[Resenha] A catastrófica história de nós dois - Jess Rothenberg Rothenberg

Livro: A Catastrófica História de Nós Dois
Autora: Jess Rothenberg
Editora: Rocco
Número de páginas: 377
Classificação: 2,5/5

Minha Opinião:

Ao escutar as derradeiras palavras de seu namorado Jacob, Brie Eagan morre literalmente com o coração partido.
Ao chegar na sua versão de "céu", ela terá que passar pelos 5 estágios do luto, e para isso irá contar com a ajuda de Patrick, um garoto que se veste no estilo Top Gun.

A vida após a morte se revela muito mais divertida do que o esperado. Ela pode interferir nos acontecimentos futuros, e fará de tudo para se vingar de Jacob. Com o tempo, ela irá perceber que vingança e mágoa podem deixar um gosto agridoce difícil de suportar.
" -Ai! - gritei e puxei a mão. - Você vai me eletrocutar?
- Uau - disse Patrick. - As centelhas estão rolando entre nós. Supimpa.
- Ninguém diz supimpa, hoje em dia, idiota.
- Olha - disse ele. - Não desconte em mim, tá? Você tem todo o direito de estar revoltada, mas não se esqueça.
- De quê? - respondi.
- Não se esqueça de que sou tudo que você tem agora, certo? (pág. 128,129)
 Mais um livro de fantasmas, ou vida após a morte, enfim, nem sei direito como classificá-lo. A capa foi o primeiro elemento que em atraiu, mas infelizmente a história não me surpreendeu.
A narradora é Aubrie, uma adolescente de 15 anos que tem seu coração partido em duas metades, após ouvir o que ninguém gostaria de ouvir de um namorado. Brie não é uma narradora tediosa. Ela faz piadinhas com sua situação, e nos coloca a par do passado, narrando passagens importantes de sua vida, para que possamos entender a dinâmica de seu namoro com Jacob.
Por mais que suas lembranças sejam vívidas, não senti conexão nenhuma entre os dois, talvez pelo fato de tudo ser apenas uma recordação, e também por iniciar a leitura com a convicção de que ele era um completo canalha.

A parte divertida fica por conta da aparição de Patrick. Impossível não se apaixonar pelo seu jeitão Top Gun (pra quem não sabe, este é o melhor filme de todos os tempos, no qual o  ator Tom Cruise faz o papel principal), ou o modo como ele estava sempre disposto a aturar as crises de criancice de Aubrie. O que me levou a devorar o livro em dois dias - além da narrativa ágil - foi o mistério sobre Patrick. Como teria sido sua morte? Porque ele parecia tão ligado a Aubrie?
Acho que a parte mais assustadora de imaginar se fôssemos capaz de rondar por aí depois de mortos, seria acompanhar como as outras pessoas reagiriam após nossa morte. Ficariam remoendo sentimentos? se arrependeriam de algum ato? retomariam rapidamente as suas rotinas? E essa é a parte mais tocante da história. Brie no início só pensa em se vingar do golpe que sofreu, mas e se ela não estivesse prestando atenção aos sinais de que Jacob estaria sufocado com o relacionamento?
O tempo todo eu pensava: peloamordedeus, ela poderia ao menos ter um pouco de amor próprio, porque um fora de um namorado aos 15 anos não é o fim do mundo!

Com o tempo a obsessão de torturar Jacob arrefece, e Brie passa a agir racionalmente. Ainda temos todo o mistério da catastrófica história de Patrick, que foi a parte que me decepcionou. Eu esperava que os pontos de interrogação sumissem completamente, mas a autora fez um bololô no meio de campo, que me deixou mais confusa ainda.
O final tem aquela apelação tocante, que todos os livros do gênero possuem. Foi agradável ver Brie amadurecendo.
Achei super criativo os títulos de cada capítulos, serem partes ou nome de músicas (os títulos estão em inglês de nível fácil, mas não custava nada a editora traduzir).
Não é um livro que me conquistou, mas foi um bom passatempo.

