[Resenha] Caminhos de Sangue - Moira Young

Livro: Caminhos de Sangue ( Dustlands: Livro 1)
Autora: Moira Young
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 352
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Saba e seu irmão gêmeo Lugh são inseparáveis. Depois que sua mãe morre no parto de sua irmã mais nova Emmi, seu pai parece perdido, não se importando com nada. Eles vivem na Lagoa de Prata, mesmo após o solo ter secado quase por completo, e as tempestades de areia asolarem a terra desértica.
Para Saba, nem a aridez e a miséria do lugar, parecem incomodar desde que seu irmão esteja por perto. Eles sempre estão juntos e é isso o que importa.

Mas após uma violenta tempestade de areia, um grupo de homens encapuzados aparecem em sua casa, e levam seu irmão como prisioneiro.
Disposta a qualquer esforço para encontrar o irmão, Saba irá atravessar todo o deserto para rever Lugh novamente, seu coração de ouro.

" Já ouviu falar da regra de três?, ele grita enquanto a gente corre.
Não!
Se você salvar a vida de alguém três vezes, a vida dessa pessoa é sua. Você salvou a minha vida hoje. Salva ela mais duas vezes e eu sou todo seu.
Vou ter que garantir que isso num aconteça, falo." (pág.171)
Sempre que pego uma distopia pra ler não me arrependo, e Caminhos de Sangue não decepcionou.
A príncipio o que mais me chamou atenção, é a forma como o livro é narrado. Não temos travessão iniciando os diálogos, e faltam pontuações, mas após as dez primeiras páginas eu já estava completamente familiarizada com o estilo.

Não posso negar que levou um tempo para me acostumar com a linguagem utilizada. Estranhei ler tantos "fazeno" "olhano" "trabalhano" e "num acredito", mas conforme a leitura foi avançado entendi o propósito de Moira ao utilizar uma gramática tão pobre. Saba foi criada apenas pelos pais, longe de qualquer livro ou estudo, tendo apenas a comunicação com seu irmão, pai e irmã para se guiar, sendo assim creio que a autora quis utilizar uma fonética diferenciada, para melhor caracterizar a falta de estudo e a simplicidade dos personagens. Eu achei fantástico.

O livro tem sido comparado com Jogos Vorazes, e já teve seus direitos de adaptação cinematográficos adquiridos por Ridley Scott (só por isso, já dá pra sentir o potencial que temos em mãos).  Não vou comparar as obras, mas se você é fã de Jogos Vorazes, certamente irá desfrutar de Caminhos de Sangue.

A heroína Saba, assim como Katniss, não é uma personagem fácil de se amar. Saba pode parecer fria, distante emocionalmente e muito, mas muito teimosa, porém, o que a diferencia é a sua sinceridade e honestidade. Ela não esconde seus sentimentos, e nem mascara suas intenções, ela é aquilo e pronto. E nada mais me agrada do que uma personagem forte.
Todo amor fraternal e sua obsessão em encontrar o irmão me conquistaram. Nada como dois irmãos protegendo um ao outro para derreter de vez meu coração. O modo como ela tratava sua irmãzinha Emmi é revoltante em algumas partes, mas esse comportamento se modifica ao longo do livro, e o crescimento da personagem colabora para uma maior identificação.
Emmi, apesar de ter apenas 9 anos, foi em muitos momentos a sensação da história. A cada reviravolta, ela assumia um papel importante, e eu me afeiçoeei pela garotinha teimosa e muito esperta.

