[Resenha] O Cavaleiro Fantasma - Cornelia Funke

Livro: O Cavaleiro Fantasma
Autora: Cornelia Funke
Editora: Seguinte
Número de páginas: 176

Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:
 "O que você vê nos cavaleiros, Jon?”, minha mãe costumava me perguntar quando eu era criança e, dos cinco aos nove anos, não aceitava usar nenhuma outra fantasia no Halloween. Pois é, o que? Talvez eles nos fazem acreditar que é possível acabar com o mal do mundo com uma armadura e uma espada.” (pág.116)
 Após muitas tentativas de sabotar o relacionamento de sua mãe com o novo namorado - apelidado por ele como Barba -, Jon Whitcroft não está nada feliz ao ser obrigado a ingressar no Internato de Salisbury. A situação só piora quando ele passa a ver o fantasma de estranhos cavaleiros sob a janela do quarto. Com medo de contar o que viu para a mãe, e passar por um garoto mimado que só quer chamar a atenção para voltar pra casa, Jon guarda para si a imagem dos cavaleiros que o ameaçaram de morte. A única pessoa que acredita em sua história é Ella, uma menina que estuda na mesma escola. Juntos, eles irão fazer de tudo para se livrar do assustador espectro, contando com a ajuda de um outro fantasma.

Sempre quis ler uma obra da alemã Cornelia Funke, que é autora da trilogia Coração de Tinta, adaptada para as telonas em 2008, e  vencedora do  prêmio BookSense Book of the Year Children's Literature de 2004. O Cavaleiro Fantasma foi uma grata surpresa. Digo e repito que um livro com elementos infantojuvenil dificilmente me decepciona, e este não fugi a regra, já que virou meu favorito.
Jon, o narrador de 18 anos, conta com muita desenvoltura os acontecimentos que marcaram seus 11 anos, vez ou outra acrescentando um comentário engraçado e pertinente a sua narrativa. Achei hilário as partes em que ele mesmo analisa suas atitudes quando criança, já que tudo é contado como se fosse um flashback. Os capítulos são curtos e objetivos, tornando a leitura ágil e envolvente.
Como eu amo histórias de fantasma, com essa não poderia ser diferente, ainda mais ao saber que a autora se baseou em personagens reais (só acrescentou um perfeito toque sobrenatural), o que conferiu uma atmosfera altamente verossímil. Foi uma surpresa descobrir que Sir William Longspee, João sem Terra  e outros cavaleiros citados no livro realmente existiram. No final do livro há um glossário que conta a história da cidade de Salisbury, e a história real de todos os personagens citados no livro. Saber que lá realmente existe uma visita guiada sobre histórias de fantasma, me fez querer fazer as malas e ir correndo visitar o condado de Wiltishire na Inglaterra.
A pesquisa que a autora realizou é riquíssima. Ela consegue transmitir perfeitamente a atmosfera do cenário, detalhando tudo de uma forma nada cansativa, muito pelo contrário. Senti como se fizesse parte de uma das visitas guiadas pela avó de Ella, a peculiar senhora chamada Zelda.

Por ser um livro voltado para o público jovem, as cenas de luta e perseguição são ágeis e nos passam a sensação exata do terror vivido por Jon. Os personagens não poderiam ser mais apaixonantes. Nada como encontrar um menino de 11 anos que age de acordo com a sua idade. O relacionamento dele com a amiga Ella, é muito fofo. Os personagens adultos também foram perfeitamente estruturados. A construção de ambos beirou a perfeição, se levarmos em conta a pouca quantidade de páginas para desenvolver suas personalidades.
A edição da Editora Seguinte foi a cereja do bolo. De todas as capas, a brasileira é a mais linda e condizente com a obra, já que apresenta um aspecto "antigo" e com detalhes prateados. Além de ser um refresco para os olhos encontrar uma boa revisão rs
Pelo desfecho dá pra imaginar que talvez a autora dê continuidade a história (tomara). O Cavaleiro Fantasma é indicado tanto para crianças, como para adultos que adoram uma boa história de fantasmas. Estou ávida para ler mais livros da Cornelia.

