[Resenha] Ladrão de olhos - Jonathan Auxier

Livro: Ladrão de olhos - As aventuras de Peter Nimble
Autor: Jonathan Auxier
Editora: LeYa
Número de páginas: 424
Classificação: 5/5


Minha Opinião:

Peter Nimble foi deixado ainda bebê em um cestinho no mar. Entregue à própria sorte, o início de sua vida não começou nada bem. Corvos bicaram seus olhos, deixando-o cego. Após ele teve que driblar todos os obstáculos para sobreviver sozinho, até ser achado pelo cruel Sr. Seamus.

O aproveitador Sr. Seamus, obrigava o pequeno Peter a roubar todo tipo de coisa dos moradores da cidade, e a noite ainda o mantinha preso em um porão.
Porém, a vida de Peter estava prestes a tomar um rumo diferente, com o roubo de uma caixa contendo olhos mágicos. Com o primeiro par de olhos nas mãos, ele irá viver muitas aventuras em busca de um reino desaparecido.
" E assim era a vida de Peter Nimble. Era infeliz, maltratado e forçado a cometer delitos - dia após dia, uma estação depois da outra, ano após ano -, até que, numa tarde chuvosa e muito especial, ele conheceu um estranho que mudaria sua vida para sempre." (pág. 16)
Recheado de ação, aventura e uma história comovente sobre um menino órfão e cego, que parte em busca de um reino desconhecido, Ladrão de Olhos me conquistou com sua narrativa simples e seus personagens únicos.
Narrado em terceira pessoa, em diversas passagens o narrador fala diretamente com o leitor, o que nos transporta diretamente para o livro, como se fizéssemos parte do enigma.

O sofrimento de Peter fez meus olhos ficarem marejados várias vezes durante a leitura. O tratamento recebido pelo Sr. Seamus, e as intempéries que era obrigado a enfrentar, permanecendo na rua até encontrar algo de valor para o malvado homem, ao invés de endurecerem o nobre coração do nosso protagonista, obteve um efeito contrário.
Treinado para roubar, a falta de visão não era um sério problema para ele. Suas agéis mãozinhas davam conta dos mais difíceis tipos de cadeados, e essa era a sua especialidade.
Ao encontrar a caixa com os olhos mágicos é quando a verdadeira aventura tem início. Cada par de olhos mágicos possue um poder diferente, e Peter só os descobre quando experimenta.

Todos os personagens possuem uma peculiaridade que os tornam especiais. A começar por Peter e também por seu amigo de missão, o cavaleiro Sir Tode, que é uma estranha combinação de cavalo e gato.
Apesar da falta de visão, todos os outros sentidos de Peter são extremamente aguçados, e isto auxilia bastante em sua jornada.
Encontramos corvos, pássaros e besouros que falam, monstros assustadores, ladrões dos piores tipos e uma prisão em pleno deserto. Tudo beira ao surreal, de modo que Jonathan te faz acreditar em tudo que está lendo.

A quantidade de páginas não foi um problema para mim, já que uma vez mergulhada na história de Peter, eu não conseguia deixar o livro de lado.
Todo o suspense para saber se Peter completaria o seu objetivo, e qual era o seu papel em tudo isso, me deixou ansiosa para chegar logo ao final. O desfecho não poderia ser mais emocionante (confesso que chorei). 
Não posso deixar de comentar o belo trabalho da capa, e a diagramação diferenciada das páginas acinzentadas. Cada início de capítulo trazia uma figura do que estaria por vir a seguir.
Recomendo para todas as idades, é impossível não se comover e admirar a determinação de Peter e seu companheiro Sir Tode.

18 comentários:

  1. Boa noite Jaqueline,

    Esse é um livro que esta na minha lista de desejados, gosto muito dessa capa também é muito linda...gostei da sua resenha e só aumentou a minha vontade de ler...parabéns...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, esse livro está na minha lista de desejados! Depois da sua resenha ele agora tem um lugar especial, a capa é linda, o que parece ser o caso da estória também!
    Sua resenha me deixou ainda mais curiosa e não vejo a hora de ler!

    Parabéns e até mais!


    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  3. Tá ai um livro que todo mundo está falando bem, mas que por alguma razão eu fico com o pé atras em ler. Juro, eu quero ter vontade de ler o livro, mas alguma coisa simplesmente me impede. Acho que se eu ganhasse o livro, ou coisa assim eu acabaria lendo e talvez gostando, mas até lá...

