[Resenha] O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman

Livro: O Oceano no Fim do Caminho
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 202
Classificação: 3,5 /5

Minha Opinião:

Neil Gaiman é um escritor multifacetado, que após ter sido rejeitado várias vezes por editores, começou entrevistando pessoas e escrevendo críticas literárias. Após escrever a biografia da banda Duran Duran, Gaiman nunca mais parou (para nossa alegria). Autor de várias HQ's de sucesso - incluindo a famosa série Sandman -, Neil também escreveu poemas, canções e novelas, e recebeu diversos prêmios, entre eles 13 prêmios Eisner por seu trabalho nos quadrinhos. O Oceano no Fim do Caminho é seu primeiro romance adulto desde 2005.
 Assim que foi noticiado que a Editora Intrínseca faria o lançamento da obra simultaneamente com os EUA, foi impossível não esperar ansiosíssima para ler esta brilhante obra. A expectativa já estava nas alturas, pois desde sempre queria ler algo do autor, e não poderia ter tido um começo melhor.
"- Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo." (pág.129)
O livro é narrado em primeira pessoa por um personagem masculino sem nome, que após quarenta anos retorna ao lugar onde viveu sua infância.
Ao perceber que a casa onde morou não mais existe, ele decide ir a casa de Lettie Hempstock, que foi sua primeira amiga. Aos poucos, as lembranças então esquecidas retornam a sua mente, e ele revive todas as memórias dos seus 7 anos.

Nem sei se a escrita de Neil cabe em alguma classificação. É surreal sua capacidade de envolver o leitor nos acontecimentos, e pouco a pouco ir destrinchando um mundo inacreditável, lúdico e completamente envolvente. Apesar de ser anunciado como um romance adulto, o livro é repleto de elementos infanto juvenil que enriquecem a trama, e que com certeza irá agradar leitores de todas as idades.
Lendo os agradecimentos, dá para perceber que Neil se inspirou em sua infância para escrever o livro, e como eu li a parte dos agradecimentos antes da história, foi completamente fácil visualizar um Neil criança, preso em seu quarto com uma pia amarela exatamente do seu tamanho, mergulhando na vida dos personagens dos livros.
A ambientação e seus personagens são os mais pitorescos possíveis, e existe magia fluindo pelas páginas. Círculos de fada, pássaros vorazes, minhocas que abrem portais, e um lago que é um verdadeiro oceano, ganham vida neste romance. Existe uma aura tão inocente e pura em torno do personagem principal, que me comoveu profundamente.

Não espere por uma trama redondinha e explicação tim-tim por tim-tim de tudo o que acontece. Em certo ponto a história se torna completamente crazy, e sem pé nem cabeça, porém, Neil sabe como guiar os questionamentos na mente do leitor. Quais são as memórias que guardamos da infância? Qual o impacto que as experiências da nossa infância exercem na nossa vida adulta?
Esta é uma fábula que leva o leitor de volta a sua infância, juntamente com o personagem principal.
Apesar de ter mergulhado fundo no mundo criado por Neil, esperava mais em termos de desenvolvimento.
Talvez por ser fã de finais conclusivos, eu tenha me decepcionado um pouco com o desfecho. Sim, muitos eventos acabam ficando sem uma explicação plausível, e eu meio que terminei o livro com cara de tacho pensando: - Não vai acabar assim, né?, mas ok. Eu posso estar sendo um pouco exigente, mas Gaiman é "o cara", e tenho certeza que eu sou o problema (vide a classificação de 4.41 no Goodreads).
Se você está a procura de uma leitura curta, repleta de sentimentos nostálgicos e com um toque sobrenatural, O Oceano no Fim do Caminho é o seu livro.

Quanto a edição brasileira, não tenho do que reclamar. A Intrínseca mais uma vez elaborou um trabalho com perfeição, mantendo a capa original (que é lindissíma e que combina perfeitamente com o enredo ), e caprichando na tradução e revisão.


10 comentários:

  1. Maravilhosa resenha Jacque. Bem, eu nunca li nada do Gaiman e muito menos sabia por onde começar, acho que depois da sua resenha eu já sei. Eu imaginava a história totalmente diferente, a capa me passava uma ideia distinta do livro, é inevitável julgar um livro pela capa, cabe a nós enxergar o interior dele. Fiquei extremamente feliz em saber que a história tem um pé no mundo real e o outro no mundo da fantasia, entretanto, fiquei meio receosa com o final, eu geralmente me dou bem com finais assim, mas é algo muito relativo, você lê todo o livro e tudo que quer ver é um final bem construído, mas as vezes o final aberto se encaixa melhor, deixando uma brecha para o leitor imaginar aquilo que seria o SEU final, eu daria uma chance ao livro, não tenho muitos argumentos a seu favor, mas daria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada do autor, mas me interessei por esse livro desde li sua sinopse.
    Espero conseguir lê-lo em breve.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito muito amor esse livro! Dava vontade de pegar o protagonista e abraçá-lo. E eu entendo esse sentimento de deixar o final aberto. Como o Gaiman tem essa característica de escrita peculiar, meio que esperava algo assim, tanto que o personagem não tem nome para nos colocarmos no lugar dele.

    Escolhi esse quote na minha resenha também, é realmente marcante.

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do autor, apesar de ter muitas recomendações por toda a blogosfera. Quando começaram as novidades de que a editora iria trazer O Oceano no Fim do Caminho, fiquei bem ansioso, até mesmo porque a sinopse me fisgou e a capa é bem chamativa ao seu modo. Sua resenha me esclareceu muita coisa sobre a trama da história, o que aumentou minha vontade de ler mais ainda. Espero comprar o livro em breve e finalmente conhecer a escrita desse autor, que todos dizem ser tão fantástica!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Jacque. A divulgação acerca deste livro está imensa. Achei interessante a temática abordada e essas pitadas de magia que você citou. Deve ser bem nostálgico mesmo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacqueline!

    Sabe, preciso ler Gaiman, porque eu não sinto atração pelos livros dele, não tenho vontade de ler! E dizem ser tão bom, como você disse em sua resenha, e eu preciso saber mais! Quem sabe não me encanto também, né? Já escolho um livro dele para isso!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jack!
    Eu fui na Turnê Intrínseca que teve aqui no RJ esse final de semana e fiquei louca para ler esse livro assim que eles apresentaram. Nunca li nada escrito pelo Neil Gaiman, mas morro de vontade.
    Uma pena que você não tenha gostado muito do final, mas pelo visto o resto da história te agradou bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adoreii a resenha, eu ainda não li esse livro, porem adoro os livros do Neil Gaiman.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de ler algo do Gaiman e gostaria de ler esse livro. Apesar das coisas sem pé nem cabeça, estou curiosa.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Jacqueline,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e pela sua resenha acho que irei gostar....abraços.



    devoradordeletras.blogspot.com.br


    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...