[Resenha] O Diário Serial - Igor Castro

Livro: O Diário Serial
Autor: Igor Castro
Editora: Dracaena
Número de páginas: 222
Classificação: 5/5

 Minha Opinião:

É verão no litoral catarinense, e muitos turistas estão curtindo o calor e as festas na região.
O dia seguia tranquilo, até a polícia receber uma caixa de isopor com um conteúdo surpreendente, e que promete ser obra de um perturbado serial killer .

Os policiais Gomes e Rodrigo, são designados para cuidar do caso, e fazem de tudo para não alarmar a população.
Enquanto isso o assassino parece brincar com a polícia, deixando pistas sobre seus próximos crimes e prometendo acabar com uma vida por dia.
" Tenho um trabalho pela frente. Um trabalho nada bonito para alguns olhos, mas incrivelmente lindo para mim. Anseio por ele, não vejo a hora. Começaria agora mesmo se pudesse. Mas o plano está traçado, e seguirei nele até o fim. Caberá a mim julgar quem não merece estar aonde está, viver, sorrir, amar. Sinto-me como...como...um juiz! Meritíssimo, eu diria. É, gostei disso..." (pág.9 e 10)
 Se você é fã de Dexter (assim como eu) certamente irá apreciar a leitura desse livro. Ao contrário do seriado, onde Dexter é um tipo de justiceiro do "bem", e quem assiste acaba criando uma certa empatia com o protagonista, em O Diário Serial o assassino é alguém totalmente doentio, a quem certamente o leitor irá odiar.

O livro é narrado em terceira pessoa, intercalado com a narração em primeira pessoa do próprio assassino, onde ele descreve seus desejos e analisa o porquê da vítima merecer a morte. A proposta de um diário foi bastante inovadora e nos ajuda a criar uma certa conexão com a história e com os crimes.
Os capítulos são curtos, o que confere certa agilidade. Sempre que eu falava: só vou ler mais um pra fechar, não conseguia largar o livro, de tão envolvente.
Além de conhecermos a personalidade do serial killer, o autor também aborda o dia a dia da polícia e dos inspetores Gomes e Rodrigo.

As mortes são tensas e não recomendo o livro para quem não aprecia uma leitura mais "pesada" e realista.
Como ponto positivo destaco a forma como o autor desenvolveu as pistas de cada crime, deixando para o leitor a tarefa de ligar os pontos e achar uma conexão entre os crimes.

A Editora Dracaena realizou um ótimo trabalho na edição. Não encontrei nenhum erro de português e as páginas amarelas são confortáveis para a leitura. A capa, sem dúvida, é o maior chamariz da obra.

Como todo bom romance policial, no final temos uma reviravolta inesperada e que confere um tom genial ao livro. Tudo contribuiu para tornar a leitura imperdível: narrativa dinâmica, personagens bem construídos, mistério na medida certa e um serial killer odiável. Igor Castro é a prova de que a literatura nacional pode ser tão boa e surpreendente quando a literatura internacional.

32 comentários:

  1. Esse livro deve ser forte, não sei se seria uma leitura positiva.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi Jack!
    Confesso que nunca tive vontade de assistir Dexter. Mas se for algo parecido com o livro é capaz que eu goste rs
    Eu sou meio medroso pra essas coisas, sei que se eu ler esse livro vou pensar nisso por um mês. Em contrapartida eu fico mt instado com esse lance de serial killer, é legal saber sobre o assunto, mesmo na ficção. E esses dedos na capa é sangue? D:
    bjs,
    Nicholas - Tudo por um Livro.

    ResponderExcluir
  3. Uou, parece ser viciante, sou muito curiosa sobre serial kilers e psicopatas, apesar de nunca ter lido ou assistido Dexter fiquei com muita vontade ler esse.