31 comentários:

  1. Essa capa também me conquistaria, e a parte de Top Gun tb,
    hehe só de ler sua resenha eu fiquei imaginando o tom cruiser
    hehehe
    mais quando vc falou das criancices da Aubrie já desanimei.
    Mais gostei de Patrick..

    beijos
    Tem resenha no blog
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quando vi a capa... OMG!... queria ler muito o livro, mas nem sei porque, não li a sinopse, só queria saber de ler o livro. Quando li sua resenha e soube do que se tratava... não fiquei tão animado. Sua resenha foi ótima e esclarecedora, mas acho que a leitura não me agradaria. Morrer por causa de um fora nos 15 anos... imagine eu, já deveria estar mil vezes morto! kkk.

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque, a estória não me prendeu muito e acho que não leria esse livro. Quando li a sinopse logo pensei que o livro fosse mais ou menos como você falou como ele é, então vou lê-lo em um futuro bastante remoto ou nunca vou chegar a ler.
    Gostei muito da resenha e a capa do livro é linda.
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jaque! Estou lendo o segundo livro seguido que não acontece uma conexão com a protagonista, está sendo terrível. Eu espera mais deste aqui, a capa é linda e o nome passa a ideia de um bom drama, pensei que fosse algo para emocionar. Esta leitura eu passo.


    Beijos!!

    Cida

    ResponderExcluir
  5. Assim que vi no Blogger o 'aviso' dessa resenha quis vir ler, mas a premissa, justamente por envolver vida após a morte, já me afastou. Na minha fé, a gente não fica rondando por aí. Hahahaha
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que capa linda! Esse é um dos que eu com certeza pegaria pra ler a sinopse só por causa da capa haha
    A história parece ser engraçadinha, mas suas 2 estrelinhas e meia me deixou insegura :~

    Beijo
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  7. Estou com esse livro na lista de desejados e fiquei assustada com sua nota, rs.

    Gosto tbm qnd os capítulos do livro rementem à música! :D

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    O livro parece ser bom e gostei da temática.
    Essa capa chamou muito minha atenção!!

    Bjinhs*
    htt://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Assim como você, a capa realmente me atraiu. Mas a história nem tanto assim... Já é a segunda resenha que leio sobre esse livro que não acham tão legal assim...

    Beijinhos
    Daisy - Blog Nuvem de Letras

    ResponderExcluir
  10. Nossa O.o Essa história é malucaaaa, sério. Eu li pensando: "Dios Mio, sei que vou morrer de rir com esse livro" Isso só do Quote que você colocou. E achei interessante ^^ Vou ver de ler ^^

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Apesar da capa ser muito boa e da sinopse parecer, um pouco, legal, não me cativou. Os seus comentários sobre o livro me fizeram avaliar se eu gostaria ou não, e acho que não. Essa coisa de a autora se embolar na história, quando poderia ser, claramente, uma coisa legal não me agrada nem um pouco. É uma pena, porque eu acho que poderia sair um livro muito legal a partir da ideia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque!
    Que pena que esse livro não te cativou tanto. =/
    Sou louco para ler ele e acredito que gostaria. Gosto da capa, da sinopse, e ao ler sua resenha, acredito que gostaria do livro. Talvez não entrasse para a lista de livros favoritos, mas seria uma boa leitura.
    Adorei a resenha, como sempre. rs
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu acho essa capa linda, mas o título ficou tão estranho... sei lá, me parece familiar.
    Ai esse negócio de ter que aguentar dor de cotovelo de menina de 15 anos não é fácil hein hehe eu não sei se o livro serviria para mim.
    Ah, amei o seu comentário lá no blog, eu também não suporto nem ler a descrição do personagem mergulhando!
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Entendo como você se sente. Uma personagem pé no saco e situações iverossimeis podem fazer com que um livro passe de "possivelmente bom" para "suportável"...
    Geralmente adoro as edições da Rocco Jovens Leitores, é uma pena que eles tenham errado a mão em não traduzir os títulos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jack!
    A capa também chamou minha atenção. É linda! =)
    A história parece bacana, mas depois dos pontos negativos que você citou fiquei meio desanimada.
    Adorei sua resenha!

