[Resenha] O Torreão - Jennifer Egan

Livro: O Torreão
Autora: Jennifer Egan
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 238
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:


Danny, de 36 anos, recebe uma passagem só de ida para o castelo de seu primo Howie.
Howie possui um ambicioso plano de transformar o castelo em um hotel de luxo, que servirá como uma espécie de retiro para os hóspedes.

Ao chegar em um país que ele nem mesmo sabe o nome, Danny só consegue pensar em obter uma conexão wi-fi e se "conectar" com o mundo. Carregando sua inseparável antena parabólica, ele se surpreeende com a estrutura antiga do local.
No torreão do castelo, Danny irá conhecer a inóspita Baronesa, que fará de tudo para manter qualquer intruso longe de seu castelo.
"Tudo de que precisava era um telefone celular, ou de acesso à internet, ou das duas coisas ao mesmo tempo, ou mesmo só um plano para ir embora de onde quer que ele estivesse e ir para outro lugar muito, muito longe." (pág.68)
Este é o primeiro livro que eu leio da autora, vencedora do Pulitzer de Ficção 2011, com seu livro A visita cruel do tempo. 
A história é narrada em terceira pessoa, intercalando com a narração em primeira pessoa de Ray, um presidiário que faz aulas de escrita na prisão.
O começo foi um tanto confuso, já que alguns diálogos não vinham destacados por travessões.
A caracterização de Danny não funcionou ao meu ver. Para um nova iorquino fissurado em tecnologia, e que não sabia viver sem um celular, o fato de usar batom e as tentativas de soar sarcástico, me pareceram forçadas. No geral achei que o personagem ficou bastante caricato.
Danny não soou descolado o bastante, como o seu currículo dizia: um ex- produtor de uma boate de bissexuais, com um ás de espadas tatuado na bunda.

O castelo e todo clima gótico, prometidos nos comentários estampados na contracapa, ficaram devendo. Nenhum acontecimento assustador ocorreu. A baronesa, que eu achava ser o ponto alto de toda a história, não causou medo.
É inegável o talento da autora em mesclar diversas histórias e conectá-las no fim, envolvendo completamente o leitor, porém, até o final do livro eu esperava que uma reviravolta mudasse tudo, e infelizmente não foi como eu esperava.

A verdade é que a narração de Ray e sua rotina na prisão, me envolveram muito mais do que toda a história do castelo.
No último capítulo, temos o capítulo narrado por Holly, a professora de Ray, e é justamente onde a história toda se encaixa.
O que mais me decepcionou, foi a falta de esclarecimentos no fim do livro. Afinal a baronesa existia, ou era um produto da imaginação de Danny? Howie consegue transformar o castelo em um hotel? Qual o destino do prisioneiro Ray? Muitas outras coisas ficaram em aberto, mas seria um baita spoiler se eu enumerasse.
Sem um grande mistério que caracteriza-se a obra, O Torreão ficou abaixo da minha expectativa. Pretendo ler a outra obra de Egan, para formar uma opinião mais concreta sobre a escrita da autora.

16 comentários:

  1. Gostei da sua resenha, principalmente da sua sinceridade ao falar desse livro. Achei ele muito interessante de início, mas agora ele não apareceu tão interessante quanto antes para mim...

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Háááá não creio!! Final ruim é a pior coisa pra mim, tinha ficado bem interessada nele, e não sei pq eu adorei a capa rsrs
    Mas com esse final já mudei de idéia...
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho vontade de ler os livros dessa autora, eles parecem ser tão confusos, já pela sinopse eu não fico intrigada, muito menos pelas capas, talvez eu esteja errada, mas não me chama nem um pouco a atenção.

