[Resenha] O Teorema Katherine - John Green

Livro: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 304
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:
"Se pudessem me ver do jeito que eu me vejo, se pudessem viver nos meus pensamentos, será que alguém, qualquer pessoa, me amaria?"
Colin já levou 19 foras, todos de meninas chamadas Katherine. Para desafogar as mágoas do recente término com a décima nona Katherine de sua vida, ele aceita o convite de seu amigo Hassan, para irem viajar de carro. Chegando na pequena cidade de Gutshot, o ex garoto prodígio tem o seu momento eureca, quando surge a ideia de criar um teorema que irá prever se um relacionamento tem a chance de dar certo antes mesmo das duas pessoas se conhecerem.

John Green é um verdadeiro fenômeno entre os jovens. Seu vlogger - conhecido como VlogBrother - que é feito em parceria com seu irmão Hank Green, possui mais de 1 milhão de inscritos no Youtube. Sua notável influência entre os jovens se deve ao sucesso de seus livros, sendo O Teorema Katherine (OTK) o último lançado no Brasil.
Eu conheci o autor através do livro Quem é você, Alasca?, que é o meu preferido dele. Após ter lido e amado o estilo de escrita de Green em A culpa é das estrelas (ACEDE), foi impossível não criar uma certa, e até alta expectativa. Para quem já leu outras obras do autor, é preciso ter em mente que a proposta de OTK é bem diferente dos outros livros. Foi uma leitura agradável e divertida, mas ainda assim deixou a desejar em alguns aspectos.

A narração é em terceira pessoa, e apesar de não curtir muito este estilo, achei que funcionou perfeitamente.
O protagonista Colin possui muito em comum com August, personagem do livro ACEDE. Ambos desejam fazer algo importante. O discurso de querer ser importante funcionou no caso de August, porém, com Colin achei extremamente entediante em alguns momentos.
Se lidar com uma garota sofrendo com um fora já é meio boring, que dirá um garoto chorando por causa de 19 pés na bunda. Mas aí é que os personagens secundários entram na história, e salvam tudo. Eu fiquei completamente apaixonada por Hassan, amigo de Colin. Se Colin era chorão, e vivia reclamando sobre o fato de não ter se tornado um gênio na idade adulta - o que era esperado, já que ele foi uma criança prodígio -, Hassan vivia fazendo piada de tudo, inclusive de suas gordurinhas a mais. Ao lado de Hassan, Colin soava como um personagem totalmente cool, o que fez a fórmula do humor funcionar completamente.

O enredo foi bem previsível, ainda assim foi gostoso ler as aventuras de Colin e Hassan em uma cidade pequena onde todo mundo conhece todo mundo. Amei a linguagem coloquial que foi utilizada pelos moradores, pois isso passou exatamente o "clima" aconchegante de uma cidadezinha do interior.
Se você não gosta de matemática (just like me), não se preocupe. Preciso alertá-lo que grande parte do enredo envolve matemática e a criação do teorema, mas John tem o dom de fazer até a matemática ficar divertida e interessante. Repleto de gráficos e equações, não é preciso ser um gênio para entender cada detalhe (mas se você for um entusiasta em matemática, ou quem sabe um gênio, irá amar o apêndice onde um matemático de verdade destrincha todas as fórmulas utilizadas).
Destaco também as notas de rodapé, que eram repletas de informações pertinentes e very funny.

Tiveram cenas muito engraçadas, que me fizeram engasgar de tanto rir, e apesar da insistência de Colin no lance de "ser importante", OTK foi uma experiência de leitura bem interessante, por mostrar uma outra faceta de John: o dom de fazer rir, embora eu tenha achado que em certas ocasiões o humor ficou meio forçado.
Apesar de ter gostado muito do livro, não me senti emocionalmente envolvida com os personagens, bem diferente do que aconteceu nas minhas leituras anteriores, especialmente em Quem é você, Alasca?, e por este motivo ele não atendeu as minhas expectativas.
Para quem é fã do autor, e quem está louco para conhecer o estilo de John Green, O Teorema Katherine é fugging (quem leu irá entender) recomendado.


18 comentários:

