[Resenha] Nada - Janne Teller

Livro: Nada
Autora: Janne Teller
Editora: Record
Número de páginas: 128 
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:
" Nada importa (...) Disso eu já sei faz muito tempo. Então não vale a pena fazer nada. Acabo de descobrir isso. (pág.7) 
Choque define o que senti após terminar a leitura de Nada, livro que gerou muita controvérsia na Escandinávia, país original de lançamento, e que chegou a ser temporariamente banido. Após aclamação da crítica, a obra que teve mais de 200 mil exemplares vendidos na Alemanha, é hoje considerado um clássico moderno.

A história narrada em primeira pessoa, por Agnes, começa quando Pierre Anthon sai da sala de aula e do alto de uma ameixeira proclama que nada nesta vida tem importância. Seus colegas de turma começam a se incomodar com as declarações, e é quando um deles opina que deveriam montar uma pilha de significados. A pilha com coisas simples, como um par de sapatos e um certificado de adoção, porém, eles percebem que esses objetos não são significativos o suficiente. Assim eles começam a exigir do outro colega, coisas que possuam um significado maior, e ao mesmo tempo os pedidos começam a se tornar assustadores.

A narrativa é ágil, e a escrita minimalista ao extremo. Frases curtas e repetitivas são muito utilizadas ao longo do livro. Não sei até que ponto essa simplicidade favorece a obra, já que encontrar palavras repetidas na mesma frase soou um pouco irritante, mas relevei, já que o livro é narrado por uma personagem de 13 anos.
Em nenhum momento no início da minha leitura, eu imaginei o quanto sombria e asustadora a história se tornaria. Nesta obra ficcional o niilismo moral impera. Não aprecio o niilismo, e talvez por isso eu tenha me sentido incomodada com as muitas falhas no enredo.
Primeiro de tudo é inconcebível que uma turma inteira tenha se refugiado em uma seralheria sem que seus pais, ou até mesmo vizinhos tivessem desconfiado do que eles faziam lá. Ok, eu sei que se trata de uma obra ficcional, e já que tudo degringolou de forma assustadora, não custava enfiar goela abaixo do leitor que adolescentes de 13 anos não tivessem qualquer supervisão de seus pais. Não desceu pra mim.
Ainda tem outros fatos muito fantasiosos envolvendo um museu (quem leu sabe), mas eu não os poderia citar, pois estaria soltando spoilers.
Também não consegui aceitar que os crimes (sim, os adolescentes chegam a cometer crimes para montar a pilha de significados), não tenham tido nenhum tipo de consequência. E isso é o que mais me assustou. Eles saem ilesos após a covardia cometida, e nenhum tipo de lição é aprendida, ou o que é pior, sem nenhum arrependimento. Ainda alegam que com o significado não se deve brincar.

Os atos cometidos por estes adolescentes são perversos, macabros e não sairam da minha cabeça por um longo tempo. Talvez o choque e a surpresa de ter me deparado com um desfecho tão macabro e injusto - onde a banalização da vida é o principal foco - não tenha deixado espaço para apreciar a mensagem que a autora quis passar. Confesso que a premissa é interessantíssima, e que me pegou de surpresa em diversos momentos, mas foi só isso.
Só o fato de ser uma obra bastante polêmica, e que gerou muito burburinho pelo mundo, aconselho veemente a leitura.

13 comentários:

  1. Oi Jacque, nunca tinha lido nada sobre esse livro. Sua resenha ficou incrível e apesar de suas críticas com relação a história serem mais negativas do que positivas, foi o que você não gostou que despertou minha atenção.
    Desfecho macabro e injusto? Despertou demais a minha curiosidade.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Esta é a segunda resenha que leio deste livro e ele me deixa intrigada. Parece ser uma história forte.
    Não sei se o leria.

    Adorei a sua resenha!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Olá Jacqueline,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e confesso que fiquei intrigado, não sei se leria....mas fiquei curioso....parabéns pela resenha...abraços.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mas gente, eu não esperava esse ar sombrio. Acredita que agora fiquei até com vontade de ler? HAHAHAHA. Tudo bem que provavelmente me irritaria com as repetições e com essa falta de realidade, mas minha curiosidade foi despertada :P

    Beijos, gêmula! ;*

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro!
    Aparentemente, tinha tudo para ser bom né?
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, estava doida para ler uma resenha deste livro, e considero muito sua opinião..
    Não quero ler.. não me agradou..
    Beijos MILA

    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia esse livro e apesar de achar o titulo, digamos intrigante eu não gostei do enredo, já que ele foge muito, muito da realidade.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. OI Jack!

    Quanto tempo, tudo bem?
    Não conhecia o livro.Deu pra saber o porquê dele ser um livro polêmico. Os adolescentes fazerem isso e não receberem nenhum tipo de lição no fim, é meio estranho. Por eles fazerem algumas atrocidades acho que é interessante ter um momento ideal para apreciar uma leitura assim.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque, nunca tinha visto nada sobre esse livro, mas fiquei curiosa para saber que tipo de coisas esses adolescentes fizeram para te deixar tão chocada assim. E também não consigo compreender essa busca por significados mais profundos, já que tudo está no simples.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Jacque!Tudo bem?
    Nossa faz séculos que não entro no seu blog D: está tão diferente.Meu Deus perdões por não visitá-lo periodicamente,mas a minha vida está tão corrida que não tenho tempo para nada!Rsrsrs
    Sobre o livro Nada eu nunca vi falar dele,essa é a primeira vez que vejo uma resenha dele e Ual!Sua resenha me emocionou,muito bem escrita.Parabéns \o/
    A sua resenha me deixou com o pé atrás para ler o livro pois não gosto de livros com frases curtas e repetitivas prefiro livros com uma leitura extremamente dinamica e clássica!
    Beijokas....
    Nana Do Fome e Vontade de Ler

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque!
    Tudo nesse livro me deixa curioso. A sinopse, a capa e agora sua resenha. Parece ser uma trama bem impactante e eu adoro. Espero ler, amar e obviamente não me decepcionar. Parece ser ótimo.
    Parabéns pela resenha! Como sempre, estou mais desesperado pelo livro após ler sua resenha. Hehe
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Interessantissimo. Gosto de YAs com temas mais fortes...

    ResponderExcluir
  13. Oi Jac ;)
    Confesso que não conhecia o livro, mas estou curiosa agora! Sua resenha me deixou me perguntando o que foi que esses adolescentes fizeram pra te chocar? (conta?) Coisas macabras me deixam interessada kkkkkkkkkk
    Nunca li nada com essa temática e acho que iria gostar! (eu sou bem estranha rs)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...