[Resenha] Nevermore - Kelly Creagh

Livro: Nevermore
Autora: Kelly Creagh
Editora: Pandorga
Número de páginas: 445

Classificação: 4/5

Minha Opinião:

"Eu nunca quis que você fosse arrastada para nada disso - nunca. Por favor, acredite em mim.
De alguma forma, eu perdi o controle de tudo.
Eu só queria poder ver você de novo, dizer tudo o que eu não disse antes. Acima de tudo, queria que houvesse uma forma de podermos recomeçar. Aconteça o que acontecer, saiba que eu não queria que acabasse assim. 
Sempre seu, V."

Nevermore me atraiu pela linda capa em inglês (se bem que me apaixonei à segunda vista pela capa nacional, por causa da minha paixão por corvos), e por abordar o universo sombrio de Poe, que me fascina completamente. Não teria como me decepcionar com a leitura. Kelly consegue criar um mundo sobrenatural totalmente original e instigante, onde alguns dos principais contos de Edgar Allan Poe ganham vida através das páginas.

Isobel é líder de torcida, e tem o seu grupinho de amizade entre os "populares" perfeitamente consolidado. Porém, ao ser escolhida pelo seu professor para fazer dupla em um trabalho de inglês, com Varen - o gótico - tudo começa a mudar. Aos olhos de seus amigos, Varen é uma aberração. Eles podem jurar que o menino tem um pacto com o diabo, e que anda pela escola disposto a roubar a alma de alguém. Bastante contrariada, Isobel procura Varen para discutir sobre o trabalho, e percebe que as acusações contra ele não passam de boatos. Imediatamente Isobel sente simpatia por ele, e mal pode esperar para encontrá-lo novamente. Brad, seu namorado, não fica nada feliz com a aproximação dos dois, e fará de tudo para infernizar a vida de Varen.
Cada vez mais ligada a Varen, Isobel adentra em um mundo sombrio e inquietante, onde tem constantes sonhos com um misterioso homem de máscara branca.

Você pode estar pensando após ler a sinopse: uma líder de torcida se apaixonando por um garoto gótico, o que isso tem de original? A princípio esse foi o meu maior medo. Cansei de livros do gênero YA, que trazem sempre os mesmos dilemas, e um romance instantâneo. Pode ficar despreocupado. Nevermore não tem nada disso.
A autora trabalha sem nenhuma pressa a questão do envolvimento de Varen com Isobel. No começo os dois se tratam com desdém e indiferença, pois pertencem a mundos completamente diferentes, e aos poucos o mundo de ambos se colide. As diferenças entre os dois, só serve para apimentar ainda mais o relacionamento.
Meu primeiro pensamento ao saber que a protagonista é líder de torcida foi: mais uma protagonista mimada. Mas eu estava enganada. Isobel é corajosa e nada entediante. Acho que o fator que a tornou uma boa protagonista, é o fato de sempre questionar os eventos estranhos que aconteciam com ela, e não correr para os braços de Varen para se proteger. Mocinhas pró-ativas, sempre me agradam.
Já Varen, é o tipo de personagem que desperta amor à primeira vista, e ele despertou o meu. A combinação roupa preta + corrente de prata + piercing + cabelo nos olhos + amor por Poe, funcionou perfeitamente. Mesmo sendo sombrio e taciturno, ele exala doçura pelos poros. A estranha junção entre os dois deu certo.
Brad cumpre bem o papel de namorado pé no saco. As cenas em que ele tentava afetar a calma de Varen, partiram meu coração.

A parte sobrenatural é revelada aos poucos. No começo pode até parecer confuso para quem não conhece as obras de Poe, porém, a autora realizou com perfeição sua lição de casa, já que ela é uma fã do autor. Os contos são apresentados ao leitor, que os descobre junto com Isobel. Detalhes sobre a vida de Poe e sua misteriosa morte também são abordados. 
Isobel acaba entrando em um mundo completamente assustador, e desconhecido, e ao seu lado ela terá apenas um misterioso mascarado que não ajuda muito ao esconder sua verdadeira identidade.
Gosto da forma como os contos de Poe, e o mundo de Creagh coexistem. O enredo é tão bem elaborado, que foi difícil enxergar falhas, mas infelizmente elas existem.
A narração em terceira pessoa apesar de agradável, deixa a desejar. Não consegui me envolver 100% com os personagens e seus dilemas, especialmente com Isobel. O desfecho também deixou a desejar, já que Varen dá uma sumidinha básica, e só retorna no fim. Ainda assim, a leitura foi extremamente agradável, e vai ser difícil o segundo volume superar a adrenalina que senti ao ler as últimas páginas.

O trabalho gráfico que a Editora Pandorga realizou ficou perfeito. A capa vermelha contrastando com as páginas pintadas de preto, e um corvo em cada início de capítulo, tornaram o livro muito mais atrativo visualmente. O mesmo não posso dizer da revisão ortográfica, que pecou com suas muitas falhas.
Nevermore é uma leitura que agradará não somente os fãs do mundo sombrio, ou do autor Poe, mas também aos leitores que estão em busca de um YA sobrenatural original com uma pitada na medida exata de romance.

19 comentários:

  1. Eu amei demais esse livro, achei impossível não amar o Varen, amor eterno no meu coração, adorei o jeito calmo, o estilo, e a forma com que ele lida com as coisas, partiu meu coração aquele pai dele, que raiva que me deu. Eu achei o final um pouco corrido, ele deu uma sumida mesmo, e fiquei ansiosa para saber quando ele ia aparecer, e o final me deixou tão triste, espero ansiosa pelo segundo volume.

    beijokas

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque!Eu ganhei este livro em uma promoção e até hoje não recebi, acho que não vão mandar e o pior que foi realizada pela própria editora, então fiquei com certo trauma depois disso. Mas a vontade de ler permanece, só fiquei receosa pelo detalhe que você disse sobre o desfecho que deixou a desejar? Muitas dúvidas?

