[Resenha] Jogador n°1 - Ernest Cline

Livro: Jogador n°1
Autor: Ernest Cline
Editora: LeYa
Número de páginas: 460
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

O ano é 2044, e para o jovem Wade Watts, de 18 anos, a realidade virtual do OASIS é sua válvula de escape de um mundo à beira do colapso.
Nesta utopia virtual, os usuários podem não só jogar, e interagir com outros milhões de usuários, como também podem estudar e aprender sem sair de suas casas.

Após a morte de Halliday - criador do OASIS - um vídeo é revelado, onde o próprio Halliday discursa sobre um prêmio escondido neste mundo virtual, através de vários enigmas. A "caça ao ovo" (tesouro) - como é chamado - presenteará um vencedor com toda a fortuna do milionário, e também outros poderes que só o vencedor terá direito.
Wade, logo encontra nesta oportunidade, a chance de mais uma vez fugir de sua vida real, e mergulhar cada vez mais no mundo do OASIS. Para ter acesso ao prêmio, Watts deverá mergulhar na cultura pop dos anos 80, e dominar os mais variados tipos de jogos, desde Pac-Man, até os antigos jogos de Atari, se quiser se tornar o jogador n°1.
" (...) Por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade. Porque a realidade é real. (pág. 451)"
Minha ansiedade era sem tamanho para iniciar a leitura de Jogador n°1, já que sou totalmente viciada em games. Sou fissurada nos anos 80, aliás, foi o ano em que nasci. Pac-Man foi um dos primeiros jogos que joguei, e encontrar tantas referências sobre a década de 80 reunidas em um livro, só poderia resultar em uma leitura de tirar o fôlego, que entrou para minha lista de favoritos.
O mundo criado virtual por Cline, é perfeitamente descrito e elaborado. Ernest criou um jogo que à primeira vista pode parecer improvável, mas que com o passar da leitura se torna perfeitamente crível. Se eu pudesse descrevê-lo, diria que é uma mistura de Matrix com The Sims.
As variadas referências sobre músicas, seriados, filmes e jogos, nos mostram que a pesquisa realizada pelo autor foi bastante minuciosa, com o bônus de tornar a história ainda mais interessante, sem que o texto ficasse pesado e monótono.Em várias passagens eu parava para pesquisar mais sobre determinado jogo ou filme na internet, e adoro quando um livro aguça minha curiosidade sobre os mais diversos assuntos.

A narrativa é o ponto alto do livro. Wade (usuário de nome Parzival) é um narrador fantástico. Um geek espinhento, que vive enclausurado, recorrendo ao OASIS para fugir de sua triste realidade. Solitário e inteligente, é o tipo de personagem que o leitor facilmente se identifica, e torce por ele.
O que torna o livro excepcional, é a forma como Cline consegue explorar a personalidade dos outros usuários, mesmo no mundo virtual. Amei o modo como ele aborda a amizade entre Wade e Aech.
Os personagens não ficam na mesmice. Todos eles crescem ao longo da história, e várias revelações surpreendentes sobre suas vidas reais são feitas, de modo que o autor consegue pegar o leitor de surpresa.
Me surpreendi com o romance doce e ingênuo, que surge entre Art3mis e Parzival. Posso dizer que o casal virtual, não deixou nada a desejar para os casais "reais".

Os enigmas criados por Halliday, são conectados de maneira muito inteligente. Do tipo que deixa o leitor vidrado em cada pista, para tentar decifrá-los juntamente com Parzival.
E engana-se quem pensa que o enredo é somente a busca pelo tesouro. O livro é repleto de ação, tensão, suspense e reviravolta. Como não poderia faltar, temos os vilões, um grupo que joga pesado para garantir a vitória no jogo, e não mede esforços para vencer.
O final é inesperado, épico, de fazer aplaudir de pé a criatividade do autor. Me senti orfã após virar a última página, e senti uma saudade absurda dos personagens, da história e do OASIS em si.
Jogador n° 1 nos mostra que por mais aprazível que for viver mergulhado no mundo virtual, às vezes precisamos acordar para nossa realidade, e encarar a vida real sem medo.

20 comentários:

  1. Toda resenha que leio desse livro me deixa com mais e mais vontade de ler. É uma distopia assustadora e desconfortável, porque nossas vidas estão tão online, né?

