[Resenha] Óculos, aparelho e rock'n roll - Meg Haston

Livro: Óculos, aparelho e rock'n roll
Autora: Meg Haston
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 298
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

Popular é o nome do meio de Kacey Simons. Suas amigas lindas e populares: Molly, Liv e Nessa, seguem fielmente suas dicas e opiniões.
Ela tem seu próprio programa de TV no canal da escola, onde oferece variados conselhos para os espectadores, falando sempre a verdade, doa a quem doer. Além disso irá estrelar um musical ao lado de Quinn, garoto por quem tem uma quedinha. Sua ascensão escolar não poderia ser melhor, se não fosse por uma pequena tragédia.

Uma infecção ocular e uma visita ao dentista, põe fim a sua hegemonia. Usando (a contragosto) óculos e aparelhos, Kacey vira motivo de piada na escola inteira. A única que parece não ligar para a pequena diferença em seu visual, é Paige, sua ex-amiga que possue ambições políticas e está concorrendo ao cargo de presidente do corpo estudantil.
Será que Paige poderá ajudá-la a retomar seu lugar no topo?
"Senti algo gelado e pesado no nariz.
-Experimente esse aqui.
Ergui as mãos rapidamente até o rosto, e elas esbarraram em um plástico duro.
- O que está acontecendo? - Engoli em seco, levantando da cadeira. - O que é isso?
O Dr. Marco levantou um espelho diante de mim, então jogou a cabeça para trás e soltou uma gargalhada maligna, com a luz da sala iluminando cada uma das suas rugas enquanto ele sussurrava: "Qual é o seu último desejo?"
Tá, tudo bem. Na verdade ele disse:
- Seus óculos novos."

De vez em quando eu escolho livros pela capa, sem ler a sinopse, para o enredo me pegar de surpresa. Foi assim quando bati os olhos na linda capa de Óculos, aparelho e rock'n roll e resolvi solicitar para a editora. Não poderia ter feito escolha melhor.
Sabe quando as primeiras páginas te conquistam, e você não consegue largar o livro? Passei a madrugada em claro, devorando frenéticamente cada página a espera do final.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Kacey de 13 anos. Posso dizer que gostei da personagem desde a primeira fala. Ela é uma verdadeira drama queen, mas de uma forma cômica, que é impossível sentir raiva de toda a sua sinceridade. Só que na maioria das vezes, essa sinceridade acaba sendo confundida com crueldade, e Kacey precisará aprender a controlar sua língua, e tentar ser mais gentil em seus conselhos.
O mais engraçado é toda essa reviravolta na vida da protagonista. Além dos óculos e o aparelho acabando com seu visual, ela fica com a língua "prefa" por um tempo, o que coloca em risco seu papel de destaque no musical, e é garantia certa de altas risadas.
A parte rock'n roll fica por conta de Zander (ou Sr, Calça Skinny, como ela prefere chamá-lo). Um aluno novo, de cabelo azul (mais original que isso, só o fato do cachorro dele se chamar Hendrix) e totalmente focado em tocar com sua banda, que a convida para ser vocalista. Apesar de ser bem novinho, o gosto musical de Z me conquistou por completo (ele canta uma música do Fleetwood Mac, tem como não amar?).

O que me incomodou um pouco foi a forma como Kacey estava obcecada para voltar a falar com suas amigas, mesmo após de ter sido exposta por elas a humilhação na frente de toda a turma.
Como toda adolescente que se preze, ela comete muitas burradas e demora um tempão para realmente se tocar e mudar.
Por ser um livro teen, os conflitos vividos pela protagonista acontecem no maior estilo: vou morrer se tiver que usar óculos para sempre. O que me deixou nostálgica com meu tempo de adolescente, onde meu maior medo e preocupação era ganhar um apelido que me acompanhasse pelo resto do ano letivo.

Embora existam alguns clichês na história, Haston soube como trabalhá-los e com o bônus de deixar a história original.
Os capítulos são bem curtos e muito envolventes, contribuindo assim para que o livro seja tão viciante.
O final me deixou implorando pela continuação How to Rocks Break-Ups and Make-Ups, que será lançado em setembro desde ano nos EUA, e sem previsão de lançamento no Brasil.
O livro originou a série "How To Rock", exibida pela Nickelodeon americana. Assisti um pedacinho e não curti. Prefiro ficar com a Kacey e o Zander da minha imaginação.

Bom para adolescentes (e os adultos, que como eu queiram dar muitas risadas), Óculos, aparelho e rock'n roll passa uma mensagem muito válida: Mais vale o que está no interior, do que a aparência. Óculos e aparelho não modificam o caráter ou a essência de alguém. Mais do que recomendado.

