[Resenha] Nunca diga adeus - Doug Magee

Livro: Nunca diga adeus
Autor: Doug Magee
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 244
Classificação: 4/5

Minha opinião:

Lena está receosa em deixar que sua filha Sarah, de 9 anos, viaje sozinha para um acampamento, porém, a possibilidade de passar alguns dias sozinha com o marido - que se encontra emocionalmente distante - para tentar resgatar o casamento, acaba lhe oferecendo um certo conforto.

No entanto, este conforto se dissolve assim que Lena vê uma segunda van do acampamento Arno, parar na porta de sua casa. Quem seria o homem da primeira van que buscou sua filha e as outras 3 crianças? Seria um sequestrador? Seu desespero só aumenta quando recebe em seu e-mail uma mensagem dos criminosos, exigindo 1 milhão de dólares para libertar as 4 crianças.
Em meio as investigações, as exigências feitas pelos criminosos levantam suspeitas se algum casal estaria envolvido no sequestro.

" Lena devia tera idade da Sarah, cerca de 9 anos, e sorvia ávida cada palavra dita pela avó querida.
- Este ano, se for ao aeroporto, não quero que me dê adeus como no ano passado (...) Porque eles não ensimam as coisas direito neste país. De onde eu venho a gente não acena para alguém que deseja ver novamente, alguém que vai voltar, como se estivesse espantando mosquito. De jeito nenhum. Preste atenção, Lena. Nunca dê adeus para uma pessoa querida. Entendeu?"
Nunca diga adeus não é uma trama policial comum. O suspense está presente no livro, mas de uma forma angustiante, onde acompanhamos os medos e temores de quatro famílias que precisam lidar com o sequestro de seus filhos.
O livro é narrado em terceira pessoa, mostrando o ponto de vista das famílias e das crianças. O tempo todo sabemos onde as crianças estão e quem são seus sequestradores, porém, o que motivou o crime só é revelado perto do desfecho.

O foco da trama se concentra na vida de Lena, uma médica que tenta a todo custo se aproximar de seu marido. David saiu de casa antes de se despedir de sua filha Sarah, o que leva Lena a supor que talvez ele tivesse alguma coisa a ver com o crime. Durante toda a trama, o autor lança suspeitas sobre cada família.
Os dramas familiares, se misturam com as cenas aflitivas mostrando as crianças lutando pela sobrevivência em um chalé desconhecido.
Lena se aflige com uma dúvida que a faz perder o sono: teria ela acenado um adeus para sua filha?

A história mexeu muito comigo. Acompanhar a angústia de Lena, pensando se algum dia tornaria a ver sua filha, me deixou ansiosa e nervosa para saber se tudo teria um final feliz. Se eu já era superprotetora em relação ao meu filho antes de ler o livro, imagina depois (viajar sozinho never). Durante todo o tempo Lena aparenta ser uma mulher forte, mesmo nas horas em que se culpa por não ter descoberto que o rapaz da van era um farsante. Os sentimentos de David permaneceram uma incógnita durante toda leitura. Eu tive vontade de dar umas belas sacudidas na cabeça dele. Ele consegue permanecer frio e distante durante a maior parte do tempo em que sua filha está desaparecida. Pra mim ele agiu como um canalha, e não mereceu aquele final.
Os pensamentos frios do sequestrador, revelam uma pessoa com uma mente pertubada e sem qualquer escrúpulo. O esquema armado para o sequestro me pareceu bastante amador.

O final não surpreende, nem decepciona. Por ser ser um livro relativamente curto e com poucas páginas, a forma como Doug trabalha o enredo foi bastante satisfatória. O que acrescenta um toque real à trama, é a aflição que os pais sofrem, nos aproximando do drama vivido.
Para quem quer uma leitura recheada de tensão, este é o livro.

18 comentários:

  1. Aaah gostei, me lembrou da escrita do Coben. Adoro suspense! Quanto mais nervosa eu ficar, melhor. Mas gosto de finais surpreendente *-* Da;**queles de tirar o folego

    ;**
    Gabi - www.livrosecitacoes.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Só de ver a capa deste livro eu já imaginava algo do tipo, mas é a primeira resenha do livro que eu leio.
    O livro parece ser interessante e até me deu vontade de ler.

