[Resenha] A corrida de Escorpião - Maggie Stiefvater

Livro: A Corrida de Escorpião
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Verus
Número de páginas: 375 
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

Todo início de novembro, cavalos d' água emergem do oceano e galopam pela areia da pequena ilha Thisby. Velozes, instáveis e com um forte instinto assassino, muitos moradores temem sua fúria, e tantos outros já foram suas vítimas fatais. Poucos tem a coragem de aproximar-se do oceano, e capturá-los, com o intuito de participarem da famosa Corrida de Escorpião.

Destemidos e com muito a perder, os cavaleiros passam dias treinando as feras do oceano, e participando de rituais que atraem turistas de todo mundo.
Sean Kendrick, de 19 anos, é praticamente uma lenda de Thisby. Introspectivo, e amante dos cavalos, foi vencedor da corrida por quatro vezes. Este é mais um ano que ele irá competir, porém, a vitória não é a única coisa que está em jogo. Puck Connolly é uma novata nas corridas. Sem opção, ela irá competir para tentar fazer com que seu irmão Gabe desista da ideia de ir para o Continente.
"Existem momentos dos quais você vai se lembrar pelo resto da vida, existem momentos que você pensa que vai se lembrar pelo resto da vida, e não acontece com muita frequência que sejam os mesmos momentos. Mas, quando Peg Gratton se vira e inclui meu nome na lista, branco no preto, eu sei, sem sombra de dúvida, que essa é uma imagem da qual nunca me esquecerei" (pág. 68)
Sempre quis ler algum livro da Maggie - autora da trilogia Calafrio - e começar com A Corrida de Escorpião me encheu de entusiasmo para querer devorar todas as suas obras.
Eu não sabia o que esperar de um livro infanto-juvenil, que trazia uma adaptação de uma lenda sobre cavalos d' água carnívoros, conhecidos como Capall Uisce. A autora utilizou todos os elementos que eu aprecio em uma mitologia: uma história inovadora e bem trabalhada, cenários e personagens tão palpáveis, que te fazem acreditar em cada linha, mesmo que o conceito de cavalos emergindo das águas pareça meio estranha de início. Sua escrita é lírica e envolvente.

Narrado em primeira pessoa - em capítulos alternados - por Sean e Puck, o ritmo é lento, porém, nunca cansativo. É possível perceber que a maior preocupação de Stiefvater, foi criar personagens com sentimentos complexos, que se abrem para o leitor a medida que avançamos pelas páginas.
Em pouco tempo eu estava tão familiarizada com os rituais que antecediam a corrida, e com os participantes, que me senti parte da plateia, esperando ansiosa pelo início da corrida.
“A verdade é que me sinto fascinado e repelido por ela: Kate é, ao mesmo tempo, um espelho de mim mesmo e uma porta para uma parte desta ilha que não sou eu.” (pág. 198)
Adorei o modo como Maggie tratou a relação de Sean e Corr, seu Capall Uisce. O fascínio e a paixão de Sean por Corr é pungente. Tanto que no final, a impressão que eu tinha sobre o cavalo mudou totalmente. De início medo, por se tratar de uma criatura mortal, e no final respeito e carinho, pela lealdade devotada ao seu dono. Sean tem aquele jeito sorumbático que eu adoro. Suas ambições parecem pequenas, mas são suas motivações que me fizeram amá-lo.
Puck (Kate) é completamente impulsiva, e o motivo inicial que a faz querer participar da corrida pode parecer infantil e incoerente. Mas aí é onde entra a magia de Maggie. A personagem amadurece com o tempo. Sua decisão de participar da corrida, passa de irracional para totalmente compreensível. Tem a ver com o amor que sente por seus irmãos, e algo intrinsecamente altruísta.
O romance entre os dois nos é apresentado com uma singeleza sem tamanho, ainda que este não seja o foco. Puck e Sean tem muito em comum. Ambos são apaixonados por seus cavalos, compartilham um passado trágico, e sentem que pertencem aquela ilha, assim como os Capall Uisce pertencem ao mar.

Não temos apenas a corrida acontecendo, tanto que sua tensão fica reservada apenas para o final. Os sentimentos trazidos à tona engrandecem o enredo. O livro não é só sobre a corrida e a relação dos cavaleiros com seus cavalos. Vai muito além. Nas entrelinhas podemos observar a linha tênue que separa dois caminhos perigosos: o risco de lidar com cavalor mortais, e também com seres humanos que não possuem escrúpulos, tornando-se uma ameaça tão, ou mais, perigosa do que as feras do mar.
Posso dizer com propriedade que este é o melhor livro que li este ano. Me arrancou lágrimas, me fez devanear como seria pertencer a Thisby, e com certeza cada linha ficará gravada em minha memória por muito tempo.