34 comentários:

  1. Adorei a resenha, Jacque!

    Se antes eu estava com vontade de ler o livro agora estou louca pra ter ele. Quando vi a capa e o título logo pensei mesmo em um romance bem teen.

    Não sabia que esse livro tinha continuação, legal :D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. O livro nem tinha me interessado, mas agora com sua resenha, té que leria, rs. A capa é bem chamativa, e gostei! Amei sua resenha!

    Abraços, Joshua
    pensamentamosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei, agora vai mais um pra minha pilha de livros que quero! Tinha visto ele na livraria, mas fiquei em dúvida e acabei não levando #burra

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro!
    lovelyblogcarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A capa realmente é muito legal, mas eu sempre acabo escolhendo os meus livros pela sinopse :)
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque!
    Adorei a resenha!
    O livro parece ter uma narrativa agradável e ser bem divertido.
    Fiquei curiosa! Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fiquei naquela dúvida se pedia esse pela parceria, e agora me arrependo de não tê-lo feito ahha Fica para a próxima...

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Jaqueline,

    Como sempre no seu blog fico conhecendo muitos livros interessantes...boa dica e parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque!
    Eu adoro livros que tenham essa temática mais adolescente, sabe? Algumas vezes me irritam, mas isso depende de livro para livro.
    Acho que esse eu ia gostar bastante.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Gostei do enredo parece ser bem divertido. Vai para lista de desejados.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  11. Nuunca tinha ouvido falar, mas sou do tipo que compro livro pela capa [me arrependo muitas vezes kk], e esse com certeza compraria. Adorei a sua resenha e para mim o ideal não é ser uma história completamente diferente, mas sim uma história que tenha um diferencial interessante que acrescente um gostinho de quero mais a traaama, como pude perceber que acontecom vc, rs.
    Bom fiquei com vontade de ler, principalmente depois de perceber que foi um livro que você devorou kkk.
    Beeijo do PretonoBranco!

    ResponderExcluir
  12. Eu também amei a capa desse livro e de cara me interessei por ele ainda mais por ter o termo mágico que sempre me atrai 'rock'n'roll' nele <3 rs' Não sabia que era mais um livro teen, mas pela sua resenha é bem divertido e não cai muito no clichê, me interessei *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser bem divertido, o tipo de chick-lit pra se ler em um momento em que se precise dar umas boas risadas.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Nossa, sua resenha me animou muito para ler este livro, pois faz tempo que eu tenho vontade de lê-lo mas esta é a primeira resenha que leio.
    E a capa tbm me chama muita atenção, é linda!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2012/08/resenha_20.html

    ResponderExcluir
  15. Você me salvou! Fiquei com uma dúvida danada sobre comprar ou não esse livro e, depois da sua resenha (que está ótima por sinal), decidi que irei investir! Parece ser um livro bem leve e cômico. Adorei!

    Beijos!
    Priscila
    http://www.stuckonthem.com/

    ResponderExcluir
  16. Ai, esse livro parece mesmo bem legal! Gosto de livros leves e divertidos de vez em quando, e esse parece ótima pedida ;D
    Eu também sou a maior drama queen! Acho que vou me identificar!


    Amei a resenha, estou super curiosa com o livro agora.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Jacque!
    Oin, esse livro parece ser bem legal :D
    Eu acho engraçado hoje ver como os adolescentes (na realidade, acho que mas pré-adolescentes) fazem um barraco e tanto por causa de uma coisa tão boba e trivial quanto óculos e aparelhos. E o pior é que eu passei por isso também, como se esse fosse meu maior problema do mundo hahahaha

    Curti muito a resenha, acho que é um livro com o qual eu ia me divertir bastante :)

    beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  18. Jac, suas resenhas sempre me chamam a atenção pela sua forma única de abordagem quanto ao enredo.

    Pela capa não damos nada para o livro, porém quando vemos o enredo, nossa avaliação muda. Gostei da forma que você aborda os personagens e os comparam com a série de tv.

    ótima resenha.

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  19. Olha, confesso que quando a Patrícia ofereceu esse livro para resenha, eu nem sequer li a sinopse dele. Não me interessei pela capa :x

    Mas adoreeeei a resenha e fiquei bem interessada mesmo só em ler a sinopse. A história parece ser bacana, não que seja algo muito original a meu ver, mas adoro!
    Quero ler :)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  20. Meninas, eu não fazia idéia da existência desse livro, mas adorei a sinopse e fiquei curiosa para ler. Acho ótimo quando, mesmo sendo uma leitura mais juvenil, a história e os personagens conseguem agradar, e adoro essa sensação nostalgica que traz da adolescência. Espero poder ler também.

