[Resenha] Selvagens - Don Winslow

Livro: Selvagens
Autor: Don Winslow
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 285
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Ben, Chon e O. são melhores amigos, e parceiros sexuais de personalidades completamente distintas. O domínio em botânica de Ben, e o "malportamento" de Chon, se unificaram e renderam o maior comércio da melhor erva de Laguna Beach.
O negócio que rende muito lucro, e tem sua clientela fixa, chama atenção do Cartel de Baja, que possui uma proposta irrecusável: Ou eles trabalham para o CB, ou sofrem uma morte brutal.
Ben e Chon decidem recusar tal proposta, pensando até em sair desse ramo, para abrir uma empresa de energia alternativa.

Só que o Cartel não aceita não como resposta, e o líder do Cartel - La Reina - descobre o ponto fraco dos dois, e ordena que sequestrem O., para que ambos se rendam.
Porém, Ben e Chon tem outro plano em mente. Eles decidem ir contra o Cartel, sabotando várias operações, a fim de resgatarem O.

"Chon sempre soube que há dois mundos:
O selvagem
O menos selvagem.
O selvagem é o mundo da pura força bruta, da sobrevivência do mais apto, dos cartéis de drogas e esquadrões da morte, dos ditadores e homens-fortes, dos ataques terroristas, das guerras de gangues, dos ódios tribais, dos assassinatos em massa, dos estupros coletivos.
O meenos selvagem é o mundo do puro poder civilizado, de governos e exércitos, multinacionais e bancos, companhias petrolíferas, doutrinas militares de choque e pavor, genocídio, estupro econômico em massa.
E Chon sabe...
Que ambos são o mesmo mundo." (pág.130)
Don Winslow é autor aclamado de 12 romances, entre eles The Power of the Dog e The Death and Life of Bobby Z, sendo este último adaptado para o cinema. Selvagens, foi eleito um dos melhores livros do ano pelo New York Times, pela Entertainment Weekly e pelo Chicago Sun-Times, e foi adaptado para o cinema, e dirigido pelo consagrado diretor, Oliver Stone.
Nunca tinha lido um livro do autor, apenas assisti o filme A morte e a vida de Bobby Z, e quando descobri que o filme era adaptação de uma de suas obras, fiquei na maior expectativa.
Selvagens é a perfeita combinação de ação, suspense e adrenalina, em uma visita alucinante ao mundo do crime e da guerra contra o narcotráfico.

O livro é narrado em terceira pessoa, embora o narrador pareça um velho amigo nos contando uma história agradável de se ouvir. Os capítulos são curtos e diretos, explorando cada personagem em sua totalidade, e olha que eles são numerosos. Winslow não negligencia nenhum deles.
O estilo é completamente diferente de tudo o que já li. Don usa e abusa de digressões e frases soltas, que a princípio podem parecer ter sido jogadas ao acaso. Seu ritmo é frenético, arrebatador e impactante. Um livro para ser devorado em questão de horas, e acredite em mim, quando você começar a ler, não vai mais querer parar.

A trama é imprevisível e recheada de reviravoltas. No entanto, o que mais me chamou atenção é a forma como o autor explora e desenvolve cada personagem, em especial Chon e Ben. Você sabe que o que os dois fazem é errado, no começo pode até torcer para que eles se estrepem no meio do caminho, mas no momento que eles decidem arriscar tudo para salvar O., você começa a torcer para que o trio se dê bem.
O contraste entre Ben e Chon, ressalta a singularidade com a qual Don constrói seus personagens. Ben é um pacifista. Ben não gosta de violência. Ben quer fazer o bem, e ajudar o mundo. Ben é honesto, até lidando com um negócio "desonesto". Ben eliminou 99% da desonestidade e violência de seu negócio. O 1% restante é onde entra Chon, que entrou para a Marinha, e após ser submetido a constantes sessões de torturas no oceano, não demonstrando nenhum tipo de resistência, foi mandado para o Iraque. Todo esse sofrimento, deu origem ao seu "malportamento". E entre os dois, temos O. Ophelia não gosta de seu nome, e prefere ser chamada apenas de O. Não possui nenhuma habilidade, nenhuma ambição, apenas passa seu tempo dividindo-se entre seus dois homens: Ben e Chon.

Apesar de ser uma ficção, o enredo de Selvagens não está longe da realidade. A guerra entre os cartéis mexicanos, a violência na fronteira EUA/México e a corrupção de muitos agentes destinados a combater o narcotráfico, são retratos atuais.
Don consegue genialmente contrabalancear a selvageria do crime, com a história de amor do triângulo. Ben e Chon são capazes de fazer qualquer coisa para salvar O., e eu gostei da forma como o amor é tratado como combustível para que as mais diversas loucuras sejam cometidas. 
Selvagens é uma obra-prima, que indico veemente.

23 comentários:

  1. Oie!
    Hum, é primeira resenha que eu leio deste livro, parece ser muito bom.
    Gostei dessa capa, é diferente!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro acabou de virar filme, não é verdade? Com certeza vou gostar mais do livro, como sempre, especialmente porque de acordo com a sua resenha, trata-se de uma narrativa bem diferente da que estamos acostumados e a trama parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. OI Jack!

