[Resenha] Dearly, Departed - Lia Habel

Livro: Dearly, Departed - Livro #1
Autora: Lia Habel
Editora: ID
Número de páginas: 477
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

Após perder o pai, Nora Dearly - de 17 anos - passa a morar com sua tia interesseira, eu um complexo subterrâneo residencial. Ela estuda em uma escola de renome, ao lado da melhor amiga Pamela. Sua vida é uma sucessão de dias iguais, isso até o dia em que uma invasão acontece em sua cidade.
É quando seu caminho se cruza com o de Bram Griswold, um adolescente disposto a tudo para sequestrá-la.

Nora e Bram são completamente diferentes, e não é só pelo fato dela ser uma neovitoriana, e ele um soldado punk. Bram está morto. Ele é um zumbi, afetado pelo vírus capaz de matar, e trazer novamente à vida. Mas nem todos os zumbis são iguais. Existem os cinzas, que apodrecem rapidamente, e não hesitam em devorar alguns humanos.
O dever de Bram é proteger Nora, e buscar ao lado de seu exército uma vacina para a doença.
"- Corri os olhos pela mesa. Aqueles seres estavam mortos. Mortos. Deviam estar deitados dentro de caixões segurando florzinhas secas, com vermes saindo de dentro do corpo. Mas estavam ali, bem na minha frente, discutindo monstros da literatura e interceptação de transmissões militares. O estranho era que eu começava a considerá-los...Talvez...Só um pouquinho...normais. Ou não." (pág.196)
Não posso ler uma sinopse que contenha a palavra zumbi, que logo fico eufórica para conhecer a história e o livro. Com Dearly, Departed não foi diferente, embora eu tenha que confessar que a capa à la E o vento levou, teve sua parcela de culpa para esse euforismo.
Dearly foi o primeiro steampunk que li, e confesso que imaginava uma coisa totalmente diferente. Se tem uma combinação que eu nunca havia pensado, mas que agora não consigo viver sem imaginar, é: zumbis + era vitoriana + romance + steampunk + distopia.
Lia conseguiu ousar e ir além, criando uma história engenhosa e agradável, não se perdendo em descrições vagas e cansativas.
O livro é narrado em primeira pessoa, por cinco narradores diferentes (Nora, Bram, Pamella, Wolfe e um personagem que eu não posso citar). Gosto de ter vários personagens narrando, pois assim o autor consegue abranger todo cenário de forma mais completa, sem deixar escapar nenhum detalhe, e de fato, Lia Habel sabe como tirar proveito de todos os detalhes.
Além disso, a forma como Habel passava de um cenário para o outro, sem deixar a história quebrada, foi magistral.

Se você não tem estômago para se identificar com os comedores de cérebro, pode ficar tranquilo. Aqui os zumbis não são tão selvagens. Existem dois tipos de zumbis, os que perdem totalmente seus sentidos e razão, e saem por aí comendo humanos; e os zumbis que possuem capacidades cognitivas em perfeitas condições, embora não se possa dizer o mesmo de algumas partes de seu corpo. E sim, um zumbi que se apaixona, mas nada meloso e forçado.
" Você é a garota certa! Você é a garota certa, por dez mil razões! Nunca senti nada assim antes... Mas...Eu não sou o cara para você. Sei que nunca poderei ser...nunca poderei ser o que você precisa. (...) Mas...tenho vivido os melhores momentos da minha vida, fingindo que podia ser seu. Obrigado por me permitir isso.
Nora é corajosa, divertida e determinada, e mesmo sendo uma vitoriana, não tem os mesmos costumes das outras meninas. Ela sabe usar uma arma, e não fica apenas gritando e esperando alguém vir salvá-la do perigo. Nora parte pra ação.
Bram é o zumbi mais atencioso e cavalheiro que já encontrei na literatura. Ele coloca muitos personagens humanos no chinelinho. Eu diria que ele é uma versão mais nova, e sem pulsação do Mr. Darcy, de Austen.
Estou começando a me acostumar com romances bem desenvolvidos, já que nada em Dearly acontece instantaneamente. Também pudera, são quase 500 páginas, e a autora soube aproveitar o tempo para desenvolver os personagens e o enredo.

Gosto do conceito vitoriano, onde os moradores voltaram aos costumes de antigamente, em que as mulheres usavam vestidos longos e espartilhos, e uma moça precisava "debutar" para ser apresentada a sociedade, a fim de arranjarem um bom casamento. Porém, foi difícil aceitar uma justificativa a este retrocesso. Culpa disso pode ser pela mistura de tecnologia, com objetos arcaicos. Encontramos carruagens elétricas, digidiário (uma espécie de tablet), ao mesmo tempo em que vemos um lampião a gás.  Os "punks" rejeitavam a nova aristocracia, e foi assim que surgiu a guerra, ao mesmo tempo em que o vírus que transformava os mortos em zumbis surgiu.

