[Resenha] Extraordinário - R.J. Palacio

Livro: Extraordinário
Autora: R.J.Palacio
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 313
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:
" Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo" 
Extraordinário é o primeiro livro da autora R.J. Palacio, eleito um dos melhores livros YA de 2012 pelo The New York Times e pela Amazon.
Palacio se inspirou em uma situação real vivida por ela e seus filhos, onde em uma sorveteria eles se aproximaram de uma menina com uma grave deformidade facial. O filho mais novo - de apenas 3 anos - começou a chorar, e o mais velho ficou bastante alarmado, obrigando-a a sair do local para não causar maiores constrangimentos para a família da menina. No livro ela recria esta mesma cena.

August nunca frequentou uma escola, e aos 10 anos passou por várias cirurgias para corrigir uma grave deformidade facial com a qual nasceu. Ele passou toda sua infância sendo educado em casa pela mãe, que sugere que ele frequente uma escola normal. August não fica nada animado com a noticia, afinal, ele sabe o impacto que o seu rosto causa nas pessoas, e ser o foco de todos os olhares é uma condição nada agradável, quando tudo o que se deseja é ser comum.

Meu primeiro pensamento após ler a sinopse do livro, foi imaginar uma triste história de bullying que certamente me faria chorar, e pensar por horas no quanto as pessoas podem ser cruéis. Me enganei.
R.J.Palacio constrói um enredo onde a superação é o elemento primordial. Claro que temos todo o aspecto triste e comovente das dificuldades vividas por August, contudo, além de toda comoção, há algo mais por trás disso. Temos um garoto com uma enorme vontade de ser aceito pelo que ele é, e não por sua aparência.

O que difere a obra de Palacio, é a possibilidade de enxergar August com "outros olhos", o que conferiu uma maior profundidade a história, tornando toda experiência de leitura o mais verossímil possível. Além da narração de August, temos acesso aos sentimentos de outros personagens próximos a ele; como os de sua irmã Olívia, o cunhado Justin, seu amigo Jack Will, Miranda e Summer.
O relato mais verdadeiro e emocionante, ficou por conta da irmã, Olívia. Observamos a perspectiva de uma adolescente que sempre esteve em segundo plano por causa do tratamento do irmão, e apesar de se sentir negligenciada, podemos sentir o amor genuíno que ela nutria por ele e pelos pais.
A meu ver, a autora poderia ter explorado também o ponto de vista dos pais de August e de seu opositor na escola.

Auggie é um protagonista extraordinário. Fã de Star Wars, inteligente, doce e divertido, é o tipo de personagem pelo qual o leitor se apaixona imediatamente. Mesmo com todos os holofotes virados para o seu rosto, e apesar de todas as experiências negativas, August se permite extrair o máximo do ambiente escolar, e atinge êxito ao se sentir e agir como qualquer outra criança de sua idade.
Momentos dramáticos e tristes, são intercalados com o humor de August, que é capaz de fazer piada com a própria condição.
O crescimento e mudança de Auggie são visíveis. Se no início ele gostava de ser tratado como um bebezinho por seus pais superprotetores, no final podemos enxergá-lo mais maduro e independente.

Extraordinário nos mostra através de uma narrativa sensível, como a fisionomia ainda é supervalorizada nos dias atuais, quando o que mais importa é o que carregamos dentro de nós. Uma história edificante sobre como devemos aceitar as pessoas sem realizar qualquer tipo de pré-julgamento pelo que se vê. 

31 comentários:

  1. AMEI a sua resenha Jacque, mal posso esperar para ter esse livro em mãos.
    Pensava que seria uma história bem triste, mas pelo jeito não é! Fico ainda mais animada.

    Beijos enormes <3
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo!! Acabei de comprar na pré venda. Não sei nem se vou aguentar esperar, rsrs.
    E a sua resenha quase me fez sofrer mais. Pra não dizer chorar de ansiedade.

    Amei amore!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Muito linda a resenha, a história inteira deve ser emocionante.
    Não conhecia o livro ainda, obrigadão pela dica Jacque.
    Esse é o tipo de livro que nos faz pensar e mudar a forma de lidarmos com situações que se não nos incomodam por outro lado incomodam os que estão ao nosso redor. Sempre bom ler algo desse gênero.
    Beijos
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/02/resenha-passaros-feridos-colleen.html

    ResponderExcluir
  4. Que linda a estória!
    Ainda não conhecia esse livro. Não é muito meu gênero preferido (gosto mesmo das fantasias), mas acho que leria nem que fosse apenas por curiosidade!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Como assim já tem resenha!!!
    Adorei!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse livro parece ser a coisa mais linda do mundo. E todos têm falado tão bem que tem sempre me animado e fazendo com que eu o deseje com todas as minhas forças.
    Quero conhecer a história do August.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu não conhecia esse livo. Mas é interessante.
    Isso de olhar o interior da pessoa...é tão esquecido...infelizmente.
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Achei o livo fantástico!
    Estava emocionada durante quase toda a leitura e chorei bastante.
    Mas adorei mesmo. Muito emocionante.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia, mas gostei da sua resenha, o livro parece possuir um enredo emocionante.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Jaque LINDAAA! \O
    Ainh sério, quero muito ler esse livro. Parece (parece não, é!) lindo demais. Ainh >.< MAANHEEE COMPRAAA??? hehehe'


    Bjs, Lucas
    ESCONDIDOS NO LIVRO!

