[Resenha] Coisas que ninguém sabe - Alessandro D'Avenia

Livro: Coisas que ninguém sabe
Autor: Alessandro D'Avenia
Editora: Bertrand
Número de páginas: 376
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

"Todos querem a graça, mas nem todos podem acolhê-la no mesmo instante e do mesmo modo. Todos desejam ouvir alguém dizer "amo você", mas nem todos têm a coragem de aceitar que seja um outro a dizer "quero que você exista" " (pág.86)

D'Avenia é doutor em Letras Clássicas, professor e roteirista. Seu primeiro romance entitulado: Branca como o leite, vermelha como o sangue, foi aclamado pela crítica e teve seus direitos vendidos para o cinema.
Coisas que ninguém sabe, seu segundo livro, chegou em minhas mãos em um momento oportuno. Estava precisando de uma leitura profunda, que pudesse transmitir uma mensagem que ficaria gravada um bom tempo na minha mente, me fazendo refletir, e foi examente este o efeito que a obra teve sobre mim.

A jovem Margherita, de 14 anos, está para começar seu primeiro ano do Liceu (que corresponde ao nosso Ensino Médio). O que seria uma experiência totalmente nova e empolgante, se torna uma complicada tarefa após receber uma mensagem do pai que resolveu ir embora sem dar nenhuma explicação. A menina que antes era alegre e cheia de esperança, se entrega a uma dor pungente que a levará em uma jornada rumo à maturidade. Em seu caminho, ela irá se deparar com uma amiga que está sempre disposta a levantar seu astral, um dedicado professor que irá lhe encorajar a ir em busca de seu pai, e um garoto solitário de olhos quase brancos, e cabelos negros, que não possui nada a perder.

Alessandro possui uma narrativa carregada de sensibilidade e singeleza, que revela o interior dos personagens de modo magistral.
O livro é narrado em terceira pessoa, e o autor acertou em escolher este tipo de narrativa, pois assim temos uma visão mais ampla da vida de todos os personagens. A história de Margherita é peça central, porém, acompanhamos o dilema do professor que se encontra temeroso de levar seu relacionamento adiante, e também a mudança visível na vida de Giulio, um rapaz solitário e frio que encontra nos olhos de Margherita uma tristeza que o leva a questionar sobre a sua própria tristeza e solidão. A vida dos três personagens se entrelaça de um modo irreversível, modificando suas certezas para sempre.

Eu classificaria a obra como erudita e poética. D'Avenia possui o dom de dar voz aos pensamentos mais obscuros de um adolescente, e também de destrinchar o que se passa na mente deles.
O que eu mais gostei foi a forma como ele usa a figura do professor para incentivar os alunos a se envolverem mais com a literatura e através dos livros encontrarem uma inspiração para sua vida. Através do livro Odisseia de Homero, ele começa seu discurso que impulsiona Margherita a sair em busca de seu pai, assim como Telêmaco o faz no livro. Aqui percebemos a influência que o professor tem sobre seus alunos. Quem dera que todos os professores possuíssem essa paixão, comprometimento e aspiração de realmente mudar nem que seja 1% da vida de seus alunos.
Com uma narrativa primorosa, personagens marcantes, citações pertinentes e um enredo grandioso, Alessandro nos presenteia com uma história sobre amadurecimento, e o poder das escolhas que fazemos.

10 comentários:

  1. Oi Jacque, tudo bem? Eu estou um pouco louca para ler esse livro, todo mundo que vem lendo ele tem falado bem, e é claro que eu quero muito o ler por causa disso, parece ser o tipo de história que eu preciso no momento, acho que vou gostar muito.

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  2. Li "Branca como leite, vermelha como sangue" e me apaixonei pela escrita do autor. Quando fiquei sabendo desse lançamento, já botei imediatamente na minha lista de querências.
    Tenho lido muitas histórias em que o professor tem um papel transformador dos jovens protagonistas por meio da indicação de livros. Acho isso incrível e imagino como seria legal que todos pudessem ter um professor desses pelo menos 1 vez na vida.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Estes dias só vejo o falatório sobre este livro e estou muito curiosa para ler, afinal tantos elogios à narrativa do autor devem ser justificados, não é somente a história que me atrai, mas a construção do enredo. Bjos!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Jacque. Parece ser um livro profundo, além de trazer uma bela mensagem. Essas tramas que geralmente vão mostrando o amadurecimento dos personagens são bem interessantes. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Jacqueline,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, me chamou muito a atenção, gostaria muito de lê-lo, pois faz o meu estilo de leitura.....parabéns pela resenha....abçs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii!!
    Ainda não conhecia o livro, mas a narrativa poética me deixou curiosa, parece ser daqueles autores que encantam seus leitores ^^
    Beeijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jack!
    Eu sou completamente apaixonada pelo primeiro livro do D´Avenia lançado aqui e não vejo a hora de ter esse nas minhas mãos. Eu também acho que ele consegue captar os sentimentos mais obscuros dos adolescentes e transformar em poesia. O cara consegue fazer isso com maestria. Queria eu ter um professor como os que ele cria para as histórias dele. Correndo pra livraria agora!hahah
    p.s: espero que não estraguem a adaptação de Branca como o Leite, Vermelha como o sangue para o cinema!
    p.p.s: acho esse autor um gato!rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que lindo, Jack! Eu já havia achado a capa muito linda, depois de ler sua resenha fiquei encantada. Parece denso e cativante, duas coisas que eu adoro.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque!
    Ainda não conhecia o livro. Conheço o autor de nome, mas ainda não li nada dele.
    Fiquei curiosa com esse livro. Sua resenha ficou ótima como sempre.
    Ah desculpa o sumiço. Mas é a correria mesmo. Estou respondendo milhares de comentários atrasados. rs

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha visto sobre esse livro, mas o nome me chamou a atenção desde o primeiro momento. E sua resenha foi fundamental para me deixar super curiosa e ansiosa para lê-lo, estou precisando mesmo de um livro mais reflexivo.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...