[Resenha] Lola e o garoto da casa ao lado - Stephanie Perkins

Livro: Lola e o garoto da casa ao lado
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 283
Classificação: 4/5

Minha Opinião:
" - Acha que as coisas têm que ser fáceis? Para funcionar?
A cabeça de Cricket se ergue subitamente, os olhos saltados como para captar o que eu quis dizer.
- Não. Digo, sim, mas...às vezes, há...circunstâncias atenuantes. Que impedem as coisas de serem fáceis. Por um tempo. Mas daí as pessoas superam essas...circunstâncias...e...
- Então, você acredita em segunda chance?
- Segunda, terceira, quarta. O que for preciso. Por mais tempo que leve. Se for a pessoa certa - ele acrescenta.
- Se essa pessoa for...a Lola?
Dessa vez, ele retém meu olhar.
- Só se a outra pessoa for o Cricket. (pág.231)

 Conheci a autora através do livro Anna e o beijo francês, e me apaixonei instantaneamente pela narrativa simples, e ao mesmo tempo encantadora.
Lola é uma garota decidida que cria os seus próprios figurinos, combinados com perucas que lhe conferem um visual único e peculiar. Ela vive em São Franscisco com os pais Nathan e Andy, um casal gay superprotetor, que não gostam nem um pouco do fato de Max - namorado de Lola - ser mais velho.
Na infância, Lola era amiga dos gêmeos Cricket e Calliope Bell, seus vizinhos. Após se dedicar a carreira de patinadora de gelo, Calliope e sua família se mudam para acompanhar as inúmeras competições de patinação. Um dia anterior a mudança, Lola parecia decidida em revelar seus sentimentos para Cricket, mas ao perceber que não foi convidada para a festa de aniversário dele, acaba guardando uma mágoa muito grande, que só aumentou após saber da mudança repentina.
Mas Cricket está de volta a casa ao lado, e por mais que Lola tente evitar se esbarrar com ele pelo bairro, o encontro é inevitável, e com ele os sentimentos do passado acabam vindo à tona.

Lola e o garoto da casa ao lado é uma livro para ser devorado em uma tarde só. A trama simples, e os personagens apaixonantes, conquistam o leitor imediatamente.
O que eu mais gosto em protagonistas com personalidade, é o fato da maioria não ligar para a opinião alheia. Lola é exatamente assim. Ela não liga se suas roupas ou perucas são extravagantes e chamativas, elas fazem parte da identidade dela, e isto me lembrou bastante a minha adolescência, quando eu cismava em ir para a escola com o casaco de lã que foi da minha mãe, sem me importar em receber dezenas de apelidos e zoações por estar usando uma roupa fora de moda. O que estragou um pouco foi a sua indecisão. Lola levou muito tempo para assumir que seus sentimentos por Cricket nunca tinham arrefecido.

Eu não esperava um triângulo amoroso na história, e foi por este motivo que o livro não entrou para os meus favoritos.
O namorado de Lola - Max - sofre uma mudança repentina de comportamento. No começo temos um rapaz doce, super compreensivo, descolado, e ainda tem todo o lance dele ser músico (o que torna qualquer personagem irresistível a meu ver), e de uma hora para a outra, Stephanie decide transformá-lo em um cara que se deve odiar. Não funcionou pra mim.
Cricket é o genro que toda mãe sonhou. Sereno, estudioso e super zeloso com a família, era fofo vê-lo todo atrapalhado com as palavras, ou com o jeito como abordaria Lola pela janela.
Para quem leu Anna e o beijo francês, ainda tem o bônus da aparição de Anna e Etienne no cinema onde ambos trabalham. Amei ver um pouquinho da rotina deles pós-Paris.
Fiquei muito satisfeita com a decisão da Editora Novo Conceito em manter esta tradução para o título (antes eles tinham anunciado que seria Lola e o vizinho) a pedido dos leitores, e também a capa original, que é muito linda e condiz com toda história. A revisão como sempre está impecável.
Mal posso esperar por mais lançamentos da autora aqui no Brasil.