    Só tinha visto este livro na propaganda da coluna do skoob. Parece interessante, dificilmente leio esses livros, mas acho que por oportunidade, gostei da forma como vc o abordou. Acredito que no começo, deve dar vontade de que Ben e Chon acabe se dando mal rs. Acho que deve trazer alguns detalhes dessa parte do narcotráfico, do México, acho que deve enriquecer o enredo. Surgindo oportunidade lerei.. O amor é a gasolina dos loucos rsrs

    Bom Domingo, Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jac!

    Quando vi a sinopse do livro, confesso que não me interessei, mas é aí que entra a magia das resenhas, porque de repente o livro me pareceu bem melhor do que eu imaginava hahaha

    Acho que histórias menos fantasiosas não me atraem muito, mas Selvagens parece ser bem interessante :)

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Jauqeline,

    Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante e a sua resenha me deixou curioso....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vou assistir o filme, mas o livro não sei se vou ler. Provavelmente não. Só, talvez, se eu achar o filme muuuuuito bom mesmo.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacke! Pouco conhecia sobre o livro, mas achei diferente!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Jacque, esse parece ser o livro PERFEITO pra mim. Eu adoro livros nesse estilo e já estava interessada nele depois de algumas propagandas que eu vi no skoob e tal. Agora já estou indo correndo comprar ou conseguir emprestado com alguém. ;D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Eu acabei de ler esse livro recentemente, sabia que seria uma leitura diferente das que normalmente eu gosto, mas não sabia que iria gostar tanto, com certeza, super indicado também por mim *O*

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Jaque, este livro parece ser interessante pelo que vc falou...
    Dá pra fugir um pouco do que vemos por ai..literatura fantastica e td o mais..

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tô doido pra ver a adaptação para o cinema! Parece tão interessante visualmente. E o livro, bem, realmente não sei o que esperar, ainda mais depois de ter lido sua resenha. Dou carinho especial ao desenvolvimento das personagens (e quem sabe fazer isso), então fica também como ponto de ensino, que mesmo que eu não leia de imediato pela história, que leia pra aprender. E se eu não aprender muita coisa, a culpa vai ser sua! KKKKKKKKKK

    Ótima resenha.

    @enriquecoimbra da Terra do Nunca.
    www.discipulosdepeterpan.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque!
    Não sei se gostaria desse livro. A capa é legal, mas a sinopse não me anima. E ao ler sua resenha, percebi que talvez não vá gostar muito.
    Mas que bom que você curtiu a leitura.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Achei esse livro muito amor também. É impressionante a habilidade do autor com as paalvras!

    ResponderExcluir
  14. Pelo que notei você realmente gostou do livro. Apesar desse livro está na minha lista, não é um livro que eu quero MUITO ler. Mas lendo a resenha até que fiquei bem curiosa pra saber o desenrolar dessa história...

    ResponderExcluir
  15. Bom, para uma primeira resenha que eu leio sobre Selvagens, confesso que fico tentada a ler. Não estava muito interessada no livro, mas também não sabia que Morte e Vida de Bobby Z, um dos filmes que eu mais gosto, era do mesmo autor deste.
    Agora é esperar pra ver. Se eu consigo um tempinho nessas leituras, quem sabe?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Jacque, tenho que dizer que esse tipo de livro não é bem o que me atrai numa leitura. Mas é impossível deixar passar desapercebidos os comentários tão positivos sobre a escrita e a história. Estou ficando cheia de curiosidade para poder ler o livro, adoro quando as histórias são assim envolventes e surpreendentes, e, nesse caso, independe o assunto abordado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse livro
    To super desatualizada
    Mas gostei bastante da resenha, e foi a primeira

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Já tinha ouvido falar de “Selvagens”, mas e a primeira resenha que leio dele. Para ser sincera não fiquei muito interessada pelo enredo, talvez eu assista ao filme por curiosidade.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Jaqueline,

    Não conhecia esse livro e achei bem interessante...boa dica e bela resenha....estou seguindo o seu blog, sou esposa do Marco Antonio do blog devorador de letras...bjs.


    http://blogdamajorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Jacque!!

    Nossa, não imaginei que este livro seria tão bom!! Que legal! Assisti "A morte e a vida de Bobby Z" mas não achei tão bom quanto você... fico imaginando se minha opinião sobre Selvagens seria diferente...

    Gosto de livros que, apesar de serem considerados ficção, retratam a realidade porque a gente não se sente tão alienada... eu pelo menos tenho essa sensação!

    Parabéns pela resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Tenho um dengo especial com tudo que se relaciona ao México, fora que sua resenha em deixou muito, mas muito afim de ler o livro, vou comprar, tá na lista já.
    Parabéns.
    Beijão
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  22. Oii Jacque, :)
    Até semana passada ainda não havia visto nenhuma resenha desse livro, mas agora já vi três,rs. E a sua, como as duas outras, foi maravilhosa. Com um diferencial, você citou a forma como o narrador explorou cada personagem e isso para mim é um super ponto positivo, pois adoro livros assim, haha. Enfim, não sei se irei lê-lo para ser sincera, mas talvez decida fazer a leitura e goste tanto quanto você dessa ficção tão real.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Não sabia que A morte e a vida de Bobby Z era do mesmo autor. Bom saber. Sua resenha me animou bastante, já que Selvagens é o próximo item da minha lista de leitura.
    bjo

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...