosa pelo livro, principalmente por ser através de e-mails. Não sou muito fã desse tipo de narrativa apesar de ter gostado do único livro que li assim. Mas agora fiquei muito curiosa! Parece um livro inteligente e divertido, bom mesmo para relaxar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas agora que o conheço, acho super bacana.
    A resenha está excelente, como sempre.
    Pelo que pude ver o livro é fininho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Já li um livro assim, que era todo escrito com e-mails, da Meg Cabot
    E imagino que esse deve ser no mesmo estilo, o que deve ser muito bom
    E fiquei bastante curiosa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Vou acabar falindo com as suas resenhas... rs.
    Adorei a resenha! E preciso muito ler esse livro, fiquei super curiosa! Quando eu era mais nova cheguei a flertar um pouco na internet, mas só marquei encontro uma vez e foi uma decepção =/

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  11. Me interessei bastante por esse livro, até por ter um formato diferente de narrativa XD

    E adorei teu blog também =D Já estou seguindo ^^

    Beijão
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  12. Jaqc, vc me deixou hiper curiosa pra ler esse livro *_*
    Parece ser muito interessante e até surpreendente. Mais um pra minha listinhaaa rs

    @BabiStephane ^^

    Beeeeijos

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro e confesso, que fiquei super curiosa sobre o desfecho. Achei o enredo bem interessante, e espero uma oportunidade de poder ler,o livro um dia.
    *bye*

    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Esse livro está sendo tão comentado que eu estou morrendo de vontade de lê-lo! Além de a capa ser maravilhosa, ne.
    Acho que é muito importante isso que você citou, de o autor conseguir escrever sem o jeito de internet e tal, porque senão provavelmente se tornaria muito cansativo. O livro parece muito legal mesmo, fiquei curiosa agora para saber como ele lida com a questão da separação e etc.
    Adorei a resenha!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  15. Esse livro me parece ser tão bom! Fiquei meio assim com o tema, mas depois dessa sua resenha, mude de idéia e super fiquei com vontade de realizar a leitura do mesmo!!

    Obrigada pela sugestão, beijos.
    http://tempestade-de-estrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Que resenha maravilhosa, me convenceu a ler o livro com certeza! Agora preciso ler! Achei também legal o livro ser escrito através de e-mails, o que para mim é novidades, rs.

    Abraços, Joshua

    ResponderExcluir
  17. Oi Jaque!
    Que bom que vc começou por @amor estava louca para saber como era o livro,pelo que vi da sua resenha eu vou gostar bastante.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Estou simplesmente louca para ler esse livro amiga!

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nossa, esse livro fala a minha língua, esse universo virtual explorado dessa maneira tão doce como vc descreveu em resenha tão bem alinhavada me deixou muito curiosa a respeito do livro.
    Tinha visto o livro no Submarino e em algumas dicas de leitura, mas não me recordo de ter lido nenhuma resenha, e adorei ler a primeira em seu blog.
    Vou ter de ler esse livro Jacque *.*

    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  20. Porra! Como assim, tem continuação, Jaque? Num creio nisso! Num faz isso comigo, pra que voce foi mencionar isso? *-* Num vejo a hora de chegar o meu, I WANT, BAIBEEEE!

    ResponderExcluir
  21. Oi Jacque, tenho lido bastante comentários sobre esse livro, e minha curiosidade está aumentando rapidamente. Apesar de não me agradar muito essa coisa de traição, mesmo que virtual, deve ter um conteúdo bem profundo e divertido ao mesmo tempo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá (:
    Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa. Nunca li livros que são escritos desse modo, mas acho que iria gostar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Eu já tinha me interessado pelo livro só em ler a sinopse dele, mas com essa resenha, me interessei mais ainda! É bem interessante não saber se os dois falam a verdade, e a Emmi tendo um casamento feliz mas mesmo assim se correspondendo com o Leo, e ainda bem que não tem a linguagem 'internetês' no livro, não gostaria de ler um livro cheio de gírias e abreviações virtuais :X Por mais que eu as use. rs

    Enfim, tá na minha lista de desejados com certeza, nem sabia que iria ter mais um livro!

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  24. Oi Jacque,
    Nossa desde do lançamento desse livro fiquei curiosa para sabe como a história seria, se nas trocas de e-mails era como na vida real ou com aquelas abreviações (que muitas vezes eu não entendo rs).
    Gostei bastante desse livro e claro esse é mais um que vai para minha lista rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Ai vejo vc e outras pessoas falando tão bem desse livro pelo twitter que já estava com vontade de ler, agora ao ler sua resenha só confirmou mais essa vontade.
    Otima resenha Jac. Já vai pro meus desejados ;)
    Beijoos
    Bruh-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  26. Oi Jacque, adorei a resenha, parabéns! Essa estória parece ser daquelas super gostosas de ler, leve e agradável! Uma ótima dica, fiquei muito curiosa!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  27. Boa noite Jaqueline,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui, achei bem interessante, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Jack, gêmula queridaaaa!

    Estou louca pra ler esse livro! E tenho um motivo muito especial para isso que um dia te conto.
    Adorei a resenha. Como sempre, você transmite o essencial, de um modo bem direto e que deixa o leitor roendo as unhas (que nem você) para conhecer a história ao pormenor. Não sabia que tem continuação! Melhor ainda!

    Beijocas,

    Lu
    @LuPiras80
    www.equinocioaserie.com

    ResponderExcluir
  29. AAAHHHH
    A cada resenha minha vontade de ler aumenta mais.
    A sua só piorou minha situação!!!
    Gosto demais das suas resenhas, e preciso de @mor!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  30. Nossa, arrasou nessa resenha!

    Amei a história, me fez lembrar "Ana e Pedro - Cartas" (Vivina de Assis Viana e Ronald Claver), mas em versão adulta e atualizada. Bom, se você está roendo as unhas pelo segundo livro, eu estou pelos dois. =)

    Obrigada pela resenha.
    Beijos!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...