    Mi - CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei, gosto de livros "pesado e realista" parece que a gente está vivendo aquilo, SURREAL!
    Gostei, vou procurar para ler ^^
    Beijos
    Bru
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu acredito que esse livro deve ser mesmo muito bom, apesar de não ser muito meu tipo literatura policial. Li alguns, mas não foram meus preferidos. Adorei o fato de ser narrado em terceira pessoa E em primeira pessoa, pela versão do assassino. Deve ser algo pesado de ler mesmo, nossa.
    Adorei a sua resenha. Ficou curtinha e bem objetiva.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro esse tipo de livro, é difícil encontrar um autor nacional bom nesse gênero, na minha opinião os autores internacionais ainda o dominam, mas é bom saber que isso está mudando! Adorei a resenha.

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  7. Quero tanto ler esse livro. A capa é um show, e a sinopse! O gênero literário que o livro trata é um dos meus favoritos, e acho que a obra me agradaria, e ainda mais sendo um livro nacional! Amei sua resenha, me deixou mais curioso quanto ao livro, aushuashuahss..

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, não gosto muito desse tipo de leitura viu, me parece ser bem realista mesmo, ainda mais que tem capítulos com o próprio serial narrando, acho que me daria pesadelos sem dúvida. rs Mas é de autor nacional, o que me deixa curiosa, enfim, se um dia pegar ele pra ler já sei o que esperar <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Jaqueline,

    Não conhecia esse livro e pela sinopse e ainda mais pela sua resenha, fiquei curioso com ele, apesar de não gostar da capa e pelo seu comentário que o chamariz do livro é a capa, na dúvida ....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oláa... já vi falar deste livro, parece ser ótimo. Sempre que leio uma resenha dele digo a mim mesma que, preciso ler. rs

    Beijoos
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  11. Oiii, adorei seu blog, parabéns. Muito boa a resenha. Sucesso, e claro, já estou super seguindo aqui, para acompanhar todas as novidades literárias bjs
    http://segredosemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não gosto muito desse tipo de livro só assisti o 1 episodio de Dexter e desisti então provavelmente é melhor eu não ler esse livro né.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  13. Na boa? Esse livro é minha cara.
    Não posso vir aqui que já volto com várias indicações de livros. Olha ai o que você faz amiga =/

    Pausa Para um Café - Resenha de Livros

    ResponderExcluir
  14. Realmente a capa é o grande chamriz da obra, se não fosse por ela eu não teria me sentido instigado para ler a sinopse da obra e descobrir sobre o que tratava o livro.
    Dos poucos thrillers policiais que eu já li gostei de todos e eu quero investir mais nesse gênero, e O Diário Serial parece ser muito bom.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Fiquei bem curiosa quanto ao livro, mas não estou com clima para essas histórias, alem de ter váaaaarios livros para ler aqui em casa :O
    A resenha ficou muito boa!
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  16. Olá Jacque,
    Vi a resenha desse livro tempo atrás
    e fiquei bastante curioso para conhecer. No entanto, acabei deixando passar. Agora, com você resenhando ele veio a vontade de ler ele de novo. aashauaha
    Achei bem legal um serial killer brasileiro. Ainda não li nenhuma leitura deste tipo, que fosse brasileira.
    Parabéns pela resenha, ficou perfeita!
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Acho que se eu lesse esse livro, nunca mais ia querer pisar na maravilhosa Santa Catarina, hahahaha. Nunca assisti Dexter, mas ouço falar muito bem, então, o livro também deve ser bom né! Amei sua resenha, como sempre *-*

    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  18. Owww, Amiga!
    já estou com medo só de ler, como assim não é recomendado para quem não aprecia leitura mais pesada oO" é meu caso estou começando a ler, mas indo de vagar rsrs valeu por avisar, vou demorar para ler esse, sério!
    Bjs
    http://mahzinhasantana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Jacque!

