[Resenha] Cidade Sombria - Catherine Fisher

Livro: A Cidade Sombria
Série: O Mestre das Relíquias - livro #1
Autora: Catherine Fisher
Editora: Bertrand
Número de páginas: 330

Classificação: 3,5/ 5
 Sinopse: A única esperança para Anara, um mundo às portas da total devastação, reside em um mestre, seu aprendiz e nas antigas e ilegais relíquias com poderes misteriosos que eles colecionam. Ao saírem à procura de uma relíquia secreta com grande poder escondida há séculos, Raffi e Galen serão caçados, espionados e testados além dos seus limites, pois existem monstros — alguns deles humanos, outros não — que também desejam o poder desta relíquia até consegui-la.

Minha Opinião:
" A fé é uma árvore estranha. Plante as sementes em algum lugar e, um dia, com as condições propícias, ela irá germinar." (pág. 329)
Recebi a prova antecipada do livro que será lançado em agosto, e não fazia ideia do que se tratava. Lembrava vagamente do nome da autora, por causa de suas outras obras: Incarceron, Sapphique, e Círculo Negro, sendo este último lançado pela Editora Bertrand. Tive que copiar a sinopse oficial, porque se eu for tentar explicar com as minhas palavras um pouco do enredo, essa resenha vai acabar só amanha :P
Pra começar devo dizer que sou fã de fantasia, e a Catherine é uma "gênia" do gênero. O livro é narrado em terceira pessoa, contendo partes de um diário narrado em primeira pessoa, por Carys.

O que mais me prendeu a atenção durante minha leitura, foi a ambientação desse novo mundo criado por Fisher. Nada melhor do que ler algo tão original, e rico em detalhes.
Uma das grandes vantagens da narração em terceira pessoa foi o texto ágil e direto, sem tempo para introduções ou grandes explicações enfadonhas. No começo foi um pouco complicado assimilar o vocabulário diferenciado, mas conforme fui avançando na leitura me acostumei com os novos termos.
Uma sacada genial foi introduzir epígrafes no início de cada capítulo. Além de corroborar para que o leitor acreditasse em cada particularidade deste novo universo, também conseguiu situar as crenças de alguns personagens que serão apresentados ao longo da obra.
A dicotomia da obra também é notável. De um lado temos os Criadores que acreditam em magia, e no poder das relíquias, e no outro estão os céticos Vigias que repudiam a magia. Temos o avanço técnológico das relíquias, aliado ao poder dos feitiços e magias. Notei traços bem sutis de uma distopia, já que os membros da Ordem tiveram sua cidade - Tasceron - destruída, e são caçados pelos Vigias, para serem extintos.

As personagens e a ambiguidade utilizada para retratar suas personalidades, foram o fator que mais me chamou atenção. Temos Galen o mestre corajoso, taciturno e que praticamente enfrenta uma missão suicida para reaver seus poderes. Galen é um verdadeiro enigma. Será que sua motivação é verdadeira? Devo torcer por ele ou contra? O mesmo se aplica a Carys, a vigia que se infiltra no grupo, e que eu deveria odiar por causa das mentiras contadas, mas sabe quando a autora resolve brincar com o leitor, lançando uma nuvem de desconfiança? Fisher é mestra nesse joguinho. Raffi foi o único personagem a quem me afeiçoei logo de cara. Sua devoção a Galen é motivadora. Se tem um personagem que vai crescer e muito nos próximos livros, aposto que será ele.
Não posso deixar de citar os Sekoi, curiosas criaturas que tem o poder de contar histórias e engabelar qualquer um, e que adoram roubar ouro. Quando li a descrição de como eles eram, só me vinha a cabeça o filme Avatar. 

Para um livro introdutório, Cidade Sombria cumpre seu papel de lançar o leitor em uma fantasia com um visual de tirar o fôlego, e nos envolve pouco a pouco nos muitos segredos que ainda serão revelados. O próximo livro da série, entitulado como A Herdeira Perdida, ainda não possui data de lançamento no Brasil.
Mesmo tendo recebido a prova antecipada, não notei nenhum erro de revisão, e isso é sempre um bom colírio para os olhos. A princípio a capa não me despertava muito a atenção, mas agora tendo lido a história, não tinha como ser outra. Ela representa perfeitamente o aspecto sombrio da obra. Leitura mais do que recomendada.

