[Resenha] Argo - Antonio Mendez e Matt Baglio

Livro: Argo
Autor: Antonio Mendez e Matt Baglio
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 247
Classificação: 3/5

" A maior parte dos funcionários da Embaixada ficou calma, e alguns até se irritaram. Parecia que os estudantes estavam apenas desfilando, entoando palavras de ordem e gritando até que fosse hora de ir para casa. Repetidamente erguiam-se vozes acima do rumor geral - algumas com auxílio de megafones - berrando: "Não queremos lhes fazer mal! Só queremos entrar!" " (pág. 23)
Política não é um dos meus assuntos preferidos, embora eu leia bastante sobre, apenas com o intuito de não ficar com cara de paisagem caso surja alguma conversa sobre o tema. Livros de não-ficção fazem o meu gênero, mesmo que abordem sobre política, o que foi o caso de Argo.
Argo - escrito pelo ex- agente da CIA, Antonio Mendez, auxiliado pelo jornalista e escritor Matt Baglio - tem a cadência de uma narrativa biográfica, e me agradou pelo fato de revelar detalhes sobre espionagem. Quem nunca teve a curiosidade, ainda que ínfima, de saber sobre o funcionamento da CIA, e como seus agentes são recrutados?
Para contar sobre a arriscada e brilhante operação de resgate dos seis diplomatas americanos que conseguiram fugir da embaixada dos EUA localizada no Teerã, após ser invadida por militantes que a princípio só desejavam realizar uma manifestação contra os EUA e o xá do Irã, Mendez não nos poupa com seu relato minucioso sobre a instabilidade política do Irã, a gestão do então presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, e vários outros elementos políticos.

Detalhes sobre a vida de Antonio, e seu trabalho como artista plástico antes de se tornar um agente da CIA, engrandecem a narrativa e conferem um tom intimista. Se por um lado eu pensava que a rotina de um agente da CIA era só glamour, terno e óculos escuros, me deparei com uma realidade bem diferente, que envolvia agentes mais tempo confinados em escritórios cuidando da parte estratégica da operação, movidos a grandes doses de cafeína.
Mendez faz um ótimo trabalho em relatar todo o processo de exfiltração, bem como a sua entrada para a organização e curiosidades sobre como a CIA operava há 30 anos atrás. Porém, alguns trechos mais detalhados a respeito da política do Irã poderá entediar os leitores que esperam encontrar alguma ação.
O livro é narrado em primeira pessoa, e possui pouquíssimos diálogos da época reproduzidos. O ritmo é lento, e o elemento chave foi a tensão envolvida na operação de resgate.
Mesmo sabendo sobre a Revolução Islâmica após ter lido um artigo na internet um tempo atrás, ler sobre a operação Argo sob o ponto de vista de um agente envolvido em todo o processo de disfarce, foi no mínimo emocionante.

O livro deu origem ao filme homônimo, produzido e estrelado por Ben Affleck. Ainda não assisti ao filme, mas para quem deseja fugir dos detalhes políticos que envolvem a operação, recomendo assistir o filme antes.

25 comentários:

  1. Bah, não me interesso nenhum um pouco por política. Não sabia exatamente do que se tratava esse livro, mas não me interessei muito mesmo. Acho que verei o filme e só. rs

    Beijos ><

    ResponderExcluir
  2. Desde que soube de Argo - tanto do filme quanto do livro - fiquei bastante interessada. Porque me evocou as lembranças perdidas das minhas aulas de geografia em que envolvia geopolítica - fundamentalismo islâmico,principalmente - e tenho curiosidade de saber como a CIA funciona (mesmo que a tecnologia de 30 anos atrás não seja segredo para mais ninguém). Sua resenha foi bastante encorajadora e não vai demorar muito para eu colocar as mãos em Argo.

    Clara
    http://labsandtags.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero ler. Mais pelo filme que pela história, não nego. Gosto da ideia da história, mas me interessei mesmo por ter sido adaptado. Adoro ler livros que geraram filmes, rs.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Jaqueline,


    Parece um livro interessante, pena que a capa é do filme eu não aprecio isso...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque! Este é um livro que não tenho vontade de ler, procuro me manter atualizada sobre o cenário político da mesma forma que você, para saber o que está acontecendo, mas é um tema que não sou fã,o lado de espionagem eu acho mais atraente, mas este livro não seria uma escolha.

    Bjos!!

    Cida

    ResponderExcluir
  6. Não me interesso por política, mas mesmo assim eu leio algo, motivo igual o seu, para não ficar com cara de paisagem, esse é um livro que não leria, ainda mais por ser lento, com certeza não iria me agradar, mas qto o filme assistiria de boa :)
    beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  7. Olá Jaque liindaah!!!

