[Resenha] Minha vida agora - Meg Rosoff

Livro: Minha vida agora
Autora: Meg Rosoff
Editora: Galera Record
Número de páginas: 175
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Elizabeth - que prefere ser chamada de Daisy - deixa Nova York para viver no interior da Inglaterra com uma tia e quatro primos desconhecidos.
Em Londres, Daisy irá experimentar a liberdade ao lado dos primos, o caos da guerra, o primeiro amor e o valor de uma amizade.
" Acho que havia uma guerra acontecendo em algum lugar do mundo naquela noite mas não era uma guerra que podia nos afetar"

Minha vida agora me pegou desprevenida. A história é simples, mas profundamente instigante e emocionante. Se eu duvidava que um livro com poucas páginas pudesse conter um enredo grandioso, este livro acabou com toda e qualquer descrença.
O livro é narrado em primeira pessoa, por Daisy, de 15 anos. Em muitas vezes me senti lendo um diário. Ela narra seus pensamentos íntimos e observações sinceras, de forma eloquente, muitas vezes sem respeitar pontuações e inserindo letras maiúsculas no meio da frase para enfatizar algum ponto. Os diálogos são escassos, mas isso não faz a menor falta, uma vez que estamos presos na narração corrida e inteligente de tirar o fôlego.

Os personagens estão longe de representar a perfeição. Daisy guarda um grande rancor de seu pai, por terem enviado a única filha para viver em um outro país em tempos de guerra.
Apesar da idade, Daisy é inteligente e perpicaz, mas sem ser forçado ou parecer uma mente adulta no corpo de uma adolescente.
Seus primos possuem peculiaridades que os diferem, e nos fazem acreditar que eles são reais: Isaac fala com os animais, Piper e seus irmãos vivem em harmonia com a natureza e Edmond pode ler os pensamentos das pessoas. Osbert é o primo mais velho, que faz o papel de adulto quando sua mãe Penn, fica presa em outro país por culpa da guerra. Piper, a única garota, logo se apega a Daisy, e as duas vivem uma amizade muito bonita. 
Edmond não faz a linha de um adolescente normal de 14 anos. Ele fuma e dirige mesmo sem possuir habilitação. Quando a guerra estoura, os sentimentos de Daisy por Edmond transbordam e os dois vivem um amor às escondidas. Apesar de achar precoce, passei a leitura inteira torcendo por este romance.

A guerra funciona como o pano de fundo para o desenrolar da história. A guerra parece não afetar a vida dos cinco primos, embora os afete diretamente. Minha vida agora é uma contradição de sentimentos, de como a mente pode bloquear a violência e a preocupação que a guerra traz para o mundo. Qual o impacto que a guerra exerce sobre a mente adolescente?
No final temos um salto de 6 anos, e me surpreendi ao encontrar uma Daisy mais madura, onde até seu modo de escrever muda bruscamente.
Um livro que nos mostra a importância da amizade em um mundo caótico. Brilhantemente escrito, sensível e fascinante. Altamente recomendado

38 comentários:

  1. Meu Deus, fiquei encantada com sua resenha! Se este livro realmente parecer no mínimo com a narração envolvente que tu fez, certamente virará um dos meus preferidos! Adoro essas coisas loucas IUHOASUIAHSUI'
    E só lembrando que Romeu & Julieta eram quase da mesma idade que eles. 17 e 14, respectivamente.
    Beijos! xx

    ResponderExcluir
  2. Nunca havia ouvido falar desse livro, e acho legal ler resenhas de alguns livros pouco conhecidos para ver o que mais temos no mundo literário.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Jaqueline,

    Não conhecia esse livro e confesso que fiquei bastante interessado; pois faz muito o meu estilo de leitura...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já é a segunda resenha que leio deste livro e estou mega ansiosa para lê-lo.
    Gosto de livros simples.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. UAU.
    Fiquei querendo esse livro demais. Já vou colocar na lista de desejados, porque a sua resenha me chamou muito a atenção. Pela sinopse, eu não compraria. Nem pela capa, apesar de ser bonitinha. Mas essa coisa de envolver adolescentes com personalidades totalmente diferentes + cenário de guerra + escrita em forma de diário me deixou assim: preciso preciso preciso.
    Ainda mais depois com 6 anos no futuro? Sério, preciso muito desse livro. Virou uma necessidade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Quanto tempo não passo por aqui, o layout está lindo!

