[Resenha] Feita de fumaça e osso - Laini Taylor

Livro: Feita de fumaça e osso - livro #1
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 380
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Karou não sabe nada sobre o seu passado. Quem são seus pais, o que significa os símbolos tatuados em suas mãos, e o que seu tutor Brimstone faz com os dentes que ela recolhe, são perguntas que não saem de sua mente.

Quando não está procurando ossos para Brimstone, Karou estuda artes - em um Colégio em Praga - tentando levar uma vida normal (ou quase).
Porém, estranhas marcas de mãos negras, começam a aparecer em todos os portais pelo mundo, e seu tutor pede que ela nunca mais retorne ao local.
Se sentindo abandonada e perdida, Karou perde o contato com a única família que conheceu. Até seu caminho se cruzar com o de Akiva. Seu inimigo, ou não, ele parece ser a única pessoa que possui as respostas para suas perguntas.
" - Voltei para encontrá-la - disse Akiva. - Não sei por quê. Karou. Karou. Eu não sei por quê. - A voz dele soava fraca que ela mal conseguia ouvi-lo.- Só para encontrá-la e estar no mesmo mundo que você...
A sinopse do livro não revela muito sobre a história, mas vai por mim, assim o livro fica ainda melhor.
Ultimamente os livros sobrenaturais que tenho lido, não me surpreendem em relação ao enredo. Sempre tem um clichê, embora bem trabalhado, mas nada inovador. Isso até começar a leitura de Feita de Fumaça e Osso. Eu tenho um sério problema com livros narrados em terceira pessoa. Não que eu odeie, mas sinto que a interação com os personagens acaba sendo menor, o que para minha surpresa não aconteceu dessa vez. Laini tem uma narrativa completamente envolvente, que expõe o sentimento dos personagens. Me senti completamente envolvida com os dilemas de Karou, como se ela estivesse narrando.

A originalidade já começa na construção da personagem principal. Eu não imaginava nada diferente, ao me deparar com a foto da autora, que tem os cabelos cor de rosa choque. Karou tem cabelos azuis naturais, estranhos símbolos tatuados nas mãos, e é uma exímia desenhista. Ela não hesita em contar sua verdadeira história - pelo menos a parte que conhece - em seus desenhos, mesmo que sua melhor amiga não acredite na existência de uma mulher serpente. 
Não temos muitos personagens secundários, o que foi super positivo, já que todos aparecem igualmente, e tem um bom desenvolvimento na trama.
A mitologia é inovadora e envolvente, a ponto de todo tempo me fazer pensar: como nunca ninguém pensou em escrever sobre isso? O enredo traz anjos e demônios, em uma guerra pelos séculos, isso até um anjo se apaixonar por um demônio. Esqueça tudo o que você já leu sobre anjos até agora. Sem dúvida você irá se surpreender.
E o que falar de Akiva? geralmente eu me apaixono instantaneamente por personagens enigmáticos, e este foi mais um caso de amor à primeira vista. Akiva tem um ar sombrio, quase não sorri, e guarda um passado muito triste. O que eu mais gostei, foram as tentativas dele fazer piadinhas, com aquele jeitão todo sério.

O romance é algo bem sutil. Para quem não gosta de romance instântaneos, este é o livro certo. A autora leva o tempo necessário para construir uma relação entre os dois, de modo que a atração se torna palpável . Os momentos em que Akiva e Karou se encontram são recheados de tensão. Os dois começam como inimigos mortais, e os embates só acrescentam mais condimentos ao tempero.
Como nem tudo são flores, o motivo do livro não ter entrado para os meus favoritos está no final. Por meio de flashbacks, passamos a entender melhor o passado de Akiva e Karou. O flashback em si é muito bem explicado e envolvente. Não posso falar mais nada, caso contrário soltaria um baita spoiler, só que eu não curti o rumo que a história e o romance levaram. Ainda assim, isso não tira o mérito de que, Feita de Fumaça e Osso é um dos melhores livros sobrenaturais que eu já li este ano.
Preciso comentar sobre a capa toda metalizada, simplesmente lindíssima. Intrínseca sempre arrasa no cuidado com a revisão do texto, e quanto a isso só tenho elogios, pois não encontrei nenhum erro.

