[Resenha] Eu e Você - Niccolò Ammaniti

Livro: Eu e Você
Autor: Niccolò Ammaniti
Editora: Bertrand Brasil
Número de páginas: 155
Classificação: 4,5/5

Minha Opinião:
" (...)Eu odiava os finais. Nos finais, no bem ou no mal, as coisas têm sempre que ficar arrumadinhas. Eu gostava de contar sobre confrontos entre alienígenas e terráqueos sem uma razão, sobre viagens espaciais em busca do nada. (...) Quando via um filme, detestava que papai e mamãe ficassem sempre comentando o fim, como se a história estivesse toda ali e o resto não importasse nada." (pág.129 e 130)
Eu e Você é o sétimo livro de Ammaniti, e deu origem ao filme de mesmo nome do aclamado diretor Bernardo Bertolucci.

Lorenzo é um tímido adolescente de 14 anos, que não gosta de manter contato com ninguém além de seus pais. Porém, manter-se afastado acaba por chamar a atenção dos alunos no colégio, quando tudo o que ele deseja é passar despercebido. Para isso, Lorenzo cria uma tática para se misturar, sem precisar ter contato com os outros alunos: ele finge ser igual aos outros. Pensando em tirar uma semana branca - sete dias de férias - só sua, Lorenzo finge que vai à viagem para esquiar com seus colegas, quando na verdade se refugia no porão de sua casa.
Com tudo preparado para a sua sobrevivência durante o tempo planejado, ele não esperava contar com a visita de sua meia-irmã Olívia.

Eu e Você é um livro curto, que consegue transmitir emoção e sentimento em poucas páginas. Fiz minha leitura em menos de 2h e me senti grata por encontrar um enredo tão simples e ao mesmo tempo tão tocante.
Niccolò não utilizou da beleza das paisagens de Roma para construir sua história, já que a maior parte dela se passa em um velho porão. O que poderia ser arriscado, funcionou perfeitamente nas mãos do autor. O cenário claustrofóbico nos passa uma ideia de proximidade e intimidade com os personagem.
No início nos deparamos com os pensamentos conflitantes de Lorenzo. Para desfrutar da solidão, sem chamar atenção dos alunos e professores, ele passa a observar o comportamento alheio para imitá-lo e permanecer incólume. O que achei mais curioso, é que em nenhum momento Lorenzo descreve sua aparência e fisionomia, deixando para o leitor a tarefa de imaginar o porquê dele não conseguir se misturar e fazer amizades como qualquer outro adolescente. Seria culpa de sua aparência diferente, ou apenas seu egocentrismo e presunção?

Seus pais, em especial sua mãe, são os únicos alicerces aos quais ele recorre. Os mesmos lutam para que o filho "se misture", ao mesmo tempo em que não percebem qual seria o real motivo de toda essa dependência, e afastamento das demais pessoas.
Só quando Olívia - sua meia-irmã, que o arrasta para o centro de seus problemas - aparece no porão, é que Lorenzo vê as estruturas de suas convicções serem abaladas. Sem saber reagir frente a presença dela, aos poucos vemos o crescimento e as transformações pelas quais ele passa. De receber cuidado a cuidar de alguém, os sentimentos de proteção e oferecer consolo e carinho a sua irmã afloram aos poucos, e modificam todas as suas certezas sobre manter-se afastado.
Com uma narrativa simplista e emotiva, Eu e Você traz uma história sobre amadurecimento, e nos mostra  como os problemas de outras pessoas podem afetar nossa vida mais do que imaginamos.


10 comentários:

  1. Eu imaginava esse livro totalmente diferente do que você disse, e acredito que irei gostar bastante quando eu for lê-lo. A capa é bem simples, mas me chamou a atenção e ainda mais quando o personagem principal tem certa dificuldade em se misturar na sociedade. Acho que se esse elemento for bem explorado, culminará em uma leitura maravilhosa. Vou procurar ler este livro, e me surpreendi por ser bem curto, mas totalmente tocante.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Jacqueline,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, a capa não me atraiu, mais a sua resenha foi bem esclarecedora....gostei muito...parabéns...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque! Eu achei o protagonista tão solitário, que fiquei triste com sua situação. Esconder-se num porão é uma atitude estranha, mas algo muito forte deve ter guiado ele à uma atitude tão extrema. Um livro que pelo visto tem uma história bonita e me deixou bem curiosa sobre a realidade deste rapaz. Bjos!!! Boa páscoa para a família.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Jacque. Eu e Você parece ser um livro sutil, delicado, e ao mesmo tempo, profundo. Baixei o filme essa semana e não vejo a hora de assistir. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, fofa. Gostei desse livro. Como vc bem disse, apesar de fininho, passa bem a mensagem, ne? Difícil isso, autor bom.

    Beijooooooos

    ResponderExcluir
  6. Oi flor,
    Não conhecia ainda o livro, mas pelo que li sua resenha mesmo o livro sendo curto tem um carga emocional, gosto muito de livro que nos mostra o amadurecimento dos personagens, claro que esse é um dos meus desejados *.*
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    já tinha ouvido falar desse livro e sou louca para lê-lo e também para ver o filme! A trama me chamou muita atenção, parece ser mesmo muito boa. Adorei a resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser bem interessante e vi que tem um filme dele também. Acho que vou ver o filme primeiro ;)
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  9. Nossa Jacque, que resenha delicada e perfeita.
    O livro me parece ser realmente tocante, quero ler.
    A capa é linda, adoro esse tipo de livro que de tão simples nos fazem mergulhar profundamente na mente humana, o rapaz parece ser daqueles que nos "fazem parar pra pensar".
    Adorei²
    Beijão
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/04/foto-correio-2-novo-conceito-surpresa.html#more

    ResponderExcluir
  10. Nossa, fininho mesmo! Não sabia que inha tão poucas páginas. Gosto de livros assim, que não precisam de 500 páginas para passar bem a mensagem, mas sempre fico com medo de ficar só no "quero mais".

    Faz um tempinho que estou curiosa com esse livro, definitivamente vou dar uma chance

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...