[Resenha] No escuro - Elizabeth Haynes

Livro: No Escuro
Autora: Elizabeth Haynes
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 333
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:
"Eu o vejo em todos os lugares, o tempo todo. Sei que ele não pode ser os homens que vejo, pois ele se encontra a milhares de quilômetros de distância, e bem trancado dentro da prisão. Mas ainda assim ele me assombra, uma apraição frequente, lembrando-me de que nunca vou me livrar dele. Como eu poderia, se ele ainda está dentro da minha cabeça?" (pág.63)

No escuro é o primeiro romance de Elizabeth Haynes, eleito pela Amazon UK o melhor livro de 2011.
Após perder os pais, Catherine mergulhou em um mundo de festas, bebedeiras e sexo com desconhecidos. Em uma de suas típicas saídas, ela conhece Lee - o segurança de uma boate -, que logo se encanta por sua beleza. O começo do namoro é cercado de promessas e amor, porém, com o passar do meses, Lee se revela completamente agressivo e inconstante. Agredida verbalmente e fisicamente, Catherine só pensa em se livrar dos abusos sofridos pelo namorado, mas a tarefa não é tão fácil, já que Lee segue todos os seus passos.
Depois de tentar matar a namorada, e a manter em cárcere privado, Lee é preso. Catherine não guarda somente as marcas físicas do abuso sofrido, como também um grande trauma emocional, que desencadeia um transtorno obessivo compulsivo, tornando tarefas simples, como fechar a porta do apartamento, em penosas verificações que passam uma falsa sensação de segurança.

Narrado em primeira pessoa, por Catherine, o livro intercala a narração entre presente e passado, dando ao leitor a oportunidade de adentrar no mundo da protagonista em dois momentos distintos. A Cathy do início é vivaz, e gasta seu tempo livre indo de pub em pub com as amigas do trabalho para se divertir. Diversão é uma palavra que não existe em seu dicionário, após o abuso sofrido por Lee. Ela se torna apática, e realiza todas as tarefas mecanicamente, como tomar chá no mesmo horário todos os dias, e fazer compras somente em dias pares.
Lee é um incógnita nos primeiros capítulos. Juro que cheguei a pensar: Mas o que esse homem fez de tão grave, para deixar a namorada tão traumatizada? Até então, no início, eu só conseguia enxergar o lado doce, e romântico dele. E foi ai que a narrativa de Elizabeth me fisgou. Ao mesclar presente e passado, o leitor não se dá conta de quem Lee é, até que Catherine nos revele.
Outrra abordagem que Haynes acertou, foi a narração do julgamento de Lee, aproximando-nos dos personagens, e tornando a história ainda mais convincente.

Existe toda a tensão de saber o que Lee fez, e como Cathy se tornou uma mulher cheia de medos e seriamente afetada pelo TOC. Foi justamente esse toque de tensão, que tornou a história tão interessante. Catherine é uma protagonista agradável. Apesar de seus hábitos tidos como "estranhos", ela não discursa como uma pobre coitada que merece pena. Cathy é uma mulher forte, mesmo após tudo o que sofreu.
O único ponto negativo, foi a feliz coincidência do vizinho de Cathy ser justamente um psicólogo, que a ajuda no tratamento do TOC. Stuart é agradável, e aí está todo problema. Ele era bonzinho demais, perfeito demais, e consequentemente, inacreditável demais. Nem quando Cathy explodia de raiva com ele, ele era capaz de extravasar alguma reação tida como normal. Isso quebrou com o toque de realismo que a obra tinha até então.
O desfecho foi surpreendente como deveria ser - mesmo que tenha sido um tanto abrupto -, e ainda que o final tenha ficado em aberto, me agradou muito. Ler as últimas páginas, foi como receber um choque. 
O livro poderia ter sido ainda melhor, se tivessemos a narração de Lee. Achei que sua personalidade não foi completamente moldada, e no final acabamos não sabendo o motivo que o levou a cometer tanta violência com a namorada. Sei que nada justificaria tal ato, porém, senti falta de saber o que se passava na mente dele.
Para quem gosta de um bom thriller psicológico, No escuro é uma boa pedida, pois revela de modo realista, o quão destrutivo pode ser um relacionamento onde uma das partes busca o controle sobre o companheiro, ainda mais quando envolve agressão.