31 comentários:

  1. A capa é linda mesmo, Jack! *-*
    Não sabia que se tratava de um livro sobrenatural. Bacana!
    Gosto bastante de romances sutis.
    Sua resenha me deixou animada em lê-lo. Anotado!

    Beijocas. =*
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. OiE!
    Sua resenha me deixou bem interessada no livro, mas o fato de saber que o final é assim, isso me desanima.
    Mas quero ler, a capa é linda!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Jac,
    Amei sua resenha... realmente pela sinopse parece um livro com enredo inédito e acho que ultimamente temos precisado disso!!!
    Com certeza entrou para o hall dos desejados!!!

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  4. O enredo, toda a criatividade da autora é que me surpreendeu viu?! E a narrativa em terceira pessoa não fez mesmo a gente não se envolver com os personagens, gostei muito do livro ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que delícia, Jack! Fico feliz por ler uma resenha assim tão boa porque não estava nem um pouco tentada a ler Feita de Fumaça e Osso. Primeiro por se tratar de anjos, segundo por não estar na hora de eu ler um sobrenatural. Tô gostando mais dos infanto-juvenis e chick-lits. Acho que tô naquele momento "preciso de leituras fáceis".
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Oi Jaque, hummm acho que tb vou me apaixonar por
    este personagem Akiva, adoro personagens enigmáticos,
    sombrios, nossa tudo de bom hehehe
    Caramba de pois de ler está resenha eu o quero muito..
    e quero saber tb do pq do nome do livro hehe
    òtima resenha Jaque.. Vai agora pra fila dos desejados.


    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Jacque, o livro parece ser ótimo mesmo, uma pena que não atendeu todas as suas expectativas. Estou curiosíssima para saber do que se trata esse mistério na vida de Karou, principalmente porque não há nenhuma pista, nenhuma idéia. A capa deve ser fantástica mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ai Jack... eu aqui louca para ler esse livro e vc me vem com a resenha dele... é querer me matar de vontade...rsrs
    Amei sua resenha como sempre!
    Agora eu quero esse livro para ontem...

    Obg pela visita lá no blog!
    Tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    -fallen In Me
    Bjão

    ResponderExcluir
  9. Já fazia um bom tempo que um livro não me chamava atenção. Mas esse, com certeza, me despertou uma curiosidade enorme e uma vontade de ler gigantesca.
    Quando li a sinopse, fiquei meio desconfiado pq realmente não conta muito da história, mas pelo pouco que li em outras resenhas e nessa também, fiquei muito animado e espero o quanto antes conseguir ler!
    Mas ta aí um problema que venho enfrentando a algum tempo: Os finais dos livros que leio. Geralmente tenho me decepcionado com todo que tenho lido. Tomara que com esse seja diferente.

    ResponderExcluir
  10. Ah, esse livro é lindo. Preciso ler, sério, preciso mesmo. Parece ser muito bom, a cada resenha que leio fico mais curiosa.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante desse livro. Realmente, o diferencial dele começa já na protagonista...

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque,
    Ai cada dia que vejo uma resenha sua minha lista de livro só aumenta kkkk.
    Apesa que este não entrou para seus favoritos eu gostei desse romance bem sutil, adoro livros que começam com o casal sendo inimigos mortais e depois acabam se apaixonando rs.
    Acho que você já percebeu a grande maioria dos livros da Intriseca me ganham pela lindas capas rs.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tinha lido nenhuma resenha deste livro
    Mas esta me chamou bastante atenção
    Ainda mais com essa capa linda
    Quero muito ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii Jacque!!
    Tô querendo muito ler esse livro, imagino quão fantástica deve ser a capa, pois se já a acho linda assim, sem ver, tocar e etc, imagina pessoalmente, rs. Intrínseca sempre arrasando mesmo. Super interessante que mesmo sendo em terceira pessoa conseguimos nos envolver, gostar e criar laços não é? Isso é incrível, haha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Parece ser um livro bem legal, fiquei curiosa para ler.

    Parabéns pela resenha

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  16. Oi, Jac!
    Eu curti o livro do começo ao fim *-*

    Da narração em 3a pessoa, eu tinha essa mesma impressão até ler Irmandade da Adaga Negra. A narração em 3a pessoa da Ward é tão sensacional que perdi os preconceitos hahaha

    Realmente foi muito original, e um dos melhores livros que li esse ano também :)

    Beijooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo

    ResponderExcluir
  17. Oi Jaque! Que bom que temos uma nova ideia por aqui, eu já ando paquerando este livro e saber que foi uma leitura tão boa, me anima mais, pena o final tão ter sido tudo aquilo, mas vou ler sim.
    Eu gosto mais de narrativa em terceira, mas sei que muitas vezes ser em primeira pessoa é preciso.

