[Resenha] Gata Branca - Holly Black

Livro: Gata Branca
Autora: Holly Black
Editora: Rocco
Número de páginas: 358
Classificação: 2,5/5

Minha Opinião:

Cassel Sharpe pertence a uma família de mestres, pessoas com habilidades de provocar os mais diversos tipos de maldições com apenas um toque de mãos, porém, ele é o único membro da família que não possui essa capacidade.

Quando sofre um ataque de sonambulismo durante a noite, na escola onde vive e estuda, Cassel descobre que muitas lembranças do passado parecem ter sido apagadas. Aos 14 anos ele matou uma garota, mas não se lembra do motivo. Para completar, uma estranha gata branca anda visitando seus sonhos. Ao ser afastado da escola, ele precisará conviver com seus irmãos, e acaba descobrindo segredos sobre sua família, que jamais poderia imaginar.
" Sabe o que costumavam dizer sobre garotos como você? São inteligentes como o diabo e duas vezes mais bonitos do que ele. (pág. 143)
 Quando soube que Gata Branca seria lançado aqui no Brasil, senti um verdadeiro alvoroço. Só essa capa já foi o bastante para me hipnotizar e me fazer querer ler o livro na mesma hora (engraçado que a imagem que eu tinha de Cassel foi totalmente influenciada pela capa). Quando li a palavra gângsteres na sinopse, minha empolgação logo aumentou.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Cassel. Ele é o único integrante da família Sharpe que não é mestre, e convive bem com isso, até o dia em que começa a desenterrar os segredos de sua família. Não ser um mestre, não o impede de ingressar no mundo das falcatruas. Sua empreitada de sucesso é o mundo das apostas na escola. Dessa forma ele arranja seu próprio dinheiro, e ainda cultiva sua fama de "descolado" entre os alunos.
O início do livro é um emaranhado de informações, que chegou a confundir a minha mente. Somos apresentados ao universo dos mestres, de forma lenta. A premissa é inovadora e bem envolvente, com toda a questão do mundo dos mestres, e as charmosas luvas usadas para que ninguém pudesse correr o risco de ser enfeitiçado contra a vontade. O problema todo, foram os "segredos" envolvendo a família de Cassel. Tudo foi muito previsível, e antes da autora fazer as revelações eu já tinha matado a charada. Fora o segredo de sua mãe - que parecia ser uma criminosa altamente perigosa - ser um tanto bobo e nada que justificasse sua prisão.

Senti falta de ação, e de uma reviravolta que me fizesse ficar boquiaberta. Quando Cassel começa a desvendar as lembranças do seu passado, até que a história sofreu uma visível melhora, mas nada que me empolgasse.
Cassel é inteligente, bonito e muito esperto, mas não consegui cair de amores por ele. O romance - ou a falta dele - foi outro ponto que me decepcionou. A autora até tenta criar um clima entre ele e seu par, só que a falta de atitude de Cassel me cansou. Seu par também não me convenceu. Tenho sérios problemas com garotas mandonas e que se acham donas da verdade. E Cassel parecia um cachorrinho sem dono, abanando o rabinho pra ela. Se garotas sem um pingo de amor próprio já são entediantes, imagine um menino de 17 anos?
Black falhou em tentar explorar o mundo do crime que criou. É tudo muito bobo, boring demais. Faltou profundidade na caracterização dos personagens, e uma explicação plausível para o status de mafioso de Zacharov, personagem que permaneceu sendo uma incógnita pra mim, e que deveria ser o "chefão" do crime.
Resisti bravamente ao ímpeto de abandonar a leitura, e não sei se irei conferir o próximo livro, Red Glove, ainda sem data de lançamento aqui no Brasil.
Gata Branca é a prova de que capas bonitinhas, não conseguem fazer uma história valer a pena. 

27 comentários:

  1. Oie!
    Sabe, eu senti vontade de ler este livro, mas não o busquei.
    Teve evento dele aqui em POA, eu fui lá conferir, mas acabei indo embora, não me chamou atenção.
    Sua resenha só me afirmou que não devo ler.
    Que pena que vc não gostou, isso é muito chato né, criar expectativas e não serem alcançadas!!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  2. NOSSA, E EU NEM CONHECIA ESSE LIVRO, A CAPA É DE CHAMAR A ATENÇÃO, E TEM UMA SINOPSE ÓTIMA, E PELA SUA RESENHA CONTÉM UM ENREDO BOM, MAIS QUE PODERIA TER SIDO MELHOR APROVEITADO.. É UMA PENA..

    BEIJOS
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. De início, tive vontade de ler o livro, mas a sua descrição sobre ele me fez brochar. Será que vale a pena mesmo?

    ResponderExcluir
  4. E, tava todo animado pela leitura, mas sua resenha me mostrou que não é porque o livro tem uma capa bonitinha que o conteúdo seja melhor. E eu estava querendo ler por causa da capa bem maneira, mas acho que "Não devemos julgar um livro pela capa". Ótima resenha, mesmo assim, vou dar uma olhada na história para tirar minhas próprias conclusões, mas acho que não vou comprar, e se for, quando eu tiver dinheiro sobrando, rs.

    Abraços, Joshua

    ResponderExcluir
  5. NÃO ACREDITO!!!
    Tava tão afim desse livro que quase paguei R$ 40,00 de tanto ansiedade.
    Economizei pras compras de natal.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. eu já não tinha lá muita vontade de ler esse livro e agora com a sua resenha então, dispenso.