    Mas sua resenha ficou ótima, Jac, deu pra sentir que você realmente gostou do livro ;D

    beijitos

    ResponderExcluir
  4. Eu estou lendo esse livro agora, e é muito bom, adoro a narrativa, como o narrador fala diretamente com quem esta lendo, me lembra muito Desventuras em série.
    Eu fiquei com tanto dó do Peter, tadinho não merece sofrer tanto, termino ainda nesse fim de semana, estou ansiosa para saber qual é o papel dele nessa história toda, espero que ele tenha seu final feliz.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Estou querendo muito esse livro, desde que li sua sinopse lá no submarino, mas ainda não o comprei, leio as resenhas pelos blogs e fico cada vez mais doida, e a sua então....aiaiai
    Como sempre sua resenha me faz mergulhar no livro antes de tê-lo em mãos, isso é até maldade.
    Adorei tudo, resenha, a dica de leitura, o livro ...quero ele agora *.*

    Beijinhos Jacque .
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro muito bom. Não conhecia a história, mas fiquei com vontade de ler.

    Beijos,

    Carissa
    Arte Around the World

    ResponderExcluir
  7. parece ser realmente um bom livro, vou ver se add na minha estante de livros para ler no skoob, nao conhecia esse livro.
    amei a resenha.

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha! Essa já é a segunda que eu leio desse livro e acho que vou acabar lendo ele. Apesar de não ser muito fã de estórias que me façam chorar, essa parece ser boa já que também tem aventura! ^^

    Tem post novo no meu blog!
    Se quiser dê uma passadinha por lá!
    Ficarei muito feliz!
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    Desde já agradeço a visita!!
    Beijussss;

    ResponderExcluir
  9. Amiga eu sou medrosa até na leitura - já fiquei com medo quando li que os corvos bicavam seus olhos- como você leu isso?
    mulé você estar grávida tem que ler coisas mais amenas e bonitas rsrs

    Tá se tiver a oportunidade lerei esse livro com um olho aberto e outro fechado rsrs quero ser conquistada também e perder o meu medo :p
    abraço carinhosos da

    Máh-
    Felicidades nos Livros

    ResponderExcluir
  10. Awwww, que resenha linda *-*
    Eu tinha visto gente falar mal desse livro, daí tinha desanimado :( Mas agora animei de novo \o/

    Adoro livros nesse estilo e o Ladrão de OLhos tinha me conquistado com a a capa e a sinopse. Daria mais ouvido ao meu sexto sentido hahaha

    Beijo!!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  11. ai, Jacque... Já fiquei emocionada só lendo a sua resenha. Um dos maiores medos que tenho na vida é de me acontecer qualquer coisa onde eu venha a perder a visão.

    Esta é a primeira resenha que leio de "Ladrão de olhos" (nem sequer tinha lido sinopse, como ainda não li haha), mas me conquistou! Pronto, *corre no skoob e adiciona aos desejados* >_<

    Beijoka ;*

    ResponderExcluir
  12. Ladrão de Olhos é simplismente, um livro que desejo ler. Ele me parece ultra mega legal e tem uma ótima premissa.

    ResponderExcluir
  13. A capa me chamou bastante atenção e o enredo parece ser interessante
    Dica anotada!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  14. Nunca ouvi ninguém falar mal desse livro! Além disso, a arte da capa está linda (e amo livros que, além de serem bons, enfeitam minha estante).

    ResponderExcluir
  15. Jacque!! Eu tava devendo uma visita ao seu blog, to aproveitando que você resenhou esse livro que tem cara de ser top de linha xD

    Muito legal essa ideia de um menino órfão cego com talento pra roubar rs
    Ah, eu sempre digo que pra mim o que torna o livro bom ou não é a forma como os personagens são criados. Então esse parece ser o tipo que merece 5 estrelas mesmo xD achei até que você ia favoritar ele rs

    Eu não sei, essa coisa de pares de olhos com poderes especiais não me parece estranho, mas não me lembro de onde... só sei que gostei da trama, tem um estilo fantástico meio infanto-juvenil, parece... Se bem que um livro tão emotivo assim não pode ser restrito a idade. Será que rola uma promo dele por aqui? rs

    abração!

    Pedro Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Já tinha ouvido falar desse livro, minha prima tem ele, mas a principio não me interessei muito, porém sua resenha me deixo morta de vontade de ler ele, quando eu termina de ler os que comprei na Bienal vou pegar ele emprestado dela.

    Beijos Bruna.
    Sweet Shyness

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Confesso que só esta capa ja me despertou o desejo de ler e mais sua resenha...
    O livro parece ser muito bom, mais um para minha lista!!

    Bjinhs*
    Oi Van*
    Achei legal esta nova forma de sorteio!!
    Já estou participando!!
    vanessapereira04@hotmail.com

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2012/08/resenha_26.html

    ResponderExcluir
  18. Oi mamae mais linda da blogosfera *-*

    Quero muito ler esse livro *-* Essa capa a história, tudo parece tão perfeito!

    Pausa Para um Café - Resenha de Livros

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...