[Resenha] Tempo é dinheiro - Lionel Shriver

Livro: Tempo é dinheiro
Autora: Lionel Shriver
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 460 
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Shep chegou aos 48 anos com uma bela poupança, fruto de suas economias e a venda de sua empresa Knack Para Toda Obra. Sempre pensando no plano da "Outra Vida", Shep queria em passar sua velhice em uma ilha chamada Pemba - sem nenhuma preocupação com o trabalho - juntamente com sua esposa Glynis e seu filho mais novo Zach.

Todo animado, ele decide fazer uma surpresa e contar sobre a viagem, já com as três passagens em mãos - intimando todos a acompanhá-lo -  e deixando claro que mesmo que eles não aceitem, ele estaria disposto a partir sozinho. O que ele não esperava, era que sua mulher tinha guardado uma surpresa nada agradável: ela está com cancêr, e precisará do seguro saúde do trabalho dele, para realizar o tratamento. Abalado pela notícia, Shep não vê outra saída a não ser deixar o plano de lado e se dedicar ao tratamento de sua esposa.
" - De qualquer jeito não me importo mais com o Iraque - resmungou Glynis - Nem com a Terri Schiavo. Fico feliz se todos eles morrerem. Fico feliz com o aquecimento global e com a ploriferação nuclear e com a escassez de água potável. Sou fã de terremotos e enchentes e gripe aviária. Ficaria encantada se as reservas mundiais de petróleo se esgotassem em 2007. Adoraria ver a porcaria toda pegar fogo, depois levar uma trombada de lado de um asteroide do tamanho de Saturno.
- Meu Deus, Glyn. Acho que ficar doente nem sempre traz à tona o que as pessoas têm de melhor, não é?
- Talvez traga (...) Talvez o que eu tenha de melhor, para mim, seja cheio de ódio, vingativo e malevolente. Na verdade, essa é a palavra perfeita. Eu gostaria que todos também ficassem doentes" (pág. 163 e 164)
Este é o segundo livro da autora que eu leio (o anterior foi Precisamos falar sobre o Kevin), e tive a constatação que Lionel está no topo das autoras que conseguem explorar perfeitamente seus personagens, expondo seus sentimentos mais obscuros e inconfessáveis, de modo que cada personalidade se torna única e transmite veracidade ao leitor.
Os personagens são tão viscerais, convincentes e os dramas extremamente realísticos, que a impressão que eu tive era de estar lendo uma história real.

O tema talvez seja pesado para a maioria. Além do cancêr de Glynis, a filha de Jackson - amigo de Shep -  sofre de disautonomia familiar, e Shriver não poupa detalhes, como os efeitos colaterais dos remédios e o sofrimento causado por cada doença.
A maioria dos diálogos entre Shep e Jackson, trazem críticas pesadas ao governo, ao sistema de saúde americano, e como as pessoas que possuem plano de saúde são lesadas, quando o mesmo não cobre a totalidade do tratamento.

Em Tempo é dinheiro, a doença é explorada trazendo à tona o pior lado de todos os personagens, onde a negatividade está sempre presente. Glynis tenta achar um culpado para sua doença, e o alvo é seu esposo, que em sua empresa trabalhou com produtos que poderiam conter amianto (a exposição ao amianto pode causar Mesotelioma). Ela se torna uma mulher ressentida com tudo e todos, e não poupa seu marido de acusações e seu discurso auto-piedoso.
Shep se mostra disposto a pagar qualquer valor para ver a mulher livre da doença, mas conforme suas despesas com cirurgias e outros gastos que o plano não cobrem começam a atingir um valor exorbitante, ele passa a pensar em sua conta bancária, no dinheiro que economizou com tanto sacrifício para viver sem preocupações durante sua velhice, e que está indo pelo ralo, sem a certeza de que sua esposa irá ficar curada.

O final foi arrebatador e emocionante. Sem dúvida um dos melhores livros que eu li este ano, onde nos questionamos qual o valor de uma vida, e as mudanças que a doença e o dinheiro podem trazer para nossas vidas.

32 comentários:

  1. Pensava - julgando pela capa - que esse livro era de auto-ajuda, kkk, mas quando li sua resenha percebi que não é esse o gênero, e mesmo drama não sendo um dos meus preferidos, acho que a leitura me agradaria sim! A história é bem legal, e fiquei bastante interessado. Adorei sua resenha :D

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Jaqueline,

    Não conhecia esse livro, gostei da capa e da sinopse, agora sua resenha me deixou bastante curioso...parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde mamãe mais linda da blogosfera literária!
    tudo bom amiga? To com saudades!!

