[Resenha] Bom de Briga - Markus Zusak

Livro: Bom de Briga
Série: Os Irmãos Wolfe - livro #2
Autor: Markus Zusak
Editora: Bertrand
Número de páginas: 208
Classificação: 4,5/5

Minha Opinião:
"- Não perca o seu coração, Rube.
- Não estou tentando perder, Cam. Estou tentando encontrar."
Bom de Briga é o segundo volume da trilogia Os Irmãos Wolfe, vencedor do prêmio CBCS Children's Book Of The Year Award.

Os irmãos Cam e Ruben Wolfe continuam incorrigíveis. Passando a maior parte do tempo sem fazer nada de produtivo, uma luta na escola acaba por mudar o futuro de ambos. Eles são observados por Perry, que organiza lutas clandestinas de boxe entre garotos de várias cidades. Além de se preocupar com as lutas no ringue, Cam também irá precisar lutar no ringue da vida, onde tenta encontrar uma solução para ajudar seu pai que está recentemente desempregado, e tenta manter sua família unida.

Sei que muitos não acharam a leitura de O Azarão tão empolgante quanto as outras obras do autor, mas eu atesto e garanto: Bom de Briga consegue ser mil vezes melhor.
O estilo da narrativa continua jovial e direta, sem tempos para rodeios e delongas, do jeitinho que eu adoro. Zusak consegue dar destaque para todos os personagens neste livro, ainda que o foco seja o amadurecimento de Cam. Gostei da forma como Markus aborda os problemas e o cotidiano da família. O pai faz o mesmo estilo "durão", que é característica marcante dos seus filhos, especialmente de Ruben.
As competições de luta acabam se tornando um divisor de águas na vida dos irmãos. Ruben se torna mais introspectivo e frio. Aparentemente essa frieza serve como um escudo para não se decepcionar. Cam por outro lado, continua seguindo sempre seu coração. E o caráter de ambos vai se moldando aos poucos.

É muito legal acompanhar o quanto a família Wolfe é unida, e o quanto se preocupam uns com os outros. Este é o tipo de livro em que você torce para que tudo fique bem entre os personagens, mesmo que alguns sigam caminhos contrários a nossas expectativas.
Além de toda tensão e ação nas lutas, acompanhamos a lenta evolução de Cam com as garotas. Se prepare para encontrar doses cavalares de testosterona fluindo pelas páginas.
A Editora Bertand realizou um belo trabalho com as capas, que possuem um toque aveludado, e também na revisão, já que não encontrei nenhum erro de português.
O último livro da trilogia, A Garota Que Eu Quero, será lançado em julho pela Editora Intrínseca (adios capas combinando na minha estante, snif), e estou ansiosíssima para saber como o autor irá finalizar a história dos irmãos Wolfe que eu tanto gosto.

10 comentários:

  1. Embora esteja correndo de trilogias e continuações eu amo esse autor, sou fan. Assim que tiver oportunidade vou comprar essa trilogia . Obrigada pela dica Jacque.
    Bjs
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/06/resenha-o-silencio-das-montanhas-khaled.html

    ResponderExcluir
  2. fiquei tão broxada com a leitura de O Azarão que nem pretendo ler o restante da trilogia. Embora a narrativa seja boa, a história não se desenvolveu pra lugar nenhum e eu não gostei de nenhum dos personagens. Essa falta de conexão por si só já basta pra eu resolver não ler o resto =X

    Beijocas
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Até agora eu só li um livro do autor e quem sabe eu leio este.
    Gostei muito de sua resenha e fiquei com vontade de ler o livro.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha parado para ler uma resenha sobre esse livro, que eu não imaginava que fazia parte de uma série. O enredo parece bom, mas não tenho interesse de lê-lo no momento.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Jacque. Apesar de não gostar muito desse lance de lutas, parece ser um livro interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque,
    Ainda não li nada do autor além de A menina que roubava livros, e li que essa série é mesmo mais "jovial". É um outro estilo, acho que nem é certo esperar apenas coisas grandiosas do autor. Por isso mesmo tenho mais vontade de ler essa série, e se o segundo volume é ainda melhor, deve valer a pena.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a trilogia, mas gostou muito do Markus Zusak.
    O livro não faz muito o meu estilo, mas parabéns pela resenha, é bom quando uma trilogia vai melhorando com o passar dos livros.
    Bjs
    Amanda Nery
    leituraentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não li nada dessa trilogia. Amei sua resenha, mais irei pesquisar mais um pouco, para aumentar minha vontade de ler ;)

    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  9. Oii Jaque...
    Adorei sua resenha... Vi que a Intrinseca iria lançar este livro, mas não sabia de sua procedência... então nem preciso dizer que ainda não li nada da série... A capa é bem trabalhada!!

    Beijinhos

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque!
    Eu pretendo ler essa trilogia. Considero o Markus um bom escritor e a história parece ser interessante. Pelo menos as personagens são bem desenvolvidas e isso me anima.
    Que chato essa mudança de editoras! Detesto quando algo do tipo acontece. :/
    Parabéns pela resenha! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...