    Caramba, me surpreendi! Não sabia que a história era essa. Pela capa parecia ser algo bem infantil, bobinho... Até guerra existe no enredo! Adorei, vou colocar na listinha de desejados.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque!
    Lendo a resenha é difícil de acreditar que a história de Dasy e seus primos é contada em poucas páginas.O amor entre Dasy e Edmomd pode parecer precoce, mas eu acredito que todos já nos apaixonamos aos 12, aos 15, faz parte da vida.
    Gostei muito da resenha,realmente é uma otima indicação.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi (:
    Não conhecia o livro, mas gostei de conhecer; pela sua resenha parece ser bom ^~^

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Que linda estória traz esse livro e bem real, amo livros em primeira pessoa que nos dá a impressão de estarmos lendo um diário, gostei da protagonista narrar quando menor e depois de 6 anos ver as mudanças nela. Um livro que me despertou interesse, com certeza.

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  10. Quanto tempo que não passo por aqui >.<

    Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para ler a história é bem interessante. Adorei a resenha!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a história. Parece um bom livro mesmo. Fiquei com vontade de ler.

    Beijos,

    carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jacque, quanto tempo! ><"

    Eu li esse livro também, mas não gostei tanto assim. A narração me irritou TANTO, que eu demorei uns 5 dias pra ler D: hahahaha

    Achei a narração muito infantil, acho que a uma pessoa de 15 anos teria a capacidade de usar pontuações e travessão para contar uma história - ainda mais quando ela é madura o suficiente para sair se agarrando com o primo por aí hahahaha MAS NÉ :P

    Mas eu gostei muito do final, e também fui pega de surpresa. Acho que pra mim foi o que valeu o livro, toda a mudança e o efeito que a Guerra teve na vida deles. Muito bonito mesmo :)

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  13. Olha, não dava nada pelo livro, mas com sua resenha, fiquei com vontade de ler a obra, rsrs! Parece ser uma ótima leitura, leve a agradável, se houve chance, leio sim :D ótima resenha!

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia este livro e nem a autora, gostei muito da capa do livro, é linda..
    Adorei sua resenha, mais não é muito a minha praia, pelo que eu li..

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu já falei que amo livros que acontecem nos tempos de guerra? e eu já disse que amo mais ainda um romance no meio dessa guerra? Pois é, eu amo! adorei sua resenha, me encantou, parece ser um livro muito legal, por mais que seja fino, realmente quero ler!

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  16. Olá Jacque
    Eu ainda não conhecia esse livro,
    mas o achei muito interessante (culpa da sua resenha. Histórias em tempo de guerra, acho bem legais.

    ResponderExcluir
  17. Sim, é no mínimo estranho que eles não se sintam afetados pela guerra. Mas a história parece bem legal, meio YA contemporêneo e tal.

    ResponderExcluir
  18. São poucos os livros com poucas páginas que tem um enredo incrível, mas não é impossível e parece que esse é o caso desse livro.

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  19. Eu só tenho lido resenhas positivas a respeito desse livro. Esta na minha lista mas pelo pé que as coisas andam devo demorar um pouco a ler ainda.

    adorei o blog querida,
    beijos e bom fim de semana (:

    ResponderExcluir
  20. Oii!!
    Essa capa é tão fofinha! *-*
    E a história parece ser linda e emocionante mesmo! Gostaria de lê-lo :)
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  21. Eu adorei a sua resenha, ela ficou muito bem escrita. Eu não conhecia muito bem esse livro, mas ele parece ter uma estória muito legal. Com certeza é um livro que irei tentar ler.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Estava aqui pensando em ler esse livro e você me chega com a resenha dele. Tá lendo minha mente, né? HAHA.
    Sabe a impressão que tive ao ler a resenha? Que esse é um livro muuuito fofo. E um livro fofo só pode ser lido por mim num momento fofo, então não dá para ler agora, haha.