    Nossa, eu não daria nada para o livro pela capa, mas depois da sua resenha fiquei HIPER curiosa *o*

    Pausa Para um Café - Resenha de Livros

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha!! Eu estou com tanta vontade de começar a ler os livros dessa autora!! Agora só me falta-me o dinheiro, pq glamour eu já tenho, rsrsrs
    Brincadeira, mas que eu vou ler, eu vou sim!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque, tudo bem? Passando melhor esses dias do enjoo da gravidez? Espero que sim *.*
    Bom, resenha perfeita, nem preciso elogiar muito, as suas sempre são \o
    Esse livro foi pra lista, sem delongas, adorei o fato dele falar das pessoas e maneira crua, do que somos quando enfrentamos nossos piores momentos.Não li nada desse autor, então na verdade terei de comprar os dois livros, que estou achando bastante promissores, grata pela sua resenha/dica.

    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas já tinha ouvido falar da autora por Precisamos Falar Sobre o Kevin, e honestamente fiquei bem ansioso para ler esse livro dela, eu acho muito legal quando um escritor consegue explorar bem a personalidade de seus personagens, e a história desse livro parece ser no mínimo interessante, uma mulher doente culpa o marido pelo estado atual dela e o marido fica preocupado de gastar todo o dinheiro da poupança enquanto a esposa sofre.
    Boa resenha.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jack!
    A Lionel realmente parece escrever uns livros que são capazes de deixar qualquer um sem palavras, né? Ainda não li Precisamos Falar Sobre o Kevin, mas comprei logo depois que li a sua resenha aqui. Só vou me aventurar em Tempo é Dinheiro depois que ler o que já está na minha estante.
    Falar sobre doenças e sistema de saúde nunca é um assunto agradável. Quero muito saber o final dessa história toda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Queria muito ler uma resenha desse livro. Adorei!
    Gostei muito de Precisamos Falar sobre o Kevin e fiquei de olho nesse desde o princípio!
    Parece ser tocante e muito bem escrito. Quero muito!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro e jurava que era auto-ajuda, julgando pela capa, nunca que ia passar pela minha cabeça que era um drama ou de outro tipo.
    Me chamou a atenção, parece super tocante e intenso. Já quero ^^
    Beijos
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  10. OMG.... certeza que vou gostar desse livro. Só não sei se estou com estômago pra lê-lo. Doença é um assunto delicado pra mim, ainda mais cancer...

    Ótima resenha, lindona.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque
    Eu jurava que esse livro era um tipo de auto-ajuda, digamos que o titulo deixar a desejar! Mas pelo que vi é uma história ótima e arrebatedora! Agora fiquei com vontade de ler, já anotei o titulo aqui.
    A resenha como sempre, ficou ótima!

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jacque!

    Nossa, achei o livro tenso hahaha
    Confesso que pela capa e título, eu não esperava algo tão profundo assim (Precisamos Falar Sobre o Kevin tem um título bem mais legal, por exemplo haha).

    Não faz muito meu estilo, prefiro os YAs mas levezinhos e engraçadinhos, mas o livro parece muito bom *-*

    E é tenso mesmo essa história de câncer, já tive caso na família e aff, muito triste ;_; Pelo veiso essa autora gosta mesmo de abordar temas delicados :)

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  13. Concordo com o Lucas, pensei que o livro era de auto-ajuda pelo título também!

    mas não, não obrigado, mas esse definitivamente não é meu tipo de livro. Pode ser bom, crítico e o que for, mas não me sinto confortável com esse tipo de leitura.

    Beijitos Jac!
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Jac (:
    Eu achei o livro muito interessante, o tema que ele trata é um pouco pesado pra mim, eu sou muito fraca pra histórias assim kk tenho certeza que eu choraria quase o livro todo, sou muito emotiva HAUSHAUSH mas mesmo assim é um assunto que eu queria ler, parece ser um livro muito realístico (: gostei muito da sua resenha!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  15. Oi Jac!
    Vendo a capa ninguém imagina que um livro possa ser tão impactante assim, confesso que com sua resenha fiquei intrigada pra ler o livro, pois adoro quando os autores abordam bem a fundo os personagens..

    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Jac!
    Vendo a capa ninguém imagina que um livro possa ser tão impactante assim, confesso que com sua resenha fiquei intrigada pra ler o livro, pois adoro quando os autores abordam bem a fundo os personagens..

