[Resenha] Cósmico - Frank Cottrell Boyce

Livro: Cósmico
Autor: Frank Cottrell Boyce
Editora: Seguinte
Número de páginas: 333
Onde comprar: saraiva
Classificação: 4,5 /5

Minha Opinião:

Liam é um garoto de doze anos que aparenta ser um adulto, graças a sua barba protuberante, e por ser alto demais para a idade.
Por este motivo ele sempre foi confundido como sendo amigo de seu pai, ou pai de alguma colega da escola.

Além da altura, Liam possui uma inteligência acima da média, o que só contribui para o fato de ser confundido com um adulto. Cansado de tentar explicar que é apenas um garoto alto, ele resolve viver várias experiências como adulto. Além de andar em brinquedos proibidos para sua idade, e quase sair dirigindo um porshe de uma loja de automóveis, Liam acaba indo para o espaço, porém, descobre que ser um adulto não é tão fácil e divertido quanto imaginava.
" Tudo estava acontecendo do jeito errado. A vida adulta deveria ser mais divertida. Foi por isso que preferi ser pai a criança. Qual é a graça de abandonar a infância se tudo que você recebe em troca são formulários para preencher?" (pág.128)
Cósmico foi uma grata surpresa. Uma leitura divertida, como um livro infanto-juvenil tem que ser, e com um personagem cativante que vive as mais diversas aventuras. As páginas praticamente voaram, e em um dia devorei o livro inteirinho,e no final ficou o gostinho de quero mais.
Ao me deparar com o dilema de Liam, senti uma verdadeira nostalgia da minha pré-adolescência quando sonhava em ser adulta e claro, conhecer o espaço.
O livro é narrado em primeira pessoa, por Liam, que nos conta como se sente ao ser tratado como um adulto. No início, se passar por um adulto se revela uma aventura muito divertida. Mas a história muda de figura, quando ele precisa fingir que é pai de Flórida - sua colega de escola - para viajar e conhecer em primeira mão o futuro Parque de diversão Infinito.

Apesar de tentar agir como um adulto, Liam sempre deixava seu lado criança aflorar, o que rendia situações muito hilárias. Como todo garoto da sua idade, ele era viciado em jogos, e eu adorava quando ele fazia comparações de várias situações envolvendo a vida real, com o jogo World of Warcraft  (me identifiquei com cada uma delas). Com o passar dos dias longe dos pais, ele acaba sentindo muita falta deles, e percebe que ser adulto não é tão empolgante como parece.
Temos poucos personagens, porém, o autor soube trabalhar perfeitamente cada um, mostrando a questão de quanto os pais estão preocupados que seus filhos sejam sempre os melhores em tudo o que fazem, e acabam se esquecendo que eles são apenas crianças que também precisam de alguns momentos de diversão.

A diagramação deu um toque todo especial, pois no final de cada capítulo tinha o desenho de um foguete.
Amei viajar pelo espaço com Liam. Só não classifiquei o livro com 5 estrelinhas, porque senti que o final poderia ter sido mais elaborado, e rendido mais páginas.
Uma leitura que eu recomendo para todas as idades, especialmente para os adultos, que como eu dariam tudo para voltar no tempo e ser criança outra vez.

23 comentários:

  1. MAs que capa engraçado e diferente! Adorei, com certeza pegaria na estante da livraria pra ler a sinopse. Acho que pe bem o tipo de livro que surpreende mesmo. Gosto de livros assim.
    Adorei a resenha ;)

    Beijo
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  2. Pela nossa conversa no Twitter, você deve saber que eu amei o livro! O Liam e a Florida, são personagens maravilhosos, e o Frank conseguiu criar um enredo surpreendente, que nos mostra que ser adulto as vezes não é a melhor coisa no mundo, e sim amadurecer! O final, como você disse, poderia ser mais elaborado, achei que o autor se apressou muito e deixou um pouquinho a desejar, mas recomendo completamente o livro!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas eu confesso pra você que não gosto muito de infanto-juvenil, aventura... apesar de ser fã de HP, é claro.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jacque.

    Como vai, linda? Eu gostei muito da história desse livro. Me lembre de "Quero ser grande", filme dos anos 80 com Tom Hanks, e de "Harold", filme de 2008 com Spencer Breslin (menino de 13 anos que fica calvo de repente e passa a aparentar 40). rsrs... Parece ser um livro muito inteligente, gostei mesmo!

