[Resenha] O Grande Gatsby - F. Scott FitzGerald

Livro: O Grande Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: Penguin Companhia
Número de páginas: 249
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:
"Todo mundo gosta de atribuir ao menos uma das virtudes cardinais, e esta é a minha: sou uma das poucas pessoas honestas desse mundo." (pág.122)
Tenho um verdadeiro fascínio por tudo o que se refere a década de 20, e com os grandes clássicos dessa época, não poderia ser diferente. Conhecida como a "Era do Jazz", alguns dos célebres autores da época como Hemingway e Gertrude Stein - incluindo o próprio Fitzgerald - foram rotulados como "geração perdida".
Desde que fiquei sabendo que o filme O Curioso Caso de Benjamin Buton era baseado em um conto do autor, estava ansiosa por ler alguma obra dele. Com o lançamento de O Grande Gatsby nos cinemas, com Leonardo de Caprio no elenco, a ansiedade só aumentou. Finalmente pude comprovar o motivo de tanto sucesso do livro, que é considerado um dos mais importantes de sua década.

Sei que muitos leitores tem um certo grau de preconceito com os clássicos, por considerarem a linguagem rebuscada e de difícil entendimento. Mas não precisa se preocupar quanto a isso. Fitzgerald possue uma narrativa tão atual, que parece tê-lo escrito este ano. O fato do livro ser narrado em primeira pessoa, já o difere da maioria dos clássicos. O texto é fluído e envolvente, e mais parece um bate papo com o narrador.

É através dos olhos de Nick Carraway que conhecemos a figura solitária de Jay Gatsby, um bilionário que abre as portas de sua mansão em Long Island para as comumentes festas regadas a Jazz e álcool, em plena época da Lei Seca. O romance atinge seu ápice quando Gatsby e Daisy - prima de Nick - se reencontram, e a partir daí os fatos que seguem são tão imprevisíveis, quanto estarrecedores.
O mistério acerca de como Gatsby adquiriu tamanha fortuna, foi o que mais me motivou a devorar o livro em questão de horas. Quem seria o homem por trás de tanto luxo, e quais seriam suas motivações para enriquecer?
A obra de Fitzgerald é recheada de uma crítica irônica mordaz e perpicaz, sobre as extravagâncias e ostentações da sociedade no cenário pós-guerra. Melhor do que ler uma critica perfeitamente construída, é poder acompanhar esse panorama através de um autor que vivenciou todos os excessos, e expôs o verdadeiro comportamento por trás da fachada das festas e banquetes faraônicos promovidos pela sociedade aristocrática.

Apesar do título do livro enfatizar a figura de Gatsby, Nick é o verdadeiro trunfo do autor. Mesmo envolvido com o milionário ele não se deslumbra com toda a riqueza, e permanece fiel aos seus valores. É curioso observar o quanto ele soa indiferente aos acontecimentos que acontecem a sua volta, conferindo um ar até mesmo displicente a narrativa, sem torná-la insípida. Porém, no final é impossível não se revoltar com o trágico desfecho. É impressionante a futilidade de certos personagens e a falha de caráter que os tornam insensíveis e mesquinhos.
Além do teor crítico, vale lembrar que esta é uma história de amor, e me senti profundamente comovida com a dedicação de Gatsby e até mesmo a sua ingenuidade em acreditar nas intenções alheias.
Essa edição da Penguin Companhia é muito bem montada, pois contém notas de rodapé interessantíssimas, que nos auxiliam a compreender alguns fatos que ocorreram na época, nos situando nos acontecimentos citados. A tradução de Vanessa Barbara é impecável. No início ainda temos uma apreciação crítica de Tony Tanner, que analisa a fundo as simbologias utilizadas pelo autor ao longo do enredo. Só faço um adendo para que ela seja lida após a colclusão do livro, pois a mesma entrega muitos spoilers. O tamanho do livro é perfeito para carregar pra cima e pra baixo dentro da bolsa, e eu adorei essa praticidade.
O Grande Gatsby é um grande romance atemporal, que abarca temas comuns a qualquer época, qualquer local: traição, amor, ambição, a busca pelo sonho americano. Mais apaixonante impossível. Um livro para ser lido e relido. Uma história que nunca será ultrapassada. Recomendado e super favoritado.

