[Resenha] O Pacifista - John Boyne

Livro: O Pacifista
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 302
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha Opinião:

É o final da Grande Guerra, e Tristan de 21 anos, não consegue apagar as experiências que vivenciou durante o período que combateu. Disposto a exorcizar as memórias do tempo que passou ao lado do amigo Will, morto durante a guerra, Tristan chega a Norwich para entregar as cartas do falecido à sua irmã mais velha. Relembrando os tempos de combate, ele receia trazer o assunto "guerra" à tona, ao mesmo tempo em que acredita que só poderá continuar vivendo se revelar toda a verdade por trás da morte do amigo.
"Por que eu vim parar aqui?, indaguei. Para quê? Se era redenção o que eu procurava, não havia nenhuma. Se era compreensão, não havia ninguém capaz de oferecê-la. Se era perdão, eu não o merecia." (pág.37)
John Boyne é autor de outros seis romances, traduzidos para mais de quarenta idiomas. Seu livro mais célebre, O menino do pijama listrado, lhe rendeu dois Irish Book Awards, e foi adaptado para o cinema em 2008. Pela Companhia das Letras foram lançados: O garoto no convés (2009), O palácio de inverno (2010) e o juvenil Noah foge de casa (2011).

Apesar de odiar história (trauma por causa de um professor do segundo grau), relatos sobre guerras sempre exerceram um estranho fascínio sobre mim. Em grande parte a culpa vem do fato de adorar assistir filmes com esta temática, especialmente O resgate do soldado Ryan, que já assisti milhares de vezes. Ao me deparar com essa capa já tinha noção que o enredo envolvia guerra, mas não poderia prever os sentimentos conflitantes que a obra iria gerar sobre mim.
Engana-se quem pensa que o cenário da Primeira Guerra Mundial confere um tom político ou maçante a narrativa. Boyne vai além das trincheiras e batalhas, e nos presenteia com um romance recheado de questionamentos sobre culpa, honra, vingança, amor, lealdade e princípios.

Já no inicío nos deparamos com uma narrativa vivaz e crescente, que aproxima o leitor dos conflitos internos, que são muitos, vividos personagens.
A narração em primeira pessoa conferiu um toque pessoal e pungente ao enredo. Há uma alternância entre passado e presente, e é interessante observar que Tristan narra as partes atuais no passado, e as partes que ocorreram no passado - durante a guerra -, no presente, nos dando ideia de que os acontecimentos da guerra possuiram maior impacto em sua vida. 
John nos incita a desvendar os segredos por trás de Tristan, e apesar de previsível *alerta de um mini spoiler* o envolvimento amoroso entre os dois me surpreendeu e me pegou desprevenida, já que eu não imaginava que a história fosse se enveredar para este lado. Mas o autor conseguiu ser sutil - o tanto quanto podia - na montagem das cenas. 

John esmiúça o sentimento dos personagens de modo magistral. É possível observar o impacto que a guerra - desde os campos de treinamento - exerce sobre os combatentes. Os treinamentos, os horrores vividos nas trincheiras, onde os soldados eram submetidos a condições de vida extremas, são abordados com excelência nos detalhes.
Não sei o que mais me estarreceu: se foi a frieza e insensibilidade de alguns soldados, ou a coragem de outros em negar batalhar por seu país, mesmo sabendo que a pena para quem se revelasse um pacifista, conhecido como "galinha branca", poderia ser a morte.
Boyne é um perfeito contador de histórias polido. Por mais que eu tente, a resenha nunca vai exprimir perfeitamente os meus sentimentos pós-livro.
Esta é uma história onde não há final feliz. Um desfecho impensável, que te pega de surpresa e abala algumas convicções. 

8 comentários:

  1. Oi Jacque, tudo bem?
    Eu tenho vontade de arriscar ler outro livro desse autor, vou tentar começar com o Palácio de inverno, porque todo mundo tem falado muito, mas esse também exerce um fascínio em mim, eu gostaria muito de ler, a sua resenha me deixou ainda mais curiosa!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque.
    Então, eu tenho vontade conhecer esse autor desde "O menino de pijama listrado". Todo mundo fala bem dele! E livros sobre guerra também exerce um fascino sobre mim. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Nossa, sabe que esta capa não havia chamado a minha atenção.
    Mesmo lendo que vc disse que o final não é filiz algo que não gosto muito, fiquei bem curiosa mesmo pelo livro.

    O unico livro que eu li do autor foi O menino do pijama listrado, e achei muito triste, chorei horrores.
    Adorei sua resenha!!

    Vc está lendo o livro da vovó!! :D

    Beijinhos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já li O menino do pijama listrado e amei, se esse for do mesmo gênero, vou amar ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Jacque, o que aconteceu no livro também me pegou TOTALMENTE desprevenida. Mas eu gostei MUITO de como o Boyne conduziu o enredo e me apaixonei por esse livro. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Olá Jacqueline,

    Li e resenhei os livros anteriores do autor no blog, ele é um dos meus favoritos e quero muito comprar e ler esse também, pela sua resenha tenho certeza que irei adorar...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Jack =)
    aaah, faz tempo que li algo que se passe na segunda guerra mundial, mas confesso que gosto.
    Ri, quando falou que pegou trauma por conta do teu professor, rsrs, gostei desse livro, espero ler-lo também.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do autor, confesso. Pela densidade de sua resenha e pela temática eu sei que esse livro terá um momento certo para mim. Eu não estou num bom momento, mas vou ler, pois adoro o tipo de história que esse autor trás nessa obra. Sua resenha instiga e ao mesmo tempo me deixa com medo de ler, medo de sofre ao ler, mas fiquei com ela na cabeça, então...
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...