16 comentários:

  1. Oba! Fantasia! Adoro fantasia! \0/

    Vou confiar na sua palavra e aguardar ansiosamente pelo lançamento oficial, com revisão bonitinha e tudo.

    Obrigada pela dica (a lista de livros a ler nunca acaba, mas para fantasia a gente dá um desconto e passe um pouquinho na frente).

    Um beijo,
    Respiramos Livros.
    http://respiramoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OuU!!
    Sou muito fã de livros de fantasia! *O*
    E esse parece ser bem misterioso. Essa é bem diferente!
    Já me interessei!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  3. Não gosto dessa capa, kk, mas fiquei bastante interessado no livro. Gosto de fantasia quando o autor(a) cria toda uma mitologia, um universo de povos e tudo mais, e parece ser o caso desse livro. Como sua resenha foi bastante positiva, vou pensar se adquiro o livro. :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque! Foi a primeira resenha que li do livro, não imaginava uma fantasia assim, não lembro de ter visto nada semelhante, tive a impressão de ser algo bem denso, não um livro que você lê e encontra algo suave. A capa é de assustar mesmo, mas como você disse que fez sentido, então não poderia ser diferente. Vou tentar ler.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Jac ;)
    Confesso que não conhecia nada da autora, mas gostei muito da resenha.
    eu amo fantasia! Adorei a resenha,gosto tanto de livros que levam a gente a outros mundos, ainda mais quando o autor introduz tão bem a cultura e os costumes do universo criado! Estou com muita vontade de ler o livro ^^

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada por fantasia, é o meu gênero preferido, acho que o motivo é o fato desse gênero ter a capacidade de me transportar para mundos que eu jamais imaginava existir, e não existe nada melhor do que ler um livro de fantasia e acabar sendo surpreendido pelo autor. Eu li muitas resenhas desse livro, e não sei dizer exatamente o que me chamou a atenção nessa história, mas pelo que eu consegui entender, a autora conseguiu mesclar a tecnologia com algumas relíquias, ela soube como misturar ambas e obter um resultado inusitado. Ah, e eu adorei o fato da história ser um pouco mais sombria, lá vamos nós aumentar a lista de desejados...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Estou terminando a leitura desse livro e até agora tenho gostado bastante do enredo, a autora realmente soube criar uma ótima ambientação e os personagens são bastante peculiares. Adorei a resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. AWN, adoro fantasia/sobrenatural com toque distópicos. Acho que combina bem, moistrar quem nem todo mundo fantástico é lindo e maravilhoso e preto e branco :)

    ResponderExcluir
  9. Essa foi à primeira resenha que li sobre esse livro e apesar de ter achado a sinopse instigante eu ainda não sei se leria ele.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Jacque! Tudo bem? Sabe aquele livro que você tem certeza que é a sua cara? É o que esse livro é para mim, e a sua resenha não podia me deixar mais empolgada!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque, ultimamente minhas leituras estão mais pé no chão. Estou procurando histórias reais e que tenham algo com o qual eu possa me identificar.
    Mas acredito que seja uma fase, como todas as outras pelas quais passei, logo vou guardar a dica desse livro.
    Só o que me desanimou foi saber que é uma série, mais um motivo para deixar para ler depois só quando mais alguns livros forem lançados.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha, mas não acho que vá gostar do livro. Te achei muito sincera e agradeço por isso, pq me poupou o trabalho de ler esse.

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tô lendo esse livro há alguns dias, a leitura tá super devagar pq quase não estou tendo tempo pra ler, mas já me empolguei com a história. É muito original mesmo o universo criado pela autora, estou adorando!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Bingo! Era de um livro assim que estava precisando e quando li leitura ágil e direta me animei ainda mais.
    Mas posso esperar para ler.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia nem a autora nem o livro. Fiquei com medo da capa hehehe. Adoro esse gênero literário e se tiver alguma promoção eu quero ler.

    ResponderExcluir
  16. Olá Jacqueline,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e sua resenha me deixou bem curioso, gosto do estilo de livro e a capa é bem sinistra....kkk...abraços.



    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...