  1. Oi Jacqueline, parece que o John Green não acertou nesse livro. Não existe nenhuma crítica totalmente negativa contra ele, mas também passa longe de críticas empolgadas e cheias de elogios como aconteceu com ACEDE.
    Até agora nenhuma resenha despertou minha vontade de lê-lo. Posso até mudar de ideia, mas acho que ele não fará parte da minha estante.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque,
    Esse livro imaginava que seria bom também, mas pelo visto não é tão, li algumas resenhas e percebi o mesmo que você disse.
    Bom vou deixa-lo ainda na minha lista.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  3. OTK é minha leitura atual e estou gostando bastante! Também estou morrendo de rir em alguns momentos.
    Você já é a segunda pessoa que diz que os outros livros são bem melhores, aliás, eu quero muito ler Quem é você, Alasca?.
    Enfim, sua resenha ficou fugging também. =)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não tive a chance de ler nenhum livro do autor, mas é impossível não criar altas expectativas depois de tanto ouvir elogios. Detesto gente que fica de mimimi por pouca coisa, então provavelmente me irritaria com o protagonista também. Mesmo assim, quero ler!
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque! Gostei muito do livro e como foi meu primeiro livro do autor não achei que deixou algo a desejar, mas pelo visto os outros deles são bem melhores, então se ler eu vou favoritar. Fico feliz de ter começado por este, foi bem divertido e leve, e me atraiu mais que ACEDE que é mais triste. Enfim, vou ler agora Quem é você Alasca e assim poder comparar. Um Fugging autor Bjos!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ei, minha irmã comprou esse livro e vou lê-lo em breve. Também me apaixonei pela escrita do John em ACdE, e os vídeos dele são tão legais que quero ser assim quando crescer ahah

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu senti basicamente a mesma coisa que você. Amo John Green, a escrita dele é maravilhosa e o cara tem um dom, fato, mas comparado a Quem é você, Alasca, deixou um pouco a desejar.

    Não sei se é porque a gente está acostumado às temáticas mais tristes do John que OTK não me pegou de jeito. Mas também não senti aquela profundidade dos personagens, nem me envolvi com eles.

    Engraçado que você lembrou do August com o Colin e a Lindsey me lembrou um pouco a Alasca! Bizarro isso

    Mas enfim, também gostei dos personagens, ri, me diverti, mas não foi tudo isso pra mim. Acho que seria ótimo pra quem ainda não conhece o trabalho dele começar com esse livro

    Beijitos

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque,
    Nunca li nada do Green. Devido as últimas resenhas deste livro, acho que vou começar a ler este e depois vou lendo os outros, para não se decepcionar. O que eu mais tenho vontade de ler é "Quem é você Alasca?". Parabéns pela resenha, bjs

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada do autor, mas só leio comentários super positivos sobre os livros dele, com relação a OTK, achei bem diferente e apesar de não ser fã de matemática, fiquei a fim de ler.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro bem diferente e interessante, apesar de ser o menos favorito do John Green da maioria... Pretendo lê-lo em breve, e parabéns pela resenha, ficou ótima.
    Beijos, Mari.
    http://respiramoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito da escrita do John Green e quero muito ler este livro, mas é o tipo de livro que pretendo ler sem expectativas. Adorei a sua resenha!
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee Linda, tudo bem ?
    Desculpa pela minha ausencia, mas andei cheia de problemas e também agora estou para mudar o Layout de meu blog e estou me organizando passando de blog em blog para ver quem me linkou e quem não. Porque estou fazendo uma limpa e queria saber se vc poderia me linkar, me seguir e curtir minha pagina do facebook. Fique sossegada que farei o mesmo pelo seu, até porque vc ja ta linkada e ja estou te seguindo. Mas se tiver pagina no face tambem soh me passar. Me avise nos comentarios por favor.

    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oii Jacque....
    Boom, nunca li nada desse autor!
    Mas fiquei curiosa em ler esse, gosto muito de livros que me fazem engasgar de rir.. rsrs'
    Adoorei a resenha! Tbm fiquei curiosa em ler Quem é você, Alasca?.
    Parabéns, gostei muito!
    Bjiiinhoos ;*

    Tem resenha nova lá no blog, quer dar uma passadinha por lá?
    Desde já eu agradeço...
    -Ivie
    -Fallen in Me

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jacque.

    Ainda não li nada do autor, acredita? Mal posso esperar para ler os três livros já lançados no Brasil. Bem, agora vou menos empolgada para O Teorema Katherine. Obrigada pela resenha, vou esperar mais um pouquinho para adquiri-lo, mas ainda quero lê-lo.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Nunca li nada dele e, sinceramente, não me interessei tanto por este.
    De qualquer forma, parece um livro bonitinho e engraçado. Vale a leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Jaque,
    Eu quero muito ler esse livro, apesar de muitas pessoas terem o achado "mais ou menos", eu acho que o John Green é aquele tipo de autor que a possibilidade de ele escrever algum livro ruim é quase impossível. Eu entendi seus argumentos, e pretendo conferir isso, assim que der, eu leria só por ser do John e por essa capa que eu acho linda *ignora*.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    O livro parece ser muito bom, gostei!
    Acho que foi primeira resenha que eu li dele.
    Gostei de ler A culpa é das estrelas, apesar de achar muito triste.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  18. Sua resenha como sempre me tirou altas duvidas e me fazer perder a vontade de ler o livro que já não era grande coisas. Apesar que se eu ganhar vou ler de bom grado...
    Parabéns pela resenha.
    Brubs

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...