Como primeiro livro da série, Dearly conseguiu me agradar além das minhas expectativas. Repleto de ação, com personagens cativantes e uma distopia bem montada, DD conquistou um lugar entre os meus favoritos. Mal posso esperar para ler a sequência Dearly, Beloved, que já foi lançada nos EUA, sem previsão de lançamento no Brasil.
A única reclamação que tenho a fazer é quanto a revisão, ou melhor, a falta dela. É possível encontrar erros grotescos como acontecer escrito com cedilha, e até nomes de personagens escritos de maneira errada.

29 comentários:

  1. "Zumbi mais atencioso e cavalheiro "
    Começou me ganhando qd contou isso em sua resenha Jacque.
    Poxa estou curiosa com toda essa mistura, zumbis, steampunk e distopia, que salada apimentada deve ter sido esse livro, bem do jeitinho que e amo.
    Quero \o
    sem mais ...rs
    Parabéns e obrigada pela dica.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. A premissa do livro é curiosa.
    Nunca li nada de zumbis e achei interessante.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O que é steampunk? vou procurar..
    não ligo muito para zumbis, a não quando
    se fala em Resident Evil..
    Eu comprei esse livro esse mês, nem li a sinopse,
    foi mais por causa da capa, e depois quando li a
    sinopse disse Haaa parece ser ótimo mesmo!! hehe
    Então quando vi sua resenha, vim correndo ler ^^
    Estou ansiosa depois de ler sua resenha!!
    Puxa, chato essa da Revisão heimm...

    Beijos, tem resenha lá...
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu ainda não li livros sobre zumbis, e acho que começarei por este, fiquei bem curiosa!
    Essa capa é maravilhosa!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2012/10/dica-de-leitura-com-marco-antonio_24.html

    ResponderExcluir
  5. por ser um tema que eu goste muito estou mega ansiosa para ler o livro sabe
    *--* adorei a resenha

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum livro, com zumbis, mas gostei da proposta da autora, achei diferente e inovadora.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  7. Olhando essa capa não dá pra imaginar que tem zumbis, parece um sobrenatural de vampiros ou um romance histórico... Mas gostei! Já estava interessada, agora com isso de zumbis, quero ler.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, não consigo imaginar um livro que misture zumbis, distopia e mais todas as outras coisas que você citou! Fiquei empolgada com os elogios à escrita da autora e à união perfeita entre todos os narradores! E uau! Só de você citar que um personagem (mesmo que seja zumbi) se parece com Mr, Darcy, (mesmo que seja uma pequeníssima semelhança), já fiquei com vontade de correr pra livraria pra comprar os livros que existem dessa série! Haha! :D
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Ai não sabia que era de zumbi o livro, tipo só vi a capa e me apaixonei nem fui atras da sinopse ^^
    Mais com é de zumbi eu quero ^^
    Só me desanimei por uma série.To correndo de série hahaha
    Beijos
    Brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jac!
    NHAIN, eu vi esse livro na Bienal, quase comprei ;_; hahaha

    Agora quer leeeeer ><"

    Eu curto muito steampunk, tô escrevendo um livro com uma amiga que é steampunk + distopia + magia + romance. VIVA hahahaha

    Não sou a maior fã de zumbis do mundo, mas com Zumbis x Unicornio descobri alguns tios de zumbis que me agradam, e gostei basntante da proposta de zumbis de Deadly Departed :D

    Espero poder ler em breve ^^

    Beijooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada da editora ID, mas tenho vontade.

    Foi abrir o post e eu me apaixonei pela capa: o que que é isso???

    MUITO linda, omg! Adorei a sinopse e assim como voce a palavra zumbi já me fez ficar toda eufórica.

    Vou ver se coloco ele entre meus desejados de natal (família querida, entrem em meu skoob e me deixem feliz no natal! haha)...

    Beijos e parabéns pela resenha!

    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  12. Revisão fraca gêmula? Xiiiiiiii.

    Mas quero ler o livro! Vc e a Desree falaram bem dele, entao vou encarar!!!

    Beijooooos

    ResponderExcluir
  13. Oi Jacque!
    Não fazia ideia que o livro traria tanta coisa junto,muito menos que se tratava de zumbis tb,a capa é linda e não nos dá nenhuma dica.
    Adorei.

