[Resenha] Seraphina - Rachel Hartman

Livro: Seraphina
Autora: Rachel Hartman
Editora: Jangada
Número de páginas:
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:

Eu tinha muitas reservas quanto a ler este livro. Confesso que pensei que a obra estreiante de Rachel Hartman, fosse acabar literalmente com todo o amor que eu sinto pelos dragões, meus seres mitológicos preferidos. Mas para a minha surpresa, eu me encantei com a história do início ao fim, e nada me deixa mais exultante em ter a oportunidade de ler uma trama tão original, complexa, e repleta de personagens cativantes.

"Antes que eu me vá.
Um vislumbre, minha pérola real,
um sorriso basta para me sustentar,
Conceda-me isso,
Ou tire a minha vida e faça-a sua:
Eu lutaria cem mil guerras
Apenas por um beijo seu"
(pág. 357)
Seraphina Dombegh tenta a todo custo manter-se imperceptível por onde passa, já que sua verdadeira condição não pode ser revelada.
Após o Tratado de Comonot, que mantém dragões e humanos convivendo pacificamente - ou pelo menos eles pensam que seja assim -, os Saarantrai (dragões em sua forma humana) tem permissão para viver livremente no reino de Goredd. No entanto, essa convivência pacífica é ameaçada pela morte do princípe Rufus, que a maioria dos humanos acreditam que o responsável pelo assassinato seja um dragão.
Seraphina é contratada como assistente do músico Viridius, designada a dar aulas a princesa Glisselda. Vivendo no palácio, sua perspicácia e opiniões sobre os dragões, chamam a atenção da princesa e de seu noivo Lucian, e juntos eles irão investigar a morte do príncipe.

Primeiramente esqueça tudo o que você pensa ou sabe sobre os dragões. Rachel criou um conceito totalmente diferente e instigante sobre essas maravilhosas criaturas, porém, sem descaracterizá-los. Eles continuam sendo seres imponentes, mas com características bem definidas que os diferem, como a falta de "cordialidade". Com a possibilidade de assumir a forma humana, podemos visualizar uma outra faceta desses seres. Nunca pensei que dragões pudessem ser tão engraçados. Resumindo: se você gosta ou não de dragões, vai se sentir fisgado imediatamente pelo enredo.
A nossa protagonista também é bem diferente das mocinhas comumente encontradas nos livros de fantasia. Com um ouvido apurado para a música, e autoditada em vários instrumentos, é fácil mergulhar na mente de Seraphina. A narração em primeira pessoa possibilita uma aproximação maior com os conflitos vividos por Phina, e também pelos mistérios que rondam a segunda parte do livro.
Confesso que demorei a pegar o ritmo da leitura, já que no início temos a inserção de um vocabulário totalmente novo criado por Rachel, mas com algumas espiadinhas no glossário para saber o significado, rapidamente entrei no clima medieval da obra e me familiarizei com as palavras novas. Algumas partes também soaram extramente longas e desnecessárias, e senti um certo enrolation para chegar nas conclusões realmente importantes, e por isso o livro perdeu algumas estrelinhas na classificação. Mas isso não tira o brilho e a originalidade da obra.

O romance é algo bem sutil e pouco explorado, mas me agradou do mesmo modo. Lucian é - pausa para o suspiro - muito fofo. O mistério é torturante, e garanto que você irá se surpreender, assim como eu, com o rumo da história.
A parte gráfica está de parabéns. Não achei nenhum erro ortográfico. O desenho da capa que eu achava esquisitinha olhando pelo skoob, não faz jus ao livro em mãos. A capa é lindíssima, e as letras do título possui um brilho dourado, o que torna a torna ainda mais atrativa. Super recomendado.

13 comentários:

  1. Gostei da resenha Jacque. Só pelo livro se passar na era medieval, em meio a dragões, já deixa a minha curiosidade aguçada. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Adorei a resenha, a história desse livro parece ser bem legal e sobre a capa eu também achei lindíssima, eu vi ela ao vivo e a cores na livraria e adorei!!
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Que história diferente, gostei!!
    Essa capa ficou linda!
    Adorei a resenha!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha e fiquei curiosa pelo livro. Gosto de temas medievais e d dragões mais ainda! Bjão,

    Ilmara
    Blog Conversa de Livro

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu não achei essa capa muito atrativa ao ver pela primeira vez por foto, só depois q vi num vídeo mudei de opinião.
    Fiquei com vontade de ler por ser tratado de forma diferente o convívio com os dragões, não li nada assim.
    Uma mocinha talentosa e que guarda um segredo é bem legal, ainda vai bancar a detetive com a ajuda de um príncipe e uma princesa. =)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jack!
    Também adoro livros com dragões, o ultimo que eu li foi Eragon e me apaixonei. Como assim nesse livro eles podem assumir a forma humana? Curiosíssima!rs
    Uma pena que a autora tenha enrolado um pouco no final, mas ainda assim vai para a minha lista de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jacque, eu li alguns comentários bem desanimados sobre esse livro. Que bom que você conseguiu ser fisgada. Eu tenho curiosidade de ler essa história, ainda mais pelo que você comentou sobre criar um novo enredo para esses seres - adoro quando um autor consegue fazer isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Achei bem interessante a proposta criada pela autora e acredito que faria uma leitura agradável desse livro. Ótima resenha!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque,

    Eu também adoro dragões e tramas medievais! Então amei saber que este livro une ambos, e que tem um cara fofo no meio disso tudo! Haha
    Uma pena ter enrolação, não é. Com isso parece que a história não flui como deveria, mas ainda assim quero lê-lo!
    Adorei a resenha!

    Ps: leu o conto Free Four? Muito amor, né?!
    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, fofa! <3

    EU achei o livro de regular pra bom... Início MEGA arrastado, quase desisti dele. Mas dps flui... Mt didaticamente, mas vai...rs Lucian é o único que se salva ali...HAHAHAHHA

    Beijoooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito curiosa para ler esse livro. Li resenhas que pessoas gostaram e outras não. Entao, só lendo para saber. A capa é bem bonita.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Jacqueline,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, gostei da sinopse e sua resenha me deixou com vontade de ler...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Esse livro me chamou atenção só pela premissa por ser algo tão diferente do já estamos acostumados. A capa realmente é belíssima!Muito bom o cuidado da autora em fazer esse glossário para ajudar na leitura. Já li livros que não tinham esse complemento e me embolou toda... :S

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...