    ResponderExcluir
  2. Puxa como eu estou ansioso para ler esse livro, a capa pode ser meio broxante, mas pelas resenhas que eu li o livro parece ser excelente, e assim como você eu sou fissurado em games e nos anos 80.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. toda resenha q eu leio o pessoal fala bem o-o quero esse livro agora asuhshsuhu

    ResponderExcluir
  4. Oi Jack!

    Não conhecia este livro, estas duas semanas não tava acompanhando muitas coisas, caso ele seja um lançamento..
    Quando um livro tem bons personagens acho que isso já meio caminho para ele ser muito bom. acho que eu não consigo visualizar muito essa mistura na sua visão de Matrix com The Sims rs. Bem grossinho ele. Não dá vontade de terminar o livro quando começamos a ficar com essa sensação de que acabou, de perda..

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  5. Só vejo resenhas positivas sobre esse livro, tô ficando empolgada pra ler!

    ResponderExcluir
  6. Segunda resenha que leio desse livro e a cada minha vontade de ler só aumenta, a historia parece realmente ser muito boa, estou curiosa *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    O livro é interessante, mas não é o tipo de leitura que me agrada!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita curiosidade de ler esse livro, parece ser ótimo, e como você já disse que vou gostar pretendo ler em breve!!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacqueline!
    Adorei a resenha, principalmente a forma como você expôs a sua empolgação com o livro, sem soltar spoilers.
    Comprei esse livro numa promoção do Submarino em um impulso, e fico feliz por ele estar se revelando um 5 estrelas em várias avaliações na blogosfera.
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  10. Não tinha lido nenhum resenha desse livro até agora e você acaba de me deixar empolgada por ele, adorei a resenha!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Jaqueline,

    Já li ótimas resenhas desse livro e agora mais uma....só não gosto da capa, mas vai pra minha lista...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Achei muito legal a inclusão do Atari na história. Cresci jogando Atari com meu irmão e bate uma certa nostalgia. Apesar de atualmente não ser mais viciada em games, tenho vontade de ler esse livro, parece uma aventura super interessante!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Você me conquistou agora *0* Nossa... eu sempre pedi um livro assim mas eu nunca achei e agora está aqui *0*

    Sempre assisti esses tipos de filmes, como Pequenos Espiões 3 e Tron O Legado *-* São filmes que não se esquece por mostrar dois mundos alternativos, um o mundo real e o outro o mundo tecnológico *0*

    Expendido. Já está na minha lista e adorei a resenha flor ^^

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    blogkimygabrielli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Gostei da mensagem do livro e das variadas referências a livros, filmes, etc *_*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Devo ter problemas, os anos 80 não me atraem muito não, sou mais os 70, rsrs
    De qualquer forma, se é sobre games, tô dentro!
    Adorei a resenha =D

    Beijão
    www.desigusson.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, jacque!
    Nossa, faz um tempão que eu quero ler esse livro *-*

    E, só pra variar, agora minha vontade aumentou ainda mais ;_; hahahaha

    Espero ter a oportunidade de lê-lo logo, também adoro jogos e sou do tipo que foge da realidade ás vezes ><" hahaha

    ótima resenha ^^

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  17. Toda vez que leio uma resenha desse livro sinto que estou perdendo tempo por não começá-lo já, agora. Mas não só isso, sinto também que irei adorar, me encantar e apaixonar pelo livro e pelo jogo e inclusive, morrer de vontade de jogá-lo. Principalmente depois dessa sua menção a the sims, jogo pelo qual sou apaixonada, rs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Mistura de Matrix e The Sims? OMFG, estou largando tudo e correndo pro braços do nosso livro (olha só o abuso! HAHA) Essa é você me deixando louca para ler o livro (de novo). Sinto que minha nova literary Crush atenderá pelo nome de Wade/ Parzival.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Jacque!
    Confesso que não gosto da capa e a sinopse não me cativou. Mas mudei completamente minha ideia inicial. Tipo, essa é a segunda resenha positiva que leio e estou muito curioso.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. Ah, parece ser bom hein?! Quando eu vi o lançamento, eu até que gostei, mas não tinha aquela enorme vontade de ler. Agora eu preciso ler!

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...