[Resenha] Dizem por aí - Ali Cronin

Livro: Dizem por aí
Série: Garota <3 Garoto - livro #2
Autora: Ali Cronin
Editora: Seguinte
Número de páginas: 279

Classificação: 4/5

Minha Opinião:
 "(...) O que os meninos querem de mim e o que eu quero (da maioria) deles é diversão e uns amassos. Não há nada de errado nisso." (Pág. 68)
Dizem por aí é o segundo volume da série garota <3 garoto, e traz a história de Ashley, a garota mais festeira do grupo, e que não liga para o que as pessoas pensam da sua facilidade em se envolver sem compromisso com os garotos (resumindo em outras palavras: Ashley é uma piriguete de marca maior, que liga o f*da-se para quem a critica) , isso até conhecer Dylan, o menino que faz seu coração bater mais forte.
Achei este livro bem melhor que o primeiro, Nada é para sempre,  que já foi resenhado aqui no blog. Também não é tão difícil superar a chatice de Sarah, a protagonista anterior. Lembrando que não é preciso ler os livros na ordem, já que cada um tem início e fim, e trazem protagonistas diferentes, embora a história continue do ponto que a outra parou.

Eu me viciei na escrita da autora, que é bem moderna e mostra a juventude como ela é. Ali utiliza uma linguagem bem jovem, com a qual o leitor se identifica.
O que difere a série de outras do mesmo segmento, é a clareza e o abandono de pudores na hora de elucidar os conflitos juvenis. Achei super interessante a abordagem que a autora faz sobre os rótulos que os jovens recebem pelo seu comportamento. Se por um lado um homem que namora várias é chamado de pegador,  uma menina que troca constantemente de parceiro é vista no mínimo como uma "vagabunda". Não sou a favor da liberalidade sexual, mas oi, cadê você igualdade?
Ashley é tão cool e divertida, que era impossível não rir com as piadinhas depreciativas que ela vivia fazendo sobre as próprias atitudes. Sei que a primeira impressão que ela passa é de ser uma verdadeira bitch, e seu comportamento não ajuda nadinha a desfazer tal impressão, mas assim que Cronin se aprofunda nos problemas familiares de Ash, finalmente conseguimos entender o porquê de sua atitude.
Ali aborda a fundo a relação entre Ashley e a mãe, e as consequências de crescer sem uma figura masculina, já que o pai não foi presente. Além de ter que trabalhar de graça para a mãe na loja dela, ela ainda precisava lidar com as brigas e implicâncias  de sua irmã mais velha, que possui uma vida tida como "perfeita". Vendo por este lado, não era difícil imaginar o inferno que a menina vivia para tentar superar as expectativas.

Senti uma certa empatia por ela ser filha do meio (eu também sou), e além de todo o seu comportamento liberal e baixa autoestima, foi interessante acompanhar seu amadurecimento, e sua determinação em mudar. Outro lado dela também foi explorado, como a doçura em lidar com a irmã em idade pré-adolescente, e a preocupação com uma velhinha que conhece durante um projeto de filmagem.
Mesmo tendo poucas páginas, em nenhum momento senti que a história "correu", muito pelo contrário, Ali leva um bom tempo desenvolvendo a relação de Ash com os amigos, a família e com Dylan. Só que com este último ela deixou a desejar, já que Dylan praticamente foi um personagem fantasma durante todo livro, e só teve uma aparição significante já no desfecho.
A edição é caprichadissíma assim como a anterior, com a capa aveludada, e uma bela revisão. Mal posso esperar para ler o terceiro volume da série, entitulado como Três é demais, que irá abordar os dilemas de Cass, a mais inteligente do grupo, e que tem um namorado odiado por todos.

21 comentários:

  1. Tbm achei esse superior ao primeiro...a protagonista ajuda neh? rs. Acho que ngm gostou da Sarah, tadinha, hahahha!

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Gostei da sua resenha. A temática do livro parece ser interessante, assunto bem atual. Gostei.

    Mais um para minha lista de leitura.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, me considero incapaz de ler qualquer outro livro da Ali Cronin depois da prova que tive com Nada É Para Sempre. Já li sua resenha torcendo o nariz e muito mais do que desconfiada. Consigo imaginar exatamente os pontos em que vou discordar de você quanto a abordagem dos temas do livro. Sou sensível e a favor da liberdade sexual e igualdade para ambos os sexos, o que pode fazer qualquer erro ou pensamento mal colocado tudo a perder logo no início. Não confio, não confio, não confio (não em você, Jac, mas na Ali HAHAHAHAHA)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito chegado a dramas adolescentes, mas essa série vem recebendo algumas críticas positivas, e o mais legal é que cada livro trata de uma personagem, então acho que não há problema em começar por um livro sem ser o primeiro. Talvez eu leia quando surgir oportunidade, mas atualmente não é uma das minhas prioridades. Só fiquei interessado mesmo em Três é Demais, já que vai tratar da garota mais inteligente do grupo, rs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque, tudo bem?