33 comentários:

  1. Oi Jacque, saudades de ti.
    Nunca tinha ouvido falar sobre o livro e a autora, mas eu daria uma chance por ter a mitologia como tema central. Toda narrativa que tem dois personagens me deixam dividida, sem saber de quem eu gosto mais.

    Beijos
    @LeitoraIncomum
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já queria ler, mas depois dessa resenha, ele vai muito pular fila. Parece uma história tão bonita *O*

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas, eu poderia ler só a resenha sem saber que se tratava de um livro da Maggie e no final eu já teria adivinhado. O que você sentiu nesse primeiro contato foi exatamente o que eu senti lendo Calafrio da autora. A mesma singeleza e cadência... amo.

    Gente, parem de me fazer inveja com esse livro! Só porque não posso comprar nada! MIMIMI

    Ótima resenha amiga ;)
    Beijitos

    ResponderExcluir
  4. Oi Jack!
    Nunca nem tinha ouvido falar da autora, mas a história me agradou muito. Totalmente diferente dos livros que eu tenho aqui (tô numa fase de procurar leituras novas). Me lembrou um pouco um filme que eu amo chamado Flicka. Tbm não conheço a autora, mas vou pesquisar mais a respeito já.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Nossa, você lê uns livros bem diferentes!
    Não sei se este faz meu estilo, mas o livro parece ser muito bom.
    Gostei da capa!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Uaaaaau!!! :O

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  7. Não gostei muito de Calafrio, da história em si, mas a autora escreve bem e talvez A Corrida de Escorpião pudesse me agradar um pouco mais... Gostei da resenha!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa Jacque, que resenha.
    Não conhecia a autora, mas depois de sua resenha pretendo com certeza ler alguma coisa dela. Tenho certo carinho por cavalos, e lendo sua resenha me lembrou de duas espécies de cavalos que vi nos livros. Os Testrálios e os cavalos marinhos da série Percy Jackson, e o mais engraçado, é que na mitologia Poseidon criou os cavalos da espuma do mar, então faz todo o sentido essa estória. :D
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  9. Uma maravilhosa resenha! Estou com uma vontade enorme de ler esse livro, apesar de não ter lido nada da autora!

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque!
    Que resenha mais linda!
    É a primeira que leio desse livro, e acho que estou ainda mais apaixonada por ele.
    Preciso comprá-lo logo! rs
    Ainda não li nada da Maggie, mas já haviam me dito que a escrita dela é fascinante!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. esse livro me chama muito a atenção.
    to doida pra ler *--*


    curtia resenha

    ResponderExcluir
  12. Pedi esse livro no Book Depository há mais ou menos um século haha Mas o correio lindo quer que eu vá lá pegar, e tempo kdkdk? Enfim, todos falam muito bem dele - e dessa escritora de forma geral.

    ResponderExcluir
  13. Oi, jac!
    ESSE LIVRO É LINDO MESMO <3333

    Me apaixonei demais por todos os personagens, principalmente pelo Corr *chora de lembrar*

    A Maggie tem um jeito muito lírico de escrever mesmo, é lindo *-*

    Beijoooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir
  14. Oláá!!
    Nossa, estou encantaada por essa resenha e desejando muito esse livro, rs. Estou com o primeiro livro da série dos lobos de Mercy Falls, mas ainda não o li, com certeza irei add esse que vocÊ acabou de resenha como desejado e como a Mareska disse: "vai pular fila". haha
    Amei a resenha, é o segundo livro em uma semana que você me instiga a desejar.
    Beijoo!!