    Bjos!
    Cida

    ResponderExcluir
  18. Oi Jacque!
    Morri completamente! rs
    Amei a sua resenha e agora só sei que vou ficar surtando até entregarem esse livro aqui em casa. Haha
    Eu já havia me apaixonado só pela sinopse e a cada resenha que leio, só consigo me apaixonar cada vez mais pelo livro.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oii!!
    Gosto muito de livros assim, onde a relação entre os personagens não acontece do dia pra noite ^^
    Esse tem uma capa linda, e faz meu gênero!
    Está na minha lista de desejados ^^
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  20. Oi Jacque!
    Esta é a primeira resenha do livro que leio, gostei muito, mesmo tu não tendo gostado do final ainda foi o melhor livro sobrenatural que leste.
    Desculpe o desaparecimento,mas minha mãe sofreu um pequeno acidente e me as voltas com ela.

    Bjos
    Fabi
    www.roubando-livros.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Jacque!
    Eu não tinha vontade de ler esse livro, mas agora...
    Pelo o que você descreveu, o livro parece bom. O que me desanima, é que é uma série. =/
    Mas pretendo dar uma chance mesmo assim.
    Adorei a resenha, como sempre. (((:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Jaqueline,

    Não conhecia o livro, mas confesso que não faz o meu estilo, mas gostei da sua resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Jacqueline!

    Gostei muito da sua resenha, a primeira que leio sobre o livro! Tem muita gente falando sobre ele por aí, e realmente parece ótimo e de certa forma diferente, rsrs!

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Não dá pra negar que a capa desse livro chama a atenção, mas até ler sua resenha eu não sabia muita coisa sobre ele, afinal como você disse a sinopse não revela muitas coisas. Fico feliz de ver que o enredo sobrenatural apresenta algo inovador, eu também estou encontrando dificuldade em achar livros sobrenaturais com algo de novo, não tenho nada contra narrativa em 3ª pessoa, pra mim tanto faz.
    Gostei muito da resenha.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Jacque, tudo bem?
    Gostei e muito da sua resenha. Esse livro parece ser ótimo, antes mesmo de ler qualquer coisa sobre ele a capa chamou e muito a minha atenção. quero muito ler e ele já está na minha lista de leituras, pois um bom romance sobrenatural é sempre bom.
    Abraços
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  26. O final tb foi EXATAMENTE o motivo para eu não ter dado 5 estrelas ao livro. Toda a história é incrível e super original, mas a parte de "quem" é a Karou não me agradou muito...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  27. Mais um na minha lista de aquisições, é hoje, sua resenha me deixou doida pra ter o livro e lê-lo, claro.
    Adoro o sobrenatural, e pelo que vc conta esse é dos bons, quero muito \o
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  28. Esse é livro que esta sendo bem falado...E como se trata de anjos e demônios está no meus desejados, porém, não sabia muito o esperar dele, será que realmente é bom...Mais sua resenha, me abriu os olhos e me fez querer ele mais ainda ^^ Ainda bem que o romance vai sendo construído conforme o livro vai andando, não de romance que acontece do nada...tipo fica sem nexo rsrsrs...
    Parabéns Jac ótima resenha
    beijos
    Bruna Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  29. Pela resenha, fiquei bem curiosa...
    Tô precisando ler um romance sobrenatural...

    ResponderExcluir
  30. Apesar de não curtir nem um pouco a temática de anjos, fiquei bem curiosa com esse livro. E a menina ainda tem cabelo azul também? Adorei ;D

    Uma pena o final ter desandado, isso sempre acaba coma gente ;/ Mas vou dar uma chance, ainda mais com você fazendo todos esses elogios :)

    Beijitos

    ResponderExcluir
  31. OMG!!!
    Tem romance! Tem suspense! Tem sobrenatural!! E você ainda diz que foi um dos melhores livros sobrenaturais que leu este ano!! Agora só me resta ler também, rsrs
    Adorei!!

    Bjkas

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...