    Eu adoro Dexter *-----------*
    Acho que eu gostaria desse livro, apesar de não ler muitos livros policiais. Não tenho problemas com cenas "fortes", mesmo que elas fiquem gravadas na minha cabeça pra sempre hahahaha

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  20. Eu que já conhecia o livro fiquei mais entusiasmado em ler,a resenha ficou ótima.Esse é um tipo de livro que me agrada.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Nunca assisti Dexter o.O.
    Gostei muito do tema do livro, gosto de romances policiais, só não sei se aguento trechos muito pesados...

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  22. gostei! não sou uma grande leitora de livros de serial killer, mas gostei dos poucos que li. o fato de que é nacional só aumenta minh curiosidade: afinal, eu como aspirante a escritora brasileira devo apoiar meus "colegas" haha

    ResponderExcluir
  23. Oi Jaque,

    Ah já vi esse livros em alguns blogs, algumas resenhas mais ainda não tive aquela vontade de ler, quem sabe mais frente ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Ha, adoro histórias do tipo! Um bom romance policial é sempre boa pedida, principalmente tendo partes narradas pelo assassino. Comecei a adorar esse tipo de coisa depois de "Ecos da Morte", mas Ecos é bem fraquinho(no quesito mortes) e focado no romance, então essa deve ser uma leitura bem diferente. Vou ler com certeza, fiquei animada e curiosa só lendo a resenha :D

    Beijitos

    ResponderExcluir
  25. Oi Jac...
    Nossa eu sempre fui louca para assistir Dexter mais sei lá sempre me passa rsrs
    Amei a resenha, a capa é muito chamativa e apesar do estilo me interessei bastante...=]
    Também sou assim quando eu digo"Só mais um capítulo..." eu não consigo kkk
    Dica anotada!
    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -Rê

    ResponderExcluir
  26. Oii!!
    Não sou muito fã de romance policial, mas esse parece ser muito bom! Livros cheios de surpresa é comigo mesmo! rs
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  27. Gosto demais de Dexter, adoro o gênero do livro e sua resenha me deixou com vontade louca de ler o livro, até pq as investigações estilo CSI me deixam fascinada. Ótima dica, vou ver se encontro pra comprar online, ainda não tenho nada da Dracaena na minha estante, acredita?
    Beijos, Viviane.
    Razão e Resenas

    ResponderExcluir
  28. Hey Jacque-Linda.
    Acho que não leria o livro, mesmo estando curiosa sobre ele.
    Livros mexem muito comigo, e acho que não aguentaria ver um assassino narrando mortes tensas em primeira pessoa. rs

    Beijão, Meire.
    http://manialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Hey Jacque-Linda.
    Acho que não leria o livro, mesmo estando curiosa sobre ele.
    Livros mexem muito comigo, e acho que não aguentaria ver um assassino narrando mortes tensas em primeira pessoa. rs

    Beijão, Meire.
    http://manialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Não tenho costume de ler livros com esse tema, porque geralmente prefiro os filmes, mas fiquei com vontade de ler esse livro, gosto de finais surpreendentes.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  31. Eu estive meio que insegura com relação a esse livro, mas agora só quero lê-lo ^^

    Os Escritores brasileiros são muito talentosos *-* Eu mesma conheço vários que são muito bons e quero ler seus livro logo *-*

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    blogkimygabrielli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi, seguindo a resenha, comprei o livro e simplesmente o devorei no mesmo dia, não deu para parar de ler de tão cativante e emocionante. Apesar da crueldade nas mortes, cara, a estória é formidável e eu não esperava por este final tão genial ao tipo de Agatha Christie. Me surpreendi, e olha que é um escritor novato com estilo próprio, desconhecido, e acredito que vai ter futuro no meio. Pena que já terminei de ler. Ficou aquele gostinho de quero mais. Vou ter que ler de novo. Queria saber se alguém já tem alguma novidade sobre o próximo ou se vai ter alguma continuação? Estou na fila, hehehehe. Abraços a todos e uma ótima leitura. Juca.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...