    ResponderExcluir
  15. Que resenha linda!
    Me deixou louca para ler o livro, fato. Parabéns!
    Adorei seu blog, estou seguindo!
    Beijos :*


    Maay S - http://covildapredadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Tipo, me encantei com sua resenha, tenho lido algumas sobre esse livro pelos blogs que visito e todas positivas, mas a sua foi escrita com emoção ...adoro\o/
    Um livro que vou ter de comprar, entre tantos outros, mas esse o mais rápido possível *.*
    Obrigada pela dica preciosa outra vez Jacque.
    Beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  17. Eu também quero muito ler um livro da Maggie, principalmente a trilogia Calafrio, não li nada onde os lobisomens são protagonistas da trama então dá pra entender a minha curiosidade. Quanto a esse livro, eu ouvi muitos elogios a respeito dele, mas não fiquei tão tentado a lê-lo, não é bem o meu gênero preferido de leitura.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá Jaqueline,

    Não conhecia o livro e achei interessante...parabéns pela resenha...bjsss.


    http://blogdamajorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Jaqueline,
    Não conhecia esse livro e me pareceu bem dinâmico e interessante.
    Vc falou que esse foi o melhor livro que vc leu esse ano, caramba, agora fiquei curiosa ler.
    Sua resenha está perfeita.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  20. Oi Jacque!
    Primeira resenha desse livro que leio e... Uau fiquei com muita vontade de lê-lo! A história é completamente criativa, diferente do comum. Tanta gente elogia essa autora, que com certeza seus livros estão em minha lista de desejos.
    Ótima resenha, adorei!

    Beijão
    Daisy - Nuvem de Letras

    ResponderExcluir
  21. Noossa Jac!! Super bem cotado ^^
    Deve ser maravilhoso mesmo, pq vc não poupou elogios ^^ Até fiquei com vontade de ler, mas vou deixar para um futuro próximo :)
    Beijoos
    Brubs

    Ameei a resenha.

    ResponderExcluir
  22. Oi Jacque!

    Eu até que gosto dos livros da Maggie... Mas a trama desse não me atraiu. Acho que não vou ler.

    Mas confesso que a sua empolgação na resenha está contagiante! :D
    Até dá vontade de ler!! hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Humm amei...
    foi a primeira resenha que leio e fiquei encantada para conhecer este livro, já tinha lido a sinopse antes e já queria ler..
    mais acho que vou começar com Calafrio que é o que está lá em casa..
    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia esse livro
    Mas a mitologia me chamou bastante atenção
    E só dai já me interessei

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o livro e muito menos a autora, mas fiquei interessada pela lenda que envolve o enredo.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Jaqueline,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e gostei bastante da sinopse e ainda mais da sua resenha...a capa também é bem legal....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oiii!!
    Esse livro será uma das minhas próximas leituras <3
    Sou louca por esse gênero, e quero muito conhecer a escrita dessa autora! *-*
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  28. Oi Jacque, o tema da história parece totalmente inusitado e criativo. Acho que com tantas obras que há por aí, criatividade já é coisa rara, e parece que há de sobra nessa obra. Adorei cada detalhe que você citou, e mesmo já sendo louca para conhecer a série Calafrio da autora, ainda não conhecia essa e fiquei morrendo de vontade de conhecer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Eu sou muito fã da Maggie só por causa da série Calafrio: mesmo só tendo livro o primeiro livro (os outros dois serão lidos em breve), ele me emocionou e me prendeu de um jeito que eu não esperava que pudesse. Acho que é o que aconteceu com você com esse livro, pelo que percebi. Eu não sabia da existência desse outro livro da autora e nem preciso dizer que já entrou nos super super desejados, né? Eu já me sinto empolgada pra lê-lo, mesmo sem nem tê-lo comprado ainda, porque você disse que é o melhor do ano! :D
    Obrigada pela resenha, tá ótima.

    ResponderExcluir
  30. Oi Jac!!!
    Eu não conhecia o livro, achei a trama super diferente, e é isso que me chamou atenção. Gostei demais da tua resenha, e fiquei com uma imensa vontade de conhecer esse livro!
    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  31. Oi Jacque!
    Nossa, nunca tinha lido uma resenha desse livro e amei o quão profundamente a história conseguiu te tocar. O livro parece ser ótimo, adoro quando o autor desenvolve a narrativa tão bem que chegamos ao ponto de nem perceber tratar-se ali de uma história ficcional, nos perdendo entre os limites da imaginação e realidade. Os personagens parecem ser ótimos, a história bem contada, com uma premissa diferente e original: cavalos d'água carnívoros.
    Muito boa a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Oi Jacque!
    Nossa, fiquei bem curioso agora. A capa não me agradou muito, mas a sinopse e sua resenha... Enfim, preciso dessa leitura. Já li outro da Maggie, que foi "Calafrio". Achei um bom livro, só isso. Mas acredito que seja melhor.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  33. Sua resenha que me fez querer ler o livro, porque só a ideia dos cavalos não me encantou.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...