12 comentários:


  1. eu até gosto de livros assim, mas esse não me atraiu muito não sabe xp sei lá

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque, eu comecei a ler essa resenha sem esperar muita coisa, mas adorei as características que você citou. Uma pena que tenha havido falhas no enredo, mas, ainda assim, a história parece valer a pena. Foram poucos os thrillers psicológicos que li, principalmente porque me envolvo muito com minhas leituras, mas fiquei curiosa com esse.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá !
    Nossa parece uma história tensa e pesada mas muito interessante. É difícil encontrar livros com uma temática como essa, acho que de fato é importante para discutir sobre o assunto ou pelo menos traze-lo a tona e mostrar que esse tipo de coisa existe.
    Abraços
    Melissa
    decoisasporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque! Eu fiquei dividida com o livro. A história de Catherine é interessante e parece ser bem forte, mas ter ficado um vazio em relação às motivações de Lee foi o que me deixou desanimada. Não gostaria de terminar o livro cheia de perguntas. Bjos!!

    Cida

    ResponderExcluir
  5. Oi Jaque, lendo sua resenha me lembrei do livro Um porto Seguro, eu adorei o livro, mais fiquei espantada com o pensamento que tem esses homens que agridem as mulheres!!

    Valeu pela dica, eu fiquei interessada em ler! ^^

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jack,

    não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa para lê-lo! Parece muito bom! Adorei sua resenha! E o novo visual do blog!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oii Jacque!
    'No Escuro' parece ser um suspense ótimo pra quem gosta desse gênero de leitura ^^
    Narrativas que intercalam presente e passado é bem interesse, pois dá uma visão bem ampla da história, estou lendo um livro assim! :P
    Beeijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  8. Eu não leio livros com essa temática. Na verdade, assuntos polêmicos - ou nem tão polêmicos assim, mas que provocam certas opiniões - na literatura de um modo que satisfaça o leitor é bem difícil de se achar. "No Escuro" parece ser um livro que não dá pra largar até o desfecho. Apesar dos pontos negativos levantados, vou marcar este livro como próximas leituras :D

    Abraços, Joshua Guimarães

    ResponderExcluir
  9. Eu amei o livro, mexeu muito comigo, pois como mulher ler uma história, mesmo que fictícia sobre a violência doméstica é doloroso. Mas senti a falta de um final melhor, com a resposta de algumas situações que ficaram "abertas"... Sobre se realmente ele esteve no apto dela em Londres, se a amiga nunca iria descobrir sobre quem ele era de verdade, e porque ele cometeu tantas atrocidades! E que ela tivesse um final melhor, de confiança... sei lá... até pensei que teria uma continuação. Se alguém puder compartilhar alguma novidade...por favor =)

    ResponderExcluir
  10. Woah! Ι'm really digging the template/theme of this website. It's ѕimple,
    yet effectiνe. A lot of times it's tough to get that "perfect balance" between superb usability and appearance. I must say you've done a superb job
    with this. Additiоnally, the blog loads extremеlу fast
    for me on Opera. Ѕuρerb Blog!

    Also vіsit my website ... houston garden centers main office

    ResponderExcluir
  11. Fiquei imensamente interessada no livro após ler sua resenha.
    Os assuntos são importantes e retrata uam realidade muito vivida por milhares de mulheres do mundo todo.
    Quero ler, foi pr alista de compras.
    Beijos
    Viviane

    Qd tiver um tempinho passa lá no RR, meu blog.



    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/03/promocao-pascoa-com-livros.html#more

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque!
    Só leria esse livro por curiosidade mesmo. A sinopse não me convenceu e nem me deixou ansioso por mais. Acredito que há chances de eu gostar, mas nada tão alto demais.
    Enfim, não é novidade que gosto muito das suas resenhas e com essa não foi diferente.
    Parabéns, viu? (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...