    Confesso que detestei Nada é Para Sempre. A Sarah era uma chata! Mas, tive certa empatia com a Ashley também. Ela é descolada e legal!
    Parece que a autora melhorou mais neste livro. Então talvez eu dê uma chance a ele rsrs :)

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a série...
    Não sei se gostaria de embarcar nessa série já que parece que ninguém gostou do primeiro...

    Bjs
    Amanda
    leituraentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Primeiro de tudo: Que saudade do seu blog!
    Segundo: Eu não conhecia essa série!
    Terceiro: Fiquei interessada no livro, porque eu adoro livros adolescentes. rs
    Quarto: Broaca é tu! kkkkkk

    Beijão, Jacque-Linda... prometo não te abandonar mais! kkkk
    http://manialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Primeiro de tudo: Que saudade do seu blog!
    Segundo: Eu não conhecia essa série!
    Terceiro: Fiquei interessada no livro, porque eu adoro livros adolescentes. rs
    Quarto: Broaca é tu! kkkkkk

    Beijão, Jacque-Linda... prometo não te abandonar mais! kkkk
    http://manialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei esse livro! Pra mim conseguiu ser melhor que o Primeiro. A Ash é muito cheia de atitude.

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha Jacque! Já li Nada é Para Sempre e Dizem por Aí e curti bastante. Também gostei bem mais do segundo livro, já que no primeiro a Sarah me irritou bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Opa, boa noite!

    Obrigado pela visita em meu blog.

    Fiquei curiosa e resolvi visitar o seu também. Não me arrependo!

    Sua escrita me deixou de queixo caído. Você resenha muito bem. Me interessei pelo livro porque de certo modo me identifiquei com a personagem principal, haha.

    Tô longe de ser piriga, mas pelo jeito com que você descreveu acho que tenho algo de Ashley.

    Quero ler esse livro, definitivamente!

    Esperando por mais resenhas, viu?

    Abraço!

    Mariana Machado
    http://lentesdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacque,
    Li o primeiro livro e também fiquei um pouco com raiva da protagonista por ser chatinha, estou curiosa por esse, depois da sua resenha consigo imagina um pouco de como será.
    Parabéns pela resenha.
    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com.br/2013/07/minha-opiniao-lua-de-mel.html

    ResponderExcluir
  13. Oi Jacque \o
    Bom, não li nada da autora, não li o primeiro livro, mas já adorei a história pelo que você escreveu em sua resenha.
    Adoro histórias adolescentes, afinal fui uma, e bem daquelas hora dramáticas, hora romântica, muitas vezes maluca e até tive um tempo dark. Enfim...tenho filhos e curto ler pra aprender a lidar um pouco com eles. Acho válido entende? Esses New Adult estão com a corda toda e de quebra se tornaram um dos meus gêneros favoritos. Obrigada pela dica, anotadérrima...rsrs

    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Jacqueline,

    Não conhecia essa série e pela sua resenha parece bem legal...boa dica...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Tenho vontade de ler os livros da série. Gostei da premissa desse. Acho ridículo como julgam as mulheres e os homens não.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Jacque!
    Conheço essa série, mas ainda não cheguei a ler algum livro. Parece ser interessantes. Nada que mude ou transforme minha vida. Espero ler em breve e gostar também. Acredito que seja apenas um bom livro.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Jaqcque! Eu não li nenhum livro da série, desanimei quando vi tantos comentários negativos do primeiro, mas pelo visto a série vai crescendo, e já gostei desta protagonista atiradinha que não liga para a opinião dos outros.

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  18. Oi? Esse livro não é nada parecido do que eu imaginava. Fiquei curioso agora depois de sua resenha, vou anotar aqui e quem sabe eu leio algum dia. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Ouvi muuuuuito sobre esse livro (e o primeiro) e fiquei, consequentemente, muito curioso para ler a série.
    Adorei a resenha :)

    Abraço
    http://a-song-of-fire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Essa série parece bem legal de ler, mas sinceramente não me vejo comprando os livros, não sei se terei oportunidade de conferir a história :x São muitos livros para pouco tempo numa única vida rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  21. Precisando ler esse livro.
    O primeiro me deixou meia, como posso dizer, desmotivada. Sarah é uma chata u.u
    Mais esse vem prometendo :)

    Beijos
    www.quatroamigaseumlivroviajante.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...