[Resenha] A Idade dos milagres - Karen Thompson Walker

Livro: A Idade dos Milagres
Autora: Karen Thompson Walker
Editora: Paralela
Número de páginas: 207
Classificação: 2,5/5

Minha Opinião:

Julia acaba de entrar na idade dos milagres, o tão esperado 12 anos, onde muitas meninas e meninos se desenvolvem na velocidade da luz.
Porém, o passagem para a adolescência não é a única coisa com que Júlia e as outras crianças de sua escola precisam se preocupar.

Em uma tarde de sábado, ela e sua família descobrem através dos noticiários, que a rotação da Terra está diminuindo. Deste modo, os dias e noites ficam mais longos, e a gravidade também é afetada, matando vários pássaros e plantas.
Em meio ao dilema de viver noites de sol, e dias de escuridão, Júlia precisa lidar com as descobertas sobre seu pai, a perda de sua melhor amiga, e a paixão não revelada por seu colega de escola.
" Cinco mil anos de arte e superstição poderiam sugerir que a escuridão nos assombra mais, que à noite a mente humana fica mais suscetível a pertubações. Mas dezenas de experimentos realizados depois da desaceleração revelaram que, na maior parte dos casos, não é a escuridão que mexe com nosso humor - é a luz." (pág. 102)
A  Idade dos Milagres possui uma premissa muito interessante, e que me deixou louca de curiosidade para conferir. O livro tem toques de distopia, sem necessariamente se tratar de uma. A desaceleração - como é chamado o fenômeno da diminuição da rotação da Terra - é assustadoramente convincente. Karen possui uma narrativa suave e ao meu ver lenta demais. Este foi o problema todo do livro. Tudo é explicado com tanta suavidade, que a leitura me deu sono em muitas partes, e eu tinha que voltar para ler o começo do mesmo parágrafo várias vezes.
Descobrir sobre a desaceleração no início foi estimulante e de dar medo, mas com o tempo ficou repetitivo demais. Eram sempre as mesmas colocações e o cenário não mudava: animais e plantas morrendo, e pessoas perdendo o senso.
Quando cheguei na metade da leitura, já estava implorando para que acontecesse um apocalipse zumbi,  para a trama finalmente ficasse movimentada.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Júlia. Apesar de ser uma pré-adolescente, ela passa o tempo todo se referindo aos seus colegas e a si mesma como criança. Isso me irritou bastante, visto que a maioria de suas colegas de turma, já eram bem desenvolvidas para a idade.
A visão que eu tive de Júlia, como uma garotinha mimada e careta, não ajudou muito no meu envolvimento com os seus dilemas, especialmente com a sua paixão platônica pelo colega de turma Seth. O romance apesar de fofinho, não conseguiu me entreter.
Os pais, o avô e a professora de piano de Júlia, são os únicos personagens secundários bem desenvolvidos. O avô foi o personagem a quem me afeiçoei. Seja por sua mania de guardar vários objetos, ou pelo modo como contava histórias do seu tempo para a neta.

A parte que eu estava mais ansiosa para descobrir, era o porquê da desaceleração, porém, ela acaba ficando em segundo plano. Podemos imaginar que os próprios seres humanos contribuiram para que ela ocorresse, mas Walker não se preocupa em justificar o motivo, e isso foi decepcionante. Os dramas bobinhos vividos por Júlia recebem um maior destaque, e ao meu ver isso foi o que mais me desestimulou durante a leitura.
A Editora Paralela fez um ótimo trabalho com a edição do livro. A capa brilha no escuro, e o efeito é encantador. Não encontrei nenhum erro de digitação ou revisão, e a fonte da letra é super confortável para a leitura.

20 comentários:

  1. Oi Jacque!
    Em todas as resenhas que li desse livro, incluindo a sua falam sobre a lentidão que ele tem ao ser narrado por uma menina de 12 anos. Eu tinha muita vontade de lê-lo, mas eu levo a narrativa muito em consideração e não acho que eu vá gostar muito.
    Beijinhos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Poxaa, estava tão animado em ler esse livro. A narrativa lenta e em primeira pessoa não me agrada muito. Mas mesmo assim ainda pretendo ler. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oii Jacque!!
    Apesar de o tema ser realmente interessante, a nota e a narrativa lenta me desanimaram, e eu nem tô com muito tempo mesmo, então, rs, fica p próxima!!
    Beijo flor!!

    PS: a capa deve ser linda, kk.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro
    Mas esse tipo de narração lenta não me chama atenção nenhuma

    Beijos
    @pocketlibro pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pelo que você contou, eu não teria conseguido chegar ao fim da leitura. Já ouvi falar desse livro muitas vezes, mas não me interessou.