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. Nãaaaaaaaaaao! A capa era tão bonitinha! HAHAHAHAHA Ok, retirado da wishlist nesse exato minuto.
    Ninhada Literária

    ResponderExcluir
  8. O blog My Book Lit ganhou um Selo bem legal..
    http://missaustenofficial.blogspot.com.br/2012/12/selo-campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Jac ;)
    Eu acho a capa linda, mas nunca cheguei a procurar saber sobre oq seria o livro e depois da sua resenha me desanimei ainda mais!
    Poxa é uma pena, pq eu gosto de histórias de gângsteres ;(
    Tbm odeio garotas mandonas e garotos no estilo "cachorrinho" então rs
    Emfim capa linda nem sempre é tudo neh? ;/

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  10. Pronto, agora é que eu nem me preocupo em querer este livro.Tirando o fato de a capa ser bonita (e eu adorei quando a Rocco manteve a original) eu não tinha interesse nenhum na história, agora zerou mesmo!

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito de sua resenha, justamente por ter sido sincera em demonstrar o descontentamento. Na boa, não estou encorajada em ler Gata Branca. Não me parece ter uma premissa forte e gosto de personagens masculinos com uma certa atitude - porque se as femininas pecam nesse aspecto, um pouco de força de vontade é o mínimo que posso esperar dos meninos.

    Beijos!
    http://labsandtags.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já li tantas resenhas positivas, mas não sei porque não me interesso pelo livro :/
    P.s.: Achei a capa estranha, acho que tem a ver com a história, mas como não li não posso falar nada.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  13. Oi Jac, adorei a sua resenha!! Apesar da leitura não ter te envolvido, você colocou os pontos negativos da trama de forma bem clara! Muitas vezes capas me chamam atenção, mas logo durante a leitura da sinopse percebo que aquela frase clichê de "não julgar o livro pela capa" pode ser um conselho valioso! Mas outras vezes a capa é mais um de bons atributos de um livro, então para mim a surpresa de descobrir uma boa leitura ainda depende da experiência!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura!! ;D

    até mais!!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Jauqeline,

    Não conhecia esse livro e confesso que não me despertou interesse e também não gostei da capa e pela sua resenha não iei ler mesmo....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  15. Oi, Jack!
    Eu já ouvi falar bastante dessa autora e vi todo o alvoroço que o lançamento desse livro causou. Já cai nessa armadilha de achar que o livro é bom por causa da capa milhares de vezes.rs
    Não me interessei pela história e não pretendo ler tão cedo.
    Adorei a honestidade na resenha! ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi de novo!
    NOSSA, todo mundo gosta dessa série, foi ótimo ver uma opinião diferente hahaha

    NHAIN, também tenho SÉRIOS PROBLEMAS com esse tipo de mocinha, acho que não me daria bem com o livro hahaha

    Mas, mesmo assim, acho que a curiosidade ainda é maior e espero poder ler o livro em breve :P

    Beijooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir
  17. Oi, Jack!

    Eu adorei a capa, mas fiquei muito desanimada em comprá-lo ao ler resenhas tão negativas. Uma pena, porque a história prometia tanto. =/
    Excelente resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. O enredo parecia ser tão interessante, uma pena a autora não ter conseguido, dar um desenvolvimento melhor à trama.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  19. Oi Jacque!
    Morguei total pra ler esse livro! KKK
    Sério, esses autores deveriam criar personagens com mais atitudes, porque a história em si, pelo o que você disse, é bem boba mesmo.
    Enfim, acho que não lerei esse livro.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. Jacque, amei a resenha! Havia lido a sinopse e fiquei bem curiosa sobre a história. É uma pena quando o autor sabe o que criar, mas não sabe como desenvolver... :\

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  21. Nunca tinha ouvido falar do livro
    E a capa é bem interessante
    Mas parece que ele podia ter um pouco mais...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. A história faz total minha cabeça, mas sei lá... talvez meu momento não está ajudando, essa gata na capa não me instigou embora o garoto lindo sim, tenha me eixado em certo frenesi... será um livro que lerei futuramente, disso tenho certeza, resenha estilosa...adorei .
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  23. conheça e siga meu novo blog http://livrosoutrasdrogas.blogspot.com.br/ !!!
    beijos ;)

    ResponderExcluir
  24. Acho que isso dele ter baixa auto-estima acaba até mesmo conflitando com a imagem de descolado que se queria criar, não é?
    Poxa, me atrai por esse livro graças a capa. É ruim saber que ele não é tão bom assim...

    ResponderExcluir
  25. Que pena que você não gostou... Eu mesma não tenho muita vontade de ler esse livro. Se um dia tiver a oportunidade eu leio, mas por enquanto não sinto vontade.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  26. É, nada como detestar um livro junto com sua irmã, HAHHAHAHHAHA. Ai, pena eu ter gastado meu dinheirinho num livrinho "blé" desses (que ainda por cima veio todo despencando graças ao maravilhoso cuidado que a editora tem com seus livros --') Acho que não leio mais nada da autora, hein. Os outros livros dela têm uma fama ainda bem ruim (e se esse que tinha fama de bom foi um desastre...)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Vish, desanimei. Também fiquei toda empolgada quando anunciaram o lançamento por aqui, também adoro histárias de gângsters e máfias. Já me decepcionei com muitas capas, vai ser uma pena se essa for outra. E eu já tinha ouvido falar muito bem desse livro ;/

    Beijitos

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...