Eu gostei de todos personagens, sem exceção. Eles foram muito bem desenvolvidos, e cada um tinha uma personalidade bem diferenciada.
E o que falar de Jack? Ah Jack. Ele é engraçado e sarcástico - sem parecer forçado - e seu envolvimento com Saba é bem introduzido e nada meloso. O grande foco do livro não é o romance, mas os diálogos entre Saba e Jack (que sempre se provocavam) me deixavam com um sorrissinho bobo no rosto, e eu virara as páginas frenéticamente querendo mais. Parafraseando Stephenie Meyer: Querido Peeta, adoro você, mas vou passar o fim de semana com o Jack. Desculpe. Com amor, Jacqueline.
"Não. É por você. Você. Ele dá dois passos na minha direção. Você tá no meu sangue, Saba. Na minha cabeça. Você tá na minha respiração, nos meus ossos...Que Deus me ajude, você tá em toda parte. Desde o primeiro momento que pus os olhos em você." (pág.347)
A obra tem tudo para agradar aos fãs de uma distopia pós-apocaliptica: jaulas de combate, lutas, cenas de fuga, minhocas gigantes, surpresas e reviravoltas  de viciar e não querer largar até terminar.
O que deixou a desejar foi a narração de algumas cenas de ação. Algumas ficaram bastante corridas, e não dava pra sentir o gostinho das lutas.
Apesar de ser o primeiro livro de uma trilogia, o livro tem começo, meio e fim satisfatórios, que é claro, deixa um gancho do que está por vir nos próximos volumes (mal posso esperar para conferir).

A diagramação deu um toque super original e característico ao livro, que traz um corvo no início de cada capítulo e também na divisão dos textos. Eu estava super curiosa para saber o significado do corvo, e me surpreendi ao saber nas primeiras páginas que ele era o "animal de estimação" da Saba, o Nero (fiquei desejando ter um corvo companheiro e esperto só pra mim rs).
Uma história original e absolutamente recomendada.

23 comentários:

  1. Tem um corvo e ela tem uma irmã no livro. Hm. Jogos Vorazes tem um torno e a Katniss também tem uma irmã. A diferença é que a Katniss era louca pela Prim, né? hahaha Gostei da resenha.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de distopia! Preciso ler esse livro, estou de olho em Caminhos de Sangue assim que ele lançou. Pelas resenhas que li, a personagem Saba é bem parecida com a Katniss de JV, então achou que vou gostar da protagonista... tomara que a Editora lance os próximos volumes rapidamente, né! Rs, adorei a resenha!

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque!
    Olha só, eu tenho uma opinião: por mais que a autora queira passar o estudo da personagem, ainda não concordo com o uso de palavras sem o "d". Poxa, isso ia me desanimar totalmente se eu estivesse lendo.
    Foi isso que me afastou do livro.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei super afim de ler esse livro assim, logo de cara. Mas depois que soube desses "olhano", "comeno" fiquei com o pé beeem atrás. Apesar de estar acostumada com essa linguagem mais próxima da língua falada, por te lido clássicos regionalistas, ainda assim, acho estranho usar isso em um livro YA /: Contudo, o plot aparentemente bem intenso, parece compensar ;)

    Beijos, Jac.
    Mi - http://www.CheiroLivros.com

    ResponderExcluir
  5. Falou em distopia é comigo mesmo!
    Já fiquei louca de vontade com esse livro assim que começou o zum zum zum que a Intrínseca lançaria por aqui. Confesso que quando começaram a falar dessas coisas de palavras erradas e talz eu fiquei meio com o pé atrás. mas adoro coisas que caracterizam a história, então já pedi o meu ;)
    Morrendo de curiosidade!

    Beijitos

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu estou morrendo de vontade de ler esse livro, já vi um monte de gente falar bem dele, mas estou com uma pilha para ler antes!

    Beijos
    Ellen Bueno

    http://thebooksarecalling.com

    ResponderExcluir
  7. Eu li ainda hoje uma resenha no blog Minha Vida por um Livro da blogueira Marina sobre esse mesmo livro, e admito que minha curiosidade para lê-lo está aumentando.
    Adoro ficção científica e já faz um tempinho que não leio um livro desse gênero.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque!
    O título do livro já havia me chamado a atenção,porém não sabia muito bem do que se tratava.Pelo que li da tua resenha é uma boa história e que mostrará um lado da visa que muitos talvez não conheçam.ótima resenha Jacque.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacq, tudo bem?
    Primeira resenha desse livro que leio, de antemão não tinha surgido tanto interesse da minha parte para lê-lo. Acho que essa questão da autora usar o "fazeno, olhano, trabalhano" é interessante pela justificativa que você deu e talz, mas mesmo assim acho que me incomodaria um pouco. Talvez, a história sendo tão boa (como você mesma disse) seja um fato que me faça não prestar tanta atenção nesse "incomodozinho" pra mim.
    Não estou num momento tão distópico... Mas acredito que leria sim, mas não como uma prioridade no momento.