    Beijos, gêmula.

    ResponderExcluir
  23. Nem sabia da existência desse livro, haha, mas fiquei curiosa para o ler, parece ser bem fofinho, fiquei bem curiosa


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  24. O livro parece bom mesmo... e gostei da capa!

    ResponderExcluir
  25. Olá, Jacqueline!
    Não conhecia esse livro, mas posso te dizer uma coisa: A simplicidade sempre surpreende! :)
    Tenha uma maravilhosa semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Jack!
    Sem ler a resenha eu jamais compraria esse livro. A capa dele não chama muito a atenção e acho que só a sinopse não me convenceria a levá-lo pra casa.
    Achei estranho a personagem se chamar Elizabeth e ser chamada de Daisy.rs Tirando esse detalhe eu gostei da história e fiquei tentada a ler o livro. Histórias que tenham a guerra como pano de fundo sempre acabam me atraindo de alguma forma.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia o livro nem a autora, mas parece ser muito legal, principalmente pelo fato de se passar em London! Hahaha.

    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha e fiquei super curiosa para ler este livro. Só o fato de ser um romance adolescente já me conquistou... rs. Pela capa achei que fosse algo totalmente diferente.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  29. Oi Jacque!
    Não conhecia esse livro, acredita? Mas achei que eles seria totalmente diferente por causa da capa. E foi por causa dessa surpresa que fiquei curiosa para lê-lo. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  30. Gosto muito de livros e filmes que nos remetem aos tempos da 1ª e 2ª guerra, pois acho que aprendemos muito com eles, mesmo que seja tudo ficção baseada em fatos, ou não, mesmo assim adoro.
    A capa do livro não me pareceu muito atraente, tendo em vista que hoje em dias as capas estão saltando aos olhos de todos os leitores mas me surpreendi com sua resenha, visto que vc recomendou tão bem vou comprar pra ler sim.
    Beijos! Voltei a ativa Jacque, minha net estava com problemas, desculpe pelo meu sumiço .
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  31. Que boooom saber disso!
    Já tinha me interessado pelo livro por causa da capa (shame on me) e depois por conta da sinopse. Finalmente encontro um comentário sobre o livro e acabo sendo surpreendida de forma boa. Adorei!

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia esse livro, mas depois de ler sua resenha já entrou pra lista dos desejados.
    Eu gosto de livros que tem a guerra como pano de fundo e também de romances adolescentes, então acredito que eu vá gostar desse também.
    Bjo

    ResponderExcluir
  33. Não gostei muito da capa de “Minha vida agora”, mas depois de ler sua resenha, acabei me convencendo que o enredo é interessante.
    *bye*

    Marla:Louca por Romances

    ResponderExcluir
  34. Ah, que legal! *-* Eu também me sinto super vidrado quando a narrativa é ou faz lembrar um diário >.<
    Té mais ;*

    ResponderExcluir
  35. Oii, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro e não sei se foi o modo como você o descreveu ou sei lá, mas ele parece maravilhoso e super diferente!
    Não apenas pela narração, mas pelo que você falou, a história em si também parece bem diferente..
    Adorei sua resenha, muito bem escrita, sério! Parabéns.

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  36. Olá!]
    Pelo que vc diz o livro parece ser maravilhoso!!
    Esta capa é linda!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Nossa, Jacque, que resenha linda! Imagino o livro como deve ser lindo e profundo tb. Pela capa não tinha me chamado tanto a atenção e nem imaginaria ser com um cenário de guerra e como adolescentes a enxergam. Fiquei com vontade de ler.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Que linda a capa! Adorei.
    Não conhecia esse livro, só havia visto no skoob e nem prestei atenção nele, então resolvi ler a resenha. Nossa, preciso ler esse livro.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...