    Bjos
    www.roubando-livros.com

    ResponderExcluir
  14. Oii!!
    Confesso que não estava nem um pouco afim de comprar este livro, pois não curti o nome, nem a capa do mesmo, hahaha. Mas, depois dessa resenha é impossível não desejá-lo. Com certeza entrou para a minha wishlist e está tipo: no topo. Vou comprar em breve e vê se também me apaixono pela história, pelo Zumbi cavalheiro e pela super bem feita distopia, haha.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Vi esse livro em algum lugar e sua capa me chamou a atenção, mas ainda nem havia lido a sinopse. Fiquei um pouco surpresa ao ler "zumbi".
    Vou por já na minha lista.
    Beijos;
    Tici- ObsessionValley

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido falar desse livro
    Mas pela resenha já me interessei bastante, ainda mais por ser uma estoria de zimbis, que nunca li nada assim

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Jacque, parabéns pela resenha!! Eu não conhecia esse título, adorei a capa e a proposta da trama! Essa mistura promete render uma ótima leitura! Fiquei curiosa para conhecer a estória!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura!! :D

    até mais!!

    ResponderExcluir
  18. A capa e linda e a história parece ser ótima! Combinação perfeita, né?
    Adorei a resenha

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  19. Oi Jacque!
    Essa sua resenha me deixou louco aqui para ler esse livro. Antes não tinha tanto interesse, mas agora... Preciso urgentemente! rs
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Jacque!

    Já tinha visto esse livro, mas não pensava que fosse tão bom! Ainda não li nada envolvendo zumbis mas realmente parece ótimo, tenho curiosidade! Esses erros são horríveis, recentemente minha irmã encontrou um erro grotesco num livro do selo Novos Talentos...

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Gente, eu sempre tive curiosidade para ler algum livro sobre zumbis, mas os que ouvi falar até hoje..não me pareceram muito legais.
    No entanto, esse me pareceu razoável! Gostei principalmente da ambientação, da época..! Talvez eu dê uma chance a ele! HUAHUAHU

    Ah, obrigada por comentar na minha resenha! =)
    Respondendo sua pergunta: aquele livro especificamente não há muito problema em ser lido sem que você tenha lido os anteriores. Tipo, é claro que é sempre bom acompanhar desde o começo, mesmo para entender melhor os personagens e suas relações, mas esse dá pra ler de boa porque ele é meio que um conto "solto", um fato à parte que aconteceu com o Lestat. Eu li ele faz um tempão mas, ao que me lembre, não tem nenhum spoiler muito tenso dos livros anteriores.

    Beijos, Annie!
    http://www.praticamenteinofensivo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Nunca tinha ouvido falar nesse liveo, mas adorei toda essa combinação de distopia, zumbis, era vitoriana e tudo o mais. Bem diferente de tudo que já li.

    Beijo
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  23. Há, zumbis! Fiquei louca para ler esse livro desde a primeira resenha que li, mas não consegui achar por aqui e os fretes andam me matando... :(

    ResponderExcluir
  24. Queria ler esse livro, mas ele é só um dos milhares na minha lista de desejados rs
    Adorei a resenha *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde Jaqueline,

    Não conhecia esse livro e ele não faz muito o meu estilo, mas confesso que pela a sua resenha fiqeui com vontade de ler...quem sabe um dia...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Jacque, ao contrátio de você, zumbis não são seres que me agradam muito, ainda não li nenhum livro deles e, sério, tenho sonhado com essas coisas esquisitas (deve ser meu irmão com os episódios de The Walking Dead, rsrs).
    Mesmo assim, esse é um livro que me atrai, pela capa e pelo fato de ir além, de considerar uma história muito mais complexa do que as que têm por aí.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Team Zumbi o/

    Quando eu li a sinopse desse livro pela primeira vez eu fiquei encantada, por que apesar de nunca ter lido nada de steampunk, é um dos generos que eu mais quero ler, já vi filmes assim e são fantásticos. Eu adoro a era vitoriana, tem um charme especial. E zumbis, eu adoro zumbis, por isso esse livro tem tudo para ser bom.
    Tem um outro livro que eu li sobre que também tem steampunk e era vitoriana, que é Soulless, e tb tem criaturas sobrenaturais.

    Bjks

    ResponderExcluir
  28. Jac, eu tava surtando até você falar da revisão. Era meu maior medo. E pior que isso anda em alta ultimamente, quase todas as editoras estão deixando escapar muitos erros (algumas bem mais que outras) e cobrando preços absurdos mesmo assim. Isso anda me desanimando muito, sabe?

    Mas enfim, amei sua resenha. Também adoro zumbis e depois de ler Masque of the Red Death, estou apaixonada pelo steampunk também.

    Vou ler, mas em inglês ;D

    Beijitos

    ResponderExcluir
  29. Essa é a primeira vez que eu ouvi falar desse livro e já achei ele super interessante, desde que eu li um livro nacional sobre zumbis eu virei fã deles, estava selecionando alguns livros com esse tema e esse já ficou no topo.
    Adorei a resenhas.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...