    Beijinhos
    Daisy
    nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Coincidência: resenhei ele também! Enfim, adorei o Jack assim como você, e também demorei a me acostumar com a linguagem da autora. No final, acabou sendo uma das melhores distopias YA que já li - e as consumo vorazmente, como forma de "pesquisa" (estou escrevendo uma distopia YA :) )

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Jaqueline,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, já gostei da sinopse e a sua resenha me deixou mais curioso, boa dica...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Mais distopia, como amei Jogos Vorazes e adoro esse tipo de trama então vou ter de ler esse livro também.
    Adorei a arte da capa e a sinopse está bem legal, mas a sua resenha...incomparável como sempre, não é atoa que o blog está conquistando mais parcerias e mais seguidores a cada dia, parabéns Jacqueline, vc merece.
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  13. Oi Jacque!
    Eu quero ler esse livro, mas depois que li sua resenha fiquei receoso. Porque eu não gostei muito de "Jogos Vorazes". Entende?
    Espero que sim.
    Mas amei a sua resenha. Como sempre, muito sucinta.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Quando vi o livro imaginei uma história totalmente diferente... Achei que fosse cair mais para o lado de suspense policial, do tipo serial killer rs. A história parece ser muito boa, ainda não li Jogos Vorazes então não dá nem pra ter uma ideia, mas gostei muito do tema central da história.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  15. Eu estou curiosa para ler JV, e esse livro me deixou curiosa também, na verdade eu estou ansiosa para conferir distopias haha. Sua resenha está ótima como sempre, e estou bem curiosa para saber mais sobre esse Jack.
    Vocês dariam um casal legal: Jacque e Jack <3 haha


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  16. Oi linda! Tem meme pra vc lá no meu blog! Bjão

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2012/07/meme-meu-blog-e-divo.html

    ResponderExcluir
  17. Oi Jacque,
    Estou em uma correira que mal consigo visitar os blogs amigos... peço desculpas pela minha ausência...
    Devido essa correria mal sei as novidades, ainda não conhecia esse livro.
    Gostei bastante do livro e claro mais um livro que vai para minha listinha.


    Beijos
    Bom final de semana.
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  18. Eu de novo!

    Também gostei muito desse livro, e minha opinião sobre a escrita é exatamente como a sua hahaha

    Eu só não gostei da Emmi, achei ela MUITO irritante x_x hahahaha E também acho a Saba muito mais legal que a Katniss. Qualquer um é muito mais legal que a Katniss, na verdade u_u ahahah

    ADOREI o Jack, muito gracinha *-*

    Quanto ao final, eu só achei que ela fechou BEM DEMAIS. tipo, se quisesse acabar ali, beleza. Não senti uma necessidade gritante de ler o segundo volume, acho que ela podia ter instigada mais.

    Fora isso, muito bom ^^

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  19. Oi,

    tem selinho para você lá no blog:

    http://bit.ly/LAkNq2

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Jacque!
    Simplesmente amei a sua resenha!
    É a primeira que leio desse livro, e só posso dizer que continuo louca por ele! Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Que demais a sua resenha!
    Ja tinha ouvido falar do livro, mas ainda não li e gostei de saber que vai virar filme ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  22. Oi Jacque, tudo bem?
    Gostei e muito da sua resenha!!! Não conhecia o livro e pra mim foi uma surpresa, porque já me senti completamente envolvida na estória só pela sua resenha. Sou fan de Jogos vorazes, apesar de que a leitura tem me deixado deprimida algumas vezes, mas esse me pareceu ser um livro com uma temática incrível e o melhor de tudo, não tem um triangulo amoroso. Nada contra, mas as vezes gosto de livros em que os relacionamentos simplesmente acontecem depois de um tempo ;).
    Abraços.
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  23. Ai, gêmula. Tô me sentindo um ET. Achei esse livro uma bomba.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...