    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Jack :)
    Olha só como uma capa pode nos enganar! haha Não fazia ideia de que se tratava de algo tão forte e crítico.
    Eu fico tão desconfortável e impressionada com histórias assim, exatamente por isso que eu não compraria. Mas, enfim, a história parece ser muito bem escrita e estruturada.
    Adorei sua resenha.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei, Jaque! Coloquei no meu skoob e vai pra lista de compras na bienal. Achei os sentimentos bem crus, adoro livro assim, me lembra os livros do Zusak <3

    ;*
    Gabi - www.livrosecitacoes.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Jacque-Linda.
    Confesso que a capa desse livro me desanima demais. Não me interessaria pelo livro se olhasse só pela capa. '-'
    Bom, tenho muita vontade de ler Precisamos falar sobre o Kevin, já Tempo é Dinheiro, não me chamou tanta atenção, mesmo achando que o livro deve ser muito bom.

    Adorei sua resenha, Jacque!

    Beijos, Meire.
    http://manialiteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Também achei que era um livro de auto-ajuda. Gostei bastante parece ser mito bom, sua resenha ficou ótima.

    beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Jacque!
    Pensei que fosse um livro de autoajuda. Mas estava redondamente enganado.
    Parece ser um livro muito bom. Fiquei tentado a lê-lo.
    Adorei a resenha. >.<
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Pela capa e pelo nome não tinha ideia de que a estória desse livro era sobre isso, são assuntos sérios e tocantes e pelo que li a autora os abordou muito bem. Não seria um livro que eu leria agora agora, mas futuramente quero lê-lo sim ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  23. Oi Jacque!
    Nossa, pelo título do livro eu pensava que esse era aqueles livros para empresários, sabe? Pra você aprender a administrar melhor o seu dinheiro. Oh, fui totalmente enganada.
    O enredo parece ser maravilhoso! E pesado, é claro, pois são doenças que trazem muitas consequências para uma família, e a autora deve contar isso de uma forma bem dramática para parecer real. :/ Então vou me preparar emocionalmente e vamos ver se mais pra frente eu o leio, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  24. Nossa, pela capa eu não poderia esperar nada disso, mas eu adorei! Desde já foi uma surpresa superpositiva para mim, gostei muito do assunto que o livro aborda. Espero poder ler, parece ótimo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Mas eu nunca que ia ler esse livro se fosse só pela capa, haha. Sério! Parece livro, sei lá, de auto-ajuda? Chick-lit? Sei lá haha. Não bastasse a história me encantar (amo tragédias!), o livro ainda é da mesma autora de Precisamos Falar Sobre o Kevin. Certeza de livro bom *-* Já consegui sentir o clima do livro pela sua resenha, agora preciso de mais, preciso do próprio livro.

    ResponderExcluir
  26. Pela capa jamais pensaria que o livro se trata de uma história tão delicada e profunda sobre como encarar uma doença tão grave.
    Não sei se leria, acho o tema muito pesado. Mas de qqr forma, que bom que gostou tanto. Apesar de triste é muito profundo.

    ResponderExcluir
  27. Ai Jacque, estou me curiosa para ler esse livro agora, eu realmente não sabia que era desse tipo, eu pensei em algo tão diferente, como finanças haha
    Adorei a resenha


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  28. Minha avó materna faleceu ano passado, vítima de câncer. Só que acompanha sabe como a doença é rápida e dolorida... Fiquei curiosa para ler esse livro, confesso que não o conhecia, mas exatamente o fato de abordar essa doença já me deixa interessada! ^^
    Acho que se dedicar ao tratamento é a melhor coisa que a família tem de fazer! :)
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  29. Oi Jacqueline , tudo bem?
    Já li algumas resenha do livro Precisamos falar sobre Kevin, e as que li já me deixaram muito curiosa quanto ao livro e a autora que pelo visto parece compreender bem o que se passa dentro da alma humana. Fiquei muito curiosa com relação a esse livro, ele parece ser muito intenso, cativante e cheio de lições.
    Ótima resenha, abraços.
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  30. Caramba, adorei tua resenha! :D
    Você não é a primeira pessoa que me fala da escrita da Lionel... Ela parece ser fantástica!
    Livro já anotado na listinha!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  31. Olá Jack, tudo bom?

    Bom, a capa desse livro é tão sem graça :( Eu tenho uma mega curiosidade em ler Precisamos falar sobre Kevin e um outro livro dessa autora que agora já me esqueci o nome... Mas, enfim, adorei a resenha! Eu realmente não conhecia o livro e essa capa, como eu falei, tampouco é animadora.. Mas a história parece realmente ser incrível e você conseguiu fazer uma resenha que me deixou com uma mega curiosidade. Acredito que eu vou gostar muito dos livros dessa autora, só leio comentários positivos e as histórias que ela escreve parecem realmente serem interessantes.

    Beijinhos
    Daisy
    nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. aah até que fim uma resenha desse livro já tem um tempo que quero ler mas ainda não tinha visto nenhuma resenha (até agora) para saber se o livro é realmente é bom como eu imaginava e pelo jeito é. Agora mais do que nunca quero lê-lo *--*

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...