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ter um ótimo enredo; Gosto de suspense! Sempre fico imaginado o que vai acontecer.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  4. Olá Jacque,
    ainda não tinha lido uma resenha do livro e gostei muito da sua. Excelente! Imagino a angústia dos personagens.
    Até anotei aqui o nome. Antes a capa ja tinha me despertado a vontade de ler, agora então..
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro
    Mas ele parece ser bastante emocionante, uma drama
    Gostei bastante e é bom saber que se emocionou

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Li algumas resenhas positivas e negativas quanto ao livro, mas na minha opinião, talvez eu dê uma chance pra ler a obra, rs. Que resenha ótima! Sabe, me convenceu mais ainda que essa leitura é mais do que recomendada, apesar de não ser um livro policial, mas para drama... a história é bem interessante.

    Abraços, Joshua

    ResponderExcluir
  7. Ai meu Deeus, não sei se quero ler. Acho que ficaria morrendo de nervoso pelas crianças. Ficaria imaginando o que meus pais fariam se, Deus me livre, algo acontecesse comigo. Não, acho que não vou ler esse livro. Mas achei o quote muito interessante.

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  8. Oii Jac!!!!
    Gostei bastante da resenha, eu já havia me interessado pelo livro quando li a sinopse, e agora sabendo com mais detalhes do que se trata fiquei com uma imensa vontade de ler.
    Imagino como deve ter sido uma leitura angustiante, mas parece um ótimo suspense!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é bem no estilo de leitura que com certeza eu gostaria.
    Deve ser um thriller de tirar o fôlego, pelo que você disse.
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Quero ler esse livro, todo mundo fala bem dele, apesar de tu não ter gostado do final, não mexeu em nada na minha vontade. :)
    Beijoos
    Bruh

    ResponderExcluir
  11. Acho que saber quem são e querer que eles descubram é mais angustiante que se não soubessemos né??? Bah deve ser muuuito bom esse livro.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque,
    Quando vi essa capa do livro já consegui imaginar um pouco, mas nada comprado com a tensão que é encontrada no livro, eu não sei bem se quero ler esse livro, por se tratar de um história com tensão a mais, deixando os pais das crianças desesperados.
    Já tinha lido um resenha desse livro, mas não com esses detalhes.
    Parabéns pela resenha flor.
    Bom final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Incrível como os sentimentos de um livro têm um poder forte sobre mim. Se eu lesse "Nunca Diga Adeus", por exemplo, ficaria numa constante agonia, pois poucas coisas podem ser tão ruins quanto separar uma mãe de um filho em um sequestro, algo tão doloroso e inesperado...
    Particularmente falando, gosto de romances policiais e suspenses nos quais não conheço os culpados ao início, então creio que, para eu ler esse livro, a narrativa deveria ser muito boa a ponto de me manter interessada já sabendo que foi, apesar de não conhecer os motivos, como você apontou. Não sei se é o caso, mas se houver a oportunidade de lê-lo, não perderei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Para nós que somos mães deve ser aflitivo ler esse livro, acho tudo que é relacionado com crimes com crianças muito forte e difícil, mas por outro lado sua resenha me deixou bem curiosa. Mais um pra minha lista, que é infinita...rsrs

    Beijinhos Jacque, ótima resenha querida .

    Viviane do Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jac!

    Sua resenha é a primeira que leio a respeito desse livro e fiquei interessada. Gosto de livros nesse estilo, com dramas da vida real, sabe? Se eu tiver oportunidade lerei. :)

    Beijos,
    Amanda — Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que livro heimmm, deve ser angustiador, e ainda ver a foto da capa do livro ajuda....
    Gostei da resenha e fiquei com muita vontade de ler... e esse marido parece ser um idiota mesmoo..

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
    beijos, e tem resenha nova no blog..

    ResponderExcluir
  17. Oi Jacque!
    Esse é com certeza um tipo de leitura que me agrada muito, mas eu ainda não senti muita vontade de lê-lo, não sei porque.
    No entanto, adorei a sua resenha e anotei o nome na minha lista, mais para frente quem sabe?

    Beijos ;)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  18. Oi!!

    Acabei de chegar aki!! E adorei sua resenha de um enredo tão pesado.

    Gostei do blog e estou te seguindo! Agora volto sempre!

    DEpois me visita! http://umpoucomaisdelivros.blogspot.com.br/

    Mica

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...