[Resenha] Divergente - Veronica Roth

Livro: Divergente - livro #1
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Número de páginas: 500
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

Na Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções: Abnegação, Franqueza, Amizade, Erudição e Audácia. Aos 16 anos, todos os jovens precisam se submeter a um teste de aptidão, que irá ajudá-los a se decidir por uma facção. Aqueles que possuem inclinação para mais de uma facção, é chamado de divergente.
Beatrice aguarda o dia de seu teste com muita expectativa, pois apesar de ter nascido na Abnegação, não sente o altruísmo natural que os seus pais e irmão demonstram.

No dia da escolha por uma facção, Beatrice se enche de dúvida para decidir se deve permanecer com sua família na Abnegação, ou seguir o seu coração e partir para sempre.
" - Meu instinto imediato é de pressionar você até que você ceda, só para ver o quanto terei que empurrar - diz ele, apertando os dedos ao falar a palavra "ceda". Ele abaixa os olhos até que encontram os meus e diz:
- Mas eu me contenho.
-Por que... - Engulo em seco. - Por que é este o seu instinto imediato?
- Porque o medo não faz com quem você se apague; ele faz com que você acenda. Já vi isso acontecendo com você. É fascinante (...) Às vezes, eu quero apenas...ver de novo. Ver você acesa. (pág. 327)
Distopia se tornou um gênero muito badalado ultimamente, graças ao sucesso de Jogos Vorazes. A primeira distopia que li foi Destino, e além do gênero romance, este se tornou um dos meus preferidos. Até hoje não li uma distopia que me desagradasse, e esta foi mais uma que entrou para a lista dos queridinhos. Divergente é tão awesome, que eu cheguei a sonhar e ter pesadelos com algumas partes do livro.
O livro é narrado em primeira pessoa por Beatrice, e o maior diferencial está na narração. Beatrice não fica divagando sobre a sociedade, o que acaba tornando o início lento na maioria das distopias que li. Suas dúvidas são completamente compreensíveis, e através delas conseguimos entender o verdadeiro dilema da escolha de uma facção.

O enredo é inovador, e bem trabalhado. A distopia criada por Veronica pode causar espanto no início, pois é difícil imaginar uma sociedade onde os grupos se dividem de acordo com o ideal que desejam seguir. Mas com o desenrolar da história eu estava completamente familiarizada com as diferenças entre as facções.
Todos personagens são bem explorados. Beatrice me conquistou por sua determinação. Apesar de ter crescido e vivido a juventude inteira seguindo os ideias da abnegação, ela parece não temer a opressão que sofreria caso escolhesse outra facção.
Acompanhar o treinamento para os iniciados em uma facção, foi muito interessante. Dava um friozinho na barriga só de imaginar como seria fracassar em algum teste, e se tornar um sem-facção (que não podem trabalhar, e até para se alimentarem dependem da boa vontade dos membros da Abnegação).

O romance é a cereja do bolo, ops, da história. Quatro é extremamente sedutor com seu jeito introvertido. O envolvimento entre os dois acontece de forma gradual, como tem que ser para conquistar o leitor.
Quando eu pensei que a autora deixaria a parte da ação pro final, fui surpreendida com um desfecho de tirar o fôlego. Chorei feito manteiga derretida em algumas cenas, e quase tive uma síncope, que me fez querer loucamente Insurgente, sem previsão de lançamento no Brasil.

18 comentários:

  1. Foi uma das melhores distopias de 2012. Achei ela forte e com fundamento. Adorei os personagens!!!

    ResponderExcluir
  2. Resenha empolgante! Não li nenhuma distopia além de Jogos Vorazes, mas acho que vou procurar ler 'Divergente'.

    Bjos!

    Carol
    Livros e Chocolates

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li "Divergentes". Mas concordo com você, distopias é a onda do momento e não decepcionei com nenhuma história do gênero até agora. Portanto, tenho a quase certeza que vou gostar deste também.

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    já conhecia o livro, mas não tinha muita de vontade de lê-lo, não acho a trama dele tão inovadora ou cativante. Mas, sua resenha me deixou bastante curiosa e com uma grande vontade de lê-lo! Também não suporto distopias onde o protagonista fica divagando sobre a sociedade!

    Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Quero ler esse livro no ano que vem! Espero conseguir!
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muuita vontade de ler esse livro, mas eu ainda vou ter que esperar um bom tempinho, orque estou evitando distopias. Acho que com toda essa grande onda quem vem vindo por causa de Jogos Vorazes fez com que eu enjoasse um pouco.
    Beijinhos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jac!!!
    Depois que li Destino e diferente de ti,não gostei, fiquei avessa as distopias, porém, quando li A Seleção meu conceito mudou, haha. Eu fiquei bem interessada nesse livro, parece muito legal. Assim que puder vou ler!
    Beijoakas
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  8. Ganhei esse livro de Natal e estou bem ansiosa para ler, todas as resenhas que li até agora foram bem positivas!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque! Quando este livro foi lançado eu surtei e queria de qualquer forma, acabou que deixei na estante e não li até agora. Eu gostei do que você trouxe na resenha, mas saber que você chorou foi realmente o que me chamou mais atenção, parece coisa de louco, mas eu adoro quando isso acontece, os livros que chorei, são meus queridinhos.


    Bjos!!!

    Cida

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita vontade de ler esse livro
    Mas infelizmente nunca apareceu oportunidade

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei "Divergente" e ele também entrou na minha lista de distopias preferidas! Tris e Tobias nasceram um para o outro, e amei a Veronica não ter colocado um triângulo amoroso. E "Insurgente' já tem sim previsão de lançamento. Falei com a editora Rocco e eles me disseram primeiro semestre de 2013 :D

    ResponderExcluir
  12. Eu acabei de ler Divergentes e mandei a editora pras "cucuías" a editora! Perguntei diversas vezes no twitter deles quando eles iriam publicar Insurgent no Brasil e eles nem se deram ao trabalho de me responder com um "Não sabemos". Resultado: Encomendei meu livro em inglês mesmo e já to no aguardo de Insurgent (detalhe: I don't speak english...)
    Seja o que Deus quiser...

    ResponderExcluir
  13. Tanta gente se apaixonou por esse livro que vai ser uma das minhas primeiras leituras em 2013 e estou super empolgada. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Adorei Divergente. Foi uma das minhas melhores leituras deste ano também. Nem sei o que comentar direito porque eu surtaria loucamente haha. O Quatro é muito amor s2

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro! Adoro distopias! E tenho visto tanta gente elogiando "Divergente" que minha curiosidade está enorme!!! Fiquei curiosa pra conhecer a Beatrice e o Quatro.

    Beijos,
    Amanda. :)

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Eu li todo este inicio do livro e parei, mas depois de ler sua resenha, fiquei mega curiosa e irei retomar minha leitura.
    Adorei sua resenha!!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Jaqueline,

    O livro realmente parece interessante e a sua resenha me deixou curioso....parabéns...abçs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...