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, já ouvi falar sobre essa capa que brilha no escuro e achei fantástico! rsrs
    Pena que o livro não agrada tanto. a história parece ter tudo para ser boa, mas não se desenvolve como deveria. Não tenho muita curiosidade de ler, apesar de parecer interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A capa brilha no escuro? :0 OMG, deve ser o máximo!

    Eu vi muita gente falando maravilhas do livro, e fiquei até curiosa. Mas confesso que confio bem mais no que você disse Jac. Acho que também ia torcer pelo apocalipse zumbi ;D

    Beijitos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jac!
    Confesso que essa capa não chama muito minha atenção. Mas até que a sinopse é bem legal. Isso, se não fosse seu rating que foi de 2,5 rs
    Adorei o seu jeito drástico de dar um up na trama HAHA zumbis sempre são uma boa pedida.
    Bom, se eu não tinha aquela vontade de ler esse livro, agora continuo na mesma. Eu até gosto desse tipo de estória, distopia é um must. Mas que pena que o livro n é tudo isso...
    beijos,
    Nicholas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque!
    Acredito que não curtiria a leitura desse livro. Até tinha vontade de lê-lo, mas agora morguei.
    Adorei a resenha, viu?! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Oiiii,
    Apesar da nota, a resenha me encantou.
    Nunca tinha lido nada a respeito deste livro.
    Quero ele urgente!!! =)

    Adorei a dica!!
    Beijoos!!

    ResponderExcluir
  11. É, sinceramente não me interessei por esse livro não e agora que li a sua resenha ai que me desanimou ainda mais. :/

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu achava que a premissa do livro era completamente diferente. Acho que a capa e o título me passam uma ideia de um livro mais sério (?) - não sei se essa é a palavra certa, mas algo com personagens mais maduros.
    Não sei se leria, não me interessou muito; mas é legal para quem gosta ou está a fim de uma leitura desse tipo.

    Beijinhos
    Daisy
    nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Capa que brilha no escuro *_* É uma pena que o autor não tenha conseguido desenvolver direitinho, a premissa é legal.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jacque.

    Hum... De início, fiquei interessada no livro, mas depois perdi o interesse. Narrações lentas e amarradas me dão um nervosismo intenso - para ruim, sabe? Eu já releio várias partes no normal, quanto mais em casos desses.

    Fiquei curiosa pela desaceleração da rotação do planeta, mas isso não é suficiente para que eu queira lê-lo. Obrigada pela resenha esclarecedora!

    Beijinho,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  15. Oi Jacque!!
    Nossa, que brochante encontrar 2,5 num livro né? E pelo visto você estava super animada com a leitura, principalmente sobre a desaceleração da Terra (me diz uma coisa, isso é realmente possível?? #medo).
    "Karen possui uma narrativa suave e ao meu ver lenta demais." Eu até gosto de narrativa suave mas se for lenta demais, meu amigo, esquece! Euzinha já sou lenta por natureza, devagar quase parando, imagina pegar um livro no mesmo nível que o meu? Ahh não dá certo!

    Poxa, eu realmente não me senti animada com o livro... =(

    Obrigada pela sinceridade!
    ;*

    ResponderExcluir
  16. Oi Vivi
    Taí um livro que fiquei curiosa pra ler, mas não sei se compraria ele, mas se eu ganhar, com certeza vou ler.
    Gostei de saber que a capa brilha no escuro :D muito legais isso.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  17. Oi Jac ;)
    Gostei tanto da coisa de "desaceleração" que mesmo a narrativa sendo lenta e sem o apocalipse zumbi (eu lendo a resenha normal e quando li essa parte comecei a rir sozinha - minha mãe achando que sou louca rs)eu acho que ainda compro esse livro pra mim! Adorei saber que a capa brilha no escuro *-* eu tenho uma certa paixão por capas lindas e únicas!

    Tem post novo lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  18. Todas as resenhas que vi desse livro elogiaram e é bom saber que vc não curtiu assim eu vejo o outro lado da moeda ^^
    Parabéns Jac
    beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  19. Oi, Jac!
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas não sei se animei muito. Tenho trauma de leituras paradas, porque eu sou lesada e SEMPRE SEMPRE tenho que ler a página toda de novo hahahaha x_x

    Adorei sua resenha :D

    Beijooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir
  20. Boa noite jaqueline,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e achei a sinopse interessante, mas a sua resenha me deixou na dúvida...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...