    Eu nunca li nada de Poe, será que ficarei perdida ou será uma boa oportunidade de saber mais sobre ele?

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque! Atualmente estou lendo um livro do Poe, "Histórias de Crime e Mistério" e estou gostando bastante! Não conhecia o livro.
    Esses livros com líderes de torcidas e tals, já estão tão repetidos que pelo menos para mim, não há o mesmo gosto que antes. Muito legal saber que há originalidade em parte!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque!
    Esse livro parece ser incrível! Percebo que você não curte muito narrativas em terceira pessoa. Eu curto sim. Não me incomodo. Acredito que gostarei bastante da história, até porque a sinopse em si já me agradou.
    Como temos gostos parecidos e você curtiu, é bem provável que o mesmo aconteça comigo.
    Enfim, parabéns pela resenha! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. De YA sobrenaturais estou fugindo! Todos são tão iguais!!! Você sabe me dizer se este ao menos foge dos esteriótipos?
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha. Amo Poe e comprei esse livro em inglês logo que lançou, achei maravilhoso e mal posso esperar para ler a continuação (ainda n deu para comprar,rsrs).
    Fiquei realmente feliz qndo a pandorga anunciou que ia lançar no Brasil
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Pensei sobre esse livro essa semana! Vi a Tatiana Feltrin falando sobre ele e fiquei curiosa - com a sua resenha, ainda mais.
    Enfim, nunca li nada de Poe, mas a história e visão de mundo dele me fascinam - principalmente depois de assistir The Following...

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li e sei que vou amar quando for ler, sim, foi pra lista enorme de livros pra comprar e ler.
    Adoro Poe, adoro corvos, coisas sombrias e o universo gótico, o livro é minha cara.
    Beijos
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/03/setima-arte-oz-magico-e-poderoso.html#more

    ResponderExcluir
  9. Oi querida, como vai?
    O livro me pareceu ser bem interessante. Nunca li nada de EAP e como vc disse que os contos dele ganham vida no livro, eu fiquei bem interessada, quem sabe eu até goste.
    Obrigada pela dica,

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha ouvido falar nesse livro a algum tempo mas nao me interessei justamente pela premissa cliche, mas,pelo visto estou enganada hehehe
    Adorei tua resenha e com certeza vou dar uma chance a ele
    A pandorga sempre faz uns trabalhos otimos com a aparencia dos livros :)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  11. Oi Jac,
    Não conhecia o livro e pensei que pela capa seria de terror. Mais gostei do li e me interessei. Culpa sua mais uma vez minha lista de desejados aumenta.
    beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Poe ficou bastante em evidência por esses tempos né? Acho que principalmente isso se deve ao seriado The Following (que estou adorando, aliás). Não tenho intimidade com nenhum dos contos de Poe, mas estou curiosíssima para ler dele e sobre ele. Já viu o vídeo da Tati Feltrin falando sobre as 10 curiosidades da vida de Poe? Achei show..

    Sobre o livro...em um primeiro momento tbm achei que era mais do mesmo. Que bom que vc tirou essa minha dúvida. O livro está mesmo um espetáculo na diagramação com as páginas negras, amei! :)

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  13. Nossa, morrendo de curiosidade para ler esse livro. Adoro essa atmosfera de terror e personagens pró-ativas - chega de mimimi pra mim.

    Droga, Jaque, você só faz minha lista de desejos aumentar!

    Beijitos

    ResponderExcluir
  14. Essa é um capa difícil de ser ignorada. Simples e sombria. Atrativa e um pouco misteriosa. Adjetivos suficientes para despertar minha curiosidade.
    Fora esse fator que já é bastante determinante a sinopse e as resenhas que eu tenho lido por ai me instigaram bastante. Estou bem curiosa pra acompanhar essa história.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  15. Olá Jacqueline,

    Mais um livro que fico conhecendo no seu blog, achei interessante e faz o meu estilo..parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu amo Poe.
    Eu estava agora mesmo procurando esse livro no submarino, só que não teeeeeeemmmmmmmmmmm!!!

    Adorei a resenha, o lance do sobrenatural, e tudo mais, fora que a diagramação pelo amor, tá linda demais!!

    Amei


    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ai, ai, ai, Jac. Tô a ponto de jogar todo o planejamento que fiz pra colocar as leituras em dia só pra ver o que Nevermore tem a oferecer. Ainda tô com o pé atrás, mas você conseguiu me dar o empurrãozinho necessário para acender a chama da curiosidade HAHAHA.

    Aguarde meus comentários, ein. Vou terminar e correr pra te falar o que achei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oieee
    meninaaa, sabes que sou medrosa e que não gosto de leitura muito sombrias, mas gostei da tua resenha e creio que irei gostar desse livro - estou mais forte para a leitura- rsrsrs
    beliscões

    ResponderExcluir
  19. Oi Jacque, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar do livro, e confesso que depois que vi aí sobre o que se tratava, achei muito parecido com The Vampire Diaries. Líder de torcida, se apaixona por cara sombrio... só falta ele ter um irmão rsrs Mas, aí as coisas começaram a mudar quando você falou que Isobel é corajosa e determinada, enquanto Helena é fraca e mimada demais.
    Gostei bastante da sua resenha e o livro já está nos meus desejados ;D

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...