    Ah, também escolho vários livros pela capa, e normalmente vale a pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Jacque!
    Parece ser uma leitura deliciosa. Fiquei muito curioso para lê-lo agora.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Jac ;)
    Eu adoro a capa desse livro, mas tbm nunca tinha parado nem pra ler a sinopse! Gostei bastante da resenha, principalmente por saber q a protagonista é uma Drama Queen (eu sou uma tbm kkk) Parece ser um livro bem leve e engraçado (#QUERO)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  23. Adoreeeei a capa e a resenha! É muito bom quando um livro nos surpreende!


    Olá!
    Vim aqui para convidá-lo(a) a conhecer o meu livro que lançará agora no fim de Agosto 2012. Peço mil desculpas pelo “spam”, mas é muito difícil divulgar livros, sobretudo aqui no Brasil. Nós, autores nacionais, ainda somos muito desvalorizados, mas continuamos na luta para que esse fato seja revertido!
    Sendo assim, gostaria que conhecesse a minha obra chamada “Meu Conselheiro de Luz”. Trata-se de um romance voltado para a literatura juvenil.
    Seria de grande ajuda que você adicionasse a obra em seu skoob:
    http://www.skoob.com.br/livro/257467
    E no facebook:
    https://www.facebook.com/MeuConselheiroDeLuz
    Desde já agradeço a sua atenção e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro livros desse tipo e acho que vou adorar esse também!! *-*

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  25. Nossa, eu nem dava nada por esse livro, hehe. Na verdade, estava tão desinteressada que nem sabia do que se tratava. Bomm, agora que já sei mais sobre o livro e realmente parece interessante, posso dar uma chance!! rs
    Não sou muito fã desse tipo de livro, mas é sempre bom ter uma boa pedida pra quando estiver em tempos de leitura mais leve, hehe.

    Beijos
    Tempestade de Estrelas

    ResponderExcluir
  26. Oi Jack!
    Esse livro deve ser uma verdadeira fofura! É sério que o cachorro do menino se chama Hendrix? Realmente, mais original impossível. Pena que a continuação ainda não tem previsão de lançamento, odeio ter que esperar tanto quando gosto muito de um livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Adoro quando um livro fofo e jovem assim cai nas graças de leitores de todas as idades!
    Amo a capa e estou louca pra lê-lo! Obrigada pela dica e pela resenha =))

    ResponderExcluir
  28. Alusão a Fleetwood Mac no livro?! Já gostei. Cachorro chamado Hendrix?! ADOREI!
    Confesso que, quando li a sinopse, não me convenci muito. Mas, depois de ler sua resenha, estou com muita vontade de ler.
    Adoro drama queens. Me acabo de rir com elas.
    Também amei a capa do livro.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Adooro livros com essa temática adolescente, são otimos para ressacas literárias e sem fala que é sempre otimo ter um livro assim bobinho em casa :)
    Já tinha visto o livro, mais não sabia sobre seria, e amei ao ler sua resenha, necessito dele na minha estante.
    beijo
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  30. Jacqueline, a resenha está ótima como sempre, vc manda bem demais \o/
    Mas sabe que acho que eu não ia me dar muito bem com esse livro .
    Mas eu o compraria pra meus filho, acho que ele o devoraria sim.
    Boa dica pra presente de aniversário de adolescente.
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  31. aaah, isso é tão bom né?
    quando pegamos um livro sem muita expectativa e quando pegamos para ler não conseguimos para ler ler *oo*
    Eu quero ter a oportunidade de estar lendo também e me sentir como você
    beliscões carinhosos - opa- vc estar grávida então abraço __õ__

    Máh-
    Felicidades nos Livros

    ResponderExcluir
  32. Eu jurava que tinha comentado nessa resenha. Que coisa!!!
    Mas enfim, comento de novo.

    Eu adoro livros para adolescentes como eu... que não cresceram mesmo!!
    E a capa é linda demais!

    Gostei da resenha, o livro me pareceu ótimo. E quanto a coisa dela querer voltar a falar com as amigas, já fomos adolescentes né? Os nossos problemas eram tão bobos e pareciam tão maiores do que os que temos hoje.

    Bjkassssss


    Alessandra Tapias
    http://www.topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Я лучше, пожалуй, промолчу [url=http://tutledy.ru/kachestva-muzhchin/88-kakim-dolzhen-byt-nastoyashchiy-muzhchina.html]каким должен быть настоящий мужчина[/url]

    ResponderExcluir
  34. Ja estava louca para ler, mas em uma resenha que tinha lido falava mal e acabei desanimando, meses depois descubro que a minha nova serie favorita é baseada nesse livro e agora prometo a mim mesma que so volto a assistir depois de ler.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...