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Confesso que não sou muito fã de YA justamente por achar os temas meio repetitivos, mas esse pareceu ter um tema diferente e tratado de um jeito muito legal! Fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Jaqueline,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e achei interessante...parabéns pela resenha.... e como esta o bebe....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi flor,
    Menina assim você vai me leva a falência, cada resenha sua que leio e fico louca pelo livro, esse vai ser mais, gosto de livro nesse estilo com tanta emoção.
    Amei sua resenha.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha Jacque. O livro traz uma mensagem muito bonita e fiquei interessada em conhecê-la melhor. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. De todo mundo que recebeu a prova e já postou a resenha - e que eu vi - todo mundo gostou! Fiquei tão feliz de saber que temos opiniões parecidas quanto ao livro. Auggie é um personagem muito fácil de amar! ♥
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Já sei que vou me emocionar com esse livro... tipo, é um dos meus mais desejados em 2013 até agora, e espero que "Extraordinário" seja uma leitura extraordinária, envolvente e tocante! Sua resenha disse tudo, e em breve adquirirei essa obra! É um tema que precisa ser bastante abordado, e em "Extraordinário", o modo que ele é abordado é bastante inovador.

    ResponderExcluir
  17. Oi Jacque!
    Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e confesso que fiquei curiosa.
    Realmente parece ser uma leitura muito gostosa e sensível!
    Adorei a resenha! :)

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Jaque!
    Adorei a resenha, parabéns por exaltar assuntos ricos do livro! Assim ficamos mais curiosos em lê-lo! Me diz uma coisa, a narrativa é em primeira pessoa? Seria legal, já que Auggie é uma criança e geralmente a narrativa de criança é leve, inocente e cheia de riqueza!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Eu quero muito ler esse livro. Talvez "Extraordinário" seja um dos mais aguardados pra mim este ano. Acho que discute um tema absolutamente contemporâneo e tem tudo pra tocar o coração dos leitores. Parabéns pela resenha, conheci seu blog através do Twitter e já estou seguindo.

    [http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br]

    ResponderExcluir
  20. Oii jacque! ^^
    Quero muito ler um livro nesse estilo, tenho certeza que ele passa uma mensagem inesquecível!
    Muito linda a sua resenha, parabéns!
    Beeijos!!

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro o todos começarem a falar dele no tt, motivo eu não corro atras de livros e deixo eles virem até mim.
    Meeeeu que resenha é essa, ameeeei, já quero o livro e já foi pro meus desejados :)
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  22. Oi, Jacque!
    NHAIN, esse livro mexeu tanto comigo... chorei a MINHA VIDA NO FINAL, você não tem noção ;_; hahaha

    O que eu achei mais bonito foi a mensagem de gentileza, de como é facil pra gente julgar as crianças que faziam bullying com o August, sem se perguntar se alguma vez a gente já não fez isso também.

    Enfim, amei o livro de paixão e adorei sua resenha <333

    Beijooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir
  23. É ótimo quando a gente vê um determinado livro sendo resenhado SÓ com resenhas super positivas, nossa, dá vontade de sair correndo e comprar rs. Mas vou esperar o meu chegar, estou doida pra ler!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  24. Segunda resenha que leio desse livro gêmula! E me apaixonei novamente! Eu preciso desse livro! Eu, como professora, já passei por isso em sala de aula com alunos especiais. É uma situação complicada e que nem sempre tem seu pináculo dentro da mesma, o problema maior vem de fora, dos pais dos outros alunos.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  25. Oi Jacque, tudo bem?
    A cada nova resenha que leio fico cada vez com mais vontade de ler esse livro. Acho que que ele deveria ser adotado nas escolas e que todos lessem, para perceberem que a aparência física não é o mais importante e sim a personalidade de cada um. ótima resenha flor.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  26. Oi Jacque, que lindo! Eu quase choro com todas as resenhas que leio, espero não me desmanchar quando ler o livro - que obviamente lerei. A história parece ser daquelas que ficam gravadas em nossa mente pelo resto da vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Ganhou-me pela quote!
    Quando comecei a ler sua resenha, pensei que se tratasse de um drama bem pesado, daqueles que te fazem chorar e tudo o mais. Fiquei muito contente em saber que não é bem assim! =)
    E ainda é fã de Star Wars! *-*
    Adorei sua resenha, Jack!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. sua resenha me conquistou, quero ler esse livro já!
    tinha visto a capa, não achei q era uma história bobinha, infantil. nada disso. já entrou para a minha wishlist

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  29. Oi, adorei sua resenha! E amei seu blog, é mtmt lindo!
    Estou seguindo, fique a vontade em visitar o meu uash
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Meu DEUS que resenha!!!!! Você me deixou com uma vontade louca de ler este livro, vou precisar ir comprar logo. A estória é do jeito que eu gosto, nada de superficial algo que faz você refletir enquanto lê...

    Abraço,
    David.H.S
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Jacque que resenha linda. O livro parece ter uma história incrível e eu não vejo a hora de poder ler.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...