    Beijocas. =*
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Poxa, eu tinha tantas expectativas em relação a esse livro. Me pareceu tão legal!
    Mas é assim mesmo, nem sempre podemos julgar o livro só pela capa. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  17. Um dia desses na livraria A Catastrófica História de Nós Dois chamou minha atenção e, pela resenha, eu até achei que você tinha gostado, mas a avaliação teve uma nota tão baixa... Já li outra resenha que também reclamava um pouco desse exagero da protagonista ter morrido de coração partido, assim, tão nova, mas achava que não seria... literalmente.

    ResponderExcluir
  18. Oii Jacquee!!
    Vou confessar que fiquei feliz por você não ter gostado muito da leitura. Toda vez que venho aqui é um livro novo para a minha lista de desejados, rsrs. Desse jeito não dá né? Meu bolso não aguenta, nem o da minha mamis, rsrs. A capa é mesmo encantadora e o próprio título me atraiu, então fico feliz que você não tenha dado um 5 e me enlouquecido SHUAHUSA. Adorei a resenha linda, beijo!

    ResponderExcluir
  19. Nunca ouvi falar no livro, mas quando li a sinopse, corri para colocar como desejado no skoob. Mas aí vi a nota que vc deu e acabei mudando de ideia rs.
    A capa, no entanto, é uma graça!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Jaqueline,

    Não conhecia o livro, mas confesso que não faz o meu estilo....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Na boa!!! Não curti a capa e não curti o livro.
    Òtima resenha Jac, mais não me instigou a ter curiosidade pelo livro :(
    Beijoos
    Brubs

    ResponderExcluir
  22. Oi, jacque!
    POXA, eu jurava que esse livro era legal hahaha Vi ele em inglês no GoodReads, até baixei pra ver no tablet, mas não cheguei a ler. Agora, não sei mais ;_; hahaha

    Eu gosto de livros de fantasmas - li o primeiro de A Mediadora esses dias, tão lindo *-* - mas acho que depende muito de como o autor conduz a história. Pelo que deu pra notar aí, o que rola nesse é uma tempestade em copo d'água e eu não tenho paciência pra isso hahaha

    Beijooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir
  23. Oi Jack!
    Nossa, sempre que leio uma resenha sua já olho direto para a nota que você deu, e essa foi bem baixa. A capa do livro é fofa, mas a história não parece ser muito legal. Morrer de coração partido aos 15 anos?!? Isso é forçar muito a barra.rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Parece uma história bem light e para se divertir, eu gostei da sinopse do livro, se tiver a oportunidade vou ler para ver se gosto ou não.
    abraços

    Melissa - http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Primeira vez que ouço falar dessa autora e do livro dela, mas gostei da capa e a proposta do enredo parece ser boa.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  26. Embora você não tenha se entusiasmado muito com a leitura eu achei bem legal seu jeito de fazer a resenha, me animei a ler o livro, a temática vida após a morte muito me agrada.
    Belezura de dica. Gostei \o
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia esse livro, mas a capa é maravilhosa
    E amei a resenha, super interessante também

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ai Jaque, que lindo, que livro lindo, que resenha linda, que capa linda.
    Mesmo vc não tendo gostado tanto assim, rsrs. Ah! Sou meio bobona e curti, rsrs.

    Bjkasssss

    ResponderExcluir
  29. Ai Jaque, que lindo, que livro lindo, que resenha linda, que capa linda.
    Mesmo vc não tendo gostado tanto assim, rsrs. Ah! Sou meio bobona e curti, rsrs.

    Bjkasssss

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia esse livro ainda. Mas achei legal a premissa que carrega, talvez eu o leia algum dia. Parabéns pela excelente resenha ;D

    ResponderExcluir
  31. Fui toda animada ler sua resenha, aí eu vejo a nota que você deu... Desanimei, rs. Mas ainda tenho vontade de ler o livro, nem muito pela história, mais porque eu gostei da capa :p
    Só não entendi muito bem, a menina ouve um negócio ruim do namorado (ex-namorado) e morre? o.O Estranho...

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...