    Bom, política não é meu forte e nem minha cara. Mas acho que eu não leria, pois gosto mesmo é dos meus YA kkk'

    Beijos, Lucas
    ESCONDIDOS NO LIVRO
    http://escondidosnolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já li um livro no mesmo estilo, mas lançado pela Seoman, Jogo de Poder, da Valerie Plame Wilson, que também é ex agente da CIA. Me senti muito cansada com a narrativa, apesar de ter visto coisas interessantes sobre a vida de um agente. Acho que por esse motivo, não me interessei nem um pouco por Argo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jack!
    Definitivamente não é o meu tipo favorito de leitura. Tô numa fase total de romances no momento. Acho que até veria o filme, mas seria totalmente por causa do Ben Affleck.hahahah
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser super interessante, adoro tramas assim! Ai...não conhecia, mas adorei. Quero muito ler e verei o filme também.Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  11. Não é o meu gênero preferido, assistir algo sobre politica até assisto, mas ler já mais complicado provavelmente eu abandonaria no meio.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Esse livro parece ser bem legal. Tramas com toques de espionagem e políticas são sempre bem interessantes.
    Valeu a dica
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  13. Tentei ler - duas vezes - um livro mais nessa linha da CIA, só que escrito por outro agente, no caso, Jogo de Poder, principalmente pelas partes cortadas. Acho que Argo parece melhor e daria uma chance sim, depende do momento que eu começar a leitura :D
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  14. Sou meio estranha e tenho certo interesse por política haha. Tenho muita vontade de ler este livro, apesar do ritmo lento. Tenho muita vontade de ver o filme também. Adorei a sua resenha!
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Acho legal para quem curte o estilo, mas é o tipo de história que eu prefiro "assistir" do que ler, entende? A ação nas telas parece que me prende mais, não sei... foi um livro que a sinopse não me interessou :x

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Realmente não conhecia
    Mas parece ser muito bom
    Vou procurar

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Então, o elemento chave, de fato, é a tensão, o vai ou não vai dar certo. Não imagino como isso tenha fico no livro, pois ainda não o li, mas no filme é bem explícito. Fiquei roendo as unhas de tão agoniado o filme inteiro. Muito bom mesmo. Inclusive, agora que foi nomeado ao oscar de melhor filme, penso que existe até a possibilidade de ele ganhar de tão bom que é.

    att,
    oepitafio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Jacque, adorei a sua resenha, parabéns!! Eu me interessei bastante pelo livro, não que eu seja super fã de politica, mas acho muito bacana quando dentro de romances podemos aprender e absorver conhecimentos gerais! Com certeza a porção agente da CIA chama atenção e confesso que saber um pouco mais sobre o seu funcionamento me instiga a ler a história!! Uma ótima dica, pretendo ler o livro e conferir o filme depois!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Jacque! Gosto de livros assim, esse achei bem interessante. Apesar de não ler sobre política, acho que sempre devemos estar abertas para novos gêneros e novas leituras. Também estou lendo uma história verídica.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Há tempos que não acompanho o Golden Globe ou o Oscar, mas vi que Argo está sendo um nome de peso em ambas as premiações!
    Preciso conferir...
    E desculpe-me pela demora em retribuir a visita! Estive viajando esses dias e só chequei minha caixa de e-mais agora!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  21. Não vou dizer que esses conflitos políticos me matam de amores, mas eu não desgosto também. Gosto de saber a realidade do mundo, então talvez aproveite essa leitura. Já pedi o livro emprestado para um amigo, se ele me emprestar, lerei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Hummm... sua resenha chegou na hora certa, pois o filme Argo ganhou muitos prêmios e fiquei com bastante vontade de assistir, até pq é com direção de Ben Aflec, que eu adoro *.*
    Mas então, livros com temas políticos não fazem muito a minha praia, mas sua resenha me estimulou pelo fato da obra não ficar só no blá...blá...blá cansativos dos termos políticos e tal.
    Se tiver a chance lerei assim como verei o filme.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  23. Oi Jacque!
    Acho que é aquele típico livro que não importa a ordem: antes ou depois do filme, a leitura continuará sendo tão interessante quanto.
    Também não sou tão interessada assim por política, mas fiquei curiosa para conhecer uma história que realmente aconteceu, sob o ponto de vista de um agente real que vivenciou tudo na pele. É, no mínimo, curioso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Foi exatamente o que eu fiz, Jacque. Tive a oportunidade de ler o livro antes, mas, por saber do nível de detalhes e dos fatos políticos, achei melhor deixar para depois do filme (que, aliás, é incrível). Se tiver a chance de ver, veja.
    bjo

    ResponderExcluir
  25. Olá !
    A resenha chegou no momento em que esse filme foi super indicado no globo de ouro !
    Agora preciso ler o livro e ver o filme. Bela resenha !
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...