16 comentários:

  1. Oi Jacque, tudo bem? Estou com esse livro há bastante tempo na estante, mas ainda não me animei pra ler. Quando fiquei sabendo que o filme seria lançado até pensei em colocá-lo na frente das minhas outras leituras mas acabei deixando pra lá. E olha que ele é bem fininho.
    Li muita coisa boa sobre ele e você favoritou, acho que está na hora de tirá-lo da estante.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Jacqueline,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei demais, acho que esse livro foi forte na época que foi lançado...e conforme você mencionou uma história que nunca será ultrapassada....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Sabe que este livro nunca chamou minha atenção, mas quando vi que seria lançado o filme no cinema, me interessei.
    Penso em ler, apesar de não ser bem o meu tipo de leitura, masis por ser um clássico.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro ainda nesse ano, e sabe, foi umas das melhores leituras que já tive! Me surpreendo por ele ser um clássico e possuir uma narrativa tão modera e acessível, pois não encontrei tantos termos rebuscados e tudo mais. Li a edição da BestBolso, bonitinha também, mas desejo comprar a edição da Penguin :D Ótima resenha, esse livro é simplesmente incrível, mesmo com um final trágico.

    ResponderExcluir
  5. Sou louca para ler este livro, só ouço maravilhas a respeito dele. E estou muito interessada nesta edição da Penguin agora. Ótima resenha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. mais um clássico que eu preciso tomar vergonha na cara e ler. desde antes do filme, já tinha curiosidade, mas é bem nessas que você falou - a gente fica com medo da linguagem,. acha que vai ser muito difícil, e aí acaba não lendo. acho que vou fazer uma maratona de clássicos um dia, pra me redimir com os grandes títulos haha

    beijocas
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já vi o nome desse livro milhares de vezes, sem falar que o filme saiu há pouco tempo pro cinema, certo? Bem, vou dar uma chance pra ele, mais cedo ou mais tarde. Obrigada pela resenha, pra eu ter uma noção do que ele se trata.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse livro. Já ouvi muito sobre ele mas nada que tivesse me motivado. Vi alguns comentários sobre o filme, e também fiquei na minha.
    Agora li sua resenha e fiquei bastante envolvida. Um romance da década de 20, algo que chama minha atenção também, e o que mais me motivou foi o fato de você ter falado que a linguagem não é rebuscada, no momento não ando querendo nada assim.
    Vou ler, claro, assim que puder comprar o livro.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/07/resenha-inferno-dan-brown.html?showComment=1373941536536#c7679458431539609296

    ResponderExcluir
  9. Olá Linda, tudo bem?
    Olha, estava olhando o seu blog e achei ele maravilhoso e gostaria de oferecer para você o selinho do meu blog I LOVE MY BOOKS. Por favor, traga para cá, pois ficarei muito feliz. E se quiser ser minha blogueira parceira, também me deixará muito feliz =]

    Outra coisa, eu li sua resenha sobre o livro, achei legal, mas não seria o meu tipo de gênero. Mas eu nunca julgo um livro sem conhecer e quem sabe um dia eu posso até pegar para conferir. Parabens.

    Depois passa no meu blog que postei ontem o meu primeiro videotag. Espero que goste e deixe sua opinião.

    beijinhos linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Jac
    Estou interessada em ler esse livro, ainda mais sabendo que é um romance que se passa na década de 20!
    Que demais! E quero muito ver o filme também :)
    Parabéns pela resenha,ficou ótima!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  11. Tudo que é histórico me atrai muito! A capa do livro em si é bem interessante. A sua resenha ficou muito boa!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiiie Jac,
    Como sempre vc é DIVA nas resenhas :) Esse não é um livro que leria no momento, apesar das criticas super positivas e tbm pelo filme, e por ser um classico eu passaria, não pelo preconceito e sim pela falta de tempo de saborear um livro desse
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  13. Oi Jacque!
    Primeiramente, parabéns pela resenha!
    Estou louco para ler esse livro. Mesmo estando muito curioso, não estou criando altas expectativas, sabe?
    Espero amar assim como você. A leitura parece ser realmente boa.
    P.S.: fico feliz que tenha gostado do meu novo layout. *-*
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Jacque,
    Como sempre arrasando nas resenhas, não conhecia o livro, mas lembro desse título...ultimamente estou com a cabeça meio voada mesmo rs
    Fiquei curiosa por essa leitura hein.

    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha Jacque. Amo clássicos e literatura de época e quero muito ler O Grande Gatsby! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    Quero muito ler O Grande Gatsby. Estou com vontade faz tempo e o laçamento da nova adaptação só me deixa ainda mais tentada a lê-lo.

    Um dos meus medos era a questão da linguagem, mas acabei lendo livros que segundo alguns tem a linguagem bem mais formal que esse e o fato de você afirmar que a narrativa do autor é bastante atual eleva essa obra entre as próximas leituras.

    Beijos,
    Gabi

    www.vidadebookaholic.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...