    E eu também queria ser adulta quando menina, e queria ser astronauta. O máximo que consegui foi identificar cerca de 90% do céu noturno austral e zodiacal. =)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque,
    Não conhecia esse livro ainda, capa bem diferente hein, gostei do enredo da história, algo diferente as vezes é bom.
    Sua resenha mais uma vez me deixou curiosa por esse leitura ^^
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu não conhecia o livro e fiquei bem interessada!!
    Gostei dessa capa!!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  7. AMEEEEEEEEEEEEEI esse livro, gêmula. Mais que favoritado. <3

    Adorável e doce, não? :D

    Beijooooooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  8. Que livro fofo! Estranheei um pouco a capa no início, mas sabia que a Seguinte dificilmente publicaria um livro com enredo fraquinho.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque!
    Sinceramente eu tô descartando esse tipo de leitura no momento. Posso até me agradar por ele, em outro momento. A história parece ser legal, mas não é o que eu procuro no momento.
    Sobre a resenha, como sempre eu amei! (:
    Um Beijão!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Jaque! Quem quando criança não quer ser adulto? Eu vestia roupas da minha irmã mais velha para sentir que era grande, hoje fico querendo ser criança outra vez, temos tantas responsabilidades.
    Eu adorei o livro, pela capa eu não pegaria, mas parece ser uma história bem divertida.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Jaquelina,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui noseu blog....gostei bastante...sua resenha como sempre ótima...parabéns....abçs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Awwww, esse livro parece ser tão fofo *------------*

    Adoro infanto-juvenis (tô até me aventurando em escrever um, vamos ver até onde vai haha), justamente porque são divertidos e sempre trazem uma lição no final. Esse parece ser muito legal, já adorei o Liam *-*

    Beijoooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir
  13. Mas que fofo! Eu não tinha noção do assunto do livro, de fato, deve ser muito engraçado! Fiquei com vontade de ler e descobrir as situações que o protagonista se depara ao se passar por adulto.
    Beijos, Ni

    ResponderExcluir
  14. Oi Jack!
    Eu já vi alguns comentários desse livro por aí e ele parece ser super fofo mesmo. Devem ter algumas situações hilárias com ele se passando por pai da coleguinha.rs
    Já cheguei a conclusão de que alguns autores tem um problema grave na hora de elaborar o final do livro.
    Assim que tiver uma oportunidade eu vou ler sim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Jac ;)
    Eu amo aventuras, e aventuras intergalácticas ainda mais!
    AMEI a resenha! Quem não gostaria de voltar a infância neh? Tbm fui uma criança que achava que ser adulta era maravilhoso (pq toda criança acha isso?), queria poder viver tudo outra vez sabendo que a infância é a melhor fase de todas...

    Eu tenho que me segurar pra não comprar mais livro esse ano(minha fila de leitura está enorme) mas confesso que estou com uma vontade de quebrar essa minha regra!!! Sua culpa viu mocinha? rs Acho que não importa o numero de personagens com tanto que sejam bem construídos.

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Já havia lido uma resenha do livro e não senti que era isso tudo, digo, me interessei, mas não tanto. Lendo sua resenha, parece que o livro é engraçado e gostoso de ler e, concordando com você, é como um infato-juvenil deve ser.

    Beijos;
    Tici- ObsessionValley

    ResponderExcluir
  17. Mais um livro que eu me arrependo de não ter lido ainda. Só vejo críticas super positivas. *o*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Primeira resenha que leio sobre o livro e já me empolguei. Adoro quando os autores fazem comparações da infância com a vida adulta, e gostei em especial desse livro, que fala muito disso com um toque de humor. Vou ler sim, espero gostar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. awwwn já li esse livro e realmente é uma graça, o Liam é um fofo e me diverti muito com ele e também me senti viajando pelo espaço *o*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Conheci esse livro no blog da Luana e com sua resenha só veio a confirmar que quero ler esse livro. É sempre bom lermos um livros que nos remete a nossa infância/adolescência, não que sejamos velhas, se entendeu né.
    Parabéns pela resenha beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  21. Não fazia ideia da história do livro, mas parece ser uma delícia! Me lembrou do filme "De repente 30".
    bjo!

    ResponderExcluir
  22. Hey!!
    Eu com certeza não me interessaria por esse livro pela capa ou pelo título, rs. Mas a história parece mesmo interessante e engraçada. Entendo perfeitamente a 0,5 estrelinha retirada, é chato quando o livro vem em um ritmo ótimo e de repente aparece algo "mal escrito" no meio, rs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Ahhh que bonitinho esse livro parece ser! *-*
    Ai, quem me dera poder voltar à infância! HAHA É sempre assim..crianças querendo ser adultas, e vice-versa. =(

    Annie
    Praticamente Inofensivo

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...