12 comentários:

  1. Oie!
    Ainda não tinha visto o livro, mas fiquei bem interessada. Gosto de livros com esta temática.
    Gostei dessa capa.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros infanto-juvenis, e amo ainda mais quando os autores conseguem construir personagens que agem de acordo com a idade que tem, trazendo, mesmo a uma história sobrenatural, verossimilhança. Nunca tinha lido uma resenha desse livro, já vou colocar na lista de desejados, por que eu adorei.

    bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaque, eu já ouvi falar muito bem desta autora e infelizmente eu só vi o filme que foi adaptado, eu quero muito ler um livro dela e ler sua resenha foi muito bom, ´pois não vemos muitas resenhas de seus livros por aí..
    Adoro narrativas masculinas e se é engraçado então melhor ainda, nada como um bom humor, o legal é ter fantasmas, embora tenha medo eu adoroooo!!
    Adorei sua resenha ^^ E vc falou tudo com relação a personagens que realmente parecem ter a idade que o livro diz.. é horriivel vc ler um livro em que o personagem não te passa credibilidade..


    Beijos Mila
    Tem caixinha de Corrêio no Daily
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já li da autora "Coração de Tinta", e gostei bastante da escrita da Cornelia. Quando a Seguinte revelou seus lançamentos e vi "O Cavaleiro Fantasma", fiquei bem interessado no novo livro da autora, ainda mais com a arte da capa dando um tom bem chamativo para o leitor. Ótima resenha, e como li o primeiro capítulo do livro, já dá pra ter uma ideia de como a obra toda é sensacional.

    Abraços, Joshua
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olha confesso que eu tenho um pé atrás com livros infantojuvenis mas este eu leria só por causa dessa capa perfeita *-* (que coisa feia eu julgar pela capa rs)

    Acho que esse tipo de livro é extremamente interessante pelo que você falou: agrada crianças, jovens e adultos ^^

    A Seguinte está de parabéns porque fez uma edição lindíssima e a história parece ótima também, cheia de aventura!

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  6. amo infanto-juvenis e a Cornelia tem um dom especial pra esse gênero. Li e amo Coração de Tinta, é, além de uma história incrível, também uma homenagem à literatura. Cavaleiro Fantasma parece igualmente legal, mais uma aventura cheia de elementos do imaginário fértil da Cornelia pra me fazer ler sem parar =]


    beijocas
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Somos duas, Jacque! Eu tenho Coração de Tinta há anos, mas ainda não consegui lê-lo. Sempre acabo deixando para depois... =/
    Eu sou louca para ler esse livro da Cornelia, li alguns trechos e achei super divertido. Sua resenha me animou mais ainda.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acredita que eu nunca li nada da Cornelia, Jacque? Morro de vontade, mas nunca tive a oportunidade. :(
    Adoro a capa desse livro também, que pela sinopse, cai muuuuuuito bem para o enredo. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque! Este foi meu primeiro livro da autora e gostei bastante, achei muito legal ela ter usado figuras históricas na composição de seus fantasmas,e o cenário foi o melhor de tudo.
    Poderia mesmo ter uma continuação do livro.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Jacqueline,

    Não li nada da autora e achei esse livro interessante e pela sua resenha vale a leitura...gosto da capa, muito estilosa...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  11. Conheço Coração de tinta pelo filme somente, não li nada da autora...ainda.
    Gostei da resenha, uma boa dica de livro pra ler e se ter em casa, no meu caso até pq tenho filhos e eles vão curtir, assim espero.
    Beijos e obrigada pela dica de leitura preciosa, adoro infanto-juvenis também.
    Viviane

    http://www.youtube.com/watch?v=MZhIm-XtZIk&NR=1&feature=endscreen

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Amo os livros da Cornelia! O primeiro dela que li foi O Cavaleiro do Dragão e é maravilhoso! Os dois primeiros da trilogia Mundo de Tinta tb são maravilhosos! Tb li A Maldição da Pedra, que não gostei tanto quanto os outros, mas é bom tb. Sou super fã da Cornelia!
    Só por ser dela, esse já é desejado, com sua resenha cativante, não tem como querer ler para ontem.
    Achei interessante seu comentário sobre o Jon e sua atitude de acordo com sua idade. A capa é lindíssima mesmo!
    Sua malvada, me deixou ansiosíssima para ler... rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...