14 comentários:

  1. Olá lindas, tudo bem com vocês ??
    Espero que sim, pois estou vindo aqui fazer uma visitinha e dizer que adorei a resenha. Muito boa a história. Eu tenho o livro, mas eu ainda nào peguei para ler. Não vejo a hora...Espero gostar de ler ele também =]
    Mas por enquanto estou terminando de ler a série de Pretty little liars, que aliás vem me deixando bem cansada, ainda mais sendo tantos livros...hehehe

    Mas estou indo até o fim, porque a história é interessante, mas pretendo lógicamente ler as outras séries que gosto, mas depois de descansar um pouco (risos)

    Enfim...Olha, vou ficar aguardando respostas suas, se você não quiser me seguir ou me linkar você me avisa para eu não ficar te pertubando aqui tá ? beijinhos e se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br
    A tarde vai ter novidades em mey blog. bjokas

    ResponderExcluir
  2. me esqueci...vcs ja estao linkadas e ja estou seguindo

    ResponderExcluir
  3. Vish, triângulo amoroso realmente não funciona mais, especialmente quando o personagem sofre essas mudanças absurdas. Já cansei de falar que ainda não fui convencida a ler Anna e o Beijo Francês, mas vou acabar me rendendo em algum momento -eu sei. Acho bacana quando a editora dá ouvidos a seus leitores, pena que não foi assim com a capa de Liberta-Me, né?

    Beijitos

    ResponderExcluir
  4. Tá todo mundo cansado de triângulos amorosos, né Jacque? :( Mas fazer o que, isso AINDA funciona então todo mundo CONTINUA usando.
    Eu ainda estou para ler esse livro, mas quero ler Anna primeiro. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    já li esse livro e também gostei bastante! Realmente a transformação do Max foi meio forçada, mas compensada pela personalidade do Cricket! Ele é um amor de personagem, quem dera se todos os homens fossem assim! Adorei a resenha, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse livro de um tanto <3 mas eu não achei que a Stephanie mudou o Max no meio do livro. O que eu entendi foi que ele sempre foi babaca e falso mesmo, mas a Lola só percebe isso depois de muito tempo. Daí a sensação de que ele mudou, mas na verdade o que mudou foi a percepção da Lola sobre ele.

    ResponderExcluir
  7. Oii Jac!!!!
    Eu quero muito ler esse livro!!!
    Parece super bom! Mesmo que tenha esse triangulo amoroso.
    Parabéns pela resenha...beijoos

    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  8. "Lola" tá bem longe de ser um livro perfeito, mas eu achei bacaninha. Ele consegue ser fofinho, sabe? (E eu já fui bastante julgada por achar isso HAHAHAHA). Acho que é uma leitura que vale a pena, especialmente para os mais jovens.

    Beijos, gêmula!
    http://www.ultimoromance.com/

    ResponderExcluir
  9. Já li Anna e o beijo francês e fiquei apaixonada pela escrita da autora! A Lola parece ser tão legal, quero muito ler este livro e saber que a Anna e o Etienne aparecem só aumenta a minha ansiedade. Adorei a resenha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Triângulos amorosos sempre nos tiram do sério, em certos casos a disputa dá um tempero no livro, mas na maior parte do tempo só servem para nos fazer querer bater em alguém. Ainda não li nada da autora, mas acho que vou curtir bastante suas histórias.

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Eu também já li esse livro e gostei bastante assim como você!
    O meu preferido ainda é Ana e o beijo francês! não consegui me desvencilhar da historia, deve ser por isso que não aprecei tanto quanto o primeiro livro.
    Fiquei feliz que a revisao esta bem feita porque o meu exemplar de Ana esta bem feio :P
    O próximo vai ter uma capa horrível =(
    Fiquei tao triste =//

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre digo que esse é meu livro queridinho e não nego. Não tinha lido Anna e o beijo francês, mas li Lola e me apaixonei pela escrita da autora, assim como vc, já lendo Anna logo após não achei tão mega dodo qd ao segundo livro da Stephanie. Mas enfim, bela resenha, deu vontade de ler o livro novamente *.*
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  13. Oi Jacque,
    Sua resenha está ótima, mas para falar a verdade o livro não me interessa. Acho que o leria somente se caísse nas mãos por acaso. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu tbm adorei ler este livro e pretendo ler tudo que a autora publicar, rsrs.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...