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  4. Hey, já ouvi tanto falar dessa autora, mas ainda não tinha lido nada sobre algum livro dela, esse não me interessou muito, confesso. Talvez eu queira ler A visita cruel do tempo e vá atrás dele, mas O torreão não me despertou interesse mesmo :/

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amooo muito suas resenhas sinceras.
    Eu não gosto da capa desse livro, bom, claro e obvio que isso não conta nada, capas lindas atraem, mas não fazem com que eu leia ou não um livro.
    A sinopse sempre me fisgou, pois amei qd mencionaram o castelo gótico r tal, mas agora...se calhar de vir parar em minhas mãos eu lerei, mas ainda não foi pra lista de compras.
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  6. Eu estava cheio de expectativas quanto ao livro, na verdade, nem sabia da história da obra, só tinha me interessado pela capa mesmo e porque muito críticos diziam coisas positivas quanto a autora... mas com sua resenha percebi que o livro não é lá essas coisas,rsrs. Vou deixar o livro pra uma leitura futura, talvez, pois não sei se vou gostar. Amei a resenha, você foi bem sincera!

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua extrema sinceridade e riqueza nos detalhes que não te atraíram no livro. Confesso que não conheço a autora e nem conhecia o livro. Mas, se fosse me basear na sua resenha, com certeza eu não leria o livro rs

    Beijos

    Tem resenha de "O Resgate do Tigre" e "O Doador" lá no blog, se quiser passar e deixar sua opinião. Ficarei Feliz!
    http://meandmybookcase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. A história parece interessante, mas não sei ainda se seria caso de querer ler ou não... gosto de finais em aberto, desde que tenha limites. Muita coisa sem explicação dá nervoso!

    ResponderExcluir
  9. A história não chamou muito minha atenção, o livro parece ser muito parado... Gostei muito da sua sinceridade na resenha. O final é que parece ser mesmo uma decepção, deixar uma ponta para uma sequência é normal, mas deixar muitas coisas em aberto num livro que não tem continuação é frustrante!

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  10. Ficar cheio de dúvidas no fim da leitura de um livro é terrível D:
    Gostei muito daqui. Suas resenhas são muito bem feitas.
    Visita-me?
    Té mais ;*

    ResponderExcluir
  11. Jac, gostei da sua sinceridade quanto ao livro. Porém, não me chamou atenção também não. Gosto de livros com mai adrenalina e diálogos, por isso ver resenhas de nossos amigos é importante para termos uma noção antes de adquirirmos...

    bjos

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  12. O tipo de escrita da Jennifer Eagan é bem fácil de errar a mão. Ela tenta criar personagens peculiares, o que pode ficar maravilhoso ou soar feito um adolescente chato. Particularmente, amei A visita cruel do tempo - é um dos meus livros preferidos - e quero dar uma checada em O torreão...

    ResponderExcluir
  13. Xi, Jac, agora eu fiquei dividida! A Gleice amou e você já não achou lá grande coisa. Mas confesso que provavelmente minha opinião vai ser parecida com a sua, você pegou bem nos pontos sobre o que eu esperava da obra (A baronesa, o mistério, cenários góticos, etc) então acho que minha opinião iria por ai mesmo.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  14. Continuo com mais vontade de ler A Visita Cruel do Tempo, mas ainda resta uma vontadezinha de conferir O Torreão. Tudo bem que você matou um pouco dessa vontade com essa resenha, né. A blogueira acaba de se revelar uma assassina a sangue frio, sim sim. Sejamos cautelosos :p

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. Aaaaaaaaaaaah, gêmula. O livro é genial! As perguntas em suspenso não são relevantes pra história em si. Danny é hilário, como assiiiiiiiiiim??

    GENTEEEEEEEEEEEEE, NÃO LEVEM A JAC EM CONSIDERAÇÃO. ELA SURTOU E O LIVRO É ÓTIMO. HAHAHHAHAHAHAHA

    Zoando, gêmula. Respeito sua opinião. ;D

    Beijoooooooos

    ResponderExcluir
  16. Oie!

    Estou com vontade de ler algum livro desta autora, ainda mais depois de tanto fazerem divulgação dela naquele evento que ocorreu em Paraty. Pela sinopse deste livro, deu aquela leve sensação que a tal da Baronesa é um fantasma ou algo do tipo, mas acho que não é isso, já que você diz que o final não é bem explicado. Apesar disso, acho que daria uma chance para a leitura.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...